Quem nunca escutou a célebre frase vinda da mamãe, da vovó, da titia, ou até mesmo da sogra, quando elas colocam alimentos para um parente ou amigo levar para casa, seja em uma festinha de aniversário de criança, seja no Natal em família, ou em qualquer outra reunião caseira: “Leva o farnel, mas, devolve minhas Tupperwares!”
A História da “Tupperware” que começou nos anos (1940), pode estar no fim. Quando o engenheiro e inventor, “Earl Silas Tupper” (28 de julho de 1907 - 5 de outubro de 1983), decidiu usar polímeros bem caros, em substituição aos plásticos baratos, o seu principal objetivo era encontrar uma maneira prática das donas de casa possuírem utensílios domésticos que fossem leves, flexíveis, inquebráveis e apropriados para o uso diário na cozinha. Porém, ele não previu fazer tanto sucesso de vendas e lucratividade e muito menos, poderia prever, chegar ao ponto deficitário que a empresa acabou chegando em (2022) e início de (2023).
Fundada em (1946), com a razão social: “Tupperware Corporation”, na cidade de “Grafton, no estado de Massachusetts - EUA”, esta empresa de diversificados e úteis artigos plásticos, teve em (1958), sua sede transferida para “Orlando, Flórida - EUA” e em (2005), após uma fusão empresarial, que injetou recursos financeiros, mudou sua razão social para a atual denominação: “Tupperware Brands Corporation”.
Na década de (1950), a empresa aderiu ao método da “demonstração domiciliar”, uma prática de venda de sucesso, da marca de cosméticos “Avon”, impulsionando as vendas e, consequentemente, o crescimento da marca em todo o Mundo. As reuniões das donas de casa passaram a ser denominadas de “Experiências Tupperware”, sendo realizadas atualmente pelas consultoras da marca, que fazem a demonstração dos produtos em Workshops, que são reuniões de grupos maiores de pessoas interessados em determinados produtos, geralmente acontecidas em grandes hotéis.
Já na década de (1960), a empresa cruzou fronteiras, iniciando seus negócios na Europa, mais especificamente em “Portugal”, fundando em (1965), uma unidade em “Montalvo, no conselho de Constância”. No “Brasil” a marca esta presente desde (1976), onde tem um polo industrial no estado do “Rio de Janeiro, em Guaratiba”.
No período do pico da pandemia, com as pessoas mais tempo em casa, as vendas online da “Tupperware” cresceram e as ações da empresa dispararam na “Bolsa de Valores da Wall Street. Mas, por incrível que pareça, após a reabertura social, a “Tupperware Brands Corporation” ao invés de desfrutar do dinheiro em caixa, ficou endividada, devido a abrupta queda de suas ações no mercado de valores. Assim, o “império dos potes de plástico” corre o risco da bancarrota, com o fechamento de suas fábricas.
A pergunta que fica, é: como explicar o derretimento econômico dos tradicionais potes “Tupperware”, que estão em nossos lares por mais de oito décadas, se a empresa parecia estar faturando como nunca? - “Há algo de podre no reino da Dinamarca”¹
O jeito, será daqui a algum tempo voltarmos a acondicionar as comidas que sobraram, nos potes de sorvete vazios, que com certeza as mamães, vovós, titias e sogras, guardaram, mesmo elas ainda tendo os duráveis potes da “Tupperware” nos armários da cozinha.
Para finalizar, apresento abaixo das artes ®DOUG BLOG, a canção “Devolve as Tupperware da Minha Mãe”², que foi gravada três anos atrás, em (2020), pela dupla sertaneja: “Rodrigo Morais & Murillo”, antes da pandemia chegar com tudo e nos colocar de castigo, presos dentro das grandes “Tupperwares” que são as nossas casas e apartamentos. Menos mal, que não só “Tupperware” está acabando, a pandemia também parece ter dado uma trégua.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirJá comprei muitos tupperwares, não online, e sim eu reuniões em casa.
Nesse tempo era caro, preço de ouro, mas era um produto muito bom.
Minha mãe cobrava mesmo a devolução do mesmo, seja lá de quem fosse.
E, ai se viesse sem tampa, minha mãe ficava fula, precisava comprar tampas avulsas.
Hoje tudo é mais prático.
Uma pena.
Boa noite e bom final de semana.
Beijo!
Amiga Lúcia,
ExcluirComo citei no texto, antes da Web existir, na década de (1950), a “Tupperware Corporation”, aderiu ao método da “demonstração domiciliar”, uma prática de venda de sucesso, da marca de cosméticos “Avon”, que aliás, como citado nas letras carmim, foi uma homenagem a “William Shakespeare”.
Sobre os potes, as mães não se conformavam mesmo de perdê-los e se vinham sem tampa, como tu mencionaste, era um Deus nos acuda.
Tenha um final de semana suave
Retribuo o teu beijo!!!
Meu sapiente amigo Douglas, você é verdadeiramente supimpa. Nunca imaginei que leria um artigo sobre potes de plástico e encontraria algo tão interessante e engraçado quanto o que encontrei aqui. A começar pela imagem principal do texto, onde o caixão é uma Tupperware. O triste disso tudo é que uma marca como essa, quando fale, gera um grande desemprego. Essa é a grande engrenagem mundial que nunca para de girar, e sempre acaba favorecendo os que estão no topo da pirâmide econômica. Assim, os ricos ficam cada dia mais ricos e sem poder usufruir de tudo que se matam para ganhar, deixam suas fortunas como herança, para seus filhos e netos desfrutarem, sem nunca ter de trabalhar um dia sequer em suas vidas. Já os pobres, cada dia mais miseráveis, quando podem, deixam a educação como herança aos filhos. Ótima publicação que eu aplaudo de pé. Um fraterno abraço.
ResponderExcluirMeu nobre professor e amigo Ruy,
ExcluirOs teus comentários sempre tão lúcidos, referentes aos fatos mencionados ao texto, acabam sendo uma continuidade do mesmo.
Sobre a “Tupperware”, uma falência de uma empresa grande como esta, causa um desalinho social gravíssimo, com milhares de pessoas desempregadas, jogadas em um mercado de trabalho já tão sobrecarregado de gente sem vínculo empregatício.
Mais uma vez lhe agradeço o carinho das palavras e retribuo o abraço fraterno!!!
Me hiciste reír y reflexionar. Genial entrada te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirSi te hice reflexionar con una sonrisa, me alegro mucho, porque aquí en ®DOUG BLOG cultura y humor van de la mano.
Besos.
Amigo, Douglas!
ResponderExcluirQuantas grandes empresas estão no vermelho, não é mesmo?
Nessa sua matéria, eu me vi aqui, cobrando dos neus filhos, os meus utensílios que eles levam e não devolvem😄!
Acho que acontece na maioria das famílias.
Bom fim de semana.
Um abraço.
Amiga Fatyma,
ExcluirA “quebradeira” está acontecendo de modo global e, piorou com a pandemia.
Eu lembro bem desta cobrança da devolução das “Tupperwares”, que viviam passeando de casa em casa e nada de retornar para as mãos das nossas mães.
As tuas “Tupperwares”, pelo visto, andam passeando sem data para voltar. Agora, minha querida amiga, terás de se valer dos potes de sorvete... Só rindo mesmo!😂😂😂
Retribuo o desejo de bom final de semana e o abraço!!!
It really is sad to understand that when the owner of a company dies, his heirs rarely manage to keep the business running properly.
ResponderExcluirTupperware's merger with Brands was another mistake in my view.
Your post is magnificent and very well illustrated as usual.
💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirSmall family businesses that grow and become corporations (S/A) often go bankrupt, as shareholder control ends up leaving the family.
I'm glad you like my posts and arts.
I return your kisses!!!
Quem nunca cobrou ou foi cobrada pelas mães para devolver esses famosos potes? rs... Adorei! abração, lindo fds! chica
ResponderExcluirMinha amiga Chiquitita,
ExcluirQuem nunca cobrou ou foi cobrada pelas mães para devolver as “Tupperwares”, que atire a primeira pedra... Pepino, abobrinha, carne assada, para dentro delas. 😂😂😂
Mas, a empresa está falida e as “Lojas Americanas” estão indo no mesmo caminho, devido ao pós-pandemia ter derrubado também, as ações da empresa, na “Bolsa de Valores”.
Retribuo o abração e o desejo de lindo fim de semana!!!
Me maravillas con lo que escribes
ResponderExcluirMurcha,
ExcluirMe alegra que te haya gustado lo que lees.
Vuelve siempre al ®DOUG BLOG.
Un abrazo.
Buon mese di maggio!Saluti,
ResponderExcluirCiao, Olga!
ExcluirÈ bello vederti qui sul ®DOUG BLOG.
Che il mese di maggio sia pura magia anche per te.
Un abbraccio.
Beautiful blog
ResponderExcluirRajani Rehana,
ExcluirI'm glad you like the ®DOUG BLOG and that you pop in here from time to time.
A tip from a blogger who knows well how the blogosphere works: how about following the blogs you like? Maybe you'll get more followers and comments on your blog as well.
A hug!!!
Tupperwares. Os meus filhos nunca me devolvem os meus...
ResponderExcluirGostei da história sobre tupperwares. Você sempre acrescenta alguma coisa ao meu conhecimento. Obrigada.
Tudo de bom.
Um beijo.
“Tupperwares” emprestadas amiga Graça, são “Tupperwares” perdidas.
ExcluirFico feliz em acrescer mais cultura, em alguém que já possui tanto saber.
Tudo de bom também para ti.
Retribuo o teu beijo!!!
Oh, it did have its glory days. Unfortunately, we always lost the lids to ours. And sometimes, they ended up being used for dog food bowls. I don't think I have any tupperware at all now. Thanks for the update on this topic.
ResponderExcluirEllie,
ExcluirAnd that's how it ends up happening, because it's a very resistant plastic, the pots turn yellow and many lose the lid and end up going to serve as a feed container or to plant flowers.
But who never had a “Tupperware”, right?
Kisses!!!
As moças aqui em Macau compram uns sapatos no Taobao que devem ser feitos pela Tupperware.
ResponderExcluirAquela porcaria é plástico!!
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirTem mesmo uns sapatos que parecem a máscara do personagem da série de filmes da franquia: “Sexta-Feira 13, Jason Voorhees”, que poderiam sair da linha de montagem da “Tupperware”.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Por aquí me pareció oír en las noticias recomendar usarles para traer a casa aquello que no termines en los restaurantes para no tirar tanta comida.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirLo que tiran es la reputación y el legado del ingeniero e inventor de las famosas macetas de plástico, "Earl Silas Tupper", que está siendo derretido por la codicia de sus herederos.
Un abrazo.
KKkkkk...eu adorei a música! Ah sim, por aqui, nas festas minha irmã dizia pra mim, eu lá segurando vários potes de comida que sobrou da festa: Olhe, vai mais volta, viu? Kkkk.. Ultimamente eu estou comprando potes mais fraquinhos e mais baratos, as Tupperware são caras demais! ♥ Beijos e boa semana! :)
ResponderExcluirAmiga Ane,
ExcluirDevolve as “Tupperwares” da tua irmã 😂😂😂
Com as lojas de $ 1,99 (que não tem mais nada de $ 1,99) e os potes de sorvete, a “Tupperware” andou perdendo muita clientela.
Retribuo o beijo e o desejo de boa semana!!!
Querido amigo Doulgas, estou sorrindo aqui, pois tens mesmo bagagem para escrever sobre todos os assuntos, imaginando aqui como tens inteligência ímpar para isso!
ResponderExcluirAs "Tupperweres" renderam muito, até a letra da música inspirada nelas, 😂!
Os comentários dinâmicos, quantas donas de casa e mães ficaram sem as suas, pois com certeza elas vão, mas não voltam jamais!
Abraços bem apertados meu amigo!🤗😘
Amada amiga Ivone,
ExcluirTudo na vida acaba... E as “Tupperwares”, pelo visto, estão dando seu suspiro final.
Sobre a “bagagem de escrita”, existe uma dinâmica que ensino aos meus alunos, que é: para narrar uma história, comece pelo fim e caminhe para trás, do contrário a trama nunca acaba.
E assuntos sempre teremos e, a minha luta agora será combater o “analfabetismo digital” que estes aplicativos estão colocando nas mídias digitais, instrumentos capazes de construir textos, poesias, músicas, etc...; tudo fruto da “inteligência artificial”, que no meu entender, só torna o futuro, com uma juventude que pensará iguais aos potes baratinhos dos ambulantes da “rua 25 de março”.
Eu estou aqui para descontrair e tentar incutir cultura aos meus amigos, indo sempre atrás de canções que possam ser aplicadas ao que escrevo, pois, uma das missões da existência do ®DOUG BLOG é esta, aliar cultura com bom humor.
Obrigado pelo carinho das palavras... E segure tuas “Tupperwares”, por que, as que se foram, não voltam mais.
Retribuo os abraços bem apertados e que a tua semana seja suave!!!
Bom dia querido amigo, interagir contigo só pode ser privilégio!
ExcluirDesde o começo dos meus blogues sempre tive professores que me dão o prazer e honra em interagir comigo, só cresço com isso!
Imagine só, poesias, textos e letras de músicas nas mídias digitais baseadas na " inteligência artificial", se pegar pra valer, não vai ter mais " ...tiro ao álvaro...." ou quaisquer sensibilidade em arte, que pena né meu amigo querido?
Muitos abraços apertados com semana maravilhosa pra você!😍😘
Bom Dia amiga Ivone,
ExcluirTem uma frase minha que diz:
“No Mundo atual, pouca coisa me agrada, tudo se codificou, são pessoas marcadas em ‘hash tags e QR Codes’, onde até o ‘passarinho’, do velho Mário Quintana já ‘twittaram!’”
Sobre “João Rubinato, popularmente conhecido como: Adoniran Barbosa”, este foi genial. Deixo o link das frases dele no ®DOUG BLOG, caso deseje ler:
https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/08/frases-doug-blog_6.html
É sempre um prazer inenarrável interagir contigo.
Mais abraços apertados para ti também e renovo o desejo de uma semana suave!!!
A canção é uma delicia...
ResponderExcluirGrato abraço pelo aumento de meus conhecimentos acerc ada Tuperware
Bom resto de semana
Olá São,
ExcluirVamos cantando e contando histórias e narrando fatos, fazendo a vida seguir mais bonita na medida do possível.
Retribuo o desejo de boa semana que segue.
Um abraço!!!