Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, em um Mundo intolerante, onde estamos cercados por inúmeros tipos de violências e guerras, onde mal sobrevivemos com sanidade ao que vivenciamos, vou começar citando este versículo bíblico: “Do pó viemos e ao pó voltaremos”¹.
Vou falar do “post mortem”, algo relacionado à preparação de uma pessoa falecida para um velório.
Uma autópsia, necropsia ou exame “post mortem”, é um procedimento médico que envolve o exame de um cadáver para determinar a causa e o modo da morte, avaliando qualquer doença ou lesão que possa ter ocorrido. Após este procedimento, o cadáver é lavado, passa por tanatopraxia com formol (para melhorar a aparência do corpo para o velório), é vestido, maquiado e liberado para ser velado por parentes e amigos.
Nestes procedimentos, as funerárias devem remover os fluidos corporais ao preparar o corpo do falecido e, isso deve ser feito com o devido cuidado e higiene. No entanto, apenas uma minoria das funerárias envasam estes fluidos corporais em recipientes adequados e selados para futura incineração. A maioria das funerárias descartam estes fluidos corporais no sistema de esgoto. Em outras palavras, os fluidos se misturam com a água que será tratada e devolvida às nossas casas. Isto além de ser anti-higiênico, é também desrespeitoso e mórbido.
Nascer sabendo que iremos morrer já é uma realidade suficientemente assustadora. Enquanto vivos, precisamos de qualidade de vida justamente para prolongar nossa existência, porque, depois que morrermos, sejamos brancos, negros ou indígenas; sejamos homens, mulheres ou de qualquer gênero; sejamos jovens ou velhos; sejamos das Américas, África, Ásia ou Europa; sejamos católicos, judeus, umbandistas, espíritas, ateus, etc..., todos serviremos impiedosamente de alimento para micróbios e bactérias ou viraremos cinzas em fornos crematórios.
Na vida, estamos sempre preocupados com a aparência, com a estética, com a saúde física e mental, nos preocupamos em ter coisas e ganhar dinheiro para ter mais coisas... E quando morremos, nem sabemos o destino de onde estamos “sendo descartados”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Do pó viemos e ao pó voltaremos”, é uma citação bíblica (Gênesis 3:19), que expressa a mortalidade e a fragilidade humana, lembrando que o corpo físico é temporário e voltará à terra de onde foi feito. Ela também simboliza a humildade, o arrependimento e a necessidade de se reconectar com o Divino, sendo tradicionalmente usada na celebração da “Quarta-feira de Cinzas”, para lembrar aos fiéis que a vida é passageira e deve ser vivida com propósito.
Profunda reflexión. Te mando un beso.
ResponderExcluirHola, Judit,
ExcluirReflexionar sobre la vida ya es difícil... Reflexionar sobre la muerte es solo una suposición.
Besos.
Hello, Douglas! What difficult topics you touched on!
ResponderExcluirMy friend Irina,
ExcluirAnything that leads us to talk about death doesn't resonate well, because we appreciate the lightness that life represents.
But this post is more about the hygiene methods that professionals who deal with death should have; after all, they are paid to perform this service well.
Hugs!!!