㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 22 de julho de 2018

“As Forças Terríveis de Jânio Quadros!”

































Poucas pessoas hoje em dia se lembrarão, que no ano de (1961), após apenas sete meses no poder, o “Presidente Jânio da Silva Quadros” (27 de janeiro de 1917 - 16 de fevereiro de 1992), surpreendeu o País com a sua renúncia ao cargo. O ato que partiu justo daquele homem, que em sua campanha dizia que iria “varrer a corrupção do Brasil”, pegou de surpresa políticos, a imprensa e toda a nação. Só não pegou de surpresa as Forças Armadas. 

“Jânio” que era do “Partido Trabalhista Nacional - PTN”, se candidatou a Presidente na coligação com outros quatro partidos: “União Democrática Nacional - UDN; Partido Republicano - PR; Partido Libertador - PL e Partido Democrata Cristão - PDC”, vencendo nas urnas. O seu opositor, “Henrique Batista Duffles Teixeira Lott” (16 de novembro de 1894 - 19 de maio de 1984), “Marechal brasileiro, do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, com 48,26% dos votos, contabilizando um total: 5.636.623. 

A Sua renúncia foi prontamente aceita pelo “Congresso Nacional”, e especula-se, que talvez “Jânio” não esperasse que sua carta-renúncia assinada, fosse ser realmente acolhida pelos congressistas. E no dia (25 de agosto de 1961), sendo relatado pelo tradicional: “O Repórter Esso”¹, em edição extraordinária, qual noticiava que a renúncia (segundo “Jânio Quadros”), era devido as “forças ocultas” (frase que “Jânio” jamais disse), porém, que entrou para a História e para o imaginário do povo brasileiro, devido a divulgação do noticioso popular da época.

Aquilo que “Jânio” realmente disse, foi, que devido a pressão de “forças terríveis”, ele deixava a presidência, mas, na época, ele não relatou quais seriam tais “forças (que todos sabiam ser os militares), as “Forças Armadas”, só que “Jânio Quadros” não teve coragem de dizer e pelo contrário, exaltou de forma especial, que os militares sempre cuidaram dos assuntos do País, cuja a conduta sempre foi exemplar, em todos os instantes de seu governo.

Assim, nesta oportunidade, com a sua saída, quem assumiria, seria o seu vice, “João Belchior Marques Goulart” (1° de março de 1918 - 6 de dezembro de 1976), conhecido popularmente como “Jango”. Mas, “João Goulart” não foi aceito pelos “Ministros Militares”, que o vetariam no auge da crise. Assim, o poder ficou provisoriamente com o advogado, “Paschoal Ranieri Mazzilli” (27 de abril de 1910 - 21 de abril de 1975), nome de consenso entre os militares da época, enquanto acontecia a “Campanha da Legalidade”, em que se destacou  “Leonel de Moura Brizola” (22 de janeiro de 1922 - 21 de junho de 2004), “Governador do Rio Grande do Sul” e cunhado de “João Goulart”.
 
Ficou a cargo de “Tancredo de Almeida Neves” (4 de março de 1910 - 21 de abril de 1985), a adoção do regime parlamentarista. “Tancredo”, que havia sido “Primeiro Ministro” do governo de “Getúlio Dornelles Vargas” (19 de abril de 1882 - 1° de março de 1930), não conseguiu implantar este novo regime de governo, que acabou após um plebiscito em (1963), quando também já haviam passado pelo cargo, dois outros juristas: “Francisco de Paula Brochado da Rocha” (8 de agosto de 1910 - 26 de setembro de 1962) e “Hermes Lima” (22 de dezembro de 1902 - 10 de outubro de 1978). Enfim, como “Jânio da Silva Quadros” temia, as “forças ocultas do Regime Militar” entrariam em vigor em (1964), três anos após sua renúncia e desta maneira, tanto “Jânio Quadros”, quanto os ex-presidentes “João Goulart” e “Juscelino Kubitschek de Oliveira” (12 de setembro de 1902 - 22 de agosto de 1976), tiveram os seus direitos políticos cassados.

_“Carta-renúncia de Jânio da  Silva Quadros”_

“Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do País, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia.

Saio com um agradecimento, e um apelo. O agradecimento, é aos companheiros que, comigo, lutaram e me sustentaram, dentro e fora do Governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade.

O apelo, é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios para todos; de todos para cada um.

Somente, assim, seremos dignos deste País, e do Mundo. Somente, assim, seremos dignos da nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno, agora, a meu trabalho de advogado e professor. Trabalhemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria.

Brasília, 25-8-1961.”
°°°
¹ “O Repórter Esso” foi um noticiário histórico do Rádio e da TV brasileira, criado no governo de: “Getúlio Vargas”, transmitido de (28 de agosto de 1941, até 31 de dezembro de 1968), nas Emissoras: “Globo; Nacional; Record e Tupi”. O programa, seguia a versão americana chamado de: “Your Esso Reporter”. No “Brasil, O Repórter Esso” teve os seguintes apresentadores: “Kalil Filho” (2 de dezembro de 1930 - 13 de abril de 1970); “Gontijo Teodoro” (20 de março de 1924 - 5 de setembro de 2003); “Luís Jatobá” (5 de janeiro de 1915 - 9 de dezembro de 1982); “Heron Domingues” (4 de junho de 1924 - 10 de agosto de 1974) e “Roberto Figueiredo” (28 de agosto de 1955). 


“Mickey Mouse” (1928), personagem de: “Walt Disney”  (5/12/1901 - 15/12/1966).


OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).