Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, diante desta catástrofe que aflige o povo gaúcho, nesta enchente que resiste em deixar triste esta até então “Porto Alegre” e seu povo igualmente alegre... Assistimos todos perplexos aos resgates da população e de seus animais de estimação e criação, sendo um destes animais em especial, um cavalo, que se viu totalmente isolado, ilhado em cima de uma pequena faixa de telhado, resistindo bravamente por longos cinco dias, faminto e desidratado, mesmo estando diante de tanta água e ironicamente, tendo sido salvo em um barco (bote dos Bombeiros), na cidade de nome “Canoas”, na manhã da quinta-feira, (9 de maio de 2024).
O “cavalo Caramelo”, representa a força deste povo aguerrido do “Sul do Brasil”, que desde a época das “Revoluções Farroupilha”¹ utiliza cavalos para montaria no ato de travar suas batalhas.
Agora resta esperar que as águas escoem para ter a certeza de que as cidades submersas (incluindo a capital), terão de ressurgir, não das cinzas (como a mitológica ave “Fênix”), mas, do lixo e da lama, onde tudo precisará ser reconstruído, à medida que os nossos governos continuam a prosseguir nas políticas de reconstrução e não de prevenção de tragédias previamente anunciadas.
As catástrofes climáticas, os conflitos, as guerras, as misérias, etc..., não são estabelecidas pela geografia do Mundo ou pelos sinistros da natureza, mas sim, pela falta de expertise dos indivíduos para compreender que a natureza não fere ninguém voluntariamente, ela apenas se defende dos abusos e absurdos da humanidade extrativista.
O “El Niño” (fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do “Oceano Pacífico” na sua porção equatorial, que evapora em ventos ciclônicos, transformando-se em chuvas torrenciais); os “Tsunamis” (ondas oceânicas gigantescas que possuem, em média, 30 metros de altura, formados por fatores como tectonismo, erupções vulcânicas ou impactos ambientais) e as inundações, estão relacionados com o aquecimento global e com o derretimento progressivo do “continente Ártico” e, se nada for feito a respeito de políticas ambientais, infelizmente continuaremos a assistir a cenas como estas da região “Sul do Brasil”, que vitimiza toda a população, que saiu da literatura, da fictícia cidade grega submersa “Atlântida”² e caiu nesta dura realidade que desaba do Céu em chuvas intermitentes fora de época.
O triste é aprender da pior maneira possível o significado do ditado popular: “Pode tirar o cavalinho da chuva!” - “cavalinho” este, que simboliza a fé, a força e a resiliência dos “irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul”. De contrapartida, é emocionante observar a movimentação de todo o povo brasileiro que se solidariza dia a dia, na tentativa de minimizar a dor e o desespero do povo gaúcho, diante desta supressão de quase um Estado inteiro do país que naufragou.
Como diz a expressão sulista, indicando persistência, mesmo diante das dificuldades: “Não está morto quem peleia!” - espero que o corajoso povo gaúcho e os migrantes que moram no “Sul do Brasil” se recuperem o mais rápido possível.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ As “Revoluções Farroupilha”, ou “Guerra dos Farrapos”, ou ainda, “Revolta Farroupilha”, foi como ocorreu a revolução, guerra ou revolta regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, entre (20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845), no “Rio Grande do Sul”.
² “Atlantis - Atlântida” - em grego: “Ἀτλαντὶς νῆσος - tradução: ilha de Atlas”, mencionada nas obras: “Timeu e Crítias”, do filósofo grego “Platão - em grego antigo: Πλάτων” (228/427 a.C. - 348/247 a.C.).
I understand well what you want to tell us, my friend. Here in the United States, when earthquakes and cyclones occur, many cities are devastated, turning into rubble, true ghost towns, scorched earth.
ResponderExcluirMay your people be strong, as Caramelo the horse was strong.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Friend Theodosia,
ExcluirAll of this is very sad and leaves the population, who already have so little, deprived of everything.
Thank you for your words of support.
A kiss and a happy mother's weekend to you and also to the mothers in your family!!!
Ti auguro che la pioggia cessi.Buona serata.
ResponderExcluirAmica Olga,
ExcluirGrazie per le tue parole di sostegno.
Speriamo che le cose migliorino, poiché la ricostruzione delle città avverrà solo a lungo termine.
Un bacio e buon fine settimana!!!
Querido amigo Douglas, li com atenção e concordo plenamente com tudo o que diasseste e sei que, infelizmente não serão resolvidos esses tristes problemas, mas nos dá a noção de tudo e triste ver pessoas sofrendo!
ResponderExcluirTens uma capacidade incrível em nos dar essa noção, triste mesmo ter de aprender da pior forma, " pode tirar o cavalinho da chuva" tiraram, enfim, coitadinho!
Vamos indo, quem sabe se aprende, viver está cada vez mais difícil, mas teremos de aprender!
Abraços bem apertados querido amigo!
Amada amiga Ivone,
ExcluirNão há necessidade agora de realizar pesquisas de opinião pública dizendo que os nossos governantes não servem para nada, que são incompetentes, porque, isso é do conhecimento de todos.
O triste é verificar a destruição quase total de um Estado em nosso país e não saber quando as coisas voltarão ao mínimo da normalidade.
Grato pela leitura atenciosa de mais este texto do ®DOUG BLOG.
Um abraço apertado e bom fim de semana das mães!!!
Olá caro Douglas
ResponderExcluirÉ lamentável isso que está acontecendo.
O povo na sua maioria é solidário ( que bom).
Tem uma meia dúzia que se aproveita da desgraça dos outros.
Deus tudo vê.
Boa sexta-feira e um feliz de semana suave.
Beijo!
Amiga Lúcia,
ExcluirPolíticos que tentam justificar este tipo de catástrofe, delegando a culpa à natureza, é algo escandaloso, pois, prestam pouca atenção à perda total que sofre o povo gaúcho em termos de vidas e bens materiais submersos.
A caridade é sempre bem-vinda e infelizmente os criminosos nunca paralisam suas más ações.
Beijos e bom final de semana das mães!!!
Douglas, sentimos mucho las grandes inundaciones que está sufriendo tu país, amigo...Rogamos al cielo para que todos los dañados encuentren consuelo y se restablezca pronto la normalidad.
ResponderExcluirTe dejo mi abrazo entrañable y todo mi ánimo, compañero.
Mª Jesús,
ExcluirEs un placer darle la bienvenida aquí en ®DOUG BLOG.
Siempre traigo buen humor aquí en mi blog, pero en este post no fue posible.
Gracias por la amabilidad y el consuelo de sus palabras, se lo agradezco en nombre del pueblo brasileño.
Un abrazo y buen fin de semana.
Me he enterado por la prensa, es una catástrofe que nos duele hasta a los que estamos lejos. Nadie cuida de la naturaleza, nadir procura que no pasen estos desastres y luego lo lamentamos todos. Lo siento muchisimo y espero que egoístamente no te toque de cerca. Un abrazo
ResponderExcluirEster,
ExcluirVivo en “Rio de Janeiro”, estoy geográficamente separado de esta tragedia, pero mi corazón sangra por todas estas personas que pierden sus hogares, sus vidas y sus animales. Tengo amigos que viven en el “Sur de Brasil” y me conmueve escuchar sus historias sobre todo este caos.
Los políticos culpan a la lluvia, quieren negar su responsabilidad de crear una política que evite estas tragedias, como los institutos de investigación meteorológica ya habían advertido que esto sucedería.
Que vengan días mejores.
Un abrazo y buen fin de semana.
Brasil querido, Dios los proteja!!
ResponderExcluirQuerido amigo Doug, sinto muito pelo que Porto Alegre esta passando, oramos pelo Brasil; acho que este e o Caramelo, espero que o salvem.
Deus abencoe todos voces.
https://www.infobae.com/america/america-latina/2024/05/09/las-lluvias-volvieron-a-castigar-a-porto-alegre-y-se-tuvieron-que-suspender-las-operaciones-de-rescate/
Querida Carolina,
ExcluirO cavalo Caramelo, símbolo da resistência diante desta tragédia, já foi resgatado ontem (9 de maio de 2024), conforme relatei no texto. Ele está debilitado, mas, já está sendo bem cuidado.
Obrigado pelas tuas amáveis palavras.
Beijos na bochecha!!!
E um alívio saber que Caramelo esta seguro.
ExcluirMuitos abracos e beijos querido Doug.
Douglas, me dueke Brasil, un pais que amo.
ResponderExcluirQue Dios los protejas y le de alivio a todas las
Personas afectadas.
Abrazos y te dejo un beso 💋
Amiga Liz,
ExcluirTodo lo que es malo, si sabemos observar los detalles, nos servirá de lección. Lo triste son las muertes y ver tanta gente perder sus casas.
Las cosas volverán a la normalidad, llevará tiempo, pero nos recuperaremos.
Gracias por la amabilidad en tus palabras.
Besos.
Da mucha pena lo que pasa en Brasil. Les mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirCon fe y perseverancia pondremos las cosas en el lugar que les corresponde. Pero hablo de la buena voluntad del pueblo, porque nunca se puede contar con los políticos.
Besos y buen fin de semana.
El caballo Caramelo ha dado la vuelta al mundo y se ha convertido en todo un símbolo.
ResponderExcluirMucho ánimo a los brasileños. Queda una inmensa labor de reconstrucción.
Un cariñoso abrazo, amigo Doug.
Amiga Carmen,
ExcluirComo dicen: la unión hace la fuerza. Y el caballo Caramelo simboliza esta resiliencia y esperanza de días mejores.
Un abrazo y buen fin de semana.
A natureza enfurecida. A incompetência dos governantes. O desespero do povo. A persistência do valente Caramelo.
ResponderExcluirQuerido amigo, como sempre um grande texto.
Que tudo seque logo.
Beijos, para ti e para o povo gaúcho.
Minha querida amiga “Jardineira”,
ExcluirTem uma frase minha que diz:
“Para superar os vícios da natureza humana, primeiro seria preciso alcançarmos a verdadeira humanidade do SER!”
A natureza se defende diante da falta de cuidado da natureza humana. Se continuarmos com o aquecimento global, teremos sempre cenas como esta se repetindo em diversas partes do nosso planeta.
A incompetência dos governantes é algo de se esperar, estas pessoas só pensam no benefício de suas contas bancárias.
O desespero do povo é de partir o coração... E observar o cavalo Caramelo numa pequena faixa de telhado de uma casa, é sobreviver com ele, é ficar ali zelando e velando por longos cinco dias, pela vida de quem morava naquela casa submersa e morreu.
Quando a água escoar, teremos drama, lixo, lama, doenças, desespero, desesperança, lágrimas, fé e força para a reconstrução.
Que Deus cuide do povo gaúcho, que terá amanhã - 12 de maio de 2024, um Dia das Mães para que entendamos que a NATUREZA é MÃE, mas, os seres humanos que degradam a natureza é que se tornaram filhos ingratos.
Beijos🌹
🙏💙
ExcluirHard times are indeed here. Flooding comes easily when it wants too. I hope for better days ahead. My thoughts and prayers are with you.
ResponderExcluirEllie,
ExcluirThank you for your compassion and prayers, as difficult days are always softened by human warmth, regardless of whether we are far away or “in the eye of the storm”.
A kiss and have a good weekend!!!
hola
ResponderExcluirun fuerte abrazo para todos los afectados y para todos los brasileños. Las catástrofes climáticas son terribles, y siempre es el pueblo quien ayuda y quien sangra y llora.
Besotessssssssssssss
Hola “Harley Quinn”,
ExcluirEl ser humano siempre está recuperándose de las caídas, reinventándose para seguir adelante.
Gracias por la amabilidad en tus palabras.
〴⋋_⋌〵BatBesos
Meu sapiente amigo Douglas, quantas verdades e respeito há em suas palavras. A tragédia que foi anunciada no Rio Grande do Sul acabou acontecendo, e agora será preciso reconstruir todo um Estado. Como as pessoas sofrem e como outras pessoas continuam a desafiar a natureza. Precisou de um animal irracional, um cavalo, para dar exemplo de força de vontade para permanecer vivo diante do caos. Os lúcidos ajudam e acolhem os irmãos necessitados, os desonestos espalham Fake News e tentam usurpar contribuições diante da dor alheia, pela internet. Assim são os humanos: belos e feios, bons e maus, caridosos e canalhas. Parabéns por este texto brilhante e pelas artes supimpas. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu bom amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirHá muita clareza no teu comentário: assino em baixo das tuas palavras.
Certas pessoas estão pensando que tudo pode ser feito sem medir as consequências e no final temos este triste resultado.
Existem “Fake News” sendo espalhadas na Web, qual afirmam que o cavalo Caramelo é uma égua, uma mentira tola, mas, há muitas outras que são bem graves.
Força aos nossos irmãos gaúchos, aos migrantes que residem no “Sul” e aos voluntários que se solidarizam de perto, dentro do “olho do furacão”, no ato de tentar amenizar a dor alheia.
Um abraço fraterno!!!
Querido amigo Douglas, ontem veio nossa internet, consegui postar e agora saindo em voo para ler os amigos, espraiar a cabeça de tanto ver o sofrimento no RGS. E vai continuar, na quinta feira virá mais chuva entrando no fim de semana.
ResponderExcluirExcelente teu texto, mas "não está morto quem peleia", é isso mesmo. Sabemos que vai ser um trabalhão, difícil erguer tudo que foi destruído, mas será, disso não tenho dúvidas. As coisas, quando mal feitas, geram as consequências, porém não é hora de nós, gaúchos ficarmos apontando erros nesse momento, como eu escrevi na minha postagem.
Chega as Fake News para confundir o meio de campo, esses lançadores de notícias falsas são doentes. E nem ligo mais isso, só lamento, não passa disso.
Obrigada, Douglas, pela tua postagem aqui e teu comentário lá.
Muita paz aí, postei um vídeo, no final dele está o resgate do Caramelo, o símbolo da resistência dos gaúchos.
Beijo.
Querida amiga Taís,
ExcluirOs seres que ajudamos sem pedir nada em troca são um apoio para nós na vida, porque ajudar quem precisa é gratificante e ninguém está imune de precisar de ajuda um dia..
E é assim que o povo brasileiro age diante das catástrofes que sempre acontecem em nosso imenso país. Eu sempre apoio o caráter, a honestidade, o bom dia cordial, os casamentos antigos e suas bodas, as famílias unidas, as amizades verdadeiras. Sou ainda jovem, mas, sou do tempo em que as pessoas pensavam mais e falavam menos.
Sabe Taís, os valores do Mundo podem estar invertidos, os meus não. E é isso que salva vidas, o que afasta as pessoas da desilusão de perder não só as suas casas, mas, também suas memórias, é saber quem alguém se vale por nós. Pare e pense, uma caixa de retratos antigos, por exemplo, ao ser submersa, junto com todas as outras coisas, apagaram as memórias de toda esta gente e, isso é terrível para a estrutura psicológica do futuro do ter de recomeçar sem nada.
E infelizmente é assim que acontece, quem tem menos sofre e perde mais e hoje todos sofremos e perdemos.
Estendo minhas mãos amigas e o apoio do Rotary, caso você e a tua família precisarem de alguma coisa.
“Não está morto quem peleia!” - vamos continuar firmes e fortes aqui e aí!
Um beijo carinhoso!!!