Já diria o filósofo chinês “Confúcio” [chinês: 孔子] (28 de setembro de 551 a.C. - 11 de abril de 479 a.C.): “Uma imagem vale mais que mil palavras!” - e as imagens em branco e preto dos retratos do “Pelé da fotografia brasileira, Sebastião Ribeiro Salgado Júnior” (8 de fevereiro de 1944), este grande cidadão mineiro de “Aimorés”, GRITAM beleza e sensibilidade. Aliás, “Pelé” também era mineiro, e foi um mineiro tão bom, que nasceu em “Três Corações”, mas, poderia ser, com 3 corações batendo dentro de seu peito.
As fotos que apresento no ®DOUG BLOG, são do “Projeto Gênesis”, iniciado em (2004), tendo sido concluído em (2012) e publicado em forma de livro, em (2013).
Estando completando dez anos em (2023), esta obra ainda é a principal e mais completa, publicada por “Sebastião Salgado”, onde o fotografo capturou imagens de viagens realizadas por diversas partes do Mundo, conseguindo demonstrar toda a beleza da natureza e da cultura dos povos que continuam vivendo de acordo com suas antigas tradições.
Como citei o “rei do futebol nesta publicação, relatarei um fato peculiar da vida de “Sebastião Salgado”, acontecido em uma de suas andanças pelo Mundo, ocorrido em maio de (1994), tendo sido um eminente perigo de morte.
“Sebastião Salgado” estava fotografando em “Ruanda - África Oriental”, onde na época, estava sendo travada um batalha sanguinária entre as tribos “Tutsis e Hutus”. E o fotógrafo relata, que quando foi para “Tanzânia”, contratou um guia “Tutsi” que falava francês. O plano era voltar até Ruanda.
Assim, depois de muito caminhar, chegaram às margens de um rio por onde os “Tutsis” estavam fugindo para a “Tanzânia”. Havia uma quantidade de mortos descendo o rio, por uma queda-d'água um pouco acima e “Salgado” diz ter contabilizado, em meia hora, 29 corpos caindo. Tendo notado que o barquinho que trazia os fugitivos, voltava vazio, “Sebastião Salgado” foi perguntar aos nativos da região se poderia ir nele até “Ruanda”.
De repente, apareceram mais de dez homens fortemente armados, em volta de “Salgado” e seu guia. Olhando para o intérprete o fotógrafo só não ficou de cabelos em pé, pois, ele é careca, mas, ficou pálido, branco igual talco. O fotógrafo já entrando em desespero quis saber o que estava acontecendo? - e o intérprete respondeu que os rebeldes fortemente armados, iriam matar os dois, por acreditarem que eles vinham da França e os franceses eram aliados dos “Hutus” naquele conflito. Em pânico, o fotógrafo grita dizendo ser brasileiro e mostra o Passaporte, enquanto o guia ia traduzindo para os guerrilheiros, dizendo que “Sebastião Salgado” é da terra do “Pelé”. Dito o nome do “rei do futebol”, a situação toda mudou de figura, os guerrilheiros mercenários sorriram e atiraram para o alto e em seguida, todos se abraçaram, deixando “Sebastião Salgado” e o intérprete seguir viagem.
“Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo!” |
Decir que me gustan mucho tanto las fotos de Sebastián Salgado como la canción.
ResponderExcluirPor cierto esos dos si que eran grandes futbolistas y no alguno que se patea hoy los campos de futbol.
Saludos.
Tomás,
ExcluirHoy en día, los genios vivos son raros, pero todavía existen y “Sebastião Salgado” es uno de ellos.
“Tom Jobim, Pelé y Garrinha” lamentablemente son genios que se convirtieron en sueños.
Un abrazo.
Tanto Sebastião, quanto Pelé merecem todas as homenagens. Belas fotos de Salgado e bela vida do Pelé! abração, chica
ResponderExcluirMinha amiga Chiquitita,
ExcluirO ®DOUG BLOG sempre estará ativo na valorização do humor, da cultura e das artes de um modo geral.
Retribuo o abração e tenha um bom feriadão!!!
The dictionary entry dedicated to Pelé is a fair tribute to him. And Sebastião Salgado is really the Pelé of the black and white photos. And you, my friend, are the Pelé of bloggers.
ResponderExcluir💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirI'm glad you liked the new post here on the ®DOUG BLOG.
Thank you for your kind words and for considering me the Pelé of bloggers.
I return the kisses and have a nice weekend!!!
Tiene fotos muy bellas Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirLas fotos de “Sebastião Salgado” son una obra de arte.
Un beso.
Caro amigo Douglas, nosso Pelé das palavras. Essa sua homenagem a Sebastião Salgado é um presente para todos nós que apreciamos as artes de um modo geral. Quantas fotos esse brasileiro já teve o prazer de tirar em suas inúmeras viagens, e isso é privilégio de poucos. Gostei do texto narrando esta passagem, onde Sebastião Salgado teve o salvo conduto involuntário do Pelé. Gostei muito das fotos do artista, da música, das suas artes, que como sempre estão impecáveis. Mais um trabalho muito bem feito, ou como dizia o radialista esportivo Fiori Gigliotti, o 'locutor da torcida brasileira', aqui temos mais um gol de placa feito por você. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirAcredito que homenagens devam ser prestadas ainda em vida. O “Pelé” antes de morrer, teve algumas publicações aqui no ®DOUG BLOG narrando fatos de sua rica história. Nesta publicação trago “Sebastião Salgado” vivo e “Pelé” in memoriam, juntos e misturados, pois, se “Salgado” ainda está vivo para receber homenagens, muito se deve ao “rei do futebol”.
Fico feliz com a apreciação da tua leitura e, das palavras sempre carinhosas referentes ao que escrevo e crio nas artes.
Retribuo o abraço fraterno e bom feriadão!!!
Sem desmerecer em nada o Pelé, quero dizer-lhe, meu Amigo que sou fã incondicional de Sebastião Salgado. As fotografias dele tocam-me muito.
ResponderExcluirTudo de bom.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirO “rei do futebol - Pelé”, aparece aqui como adjetivo/substantivo masculino de alguém que é excepcional, incomparável, único, no caso “Sebastião Salgado, o Pelé da Fotografia”, que é a personagem central desta homenagem.
Retribuo o desejo de tudo de bom e o beijo!!
Craques na sua arte.
ResponderExcluirO filho de um bom amigo acaba de ganhar um prémio por reportagens fotográficas excepcionais que fez.
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirA arte espalha seus tentáculos em direções múltiplas e homenagens e prêmios chancelam o fruto de um trabalho bem elaborado e executado.
Retribuo o desejo de boa semana e o abraço!!!
Un homenaje muy merecido, las imágenes so nexpectaculares, algunas sobre todo. Feliz tarde.Abrazo Douglas.
ResponderExcluirMi querida amiga Carmen,
ExcluirDebemos saber honrar a nuestros artistas ya las personas que amamos, si es posible, en la vida.
Nuestro arte consiste en escribir, mientras que el arte de “Sebastião Salgado” consiste en fotografías que revelan los puntos de vista personales que comparte con nosotros.
Un abrazo y un tierno beso.
Que linda postagem e é mesmo um lindo dom a do fotógrafo que, com toda sensibildade mostra magníficas fotos em preto e branco, (acho lindissimas fotos assim), Sebastião Salgado, o Pelé da fotografia e também a homenagem ao Pelé feita por você e a narrativa que o salvou em nome do Rei do Futebol em situação difícil, pois Pelé é e sempre será isso que sabemos!
ResponderExcluirAmei ler aqui, ouvir a música, sentir as energias de suas postagens, como sempre!
Muitos abraços apertados querido Douglas!
Amada amiga Ivone,
ExcluirEspero que o mar (o “Pelé” da natureza), tenha revigorado tuas energias sempre positivas.
Sobre “Sebastião Salgado”, sensibiliza-me a beleza que ele consegue capturar na lente de sua câmera fotográfica... Coisa de gente com a sensibilidade à flor da pele.
Quanto a música, as canções que fecham minhas publicações, escolho sempre referente ao tema que escrevo, pois, acredito que assim dá uma certa leveza a tudo que escrevi, porque, meus textos raramente são curtos. E se fotografar é o dom de “Sebastião Salgado”, escrever é o meu dom.
Retribuo o carinho das palavras e os abraços apertados, qual amplifico ao teu Leonaldo!!!
🤗😍😘obrigada meu querido amigo, sim, estou revigorada, o mar tem esse poder que sabemos muito bem!
ExcluirMais abraços apertados!
Amada amiga Ivone,
ExcluirAproveitemos o mar enquanto ele ainda existe, pois, a maioria dos rios, estão sólidos, por conta de tanto lixo que despejam neles diariamente.
Minha saudosa vó Lourdes contava sobre as cristalinas águas do “rio Tietê, em Salesópolis” e hoje, segundo o “IBGE, o Tietê” é o rio mais poluído do país. Triste fim!
Mais abraços apertados!!!
Douglas, qué maravilla de fotos nos dejas...Sin duda Salgado es un gran artista. Todas las imágenes respiran poesía y humanidad. Me alegro que se salvara de la muerte al relacionarlo con Pelé. La vida es pura sorpresa y él merecía seguir viviendo y dar testimonio de su obra solidaria y extraordinaria...
ResponderExcluirTe dejo mi abrazo agradecido y admirado por tus buenos posts.
María Jesús,
ExcluirMe fascinan las fotografías, pero me gusta manejar los retratos en papel. Hoy, con los modernos celulares de tres cámaras, muchas imágenes son capturadas y guardadas prisioneras en la galería de fotos del dispositivo.
Lo definiste bien: “Sebastião Salgado” es un poeta que, incluso sin palabras, nos cuenta tantas cosas hermosas.
Un abrazo y gracias por el cariño de tus palabras.
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirHomenagens belas a Sebastião Salgado e Pelé, fotografar é uma arte, parabéns pela postagem, um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
Excluir“Pelé foi bater uma bolinha” com outros craques, na “Copa do Mundo do Céu” e “Sebastião Salgado, o Pelé da fotografia!”, continua aqui conosco, fazendo arte em forma de retratos em branco e preto.
Retribuo o carinho das palavras e o forte abraço!!!
amigo este post ele esta 5* adoro as fotos a preto e branco sou fan e tambem adoro fazer foto mas parei a uns anos atraz parabens 5* bjs saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirReceber este carinho vindo de ti só me alegra.
Também gosto muito de retratos em branco e preto (como a canção nos sugere).
A realidade das fotos atualmente é não revelar... Ficam todas retidas na galeria de fotos do celular. Lamentável!
Retribuo o desejo de saúde, os beijos e o carinho das palavras estreladas!!! ☆☆☆☆☆
Eu sou fã de fotografia e gosto imenso das suas escolhas! Obrigada
ResponderExcluirAmiga Gracinha,
Excluir“Sebastião Salgado” um dia começou brincando com uma máquina de fotos instantâneas, “Polaroid” e olha onde ele chegou.
A biografia de vida de “Sebastião Salgado” é riquíssima, principalmente o cuidado que ele tem com seu filho Rodrigo, que tem “Síndrome de Down”.
Um carinhoso abraço!!!
Hola! muchas gracias por visitar mi blog, yo también me quedo como nueva lectora del tuyo. Me pareció un post muy interesante. Saludos
ResponderExcluirHola! muchas gracias por visitar mi blog, yo también me quedo como nueva lectora del tuyo. Me pareció un post muy interesante. Saludos
ResponderExcluirAhyde,
ExcluirQue esta nueva amistad nuestra sea duradera.
Me alegro de que hayas disfrutado de esta publicación de ®DOUG BLOG.
Un abrazo de bienvenida muy cálido.
Awesome pics. Such a great tribute. Happy blogging ❤️❤️❤️❤️❤️
ResponderExcluirEllie,
ExcluirThank you for liking ®DOUG BLOG posts
Kisses and good weekend!!!
¡Hola!
ResponderExcluirGenial la entrada. Las fotografías son preciosas.
Feliz fin de semana.
❀ Fantasy Violet ❀
Besotes! 💋💋
Gracias Violeta, por tus amables palabras en esta publicación de ®DOUG BLOG.
ExcluirBesos y feliz fin de semana.
A wonderful tribute and photos. Thanks for your visit and have a great weekend.
ResponderExcluirBill,
ExcluirFeel free to come back whenever you like to the ®DOUG BLOG.
Also have a great weekend!!!