Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, “Darth Vader”, aquele do “lado negro da força”, que dentro de sua “armadura dark”, quando respira, parece estar sofrendo de bronquite asmática, antagoniza uma série de filmes que muitos (não fãs), ainda confundem se é “Star Wars” ou “Star Trek”. Como diz um dos meus aforismos:
“É um tal de Star Wars, de Star Trek, de Starbucks, que tem horas que a gente nem sabe mais onde ‘Star?’”
E na literatura, quantas vezes já escrevi aqui no ®DOUG BLOG sobre estes autores que usam vários pseudônimos e sabemos o nome de nascimento deles. Acho que agir assim, é como brincar de esconde-esconde sem se esconder. Para que usar pseudônimos se sabemos quem é o autor?
Mas, aí vão dizer: mas, e “Fernando António Nogueira Pessoa” (13 de junho de 1888 - 30 de novembro de 1935), que usava vários heterônimos em sua escrita? Exato, o ilustre escritor lisboeta usava personalidades criadas por ele, com visão de Mundo e caracteres próprios: “Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares”, são os heterônimos mais conhecidos de “Fernando Pessoa”. Já no caso do pseudônimo, este é apenas um nome falso para a mesma pessoa do autor.
Na era digital, um grande número de autores não se esconde atrás de pseudônimos, mas sim, atrás da “IA”. E em meio a este “universo intergaláctico de alter egos”, há blogueiros que abordam uma variedade de tópicos, sem escrever sequer uma linha autoral.
Com o advento da “IA”, o pseudônimo, com toda a sua pompa e circunstância, foi graciosamente deixado de lado. Os blogueiros de “ontem”, com seus nomes e sobrenomes, bem como os heterônimos das diversas “Pessoas de Fernando Pessoa”, caíram no esquecimento. E até mesmo “Anakin Skywalker”, que usava o pseudônimo “Darth Vader” (um poderoso “Jedi” e herói de “Guerras Clônicas”), tornando-se o vilão cinematográfico mais amado da história, caiu em desgraça. Afinal, quem precisa de um nome de guerra, quando a única batalha que existe, é lembrar que tudo é artificial hoje em dia, inclusive a inteligência da maioria das pessoas?
Aqui o link da postagem de “Fernando Pessoa” e seus heterônimos: https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/08/fernando-pessoa-varias-pessoas-em-um-so-pessoa.html
“Que a força esteja com vocês!”
Oi Douglas
ResponderExcluirLegal vc falar sobre Fernando Pessoa e seus pseudônimos
Eu li pouca coisa dele
Mas tem um poema que gosto muito: " todas as cartas de amor sao
ridículas, pois se não fossem ridículas, não seriam cartas dr amor
E eu digo: não precisa nem ser de amor
Se tiver como- escreva cartas para seus antigos
Cartas são a presença dos ausentes e é uma bela maneira
De cultivar a amizade
Amei seu texto Abraços
Olá, Lalá,
Excluir"Fernando Pessoa", mesmo sendo neurastênico, foi um gênio. E quem criticar "Pessoa" e seus heterônimos não entende nada de literatura.
"Todas as cartas de amor são ridículas", que você citou, é um poema famoso de um dos heterônimos de "Fernando Pessoa": "Álvaro de Campos".
Fico feliz que tenha gostado da leitura.
Beijocas e bom final de semana!!!
É, Douglas,a ficção parte de algum ponto do imaginário.
ResponderExcluirUtilizar uma IA, atualmente, é sinônimo de está conectado com o que há de novo e facilitador da criação.
Na verdade,nada é novo.Tudo resulta de ações ao longo da história da humanidade e o que não era possível antes,agora é.
Xeru,aqui do céu enluarado de Penedo.Refletindo:será que a lua é natural ou artificial?
Bom sábado 6,véspera do 7 de setembro 😗🇧🇷
Olá Valdelice, com "P" de Penedo, arredores e bordas... 😅😅😅
ExcluirComo diria o "Chacrinha": "Na vida, nada se cria, tudo se copia!" - No entanto, existem controvérsias sobre esta frase, pois, para alguém copiar algo, outro alguém será previamente o criador.
Quanto à Lua, ela é o único satélite natural do planeta Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Podemos copiar o dragão, mas, São Jorge e Lua serão sempre únicos.
BatBeijos〴⋋_⋌〵
Muy cierto. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirNecesitamos mantener la mente activa con nuestra escritura original. La IA debería ser una herramienta de asistencia, no una herramienta para escribir textos en coautoría.
Besos.
You're absolutely right, my friend. "AI" contributes little to human intelligence.
ResponderExcluirAnd as for the "Star Wars" and "Star Trek" parody, it was sensational. The drawings are excellent, as always. You are a brilliant author.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
ExcluirNothing called "artificial" can produce anything good. I hope that one day humanity will understand that the Internet is a good way to foster social interaction on other "social networks," just as we spend much of our time in the blogosphere interacting amicably.
I appreciate your kind words.
Kisses!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirÉ uma boa crônica.
Outros tempos.
Ontem para escrever um texto sobre qualquer artigo para trabalho na escola, precisa correr na biblioteca, amontoar um monte de livros a sua frente, e haja caneta.
Hoje está na palma da mão, já nem se raciocina mais.
Muito bom!
Tenha uma excelente noite e um domingo de paz.
Beijo!
Minha amiga Lúcia,
ExcluirBibliotecas... Será que 1% da população mundial ainda as frequenta?
A informática chegou e tomou conta de tudo. A Web serve para nos aproximar, como estamos fazendo aqui... O que não pode acontecer é limitar a inteligência humana, que torna a "IA" coautora (se não a autora), das coisas que alguns escrevem.
Beijos e ótimo final de semana!!!
Olá de novo.
ExcluirEu entendo...
Fica na paz. Bom domingo e semana amigo Douglas.
Beijo.
Minha amiga Lúcia,
ExcluirNOS ENTENDEMOS BEM e, o melhor de tudo, COM INTELIGÊNCIA NATURAL.
Tenha uma semana suave!
Beijos!!!
Querido Doug boas noites, e muito cierto, la ia nao e tao bom para criar, no final se nota muito a falta de alma.
ResponderExcluirMas sempre que eu for ao Starbucks, espero que a sorte me acompanhe e encontre um bom cafe para saborear jeje
Professor, que tem um domingo agradavel. Bj na bochecha.
Hola, Carolina,
ExcluirMe alegra que hayas encontrado sonrisas en mi aforismo. 😅😅😅
La inteligencia artificial me irrita menos que la ignorancia humana.
Que la fuerza te acompañe. Pero no olvides tu sable de luz. 😅😅😅
Besos en la mejilla.
Meu sapiente amigo Douglas, quem mais poderia criar um paradoxo entre Fernando Pessoa e Darth Vader? Só alguém com o seu enorme talento. E seus aforismos falam de tudo, até de marcas famosas, e aqui vou eu de novo: quem mais poderia brincar com as palavras, senão alguém de cultura superior? As artes estão supimpas. Quanto à IA, eu, nunca a usei, mas como você diz, se é artificial, boa coisa não deve ser. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirSuas palavras são sempre aguardadas com grande expectativa, não pelos elogios, mas sim, porque, existe respeito mútuo entre nós.
A vida se torna mais "inteligente e natural" quando há amizade sincera.
Um abraço fraterno!!!
Gostei do texto.
ResponderExcluirDe Pessoa li quase tudo e o que realmente me desagradou foram as cartas de amor escritas à pessoa de quem gostava, pois só foram publicadas por serem da sua autoria, já que são mesmo ridículas.
Abraço, meu amigo, boa semana
Minha amiga São,
ExcluirNem todos os gigantes da literatura conseguiriam escrever textos 100% magníficos.
"Fernando Pessoa" deveria ter creditado seus textos ridículos a algum outro heterônimo... Caiu tudo no "colo" de "Álvaro de Campos". 😅😅😅
Tenha uma boa semana!
Abraços!!!
No solo Pessoa utilizo seudónimos, aunque ahora no recuerdo con exactitud en España también hubo escritores con seudónimo. Alguno de estos autores fueron mujeres que utilizaron nombres masculinos para poder editar sus obras.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás:
ExcluirHa habido un malentendido. Nunca dije que "Fernando Pessoa" fuera el único que creara "heteronomías" para escribir. Lo que dije fue que lo hizo intencionalmente, creando personajes que reflejaban sus características personales y atribuyéndolas a su vida literaria.
Creo que muchos escritores todavía usan seudónimos. Y las mujeres de la "antigua" era lo hacían debido a una sociedad extremadamente machista que no permitía a las mujeres escribir obras literarias.
La cuestión es que hoy, tanto hombres como mujeres usan la "IA" para escribir algo con la intención equivocada. Este es el triste camino de la humanidad: intentar ser autor, ser exclusivo repitiendo textos de mecanismos que no tienen nada de original, porque la base de datos de la "IA" es una colección de todo lo que hay en la web, y no todo lo que hay en la web es fiable.
Abrazos.
Brilliantly written and to the point. I don't like blogs that are fed with AI text.
ResponderExcluirI wish you a wonderful new week, kisses
My friend Andrea,
ExcluirMost poets, especially those in the blogosphere, write through "AI". I find this regrettable, but it's what I've observed, and that's why I only comment on poetry blogs that I know are generated by human authors.
Have a great week!
Kisses!!!