㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 24 de julho de 2021

“Hachikō: Cão Fiel do Japão”


Que Mundo maluco é este que estamos vivendo, meu Deus? Até os “Jogos Olímpicos de Tokyo 2020”, acontecem (no final de julho e começo de agosto de 2021) - tudo por decorrência da pandemia que convive entre nós, fazem quase dois anos. A pergunta que deve ser feita é: deveriam estar acontecendo estes “Jogos Olímpicos”, ainda em período pandêmico? Mesmo assim, vou aproveitar a “Olimpíada”, que acontece no “Japão”, um País incrível, onde vivi alguns anos, (mesmo ocorrendo abalos sísmicos), para trazer a história de um personagem muito conhecido na “Terra do Sol Nascente”, o cão “Hachikō - em japonês: ハチ公”, conhecido como “cão fiel Hachikō - 忠犬ハチ公” (10 de novembro de 1923 - 8 de março de 1935).
   
“Hachikō” foi um cachorro da raça “Akita”, animal muito leal ao seu dono, que perdurou até mesmo após a morte dele.
   
Todos os anos,  no dia (8 de março), que é além de ser a data de meu aniversário e Dia Internacional da  Mulher, é também dia de uma cerimônia solene na “Estação de trem Shibuya”, em homenagem à história do cão e seu dono.
   
Em (1924), “Hachikō” chegou em “Tokyo” com “Hidesaburō Ueno”, um professor do “Departamento de Agricultura da Universidade de Tokyo”. O cão sempre acompanhava “Ueno”, desde a porta de casa, até à estação de trens de “Shibuya”, retornando para encontrá-lo ao final do dia. A visão dos dois, que chegavam na estação de manhã e voltavam para casa juntos de noite, impressionava profundamente todos os transeuntes. A rotina continuou até maio do ano seguinte, quando numa tarde, o professor não retornou em seu usual trem, como de costume. Assim, a vida feliz de “Hachikō” sendo o fiel animal de estimação do professor “Ueno”, foi interrompida apenas um ano e quatro meses depois de seu início, pois, o professor “Hidesaburō Ueno” sofreu um derrame súbito no dia (21 de maio de 1925), durante uma reunião do corpo docente e morreu e obviamente, nunca mais retornou à estação onde seu cão sempre o esperava.
   
A história diz que, na noite do velório (na casa do professor), “Hachikō”, que estava no jardim, quebrou uma das portas de vidro da casa e fez o seu caminho para a sala, onde o corpo estava sendo velado, passando à noite toda deitado ao lado de “Ueno”, recusando-se a sair de perto do caixão. Outro relato diz, que quando chegou a hora de colocar vários objetos pessoais do falecido no caixão, junto ao corpo (tradição japonesa), “Hachikō” pulou dentro do caixão e tentou resistir a todas as tentativas de removê-lo.
   
Depois do enterro de “Ueno”, “Hachikō” foi enviado para viver com parentes do professor, que moravam em “Asakusa, no leste de Tokyo”. Mas, ele fugiu várias vezes e voltava para a antiga casa, em “Shibuya”. Quando um ano se passou, ele ainda não havia se acostumado à sua nova casa e assim, foi dado ao ex-jardineiro do professor “Ueno”, que conhecia o cão desde que ele era um filhote. Mas “Hachikō” continuou fugindo várias vezes também do seu novo lar. Ao perceber que seu antigo dono já não morava na casa em “Shibuya”, “Hachikō” ia todos os dias à estação de trem, da mesma forma como ele sempre fazia, esperando que ele voltasse para casa. Todo dia ele ia e procurava o professor entre os passageiros, saindo somente quando as dores da fome o obrigavam. “Hachikō” fez isso dia após dia, ano após ano, em meio aos apressados passageiros.
   
A figura permanente do cão à espera de seu dono, atraiu a atenção de alguns transeuntes, muitos deles, frequentadores da “Estação de Shibuya”, que já haviam visto “Hachikō” e o professor “Hidesaburō Ueno”, indo e vindo diariamente. Percebendo que o cão esperava em vão a volta de seu amigo, muitos ficaram tocados e passaram, então, a trazer água e comida para aliviar sua vigília. Por quase dez anos contínuos “Hachikō” aparecia ao final da tarde, precisamente no momento de desembarque do trem na estação, na esperança de reencontrar-se com seu dono.
    
A fama repentina de “Hachikō” fez pouca diferença na sua vida, pois, ele continuou exatamente da mesma maneira como antes. Todo dia, ele partia para à “Estação de Shibuya” e, esperava lá pelo professor “Hidesaburō Ueno”. Em (1929), “Hachikō” contraiu um caso grave de sarna, que quase o matou. Devido aos anos passados nas ruas, ele estava magro e com feridas das brigas com outros cães. Uma de suas orelhas já não se levantava mais, apresentando uma aparência miserável, não parecendo mais com o cão de raça e pulcro que tinha sido ao lado de “Ueno”, sendo confundido com qualquer cão mestiço de rua.
   
Com “Hachikō” envelhecendo e tornando-se muito fraco, acabou sofrendo de dirofilariose, um verme que ataca o coração do cão. Assim, na madrugada de (8 de março de 1935), com idade de 11 anos, ele deu seu último suspiro, em uma rua lateral à “Estação de Shibuya”. A duração total de tempo que ele tinha esperado, saudoso de seu dono, foi de nove anos e dez meses. A morte de “Hachikō” estampou as primeiras páginas dos principais jornais japoneses e muitas pessoas, ficaram inconsoláveis com a notícia de seu óbito, com o governo local decretando um dia de luto oficial.
   
Os ossos de “Hachikō” foram enterrados em um canto da sepultura do professor “Ueno”, no “Cemitério Aoyama, Minami-Aoyama, Minato-ku, Tokyo”, para que ele finalmente se reencontrasse com o amigo, qual havia procurado e esperado por tantos anos. Sua pele foi preservada e uma figura empalhada do cão pode ainda ser vista no “Museu Nacional de Ciências Japonesas”.
    
Em (21 de abril de 1934), uma estátua de bronze de “Hachikō”, foi esculpida pelo renomado escultor “Tern Ando” (18 de abril de 1849 - 17 de outubro de 1952), sendo erguida em frente ao portão de bilheteria da “Estação de Shibuya”, com um poema gravado em uma placa, intitulado: “Linhas para um cão leal”. A cerimônia de inauguração foi uma grande ocasião, com a participação do neto do professor “Ueno” e uma multidão de pessoas. A fama de “Hachikō” se espalhou em todo o “Japão”, fazendo a raça “Akita” passar a ser a preferida no País.
   
Porém, como quase tudo na vida acaba sendo utilizado de maneira errada, anos mais tarde, a figura e lenda de “Hachikō” foi distorcida e usada como símbolo de lealdade ao Estado, aparecendo em propagandas que difundiam o fanatismo nacionalista que acabaram levando o “Japão à Segunda Guerra Sino-Japonesa”, no final da década de (1930) e também à “Segunda Guerra Mundial”. Lamentavelmente, a primeira estátua foi removida e derretida para fazer armamentos durante o período de guerra, em (abril de 1944). No entanto, em (1948), uma réplica foi feita por “Takeshi Ando” (1° de novembro de 1942), filho do escultor original da obra, sendo reintegrada no mesmo lugar da anterior e hoje, a nova estátua do cão, é um ponto de encontro extremamente popular na “Estação de Shibuya”.
    
Em (1987), no filme japonês: “Hachikō Monogatari - ハチ公物語 - O Conto de Hachiko”, foi lançado e contava a história do famoso cachorro e seu amigo professor. Uma refilmagem americana foi feita em (2009), intitulada de: “Hachikō: A Dog's Story - no Brasil: Sempre ao Seu Lado”, onde o ator “Richard Gere” (31 de agosto de 1949), interpretou o professor “Hidesaburō Ueno”, ajudando a popularizar a história do famoso e bondoso cão, também no ocidente.
   
Em (8 de março de 2021), completaram-se 86 anos desde que “Hachikō” se foi, mas, em (2015), nos 80 anos de sua morte, os alunos da “Faculdade de Agricultura da Universidade de Tokyo”, mandaram esculpir mais uma estátua para homenageá-lo, desta vez a escultura retrata o reencontro de “Hachikō com seu dono. Esta nova estátua, está no Campus da “Universidade de Tokyo” e os recursos para a produção, foram obtidos por doações.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).