Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, O Natal está chegando e para muitos é, como diz a canção: uma noite feliz, uma noite de paz, com uma mesa farta de iguarias e com parentes e amigos reunidos; para outros, é apenas mais uma noite de dezembro, sem o tilintar de copos e taças que brindam festivamente, que passam o ano inteiro sendo invisíveis.
Para mim, infelizmente, o Natal não é tão feliz quanto deveria ser, pois, sempre que esta data chega, meu coração dói e sinto uma tristeza repentina, pelas minhas pessoas queridas que sempre estiveram ao meu lado e que literalmente não estão mais presentes.
À medida que a população envelhece, o “amigo secreto”, ou “amigo oculto” das festividades de fim de ano se torna cada vez mais oculto e como é triste ser esquecido o ano todo e saber que no Natal não será diferente. Uma pergunta que sempre me incomodou quando eu era criança: a Mamãe Noel passava o Natal sozinha? Desde pequeno eu sempre achei que ninguém deveria passar o Natal sozinho.
Neste mundo onde o etarismo pune a experiência de vida, eu realmente gostaria que esta data fosse um momento para celebrar não o Papai Noel, mas sim, os nossos “bons velhinhos” da vida real... Nossos amados avós, pais e mães que sempre nos incentivaram a escrever uma cartinha para o lúdico Papai Noel, nos Natais da nossa infância.
Querido Papai Noel, fui um bom menino/boa menina este ano. Gostaria de ganhar uma bicicleta de Natal, mas, se isso não for possível, pode me enviar o escudo do “Capitão América”¹ para me proteger da maldade humana, porque, a maldade é mais assustadora que as nossas mães quando estão bravas com um chinelo na mão... E que boa pontaria elas têm, não importa o quanto você corra, o chinelo acerta o alvo. Porém, quando já perdemos nossas mães, até estes golpe do chinelo em nossos bumbuns se torna nostálgico.
Quando meu pai Walter tinha entre 40 e 50 anos, ele se vestia de Papai Noel, criando aquele momento mágico para seus três filhos e principalmente para mim, o caçula. Quando descobri que Papai Noel não existia, como fiquei feliz, porque, era bom ser filho do Papai Noel nos 365 dias do ano e nos 366, dos anos bissextos. Ainda é inacreditável saber que lhe perdi; quantos anos são? Não preciso contar, porque, mesmo que fosse só um dia, doeria sentir a tua falta. Hoje olho o quanto eu me pareço com o senhor e o quanto o senhor se parece comigo, “meu querido, meu velho, meu amigo”, que foi meu conselheiro, meu coração que batia “mineiramente” em meu peito carioca. Pai que me apoiou na minha dor quando fiquei viúvo e eu (filho), estive ao teu lado quando minha mãe faleceu e foi a tua vez de perder uma companheira de toda uma vida.
O Natal é época de panetone... E tem muita gente que não gosta de panetone (inclusive eu). É época de clichês, de ouvir aquele tio chato (vestido de Papai Noel), perguntar pela enésima vez se o Pavê (doce): “É pavê ou pra comer?” - e aquela prima “cheia de não-me-toques”, passar mais um Natal reclamando das uvas passas do arroz à grega. Ou seja: até a “uva passa”, só o péssimo hábito das pessoas reclamarem de alguma coisa, até na ceia de Natal, não passa.
Mas, o Natal é também época de renascimento, de querer acreditar em dias melhores, de respirar fundo e desejar coisas boas principalmente para nós mesmo, que também nascemos na manjedourado do “menino Jesus”.
O ano está acabando e eu olho para a mesa de Natal sem todos os presentes... E não estou falando dos pacotes e caixas (pois, presentes ganho e retribuo), falo, das pessoas que eu ainda amo e já não estão literalmente presentes. E como eu disse antes, nem foi difícil crescer e entender que o Papai Noel nunca existiu, o difícil mesmo é entender que o meu Papai Noel já não existe mais. E mesmo que eu não passe o meu Natal sozinho, também é difícil entender que ainda tem gente passando esta “noite feliz, noite de paz”, se olhando no espelho em busca de companhia.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O “Capitão América” (1940), é um super-herói criado pelos desenhistas de histórias em quadrinhos: “Joseph Henry Hymie Simon - Joe Simon” (11 de outubro de 1913 - 14 de dezembro de 2011) e “Jacob Kurtzberg - Jack Kirby” (28 de agosto de 1917 - 6 de fevereiro de 1994), que aparece nas histórias em quadrinhos americanas publicadas pela “Marvel Comics”, tendo virado filmes: televisivo em (1979) e cinematográfico em (1990/2011 e “Captain America: Brave New World”, programado para ser lançado nos “EUA” em fevereiro de 2025).
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Bugs Bunny - Pernalonga” (1940), criação do cartunista americano: “Robert Emerson Clampett - Bob Clampett” (8 de maio de 1913 - 2 de maio de 1984).
“Stille Nacht, Heilige Nacht - Noite Feliz”
(Tac Tacs Marionetes) — [Legendado]
°°°
“Stille Nacht, Heilige Nacht - Noite Feliz” (1818), é uma canção escrita pelo padre católico austríaco “Joseph Mohr” (11 de dezembro de 1792 - 4 de dezembro de 1848) e musicada pelo professor primário austríaco “Franz Xaver Gruber” (25 de novembro de 1787 - 7 de junho de 1863), na cidade de “Oberndorf, Áustria”, tendo sido interpretada pela primeira vez na “Missa do Galo” daquele ano, na paróquia de “São Nicolau”. A canção tem tradução conhecida em 45 idiomas.
Profunda reflexión, Te deseo una feliz navidad para ti y tu familia. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirEs un placer interactuar contigo a través de nuestros "blogs".
Me alegro que siempre disfrutes de mis publicaciones.
Feliz Navidad para ti y tu familia.
Besos.
Wishing you a happy new year filled with health, wealth, and joy.
ResponderExcluirMy friend Irina,
ExcluirMay the coming year be filled with dreams, but especially with the ability to turn those dreams into reality.
Happy New Year!
A warm hug!!!
May the spirit of Christmas
ResponderExcluirFill your home with love.
All your dreams, the deepest wishes
Let come true, bring a smile.
Have a wonderful time
With your friends, with your kin.
Say all problems “Goodbye!”
Merry Christmas, good New Year!
My friend Irina,
ExcluirMay your Christmas wishes for me return to you in double measure.
It is always a pleasure to interact with you.
Merry Christmas to your human and kitty family!
A warm hug!!!
DOUGLAS , O Natal sempre mexe com nossa sensibilidade!
ResponderExcluirDesejo que apesar de tudo, da tua melancolia, tenhas um lindo Natal,dentro do teu coração ❤️! Abração, chica
Olá, minha amiga Chiquitita,
ExcluirÉ bom lhe rever aqui no ®Doug Blog.
Sobre o texto, eu lido bem com as festividades da vida, mesmo com a saudade que carrego comigo.
A solidão da qual estou falando é vivida por pessoas mais velhas, pessoas que sentem-se sozinhas (em casas de repouso, por exemplo) e nós do Rotary as visitamos não só no Natal. E há também aquelas pessoas solitárias que vivem nas ruas, ou em lares desprovidos de afeto... É delas que estou falando.
Feliz Natal para ti e tua família!
Um grande abraço!!!
My friend, what a brilliant and correct text you wrote and thus practice your Christmas with such worthy words. You care from the heart for the elderly and lonely who spend this festive date without anyone.
ResponderExcluir*´•¸.•´*¨`*•• ☆ ••*`¨*`•.¸•´*
┊┊🎄 MERRY🎅┊┊
🎅CHRISTMAS🎄
*´•¸.•´*¨`*•• ☆ ••*`¨*`•.¸•´*
You deserve all the best. And believe me, every day I admire you more.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My dear friend Theodosia,
ExcluirI am happy with your perception when reading this post, you captured very well what I wrote.
Thank you for so much affection throughout this year. May your days of "poetic and cinematographic" inspiration continue next year.
A holy and happy Christmas to you and your family.
Kisses!!!
Olá caro Douglas
ResponderExcluirA ausência de pessoas amadas e que não estarão é doída.
Natal é reflexão
Natal é todo ano
Natal é estender a mão
Natal é abraçar os que sofre de solidão.
Um bonito texto (crônica).
O ano está se despedindo.
Aos trancos e barrancos estamos seguindo.
Que papai Noel 🎅 ilumine seus caminhos com bênçãos.
Feliz Natal e feliz 2025.
Gratidão por 2024.
Beijo 💋
Minha querida amiga Lúcia,
ExcluirAtualmente, a rabanada é mais popular no Natal do que o "menino Jesus". As pessoas vivem aos trancos e barrancos há muito tempo, e cometem muitos erros por livre e espontânea vontade.
Passamos por uma longa pandemia no Mundo, e o que aprendemos? Guerras continuam destruindo famílias, desastres climáticos deixam muitos sem nada, devido a enchentes e incêndios... Quem precisa do essencial, que vive do básico do básico, por incrível que pareça, entende exatamente o que o Natal representa.
Na época do Natal, as famílias que ajudamos através do Rotary, enviam cartas ao Papai Noel, em uma ação conjunta com os Correios. E onde antes as crianças pediam bicicletas, bonecas e bolas, por exemplo, hoje pedem cestas básicas de alimentos.
Eu não passo meu Natal sozinho... E sei que não posso salvar o Mundo de ter suas misérias. No entanto, é tão triste entender as dificuldades e desigualdades da vida.
Que você tenha um santo e feliz Natal junto aos teus filhos!
Beijos!!!
Olá Douglas
ResponderExcluirTambém concordo que ninguém deveria passar
O Natal sozinho e som muito feliz
Pois todos somos família pois todos somos filhos de Deus
Eu amo essa data pois sempre passo em família .
Mas nunca me esqueço do verdadeiro motivo que é o nascimento
Do menino Jesus.
É, já está chegando e te desejo um feliz Natal e um grande abraço.
Com carinho da sua amiga blogueira Larissa Minha Literaturinha
Olá, "Larissa de Lisieux",
ExcluirOs Natais do "tempo da vovó" nunca mais voltarão. Por isso mesmo, precisamos nos adaptar aos tempos modernos. No entanto, esta modernidade (principalmente tecnológica), ao mesmo tempo em que investe em aproximar as pessoas, também as distancia cada vez mais, devido a facilidade de troca de mensagens instantâneas. No entanto, o verdadeiro motivo do Natal está na nossa fé.
Desejo também a ti e a tua família um Feliz Natal!
Beijocas!!!
Oh, such wonderful reflections of Christmas past. I hope you have a wonderful Christmas. Thanks so much for the post 🎄🎄🎄🎄✨✨✨✨✨❤️❤️❤️❤️❤️❤️
ResponderExcluirEllie,
ExcluirThank you for your kind company this year that is almost over.
I also wish you and your family a Merry Christmas!
Kisses!!!
Yes, this time of year is often bitter sweet. Thanks for your post. Wishing you lot of love and creativity the year ahead. Merry Christmas ❄️💙💕🎄✨
ResponderExcluirCaitlin & Megan,
ExcluirMuch creativity to you today and always!
I also wish everyone in your family a Merry Christmas!
Kisses!!!
Como nos dices con los años en estos días añoramos a aquellas personas que ya no nos acompañan y esas antiguas celebraciones. En las que quizás en nuestras mesas no había ciertos manjares que hoy disfrutamos en cantidad como para tener resuelto el menú de unos días.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirEl amigo literalmente “fotografió” muy bien el contenido de esta crónica navideña.
Que tengas una santa y feliz Navidad junto a tu familia.
Un abrazo.
Merry Christmas! On this warm holiday I wish you a warm family hearth and tender love. May faith, hope and love always fill your heart with tenderness and joy!
ResponderExcluirMy friend Irina,
ExcluirA Merry Christmas to you, your family and your kitties!
A big hug and may baby Jesus bless you!!!
Querido Douglas, bello texto para reflexionar, me encantó leerte.
ResponderExcluir*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*
┊ ★ FELIZ NAVIDAD ☆♥
☆┊ ♥ ABRAZOS Y BESITOS★☆┊♥
┊☆ ♥☆♥★ FELIZ ┊★ ☆ ♥
☆★ ┊ AÑO NUEVO!!! ┊★ ☆
*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*
Mi querida Liz,
ExcluirQue vuestra Navidad esté llena de felicidad junto a los que queréis y que celebren juntos en esta noche amiga el nacimiento del pequeño de Nazaré.
Besos amorosos.
Meu sapiente amigo Douglas, que poder há em suas palavras, que sensibilidade você exerce ao escrever um texto tão digno. Não sinto tristeza no que você nos escreve, mas sim uma boa saudade a ser sentida. Lembro-me de um aforismo seu que diz: "Somos consumidos pela vida assim como a chama desce pelo pavio da vela. Na vela há luz e finitude quando ela se apaga." - e é cirurgicamente isso que acontece em nossa existência. Que este Natal seja para você um dia de retribuição por todo o bem que você faz ao próximo em silêncio o ano inteiro, sem fazer alarde, tudo pela bondade de um coração imenso. Um abraço fraterno, meu filho do coração.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirMais um ano se encerra e mais um ano que passo em tão nobre companhia. O senhor é "biscoito fino".
Sobre o Natal, esta época do ano acena uma varinha mágica sobre as pessoas do Mundo inteiro, onde tudo se torna mais suave e bonito, com a gentileza pairando sobre nossas cabeças, até que a vida retorne à "anormalidade" de antes da época natalina, quando a maioria das pessoas incorpora o "Grinch" que está dentro delas.
Que o Natal com a tua família seja excelente, meu amigo.
Um grande e fraterno abraço!!!
Querido amigo Douglas, essa sua bela crônica é pura emoção,
ResponderExcluirdá um nó na garganta, traz tantas recordações e tão bem escrita,
amigo, calou fundo.
As cartinhas que aprendemos a escrever pedindo sonhos; nossos
queridos que não estão mais juntos, e os Natais com eles foram inesquecíveis!
Minha mãe era uma parceira maravilhosa nos Natais, muitas saudades dela.
Você não deixou nada de fora de suas recordações que também são as minhas.
Vivenciei os Natais de filha e também os de mãe. Mas são diferentes.
As sensações, as vivências são diferentes. Querido Douglas Aplaudindo sua crônica daqui do Sul, você escreveu com o coração!
Deixo meus votos de um Feliz Natal para você e sua família,
e para o Novo Ano muita paz, saúde e felicidade! Repetindo.
Beijo, amigo.
🥂 🌹 🙏 😅
Minha querida amiga Taís,
ExcluirObrigado por tuas palavras em um comentário tão rico, falando também com emoção daquilo que leu (e talvez tenha relido), nesta crônica.
A emoção contida nesta época do ano fala por si e o nó na garganta é inevitável, porque, as lembranças nunca hibernam para sempre, em alguns momentos elas vêm à tona e só sente saudade quem escreveu sua história de vida com sorrisos e lágrimas.
Os Natais do passado nunca mais serão os mesmos e as cartas que aprendemos a escrever, pedindo sonhos ao Papai Noel, hoje fazem pouco sentido, a Internet fez o favor de destruir tudo que é lúdico, com as crianças de hoje não acreditando mais no "bom velhinho".
Os Natais de "ontem" eram realmente inesquecíveis, os de hoje são festas pontuais e nada mais.
A tua mãe e o meu pai prezavam a felicidade familiar, sabiam realizar sonhos, porque, é disso que se trata a vida: lembranças tuas, minhas, nossas... Somos irmãos e irmãs do "menino Jesus" que nascerá mais uma vez no dia (25 de dezembro).
Que a tua família tenha um Santo e Feliz Natal! E que nossa felicidade e esperança por dias melhores sejam acompanhadas principalmente de saúde, no último dia deste ano, pois, continuaremos correndo atrás de todo o resto no (2025), que nos espera. ♥_(ヅ)_/¯¯
Beijos!!!
Querido amigo Douglas,
ResponderExcluirVendo o seu comovente texto eu também me identifiquei com ele, este será o terceiro Natal seguido que passo sem a minha mãe presente e isso dói um bocado. O meu pai que se foi em 2009, era mais carrancudo, mas tinha piadas extremamente sarcásticas e ótimas sacadas que faziam todos dar risadas. Eu quando criança não esperava presentes de Natal, a minha família sempre foi muito humilde e nós aqui em casa aprendemos cedo que Papai Noel não existia, o que existia na verdade era os nossos pais guerreiros que faziam de tudo para nos dar alguma dignidade e um lar. Que os nossos pais nos abençoem lá do céu, esse é o melhor presente de Natal que podemos ter. Feliz Natal pra você e um Ano Novo
abençoado e cheio de esperança!
Abraços meu amigo!
Meu bom amigo Alécio,
ExcluirAntes de tudo, desejo felicidades não só no Natal, mas, também pela nossa boa interação via "blogs".
Sabe, meu bom amigo, eu passo o ano inteiro entre salas de aula e na emissora de TV/Portal de Notícias onde trabalho e, quando chega o fim do ano, percebo que o "descanso do guerreiro" é menos sobre celebração e mais sobre saudade.
No entanto, a vida é cíclica; nascemos e sabemos que não ficaremos para a semente. Por isso, sou grato a Deus por ter tido pais maravilhosos, uma avó amorosa e uma esposa incrível. Assim, sou grato por ter sido um bom filho, neto e marido.
Praticar o Natal é perceber as necessidades que nos cerca. Nas minhas atividades rotárias pratico o Natal o ano todo. Falo pouco sobre isso no ®DOUG BLOG, porque, a gentileza, a bondade e a caridade precisam ser concebidas em silêncio, caso contrário, perdem muito do seu valor.
Não esqueçamos de entender o Natal como um dia festivo, afinal, se nossos aniversários são para serem comemorados, vamos festejar com muita alegria o nascimento do "Deus menino", que cuida hoje dos nossos pais e de quem tanto amamos.
Abraços meu querido amigo e FELIZ NATAL!!!
Querido Douglas, te desejo alegrias, emocoes, encantamentos, maravilhas, musica, amor, fantasia, e aventuras para este final de ano e aquele que se inicia. Feliz Natal e Prospero Ano Novo! 🎶🎼🎵✨🎅😊🎅⭐️😊🌟🌠
ResponderExcluirQuerida amiga Carolina,
ExcluirTe deseo el doble de alegría, emociones, encantos, maravillas, música, amor, fantasía y aventuras en este fin de año.
Y cuando termine este año y amanezca el primer segundo de 2025, si tu mejilla se calienta, seré yo besándote cariñosamente.
Feliz Navidad...♥_(ヅ)_/¯¯
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirA saudade é o coração repleto de amor pelos nossos parentes e amigos que partiram. Celebrar o Natal é um presente, pois o nascimento de Jesus trouxe paz e vida. Te desejo um Feliz Natal, que a Luz de Cristo brilhe sempre em nossos corações, e que 2025 seja um ano muito abençoado. Obrigada pela presença no meu blog, um forte abraço.
Olá, querida amiga Lucinalva,
ExcluirAgradeço também sua presença ativa no ®DOUG BLOG. Continuaremos a interagir no próximo ano, que está mesmo aí, se apresentando "novinho em folha".
Que você e sua família tenham um Santo e Feliz Natal!
Um carinhoso abraço!!!
Douglas, meu grande e querido amigo, ler esse seu texto me faz sentir uma nostalgia e a necessidade de entender que definitivamente precisamos priorizar a vida das pessoas que estão envelhecendo e que não podem ser deixadas de lado de forma alguma. Ler esse texto também me trouxe lembranças do seu pai Walter, que sempre conversava comigo quando eu ia ao seu apartamento, que homem sábio e elegante. Ainda me pego pensando que quero envelhecer como ele, lúcida e vaidosa na medida certa. E você certamente se parece muito com seu pai em todos os sentidos, até mesmo em ser torcedor do Botafogo. É uma pena que seu pai não esteja mais aqui para ver essa fase linda que o Botafogo de vocês está passando. Meu querido, obrigada do fundo do meu coração por tudo, pelo amigo que você é, pelo vizinho solícito e cuidadoso. Obrigada por me ouvir quando preciso. Você merece tudo de bom e que Deus o abençoe e proteja sempre. Beijos no seu coração. Feliz Natal!
ResponderExcluirMarrom.
Minha amada amiga Marrom,
ExcluirAntes de responder ao teu comentário, devo dizer que é um prazer recebê-la aqui no ®DOUG BLOG.
Sobre o texto, acreditar em dias melhores é um pensamento que ecoa pelo Mundo todo durante as festas de fim de ano, porém, muitas pessoas carregam suas crenças dentro de suas próprias bolhas, pois, é mais confortável e prático viver dessa forma.
Sou grato pelas palavras gentis que você escreveu sobre meu pai, ele era realmente um "gentleman" e grande botafoguense.
Sempre sentiremos falta das pessoas que amamos e que perdemos para a morte, é inevitável, mas, por enquanto devemos continuar lutando para fazer felizes aqueles que estão ao nosso lado e entre estas pessoas, incluo você, minha querida amiga e vizinha.
Desejo a ti e a tua família um Santo e Feliz Natal!
Saúde e paz sempre, pois você merece todas as coisas boas que a vida pode lhe dar.
Beijos!!!
*´•¸.•´*¨`*•• ☆ ••*`¨*`•.¸•´*
ResponderExcluir┊┊🎄 MERRY🎅┊┊
🎅CHRISTMAS🎄
*´•¸.•´*¨`*•• ☆ ••*`¨*`•.¸•´*
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Hello, Theodosia,
ExcluirI wish everyone in your family a Holy and Merry Christmas! ♥_(ヅ)_/¯¯
Kisses!!!
Sereno Natale a te e alla tua famiglia!
ResponderExcluirGrazie amica Olga.
ExcluirBuon Natale anche a te e alla tua famiglia!
Un abbraccio!!!
Con el agrado de leerte, te dejo mis sinceros deseos de felicidad.
ResponderExcluirMucha salud y suerte.
Un abrazo.
Amiga Amalia,
ExcluirGracias por gustarte siempre mis crónicas y por un año más juntos en la blogósfera.
Espero que hayas pasado una buena Navidad con tu familia y amigos.
Un abrazo.
Querido Douglas, te deseo de todo corazon un feliz y prospero Año 2025, con amor, salud, alegria junto a tus seres queridos.
ResponderExcluirAbrazos y te dejo un besito, gracias por este año compartido
💋❤️💋❤️💋
Querida amiga Liz,
ExcluirSinceramente les deseo un feliz y próspero Año Nuevo, con amor, salud y alegría entre sus familiares y amigos.
Besos y abrazos por la felicidad de haber pasado el 2024 juntos en nuestros "blogs".
Bom dia, amado amigo !
ResponderExcluirEspero que tudo se encontre bem e na paz. Estive sumido, mas aos poucos estou de volta. Amo entrar aqui no seu lindo espaço, cheio de novidades e assuntos que nos fazem refletir. Sobre o natal, há pessoas que não sentem necessidade de estar junto de pessoas, por encarar como um dia comum, no entanto a atenção aos nossos idosos é uma responsabilidade de todos nós. Desde criança, o meu natal nunca foi celebrado, eu no intimo amava, mas com o tempo fui me adaptando e vivo bem.
Deixo meu sincero abraço e a certeza de um ano cheio de prosperidades!
Abraços,
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/2024/12/festas.html
Meu bom amigo Dan,
ExcluirEspero também que tudo esteja indo bem e em paz neste momento da tua vida. E é bom vê-lo novamente aqui no ®DOUG BLOG. Se você quiser se tornar um seguidor, será um prazer tê-lo entre meus "BatAmigos", nesta "Gotham City blogueira".
Quanto ao Natal, sinceramente, não é que existam pessoas que não sintam necessidade de estar com as outras, a vida é que está se tornando mais individualizada dentro das "telas" e mesmo em lugares cheios de gente, é comum sentir a solidão pairando no ar.
Depois que perdi meus pais e minha esposa ainda tão jovem, sinceramente, o meu Natal é comemorado mais no sentido da fé do que como festa, que, aliás, a fé é a verdadeira razão do Natal existir.
Sobre cuidar dos nossos idosos, é realmente uma responsabilidade de todos nós, porque, todos nós chegaremos à idade deles um dia.
Um abraço e se cuide!!!
Douglas, siento que eches de menos a tus padres en estas fechas...Todos nos sentimos más niños y recordamos a los nuestros con mucho cariño, porque ellos nos inculcaron la magia y el alma de la Navidad. Siguen presentes espiritualmente, alentándonos y dándonos fortaleza y fe para seguir adelante.
ResponderExcluirOjalá la Navidad sea un tiempo de inflexión para renovarnos y cambiar nuestro mundo, parar las guerras y que reinara la solidaridad entre los hombres...Nada es en vano, nuestros deseos ascienden al cielo y la respuesta tarde o temprano llegará.
Que seas feliz estos días y el año nuevo te deje mucha salud y alegrías, amigo Douglas.
Te dejo mi abrazo entrañable y agradecido por tu cercanía, compañero de letras.
Hola amiga Mª Jesús,
ExcluirRecuerdo a mis padres con mucho cariño, principalmente porque además de ser su hijo, siempre estuve muy cerca de ellos.
La vida exige de nosotros una gran resiliencia para superar nuestras pérdidas.
Gracias por las hermosas palabras aquí dejadas, que terminan siendo una buena continuación del texto escrito.
Intento practicar la Navidad todo el año, eso es lo que importa. Las fechas conmemorativas son puntos de llegada y salida.
Un cálido abrazo para ti también y que nuestra creatividad literaria se renueve el próximo año.
Querido amigo Douglas, suas palavras são verdadeiras e sensíveis, sei bem o que é sentir saudade das pessoas amadas que já se foram para o mundo espiritual, mas sei também que apesar de tudo, Natal é sempre Natal!
ResponderExcluirAmei ler aqui, como sempre, deixo mais abraços e um Feliz Ano Novo!
Minha querida amiga Ivone,
ExcluirComo diz o ditado: "Recordar é Viver". E isso é inevitável, porque, não podemos amadurecer sem perdas.
Gosto das pessoas que me cercam, gosto de festas e o Natal é a celebração mais linda do planeta, principalmente pelo seu significado.
Desejo a ti e a toda a tua família um Feliz Ano Novo e que nossos desejos criem asas e voem.
Abraços apertados!!!
" ... e que nossos desejos criem asas e voem." Isso mesmo, desejar votos de coisas boas sempre! 😍
ExcluirAmada amiga Ivone,
ExcluirEu sou uma pessoa sempre positiva e bem-humorada. E as coisas que escrevo sobre a vida não tendem ao pessimismo, muito pelo contrário, apesar de muitos SUPOSTOS seres humanos contribuírem negativamente para acabar com a paz e a felicidade das pessoas, eu sigo acreditando na humanidade.
Como diz um de meus aforismos:
“Na vida as coisas só se transformam se você se permitir transformar!”
Mais abraços apertados!!!
°º♫°º✿
ResponderExcluirº° ✿♥ ♫° Querido, creativo e talentoso Douglas, Feliz 2025,
que todos os seus sonhos se tornem realidade!
Enviando um abrazo e um beijo carinhoso do fundo do meu coracao °º♫°º✿º° ✿♥ ♫°
Mi querida y muy creativa Carolina,
ExcluirTe deseo a ti y a toda tu familia un Feliz Año Nuevo. Que nuestros deseos se hagan realidad y que sigamos interactuando en nuestros "blogs".
Besos en la mejilla.
Olá, meu querido amigo Douglas.
ResponderExcluirSabes que já li e reli e pensei, vezes sem conta, nestas tuas palavras sábias. És uma fortaleza, um profissional de mão cheia, sabes viver na solidão, preocupas-te com o outro, és um bom amigo. E como praticas a gentileza, gostaria de te pedir para repartires comigo em 2025 um pouco, apenas um pouco, do teu otimismo. Concordas?
Amigão, desejo-te TUDO DE BOM no novo ano. E porque não te posso dar um abraço de muita amizade, deixo-te pétalas do meu «jardim». Agarra nelas com carinho e planta-as no coração.
Beijo.
🌹🌹🌹
Minha querida amiga "Jardineira",
ExcluirEntendo a tua dificuldade em comentar este "post", que não é nostálgico, mas sim, sincero. As pessoas querem que o Natal exerça uma magia que elas mesmas perderam.
Sobre ser forte, como diz um dos meus aforismos:
"A vida nos molda a partir do barro do qual fomos feitos!"
Quanto ao meu trabalho, é onde encontro realização pessoal e monetária, é onde sou admirado e quem sobe ao palco espera receber aplausos e não ser apupado. E digo isso sem nenhuma modéstia, pois, modéstia não nos serve de nada, principalmente porque, todos somos seres vaidosos, todos esperamos ver nossos valores reconhecidos, mas, poucos admitem com orgulho no que são bons, enquanto outros vivem na hipocrisia. As pessoas confundem humildade com modéstia e humanidade com caridade. Eu me importo com os outros, porque, no decorrer da vida passei a me espelhar nas pessoas e sei onde as necessidades delas são mais urgentes.
Sou grato pela tua amizade e espero poder sempre praticar minha gentileza contigo, para que nossa amizade um dia se torne um abraço pessoal, no mundo real, até porque, amizade virtual não existe, somos pessoas... Somos amigos além-mar.
Sobre praticar meu otimismo contigo em (2025), tenha certeza de que sempre terá meu colo... Meu ombro amigo.
A amizade, Teresa, independe da idade. Quem dera os jovens pudessem entender isso, um neto que admira os avós tem amigos cheios de sabedoria e afeto.
Desejo também a ti TUDO DE BOM no ano novo, porque, tu és "biscoito fino" e tuas pétalas são mágicas, pois, delas germinaram nossa amizade sincera.
Termino minha resposta de comentário dizendo, que a solidão não existe se soubermos lidar bem com as nossas saudades.
Beijos!!!
Querido amigo Doug,
ResponderExcluirsua mensagem é tocante e cheia de sinceridade. Você capturou bem as nuances do Natal, tanto a alegria quanto a saudade. É importante lembrar das pessoas queridas que já se foram e valorizar os momentos com quem ainda está ao nosso lado. Bom, o Natal passou e espero que tenha trazido um pouco de paz e conforto ao coração de todos, e que possamos encontrar força e esperança para dias melhores. Estive aí no Rio, um pouco afastado da telinha, e por isso o meu atraso em comentar. Feliz Ano Novo cheio de luz e amor! Abraço alvinegro!
Meu bom amigo Beto,
ExcluirA maneira como cada um vê os acontecimentos e datas que acontecem, irá depender do momento da vida que cada um está passando. A vida é assim, em uma casa cantam ♪Parabéns a Você...♪ - e em outro ponto da mesma cidade, uma família vela um ente querido.
A sinceridade é necessária na vida, estou farto de hipocrisia. O Natal hoje, é mais uma festa comercial do que uma celebração de fé, basta ver como os shoppings estão sempre cheios e as Igrejas vazias.
Quando desejo um Feliz Natal a alguém, desejo algo que vá além do clichê.
Espero que tua estadia no "Rio de Janeiro" tenha sido produtiva e que o teu Natal tenha sido celebrado da melhor maneira possível, dentro da tua realidade atual.
Continue escrevendo lindamente, meu amigo, e faça das tuas palavras a celebração do Natal o ano inteiro, porque, as palavras sejam poesia ou não? - soam como orações em uma linguagem universal.
Feliz Ano Novo!
Um grande abraço alvinegro!!!