Quem nunca escutou a célebre frase vinda da mamãe, da vovó, da titia, ou até mesmo da sogra, quando elas colocam alimentos para um parente ou amigo levar para casa, seja em uma festinha de aniversário de criança, seja no Natal em família, ou em qualquer outra reunião caseira: “Leva o farnel, mas, devolve minhas Tupperwares!”
A História da “Tupperware” que começou nos anos (1940), pode estar no fim. Quando o engenheiro e inventor, “Earl Silas Tupper” (28 de julho de 1907 - 5 de outubro de 1983), decidiu usar polímeros bem caros, em substituição aos plásticos baratos, o seu principal objetivo era encontrar uma maneira prática das donas de casa possuírem utensílios domésticos que fossem leves, flexíveis, inquebráveis e apropriados para o uso diário na cozinha. Porém, ele não previu fazer tanto sucesso de vendas e lucratividade e muito menos, poderia prever, chegar ao ponto deficitário que a empresa acabou chegando em (2022) e início de (2023).
Fundada em (1946), com a razão social: “Tupperware Corporation”, na cidade de “Grafton, no estado de Massachusetts - EUA”, esta empresa de diversificados e úteis artigos plásticos, teve em (1958), sua sede transferida para “Orlando, Flórida - EUA” e em (2005), após uma fusão empresarial, que injetou recursos financeiros, mudou sua razão social para a atual denominação: “Tupperware Brands Corporation”.
Na década de (1950), a empresa aderiu ao método da “demonstração domiciliar”, uma prática de venda de sucesso, da marca de cosméticos “Avon”, impulsionando as vendas e, consequentemente, o crescimento da marca em todo o Mundo. As reuniões das donas de casa passaram a ser denominadas de “Experiências Tupperware”, sendo realizadas atualmente pelas consultoras da marca, que fazem a demonstração dos produtos em Workshops, que são reuniões de grupos maiores de pessoas interessados em determinados produtos, geralmente acontecidas em grandes hotéis.
Já na década de (1960), a empresa cruzou fronteiras, iniciando seus negócios na Europa, mais especificamente em “Portugal”, fundando em (1965), uma unidade em “Montalvo, no conselho de Constância”. No “Brasil” a marca esta presente desde (1976), onde tem um polo industrial no estado do “Rio de Janeiro, em Guaratiba”.
No período do pico da pandemia, com as pessoas mais tempo em casa, as vendas online da “Tupperware” cresceram e as ações da empresa dispararam na “Bolsa de Valores da Wall Street. Mas, por incrível que pareça, após a reabertura social, a “Tupperware Brands Corporation” ao invés de desfrutar do dinheiro em caixa, ficou endividada, devido a abrupta queda de suas ações no mercado de valores. Assim, o “império dos potes de plástico” corre o risco da bancarrota, com o fechamento de suas fábricas.
A pergunta que fica, é: como explicar o derretimento econômico dos tradicionais potes “Tupperware”, que estão em nossos lares por mais de oito décadas, se a empresa parecia estar faturando como nunca? - “Há algo de podre no reino da Dinamarca”¹
O jeito, será daqui a algum tempo voltarmos a acondicionar as comidas que sobraram, nos potes de sorvete vazios, que com certeza as mamães, vovós, titias e sogras, guardaram, mesmo elas ainda tendo os duráveis potes da “Tupperware” nos armários da cozinha.
Para finalizar, apresento abaixo das artes ®DOUG BLOG, a canção “Devolve as Tupperware da Minha Mãe”², que foi gravada três anos atrás, em (2020), pela dupla sertaneja: “Rodrigo Morais & Murillo”, antes da pandemia chegar com tudo e nos colocar de castigo, presos dentro das grandes “Tupperwares” que são as nossas casas e apartamentos. Menos mal, que não só “Tupperware” está acabando, a pandemia também parece ter dado uma trégua.
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