Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar de algo que muito me agrada: Mitologia. E de qual mitologia você mais gosta?
Entre as mitologias existentes, as mais conhecidas e tradicionais são: “Grega e Romana”, porém existem outras, mas, isso destacarei futuramente aqui no ®DOUG BLOG.
A “Mitologia Romana”, segue as diretrizes da “Mitologia Grega”, onde muda-se somente as alcunhas, por exemplo, a forma do Deus mitológico grego “Zeus é Júpiter”; “Poseidon é Netuno”; “Hades é Plutão”; “Ares é Marte”; “Apolo é Febo, o iluminado”; “Afrodite é Vênus”. O entendimento mitológico da “Roma Antiga”, em sua concepção, tenta explicar a formação do Mundo, os fenômenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos e a evolução do conhecimento com outras influências.
Mas, nesta publicação do ®DOUG BLOG, quero destacar especificamente “Ariadne”. Mas, quem é “Ariadne na Mitologia Grega?” A história de “Ariadne” está literalmente amarrada a narrativa de “Teseu”.
“Ariadne” é a filha do “rei de Creta, Minos”. Conta a lenda que ela ajuda “Teseu”, seu grande amor, a sair do labirinto do “Minotauro”, seguindo um novelo de lã, denominado de: “fio de Ariadne”.
O “fio de Ariadne” é usado, fora das narrativas mitológicas, como metáfora para a consciência humana. É o que nos chama de volta para a civilização, deste labirinto em que nos encontramos, na retomada do convívio social, como foi o caso da pandemia, por exemplo. Assim, seguir este “novelo de esperança”, é o que nos conduzirá a uma “nova Creta”, não mais governada pelo “rei Minos”, por um vírus, ou qualquer outro momento insatisfatório que se apresente.
Ou seja, o “fio de Ariadne” existe em nosso dia a dia, para desenovelar-se e manter nossas vidas seguras, para que possamos solucionar problemas. E por estarmos cada vez mais sozinhos dentro dos “labirintos sociais”, só nós (por nós mesmos), poderemos buscar através do “fio condutor” da nossa inteligência, entender as diversas maneiras de aplicar a lógica no ato de solucionar tribulações, por todos os meios disponíveis e aplicáveis, na tentativa de nos libertar dos nossos açoites cotidianos.
O “fio de Ariadne” deu origem ao conto de fadas de tradição oral dos irmãos: “Jacob Ludwig Karl Grimm” (4 de janeiro de 1785 - 20 de setembro de 1863) & “Wilhelm Karl Grimm” (24 de fevereiro de 1786 - 16 de dezembro de 1859): “Hänsel und Gretel - João e Maria” (data da primeira publicação: 20 de dezembro de 1812), que relata a história de um lenhador, sua segunda esposa e dois filhos do primeiro casamento.
A trama inicia-se em um suposto passeio (que na realidade era um plano da madrasta abandonar os filhos do lenhador na floresta).
Dizem que escutar atrás da porta é falta de educação, mas, no caso de João e Maria foi providencial, pois, tendo escutado tudo, João que era um menino esperto, esperou que o pai e a madrasta estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedras que brilhavam ao clarão da Lua e as escondeu no bolso, depois voltou para a cama. Ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças, que foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. Mas, João havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao anoitecer, conseguiram voltar para casa. O pai ficou contente, mas a madrasta, não. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou levá-los ainda mais longe na floresta, no dia seguinte.
💬 Não vá se perder Teseu! |
Meu sapiente amigo Douglas, lendo seus textos e crônicas, eu sou feliz para sempre. Fico embevecido com essa facilidade que você tem em costurar suas palavras com histórias e narrativas conhecidas, isso é algo fantástico! O gosto pela leitura depende muito de escritores como você, que explica a origem dos fatos que ficam nas sombras, como a narrativa de 'João e Maria', dos irmãos Grimm, ser inspirada na mitologia grega. Parabéns por essa narrativa tão gostosa de ler e por suas artes sempre supimpas. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirContar histórias é algo que muito me agrada e como o senhor destacou, eu gosto de fazer uma ligação entre as minhas palavras e as narrativas (principalmente relativas ao lúdico infantil), porém, tento não trazer uma narrativa literal da obra, faço uma releitura e deixo vocês instigados em conhecer a obra original em sua totalidade.
Fico feliz com a tua leitura apreciativa de mais este texto do ®DOUG BLOG, sempre com o olhar observador nas artes da publicação.
Retribuo o carinho das palavras e o abraço fraterno!!!
Ne gusto el relato. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirCreo que trataste de escribir que te gustó la historia.
Yo también te mando un beso.
Hello, Douglas! I studied mythology at school and university. But I have never been interested in mythology. Thanks for reminding me.
ResponderExcluirHello Irina,
ExcluirThe friend, being an educated woman, knows that mythology is an important part of history, as many of the great authors were inspired by it to build their works.
Grateful for your presence here at ®DOUG BLOG.
A hug!!!
Olà, Dou, gostei muito dista interesante postagem sobre a mitología e a súa importancia nos contos de Griin que eu tanto li na minha infancia e que aínda agora, estou encontrando neles o seu significado implícito . Ese fíu de Ariadne, érame desconhecido máis não a partir de agora e tentarei que as minhas netas saiban a súa relacião cos contos e coa nosa vida.
ResponderExcluirMuito obrigada pelas ensinanças que aporta no seu blog.
Um abraço e feliz domingo
Amiga Beatriz,
ExcluirSe repararmos bem, as narrativas históricas quase sempre unem suas mãos e, seguem em uma caminhada rumo ao lúdico e a cultura.
Eu penso que colocar estes detalhes que passam muitas vezes despercebidos, ao alcance dos leitores e alunos é fazer um grande favor em prol do entendimento das relações que estas narrativas (sejam mitológicas, filosóficas, infantis, pedagógicas, psicológicas, etc...), apresentam.
Se consigo acrescer saber a ti, uma mulher especialmente culta, fico feliz.
Passe adiante este saber as tuas netas, pois assim, este elo cultural se fortalece ainda mais e tornar-se eterno.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de bom domingo e o abraço!!!
I love mythology. What an interesting narrative, portraying Ariadne, Theseus and the Minotaur, which beautifully embrace the fable of Hansel and Gretel and follow as if they were characters in the same story.
ResponderExcluirCongratulations my friend, you are a man who knows how to deal with words like someone who takes care of a child or an elderly person.
💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirMythology is a sensational thing. How much culture exists in these narratives.
Thank you for appreciating my publications here on the ®DOUG BLOG.
I am also grateful for the kindness of your words.
Kisses!!!
Such an interesting topic! Thanks so much!
ResponderExcluirGlad you liked it Ellie,
ExcluirMythology is a really interesting subject.
Kisses!!!
Una bonita historia la de Hansel y Greta aunque no recuerdo haber leído de niño.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirHay muchas grandes narrativas que a veces se olvidan hasta que se revelan nuevamente.
Un abrazo.
Disciplina estudada pelo meu pai no curso de Filosofia na Universidade.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirLecionar Filosofia é uma das grandes vitórias alcançadas em minha vida.
Seu pai está correto em ter estudado esta matéria (mesmo com uma idade não convencional), pois, a Filosofia visa centrar o homem no ato de tornar o SER consciente da ignorância HUMANA.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Um tema super interessante!
ResponderExcluirObrigada por partilhar 👏😘
Amiga Gracinha,
ExcluirEstou sempre buscando contar as narrativas existentes, de maneira diferente, para aguçar o interesse pela leitura.
Um abraço e boa semana!!!
Gosto muito de mitologia. Uso-a com frequência nos meus poemas pois encerram uma sabedoria muito própria e que se aplica a inúmeras situações da vida. Gostei muito do seu texto, extremamente instrutivo. Obrigada.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirNarrativas que ultrapassam gerações sem perder a força de seu conteúdo educacional, como acontece com as narrativas mitológicas, devem sempre ser levadas em consideração,
Tem uma frase minha que diz:
“Não existem línguas mortas... Histórias mortas. Existe gente que hiberna em sua ignorância!”
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana e o beijo!!!
A mitologia e os mitos nos ensinam muito, mas eu gosto mesmo é quando tem um final feliz! Um abraço e boa semana! :) 😘
ResponderExcluirOlá Ane,
ExcluirNa vida se aplicarmos bem os conhecimentos históricos e/ou mitológicos, poderemos imitar as fábulas e com mais frequência conseguiremos escrever também os nossos finais felizes.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Las mitologías son todas apasionantes, personalmente me gustan mucho y sobre todo las mitologías del Mediterráneo. Son una fuente inagotable de sabiduría y vida.
ResponderExcluirUn fuerte abrazo amigo.
Es cierto mi buen amigo Juan,
ExcluirLas mitologías son fuentes inagotables de conocimiento.
Próximamente aquí en ®DOUG BLOG, explicaré el origen de todas estas narrativas, y seguro que sorprenderé a mis lectores con la gran cantidad de mitologías existentes.
Un fuerte abrazo para ti también.
Querido amigo Douglas, amei ler aqui, mesmo porque, eu desde criança lia muito, os contos de fadas eram os meus preferidos, acho que por isso amei também ler sobre mitologias, a grega e a romana eram as que mais me faziam pensar!
ResponderExcluirQue linda lição aqui aprendi, pois sabia de João e Maria, mas não havia feito essa comparação, " O Fio de Ariadne de João e Maria " muito bem elaborado em sua mente criativa!
Parabéns, muito bom ter ler!
Abraços apertados!
Amada amiga Ivone,
ExcluirContar histórias é uma coisa magnífica. Mas um bom contador de histórias precisa ser um amante da boa literatura.
Eu tomei gosto pela literatura ouvindo minha saudosa mãe (também pisciana), lendo livros em voz alta, hábito que adotei para minha vida.
“Monteiro Lobato, Maria Clara Machado, Mauricio de Souza, Ziraldo e os internacionais Irmãos Grimm e Disney”, entre tantos outros, que narraram (e alguns ainda narram), esta centelha lúdica que entrelaça contos de fada e mitologia de forma única, pois, sempre souberam respeitar as melhores pessoas... As crianças, que sonham tanto quando estão dormindo, quando estão acordadas.
Vivemos para aprender e ensinamos o que aprendemos. E assim, vamos fazer girar esta maravilhosa e gigantesca engrenagem que é viver, porque, a vida é um milagre que se repete todos os dias, onde só os tolos não percebem isso.
Retribuo o carinho das palavras e os abraços apertados!!!
Pisciano, filho de pisciana, aqui em casa deu isso também, meu filho também é pisciano!
ExcluirAcho que há imensa afinidade em tudo isso, mesmo os que nem sequer crêem nessa maravilha energética!
🤗😍 muitos abraços apertados!
Ser pisciano é conhecer a origem das águas, das ondas, do olhar profundo de Iara, das sereias e seus cantos noturnos. Cito duas frases minhas:
Excluir“Ser pisciano é amar as amizades em cardumes!”
“Eu sou o peixe que comeu o gato!”
Sou zeloso e dedicado, numa missão que só quem é do mar sabe se doar.
Sou a saliva de Iemanjá, que cospe o mar e minha alma se encharca de felicidade, de amor, de generosidade, que gota a gota distribuo aos amigos e amigas como você, querida Ivone.
Sou um peixe místico neste mar do zodíaco, onde somos todos lúdicos e eternos e quem não acreditar, com certeza morrerá na praia.
Abraços apertados e bom final de semana!!!
Olá, amigo Douglas,
ResponderExcluirA mitologia é muito interessante. Dá-nos uma perspectiva única, como a antiguidade funcionava e lidava com a sociedade. Baseado em mitos e deuses, com que o poder mantinha o seu povo em completo controlo. No fundo, nos dias de hoje acontece o mesmo em muitas sociedades. Onde os povos são mentalmente controlados através das religiões.
Gostei de ler, este pedaço de história da antiguidade.
Grato pela visita, e gentil comentário no meu cantinho.
Votos de um excelente fim de semana!
Abraço fraterno!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Amigo Mário, é sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
ExcluirNo que diz respeito às histórias mitológicas, a mitologia pode ser definida como o estudo de todos os simbolismos míticos, geralmente colocados sob a alçada de uma cultura comum, seja ela grega, romana, nórdica, etc...; a realidade é que esta simbologia de personagens (que não são sobrenaturais), tornam-se naturais, pois, estão rodeados de crenças de várias culturas. Estes personagens ainda hoje são venerados na forma de deuses, semideuses e heróis, tudo fruto do inconsciente coletivo.
Assim sendo, por ter livros editados (inclusive direcionados ao público infantil), busco estes paralelos entre o mítico dos deuses, etc..., e as fábulas das bruxas, fadas, príncipes, princesas, etc...
Retribuo o desejo de bom fim de semana e o abraço fraterno!!!
Olá, amigo Douglas,
ResponderExcluirPassando por aqui, agradecendo a visita e gentil comentário no meu cantinho, e desejar uma excelente semana, com muita saúde!
Abraço fraterno!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Caro Mário, como disse anteriormente, é sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG, pois, mesmo que os nossos estilos de publicações sejam diferentes, a amizade no ato de interagir é respeitosa e verdadeira.
ExcluirTenha certeza meu nobre poeta, eu só comento e sigo “blogs” que leio todo o conteúdo das postagens publicadas, diferente de muitos por aí, que comentam “por rumo”, só para marcar presença.
Retribuo o desejo de uma semana excelente, com muita saúde e o abraço fraterno!!!
Me parece muy interesante la mitología.
ResponderExcluirCreo que forma parte de una importante cultura.
Ha sido muy agradable leerte.
Un abrazo.
Amalia,
ExcluirTodas las formas de mitología son fuentes de cultura del inconsciente colectivo.
Me alegra que te gusten las publicaciones en el ®DOUG BLOG.
Un abrazo y buena semana.
Aprecio muito mitologia e neste momento , no serão dos domingos, a televisão pública portuguesa tem um programa justamente intitulado "Mitos", mas , infelizmente, o senhor que fala sobre o tema não desperta interesse nenhum.
ResponderExcluirAbraço, boa semana :)
Amiga São,
ExcluirInfelizmente a maioria das emissoras de televisão do mundo todo, sucateiam suas programações, vendendo principalmente os horários após à meia-noite, para qualquer um, indo das vendas de joias, tapetes, utensílios domésticos, leilões de bois, cavalos, etc..., fora os religiosos mercantilistas de plantão, que torram nossa paciência.
Porém, para abordar temas educacionais como História, Mitologia ou qualquer outra matéria, é necessário estudo e não somente capital que patrocine estes programas televisivos.
Aqui no ®DOUG BLOG trago cultura e humor caminhando sempre de mãos dadas e, se está do teu agrado e dos meus amigos/amigas, leitores e seguidores, as minhas publicações, eu fico feliz.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!