㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 20 de maio de 2023

“O Fio de Ariadne de João e Maria”




















Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar de algo que muito me agrada: Mitologia. E de qual mitologia você mais gosta? 

Entre as mitologias existentes, as mais conhecidas e tradicionais são: “Grega e Romana”, porém existem outras, mas, isso destacarei futuramente aqui no ®DOUG BLOG.

A “Mitologia Grega”, por exemplo, é conhecida e reconhecida, pelos deuses “Zeus” (deus maior do “Monte Olimpo, Panteão de todo povo Grego”); “Poseidon” (deus dos mares); “Hades” (deus do submundo e dos mortos); “Ares” (deus da guerra, filho de “Zeus e Hera”); “Apolo” (deus do Sol, filho de “Zeus e Leto e irmão gêmeo de Ártemis”); “Afrodite” (deusa do amor, da beleza e da sexualidade); etc..., além de personagens como: “Medusa, Hércules, Ciclope, Minotauro, entre tantos outros. Esta Mitologia é base para muitas obras ficcionais como séries de TV, desenhos animados, filmes, livros e jogos.

A “Mitologia Romana”, segue as diretrizes da “Mitologia Grega”, onde muda-se somente as alcunhas, por exemplo, a forma do Deus mitológico grego “Zeus é Júpiter”; “Poseidon é Netuno”; “Hades é Plutão”; “Ares é Marte”; “Apolo é Febo, o iluminado”; “Afrodite é Vênus”. O entendimento mitológico da “Roma Antiga”, em sua concepção, tenta explicar a formação do Mundo, os fenômenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos e a evolução do conhecimento com outras influências. 

Mas, nesta publicação do ®DOUG BLOG, quero destacar especificamente “Ariadne”. Mas, quem é “Ariadne na Mitologia Grega?” A história de “Ariadne” está literalmente amarrada a narrativa de “Teseu”.

“Ariadne” é a filha do “rei de Creta, Minos”. Conta a lenda que ela ajuda “Teseu”, seu grande amor, a sair do labirinto do “Minotauro”, seguindo um novelo de lã, denominado de: “fio de Ariadne”. 

O “fio de Ariadne” é usado, fora das narrativas mitológicas, como metáfora para a consciência humana. É o que nos chama de volta para a civilização, deste labirinto em que nos encontramos, na retomada do convívio social, como foi o caso da pandemia, por exemplo. Assim, seguir este novelo de esperança”, é o que nos conduzirá a uma “nova Creta”, não mais governada pelo “rei Minos”, por um vírus, ou qualquer outro momento insatisfatório que se apresente.

Ou seja, o “fio de Ariadne” existe em nosso dia a dia, para desenovelar-se e manter nossas vidas seguras, para que possamos solucionar problemas. E por estarmos cada vez mais sozinhos dentro dos “labirintos sociais”, só nós (por nós mesmos), poderemos buscar através do “fio condutor” da nossa inteligência, entender as diversas maneiras de aplicar a lógica no ato de solucionar tribulações, por todos os meios disponíveis e aplicáveis, na tentativa de nos libertar dos nossos açoites cotidianos.

O “fio de Ariadne” deu origem ao conto de fadas de tradição oral dos irmãos: “Jacob Ludwig Karl Grimm” (4 de janeiro de 1785 - 20 de setembro de 1863) & “Wilhelm Karl Grimm” (24 de fevereiro de 1786 - 16 de dezembro de 1859): “Hänsel und Gretel - João e Maria” (data da primeira publicação: 20 de dezembro de 1812), que relata a história de um lenhador, sua segunda esposa e dois filhos do primeiro casamento.

A trama inicia-se em um suposto passeio (que na realidade era um plano da madrasta abandonar os filhos do lenhador na floresta). 

Dizem que escutar atrás da porta é falta de educação, mas, no caso de João e Maria foi providencial, pois, tendo escutado tudo, João que era um menino esperto, esperou que o pai e a madrasta estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedras que brilhavam ao clarão da Lua e as escondeu no bolso, depois voltou para a cama. Ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças, que foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. Mas, João havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao anoitecer, conseguiram voltar para casa. O pai ficou contente, mas a madrasta, não. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou levá-los ainda mais longe na floresta, no dia seguinte.

João ouviu a madrasta novamente convencendo o pai a abandoná-los, mas, desta vez não conseguiu sair do quarto para apanhar as pedrinhas, pois, a madrasta havia trancado a porta do quarto. Maria desesperada só chorava. João pediu-lhe para ficar calma, pois, iria bolar algum novo plano. 

Antes de saírem para o passeio, receberam para comer um pedaço de pão velho. João teve uma ideia e, em vez de comer o pão, guardou-o. Ao caminhar rumo a floresta, João ia jogando migalhas de pão no chão, para marcar o caminho da volta. Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou que esperassem até que ela colhesse algumas frutas, por ali. Mas eles esperaram em vão, ela os havia abandonado mesmo, como João já esperava acontecer outra vez. A menina começou a chorar novamente e João diz para que Maria não chorasse, pois, eles só precisariam seguir a trilha que ele deixara pelo caminho com as migalhas de pão. 

O problema, é que João não contava com a fome dos passarinhos, que comeram todas as migalhas de pão e assim, literalmente João e Mariam comeram o pão que o diabo amassou, pois, sem as migalhas, não sabiam como voltar para casa. 

Esta narrativa, como todo bom conto de fadas, conta com a presença de uma bruxa, que aprisionou as crianças, mas, este fato não levarei adiante, pois, aqui quis relatar que as pedrinhas e as migalhas de pão são o “fio de Ariadne” na fábula dos “irmãos Grimm”, que provam que mesmo estando guiados, mesmo deixando rastros, muitas vezes na vida nos perdemos e não existe bússola, rede de segurança embaixo do trapézio, rota de fuga, ou um “fio de Ariadne” que nos faça retornar são e salvos de nossos labirintos da vida.

E como em todo bom conto de fadas, (mesmo sem um “fio de Ariadne”), João e Maria conseguiram se livrar da bruxa má, retornando a cabana que moravam, onde encontraram o pai triste e arrependido, desesperado com o que havia feito com seus filhos. A madrasta havia morrido de fome. E quando o pai viu os filhos vivos e saudáveis em sua frente, ficou muito feliz e foi correndo abraçá-los. João e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam (que era da bruxa) e agora não haveria mais preocupação com dinheiro, só fartura. 

E assim, como finaliza-se toda boa fábula: E foram felizes para sempre...





OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).