㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 24 de agosto de 2019

“Fernando Pessoa — Várias Pessoas em um Só Pessoa”



“Um dia, lá para o fim do futuro, alguém escreverá sobre mim um poema, e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino.” (Fernando Pessoa”)

Dos poetas lusos, um dos meus prediletos e mais notórios, com toda certeza é “Fernando Pessoa”. Este homem multifacetado, refém de sua mente inventiva, que nunca se contentou em ser “Pessoa” só no sobrenome, precisava ser várias pessoas dentro de um só “Pessoa”. E no decorrer da sua vida, assim o fez, foi vários poetas ao mesmo tempo, tendo sido “plural”. 
   
“Fernando Pessoa” criou personalidades próprias para os vários poetas que habitavam o seu ser. Cada um possui sua biografia e traços diferentes de personalidade. Os poetas não são pseudônimos e sim heterônimos, isto é, indivíduos diferentes, cada qual com seu universo particular, representando o que angustiava ou encantava o seu autor, fazendo “Fernando Pessoa” torna-se “ortônimo” de suas criações, ao assumir outras personalidades como se fossem pessoas reais. 
  
“Fernando António Nogueira Pessoa”, que nasceu e faleceu em “Lisboa - Portugal”: (13 de junho de 1888 - 30 de novembro de 1935), mas, que viveu as sensações de cada um de nós que apreciamos sua arte, pois, acabamos sendo a extensão do poeta, mais “pessoas” de “Fernando Pessoa”, pois, somos 7,7 bilhões de “pessoas” espalhados por eeste Mundo pouco poético.

“Alberto Caeiro” - Nascido na capital de “Portugal - Lisboa”, em: (16 de abril de 1889). Era órfão de pai e mãe. Só se instruiu até o primário e vivia no campo, sob a proteção de uma tia-avó. “Caeiro”, se tornou um poeta das searas, sempre em contato com a natureza, extraindo dela os valores ingênuos, com os quais alimentou sua alma. Para “Alberto Caeiro”, “tudo é como é”. O poeta propõe à objetividade em seus escritos, sem a mediação do pensamento comum, dos poetas citadinos. Escreveu os poemas: “O Guardador de Rebanhos e O Pastor Amoroso”, mostrando a forma simples e natural de sentir e dizer deste poeta. Muito pobre, foi tentar uma vida melhor em “Lisboa”, onde escreveu “Os Poemas Inconjuntos”. Morreu ainda muito jovem (26 anos), acometido pela tuberculose, em (1915).

“Ricardo Reis” - Nascido na bela cidade do “Porto - Portugal”, no dia: (19 de setembro de 1887). Teve formação em escola de jesuítas e estudou medicina (porém nunca exerceu). Monarquista, expatriou-se por vontade própria no “Brasil imperial” em (1919), por não concordar com a Proclamação da República Portuguesa. Foi profundo admirador da cultura clássica, tendo estudado latim, grego e mitologia. A obra de “Reis” é a ode clássica, cheia de princípios aristocráticos. Na biografia de “Ricardo Reis” e de “Álvaro de Campos”, ao contrário da biografia de “Alberto Caeiro”, não constam as datas das suas mortes. Para “Álvaro de Campos”, ainda é considerado o ano de (1935), como a de sua morte. Por isso, após o falecimento de “Fernando Pessoa”, outro grande poeta luso, “José Saramago” (16 de novembro de 1922 - 18 de junho de 2010), aventurou-se a terminar a história de um deles em (1984), no romance: “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.

“Álvaro de Campos” - Nascido no extremo sul de “Portugal - em Tavira”, no dia: (15 de outubro de 1890), para mim é o mais importante heterônimo de “Fernando Pessoa”, é o verdadeiro alter ego do escritor português. “Álvaro de Campos” sucedeu a “Alexander Search”, um heterônimo que surgiu ainda na “África do Sul”, onde “Fernando Pessoa” passou a infância e adolescência. Porém, na fase adulta, descartou este heterônimo. Considerando a educação vulgar de liceu. “Álvaro de Campos”, foi estudar engenharia na “Escócia, em Glasgow”, primeiro engenharia mecânica e depois naval, mas, preferiu continuar a ser o poeta moderno, aquele que vive as ideologias do século XX, pois, não podia suportar viver confinado em escritórios. Assim, realizou uma viagem ao Oriente, registada no seu poema “Opiário”. Trabalhou em “Londres, Barrow on Furness e Newcastle upon Tyne” (1922). De temperamento rebelde e agressivo, seus versos reproduzem a revolta e o inconformismo, manifestados através de uma verdadeira revolução poética. Escreveu as Odes: “Triunfal e Marítima”. Desempregado, teria voltado para “Lisboa” em (1926), mergulhando então em solidão e decadência. O poema “Tabacaria”, de (1928), foi uma das obras-primas de “Álvaro de Campos”.

“Bernardo Soares” - É um dos heterônimos que o próprio “Fernando Pessoa” definiu como sendo um “semi-heterônimo”. É o autor do Livro: “Desassossego”, escrito em forma de fragmentos. Apesar de fragmentário, o livro é considerado uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século XX, ao encenar na linguagem várias categorias que vão desde o pragmatismo da condição humana até o absurdo da própria literatura. “Bernardo Soares” é, dentro da ficção de seu próprio livro, um simples ajudante de guarda-livros, na cidade de “Lisboa”. Na visão lúdica de “Fernando Pessoa”, ambos se conheceram numa pequena casa de pasto portuguesa¹. Foi aí que “Bernardo” começou a ler o “Livro do Desassossego”. É considerado um semi-heterônimo porque, como seu próprio criador explica: “Não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas, uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade”. A instância da ficção que se desenvolve no livro é insignificante, porque se trata de uma “autobiografia sem fatos”, como o próprio “Fernando Pessoa” situa o livro. Desta forma, o que interessa na prosa fragmentária que “Bernardo Soares” desenvolve, é a dramaticidade das reflexões humanas que vêm à tona na insistência de uma escrita que se reconhece inviável, inútil e imperfeita, à beira do tédio, do trágico e da indiferença estética. Por esta razão, diversos fragmentos do livro são investigações íntimas das sensações provocadas pelo anonimato, pela quotidianidade da vida comum na sociedade lisboeta. O fato de “Fernando Pessoa” considerar (em cartas e anotações pessoais), “Bernardo Soares” um semi-heterônimo faz pensar na maior proximidade de temperamento entre “Pessoa e Soares”. A crítica especializada tem procurado demonstrar que é exatamente este jogo de máscaras operado por “Bernardo Soares”, entre a heteronímia e a semi-heteronimia, o que nos permite pensar como é ainda mais relativo o estatuto de ortônimo que “Fernando Pessoa” confere a si mesmo quando escreve em nome de sua própria personalidade literária. Neste sentido, para alguns, o jogo heteronímico ganha em complexidade e “Pessoa” logra o êxito da construção de si mesmo como o mais instigante mito literário português na modernidade.
°°°
¹ Casa de Pasto é uma denominação muito comum até o final do século XIX, em “Portugal” e no “Brasil”, referente aos estabelecimentos que serviam almoços e jantares. O termo (pasto), é arcaísmo da língua portuguesa, derivado do latim (pastus), que se referia a qualquer tipo de alimento.

“No fim de tudo dormir. No fim de quê? No fim do que tudo parece ser..., Este pequeno universo provinciano entre os astros, esta aldeola do espaço, e não só do espaço visível, mas até do espaço total.” (Álvaro de Campos”) 




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).