Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, a Internet existe hoje principalmente para encurtar distâncias entre pessoas ao redor do Mundo, pois, aprendemos matérias fora das salas de aula, experimentamos novas receitas longe da cozinha, lemos “blogs”, assistimos a uma variedade de vídeos, Podcasts, etc... - Mas, o que as inovações tecnológicas diárias nos ensinam, é que tudo na vida é uma questão de perspectiva e adaptação.
A lista de “SE” é infinita. Se trabalhássemos menos; se, comêssemos menos; se, brigássemos menos; se reclamássemos menos; se usássemos menos a Internet; etc... - Somos menos usuários da Web e mais algoritmos, pois, alguém escreve, programa e coloca na Internet e depois tudo permanece “Ad aeternum”¹.
Os “Robocalls” (ou chamadas de robôs), são ligações telefônicas automatizadas que enviam mensagens pré-gravadas, normalmente para um grande número de pessoas de modo simultâneo. São frequentes em campanhas de telemarketing, mas, também podem ser utilizadas para fins como pesquisas de opinião, mensagens políticas ou, infelizmente, para aplicar golpes. Acontecem 24 milhões de ligações de “Robocalls” por dia, aquelas chamadas que tocam e se atendidas ficam mudas e caem em 6 segundos e são “filhotes da A.I. - Artificial Intelligence”. O que estas chamadas querem fazer quando atendemos (caindo em segundos), é saber se o nosso número de celular está ativo, criando um banco de dados, sabe-se lá para qual propósito?
Falando em “filhotes da A.I.”, a primeira atriz 100% virtual acaba de nascer. Ela tem nome, sobrenome e até conta no “Instagram”. Seu nome é “Tilly Norwood”, uma jovem de aparência amigável e simpática, comum em comédias românticas de “Hollywood”. No entanto, desde que a produtora e comediante holandesa “Eline Van der Velden” (12 de maio de 1986), lançou a futura carreira da personagem digital, “Tilly Norwood” tem sido o assunto de cinéfilos e críticos da sétima arte. “Tilly” é fruto de uma parceria entre a empresa de “A.I. - Xicoia” e a “Particle6”, estúdio de propriedade de “Van der Velden”.
Mas, a industria do cinema não para por aí, a “I.A. - Inteligência Artificial” que codifica tudo, que está nos transformando em algoritmos, possui recursos impressionantes e perigosos. O “Deepfake”² é um bom exemplo disso, pois, está entre o bem e o mal. Estúdios cinematográficos, já utilizam esta tecnologia de simulação para gerar imagens sintéticas há tempos e vem se aprimorando ainda mais a partir deste recurso de imagem e dublagem de voz em qualquer idioma, com a voz do ator/atriz, replicada com perfeita dicção, assim como a alteração de imagens de vídeos com diversos cenários possíveis e tudo através de “um clique”.
Infelizmente, estes recursos tecnológicos podem causar muitos prejuízos quando utilizados inescrupulosamente e assim, se tornam uma ameaça à privacidade e à segurança de empresas e dos indivíduos, podendo ser usada para diversos fins maliciosos, incluindo golpes de “Phishing”, roubo de identidade e ataques automatizados de desinformação, as famosas “Fake News”. “Deepfakes” e personagens gerados pela “I.A.” estão se tornando cada vez mais comuns e isso é perigoso.
Por qual motivo eu não gosto das “Redes Sociais?” - simples, porque, não aprecio “memes” sem criatividade (os que eu faço, modéstia à parte, são bons) e gosto menos ainda de discussões tolas (e 90% do conteúdo das “Redes” desfila nesta passarela). Porém, não utilizo, principalmente, porque, estas “Redes Antissociais”, conforme usamos, criam perfis sobre nós e as empresas que as administram, como a “Meta”³, por exemplo, vendem nossas informações pessoais.
Estou sempre criticando as “mídias sociais”, embora algumas pessoas digam que o problema não está nas “Redes”, mas sim, nos usuários. No entanto, dizer isso é como afirmar que o problema não está na venda legal (e ilegal), de armas de fogo, porque, quem as vende não é responsável pela alta taxa de violência humana no Mundo, a culpa é de quem compra e utilizará as armas.
Eu realmente acredito que a “I.A.” representa um grande perigo para a humanidade, mas, escapar desta “inteligência de algoritmos codificados”, não é uma tarefa fácil, porque, ela já é uma realidade em muitas áreas das nossas vidas.
Como a “I.A.” pode interferir no futuro da humanidade? Os impactos podem ser alarmantes, no mercado de trabalho, onde poderá existir a extinção de diversas profissões de trabalho manual, como sapateiros e relojoeiros, por exemplo (que passarão a ser 100% realizadas por linhas de montagem, como as dos fabricantes de automóveis). Poderá também existir uma futura extinção de funções humanas, desde as mais básicas até aos profissionais especializados e bem remunerados.
Os algoritmos de “I.A.” podem ser treinados com base em dados que refletem os preconceitos existentes na sociedade e tal “adestramento”, poderá levar a sistemas de “I.A.” que perpetuam estereótipos que discriminam grupos minoritários. Na educação, isto poderá resultar em avaliações injustas e oportunidades desiguais para os alunos.
Em outras palavras, a sabedoria individual será crucial, pois, a “I.A.” não tem emoções nem consciência, o que significa que não é adequada para tarefas que exijam compaixão humana, qualidade que impulsiona a nossa criatividade.
A “I.A.” dominará o Mundo? Sim e não. Porém, é inevitável negar a sua presença. Portanto, não deixe de ficar atento às novidades que ela está trazendo para o dia a dia de todos, pois, há mais artificialidade neste tipo de “inteligência” do que imaginamos. A “I.A.” é útil, mas, não é fundamental. Implementar a “I.A.” nos nossos dias e nas empresas inadvertidamente pode ser uma “faca de dois gumes”.
Porém, quem não tem em casa, por exemplo, um dispositivo “Alexa” baseado em inteligência artificial generativa? Quem não utiliza no carro o sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla (GPS), que é um sistema de navegação por satélite que fornece a posição precisa (e às vezes não muito precisa), de um carro no trânsito? Quem não utiliza “Smartwatch” conectado ao “Smartphone”? Quem hoje, não tem um aspirador de pó robô, com controle de voz, em casa? Quem não monitora a localização dos filhos via “app de Smartphone?” E poderia citar tantas outras situações em que a “I.A.” é útil quando bem gerida.
Por fim, a “I.A.” deve cumprir seu papel de auxiliar a ciência e a medicina no descobrimento de vacinas, curas de doenças e confecção de próteses: de membros, oculares e auditivas, para pessoas com deficiências físicas.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Ad aeternum”, é uma locução latina que significa “para sempre”, “eternamente” ou “sem fim”. É frequentemente utilizada em contextos jurídicos e outros para indicar algo que não tem fim determinado.
² “Deepfake”, é uma técnica que permite alterar um vídeo ou foto com a ajuda de “I.A. - Inteligência Artificial”. Com ele, por exemplo, o rosto da pessoa em cena pode ser trocado pelo de outra; ou o que a pessoa diz pode ser modificado, usando a voz original da pessoa que é dublada pela “I.A.”
³ “Meta Platforms”, empresa que administra o monopólio de: “Mark Elliot Zuckerberg” (14 de maio de 1984) - “Facebook”; “Instagram”; “WhatsApp”; “Messenger”; “Oculus” (empresa de realidade virtual); “Threads”; “Workplace” e “Portal” (dispositivo de videoconferência).
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(AI%20e%20Alexa).gif)
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Nerd).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(%E2%88%9E%20Da%20Capo%20Sine%20Fine).png)
La verdad Douglas es que no se las sorpresas que depara al mundo la dichosa IA, pero la de trabajos que se perderán por su culpa da miedo. Un abrazo
ResponderExcluirNuria,
ExcluirCuando llego a la redacción de la cadena de televisión donde trabajo, cada día veo menos profesionales de la comunicación y más becarios de tecnología. Lo cierto es que, además del desempleo de profesionales cualificados, la tecnología de "I.A." se basa en el comportamiento humano y en las huellas que deja en la Web. Por lo tanto, la "I.A." replica todo lo que existe en la Red, sea bueno o malo.
Abrazos.
Douglas, quanto aos algoritmos, vejo no meu Insta que só me aparecem cachorros que adoro,crianças e de todas as pesquisas que faço! Quanto ao resto, como tudo há inúmeros SES e SENÕES! Cabe a nós não nos afundar,rs... abraços praianos, chica
ResponderExcluirChica,
ExcluirAU! AU! 😂😂😂
Precisamos estar sempre atualizados com a tecnologia de massa, mas, acima de tudo, estar cientes dos malefícios dela.
Sobre "I.A."... Quero ver a "Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood", conceder o Oscar de Melhor Atriz, a uma atriz virtual. Com certeza darão um Oscar holográfico à "I.A." 😂😂😂
Abraços!!!
Essa 'IA' é igual a um poço de iterações humanas cheia de falhas, e nada mais.
ResponderExcluirNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Meu amigo Garfield,
ExcluirEstou mais preocupado com a evolução da estupidez humana do que com a "I.A." — embora em algum momento ambas se tornem iguais.
Abraços!!!
La ia te hace pensar. Te mando un beso
ResponderExcluirJudit,
ExcluirHay que temer algunas cosas para entenderlas, y si son contradictorias, debemos evitarlas.
Besos.
Interessante e atual o seu blog.
ResponderExcluirRetribuo o cavalheirismo e passo a te seguir tbm.
Olá Cesar,
ExcluirBem-vindo ao ®DOUG BLOG.
Vamos interagir com frequência a partir de agora.
Abraços!!!
Mi querido amigo
ResponderExcluirTu post es muy actual, lo he disfrutado mucho. Gracias por compartir tus pensamientos
Querida Carmen:
ExcluirMe alegra que hayas disfrutado de esta publicación en el ®DOUG BLOG
Abrazos.
Hola, amigo Doug
ResponderExcluirTu post es de lo más actual. Lo he disfrutado mucho.
Gracias por compartir tus acertadas reflexiones.
Muy buena semana, amigo, y un abrazo.
Querida Carmen:
ExcluirGracias por visitar, leer y comentar en el ®DOUG BLOG.
Que tengas una excelente semana también.
Abrazos.
Siempre nos haces pensar con tus entradas...
ResponderExcluirUn abrazo, Douglas.
También hay una nueva entrada en mi blog.
Querida Marisa:
ExcluirDebemos ser conscientes de lo que nos rodea, y en el mundo en el que vivimos, gran parte de ello es virtual y no siempre muy seguro.
Abrazos.
AI is a very hot topic right now. I hope it doesn't go too far.
ResponderExcluirHi Sisy,
ExcluirWe're living in a dystopia when it comes to any kind of intelligence (especially human intelligence), which is the source that powers "A.I.".
Kisses!!!
Great Post! AI seems to be overtaking us at the moment. Even newspapers are using AI to write their articles. The question is, is enough research being done? And who is monitoring all of this? Yes, it has its upsides. But at the moment, it's still overwhelming me.
ResponderExcluirKisses
Hello, dear friend Andrea,
ExcluirI'm glad you liked the post!
"AI" is a repeater of human mistakes and successes, because we are the source that feeds it. And because of this, truths and lies become unified and standardized, and research, besides being insufficient, becomes "romanticized literature."
As for the journalists who write using "A.I.", I hope they retire.
And like everything in life, "A.I." has advantages and disadvantages.
Kisses!!!
You're inspiring, my friend. What an enlightening text. You know how to find the right words to touch a sensitive point. I also find the internet beneficial, but the tentacles it creates don't always produce good results.
ResponderExcluirYou gave me a great idea; I'll soon write about Tilly Norwood, this controversial AI actress.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My dear friend Theodosia,
ExcluirThank you for showing your affection and respect for my writing style.
Regarding "Tilly Norwood," I eagerly await your film biography about the "A.I." actress. Your biographies are always very detailed, and I really enjoy them.
Kisses!!!
Muito oportuna a sua crónica meu Amigo. Já lhe disse que a I.A. me assusta?
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Minha amiga Graça,
ExcluirEste tópico "I.A." ainda irá gerar muitos "posts" aqui no ®DOUG BLOG e em outros "blogs", pois, tem um longo caminho a percorrer, à medida que as inovações tecnológicas avançam em sintonia com as necessidades humanas para facilitar a vida.
Mas, a questão é: a que preço vale esta suposta facilidade? Estamos criando uma geração que interage rapidamente porque, a Internet permite isso... E os jovens são "antenados" na Web. No entanto, são ignorantes sobre a maioria das outras coisas, além de serem ingênuos no "universo digital" que acreditam dominar.
Boa semana!
Beijos!!!
Todos avances tecnológicos son buenos siempre que les usemos correctamente y en las manos adecuadas. Yo por ejemplo no atiendo llamadas de números desconocidos, en una ocasión estuve en el fisio y de regreso mientras me cambiaba de ropa comenzó a el fijo una vez cambiado salí de regreso a casa aun estaba sonando lo que quiere decir que estuvo sonando cerca de cuatro horas seguidas. Para que dejara de sonar descolgué y les mande al lugar, como decimos aquí, por donde amargan los pepinos.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirLos avances tecnológicos son buenos y necesarios. Lo que considero innecesario es el tiempo que mucha gente pasa con sus "Smartphones".
Necesitamos retomar el hábito de jugar a juegos de mesa, por ejemplo. Estos siempre requieren la compañía de una o más personas.
Abrazos.
Meu sapiente amigo Douglas, você tem toda a razão. Os principais perigos da 'inteligência artificial' são o aumento do desemprego e da desigualdade econômica, e a perpetuação de vieses e preconceitos. Em relação aos métodos algorítmicos, sou completamente leigo sobre eles, mas entendo sua preocupação com a disseminação de desinformação por meio da criação de deepfakes, que representam riscos à segurança e à privacidade dos dados dos internautas. A ética se foi; perdemos a autonomia humana para controlar superinteligências. Além disso, acredito que também existam riscos de ataques cibernéticos contra os atuais modelos de 'IA', que tornam a intelectualidade vulnerável, bem como a possível deterioração das habilidades sociais devido ao uso excessivo da tecnologia. Um fraterno abraço.
ResponderExcluirMeu amigo Ruy,
ExcluirEu ficaria feliz de ter o senhor escrevendo um "blog", pois, isso nos traria muita sabedoria. O projeto existe e eu posso ajudar a manter sua página ativa. Veja que comentário significativo li aqui mais uma vez. Suas palavras sempre acrescentam muito à minha escrita.
A Internet deve servir para isso: comunicar verdades, cuidar dos jovens e disseminar cultura aliada ao bom humor.
Um abraço fraterno!!!
Excelente articulo, amigo Doug. Yo acredito que tudo vai se resolver de forma equilibrada, apesar dos percalcos iniciais. Estou otimista.
ResponderExcluirTenha um otimo comeco de semana e de mes, um grande abraco! 🥰💛
Carolina, mi querida hada,
ExcluirLa humanidad no sabe hacer nada sin crearse primero un montón de problemas, y la "I.A." es solo otro de esos problemas "generosos". 😂😂😂
Besos en la mejilla.
hola
ResponderExcluircreo que los avances tecnológicos nos facilitan la vida, siempre que estén bien utilizados, como sucede siempre.
Besotessssssssssssssssss
Hola, "Harley Quinn",
ExcluirLos avances tecnológicos nos facilitan la vida a todos. El problema es que los dueños de los grandes monopolios de internet no son nada confiables. Estamos en Internet guiados por un conductor ciego en un coche a toda velocidad.
BatBesos.〴⋋_⋌〵.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirUma boa crônica.
Sempre atentos.
Boa semana pra você.
Beijo!
Minha querida amiga Lúcia,
ExcluirEspero que esta crônica faça sentido para a maioria das pessoas que enfrentam os perigos virtuais de peito aberto. Estas mesmas pessoa são aquelas que não acreditam na eficácia das vacinas, por exemplo.
Tenho sentido a amiga de "bateria nos pontos vermelhos", espero que esteja tudo bem.
Tenha uma boa semana!
Beijos!!!
Hi, amazing blog, I follow you 282, maybe follow back?
ResponderExcluirhttps://myfashionworldbyt.blogspot.com/
Welcome to the ®DOUG BLOG.
ExcluirI'll be checking out your blog content soon.
Hugs!!!
Eu quero ver é criarem a 'IG'... Inteligência Garficial. rsrsrsrs
ResponderExcluirNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Garfield, meu amigão,
ExcluirEsta "IG" é a inteligência que você domina tão bem com sua irreverência. 😂😂😂
Mais abraços!!!
coucou ! je viens te souhaite un bon mercredi bonne journée gros bisous
ResponderExcluirBonjour, Annie,
ExcluirBienvenue sur le ®DOUG BLOG.
Je vous souhaite une journée heureuse et créative.
Bisous!!!
Parabéns pela lucidez do texto.
ResponderExcluirFelizmente, tenho 76 anos e , consequentemente, já não estarei por este mundo de desastre por muitos mais anos.
Abraço, meu amigo.
Minha amiga São,
ExcluirObrigado pela deferência ao meu texto.
Agora, em qualquer idade, nunca devemos desistir das boas batalhas... "Onde há bambu, há flechas!" 😂😂😂
Abraços!!!
Olá, querido Douglas, essa IA, quando apareceu, a primeira coisa que muitos pensaram foi que iria auxiliar imensamente as Ciências, como a informática, as cirurgias, à saúde, as pesquisas...ih, muita coisa. E vai, sem dúvida, mas tem aquele "porém", que irá auxiliar muita coisa para o mal, sem dúvida.
ResponderExcluirTenho muitas reservas quanto a IA justamente pelo mal que também fará e não vamos perceber de imediato. Quando notarmos, o mal está feito.
Quanto ao Smartphone, tem de saber usar, é uma loucura, há muitos golpes, telefonam e nada dizem... mas estão aprontando ao pegar nossa voz. Com o auxilio da IA pegam a nossa voz, que ficamos no "alô, quem fala, alô...com quem quer falar...? E depois fazem a festa. Eu atendo e não falo, espero falar...uso pouco não gosto. É o dia inteiro! E ficar com o aparelho o dia todo é cansativo e não se faz mais nada.
Bem, uma postagem de ouro, te aplaudo!
Uma ótima semana, muita paz aí nesse belo Rio de Janeiro! 👏🙋♀️
Beijo
Minha querida amiga Taís,
ExcluirNas mãos erradas, a inteligência artificial pode criar uma sociedade muito injusta, aumentando ainda mais o abismo entre aqueles que têm muito e aqueles que não têm quase nada. A tecnologia de ponta exige investimentos altíssimos, e esta é uma realidade para a minoria rica (e nem sempre honesta), espalhada pelo Mundo.
A "IA" apura muitos dados e vários algoritmos, que essencialmente extraem padrões estatísticos em seus padrões ocultos para fazer o que você mencionou, até mesmo capturar nossas vozes e criar fraudes.
Editores de vídeo e voz como o "CapCut", por exemplo, facilitam a preguiça de quem tem boas intenções e amplificam a maldade de quem tem segundas intenções.
Em outras palavras, a "IA" pode causar desemprego em massa ou condições de trabalho precárias para alguns profissionais que podem ser substituídos por máquinas. E para operar máquinas, basta um dedo no botão "on".
É o início de uma nova Era ou o fim dos tempos?
Tenha uma semana trilegal, guria, neste lindo "Rio... Grande do Sul".
Beijos!!!
Boa noite, Doug.
ResponderExcluirÓtima resenha!
É um prazer ler a sua.
Amizade poética.
Veronique
Bonjour Véronique,
ExcluirMerci d'avoir aimé mon post.
Bisous et à bientôt !!!
To be honest my friend AI scares me. I see more and more how it influance people in negative way. Plus fake actress, fake people in general, fake paintings. I am a painter but cannot sell, cannot be even visiable on Etsy because so many fake painters, so many AI paintings...cheap...but still fake..but most of people even do not care, more important is that something is cheap and beautiful...still can be fake, they do not care. Social media makes me tired. I have decided that I will use it only for my passions. So being here is important, on my insta because I have good friengs there and I share my art over there, and for learning...nothing more. No Chat GPT, nothing like that. I want to have more time for what truly matter to me. I do not say all AI is bad, no...but not sure if most of people knows how to use it...
ResponderExcluirI am old soul and I want to live my own way...as less AI as possible for me.
Have a stunning day my dear friend. :)
My dear friend Agnes,
ExcluirYour comment is excellent. I too (as my text makes clear) have many reservations about "AI."
As for "Antisocial Networks," it's a monopoly of useless and fake content.
You said it all right: people want to consume any online garbage delivered to their homes. And I'll add: true art is priceless; it may even be commercially valued, but it cannot be priced.
I hope human intelligence prevails, because life is already full of artificiality. I'd rather spend two days with a rose that will wither in a vase and die than have a vase full of plastic flowers.
Have a wonderful time with your family, my "old-soul" friend.
Kisses!!!
merci pour ton gentil com !!! oui vive la famille ( et miss Boni )
ResponderExcluirbonne soirée bisous
Annie,
ExcluirL'amitié, la famille et les animaux sont essentiels à nos vies !
Bisous!!!
No me gusta para nada la IA, se que muchos lo usan para bien pero creo que la mayoría no..
ResponderExcluirBlog de Bea- recomendaciones, animes, juegos & más!.
Beatriz,
ExcluirSigo sin verle la lógica a una supuesta inteligencia basada en el rastro que la gente deja en la web. Si un algoritmo no evalúa qué es verdadero o falso, qué es correcto o incorrecto, no se le puede llamar "inteligencia".
Gracias por visitar y comentar en el ®DOUG BLOG .
Besos.
Un placer leer tu reseña.
ResponderExcluirGracias por tu apoyo, por ser y estar.
Me llevo mal con la IA
Un fuerte abrazo Douglas
Querida Carmen,
ExcluirSiempre es un placer interactuar contigo aquí en el ®DOUG BLOG .
En cuanto a la "IA", en última instancia, es solo otra innovación producida por una informática mal diseñada que requerirá mucho refinamiento antes de que pueda llamarse inteligencia.
Se ha publicado una nueva entrada, por si quieres leerla.
Besos.