㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 3 de junho de 2023

“Mônica... A Menina do Vestido Vermelho, Mais Amada do Brasil”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, quase todos nós conhecemos os inúmeros personagens da “Turma da Mônica”, a menina do vestido vermelho, mais amada do Brasil e, isso prova que as histórias em quadrinhos são o “primeiro sopro” de cultura da infância.

Como tudo começou:

“Mauricio Araújo de Sousa”, é filho do barbeiro, pintor, compositor e poeta: “Antônio Mauricio de Sousa” e da também poeta: “Petronilha Araújo de Sousa”. 

“Mauricio” nasceu em “Santa Isabel, no interior de São Paulo”, no dia (27 de outubro de 1935) e ao lado de seus dois irmãos: a produtora teatral, cronista e poeta: “Yara Maura Silva” e do já falecido compositor de trilhas sonoras: “Márcio Araújo” (1947 - 18 de junho de 2011), viam sua casa sempre cheia, pois, seus pais promoviam saraus, reuniões de artistas e rodas de chorinho.

Parte de sua infância, “Mauricio de Sousa” viveu em “Mogi das Cruzes, também no interior paulista”, onde estava sempre desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para a capital e, durante cinco anos, trabalhou no “Jornal Folha da Manhã” (atual “Folha de S.Paulo”), escrevendo reportagens policiais.

Em (1959), quando ainda atuava como repórter policial, criou despretensiosamente os seus primeiros personagens, o “cãozinho Bidu  e Franjinha” (o dono do cão azul). As tirinhas caíram no agrado dos editores da “Folha da Manhã”, que passaram a publicar suas artes. Assim, a partir daí, “Mauricio de Sousa” iniciou sua carreira de quadrinista.

Nos anos seguintes, “Mauricio” criou mais tirinhas, com novos personagens: “Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Raposão, Astronauta, Horácio, o dinossauro verde, que é o alter ego do desenhista (personagem que até hoje só “Mauricio de Sousa” é desenhista e argumentista) - mas, como podemos observar, existiam personagens meninos, da Era Pré-histórica, caipiras, almas penadas, espaciais, etc..., faltando somente uma primeira personagem feminina. E foi assim que surgiu em (1963), uma menina baixinha, gordinha, dentuça e usando um vestido vermelho, de nome “Mônica”, inspirada em sua segunda filha, “Mônica Spadae Sousa”. Já a revista da turminha do “bairro do Limoeiro - SP”, surgiu em (maio de 1970), a princípio com o título de: “Mônica e Sua Turma - n° 1”, com tiragem de 200 mil exemplares, pela “Editora Abril”.

O significado do nome Mônica (originário do grego: Mónikos, derivado da palavra Mónos), que quer dizer “um”, “só”, “solitária”, “viúva”, que nada condiz com a intensidade e vivacidade da menina do vestido vermelho e do coelho amarelo,  que assim que apareceu, tomou conta de toda a turma, para nunca mais largar o protagonismo, sempre com seu “fiel escudeiro”, o coelho de pelúcia “Sansão”.

Coelho amarelo? - mas, o coelho de pelúcia da “Mônica” não é azul? Calma, eu  explico. O famoso coelho de pelúcia da “Mônica”, que realmente existiu, não era azul. O coelho de pelúcia da filha de “Mauricio de Sousa” era amarelo, mas, como as tirinhas iniciais do autor eram todas em preto e branco, quando passou a ter cor, “Sansão” já nasceu azul, igual ao seu primeiro personagem, o “cãozinho Bidu”.

Em (1986), “Mauricio de Sousa” saiu da “Editora Abril” e levou a “Turma da Mônica” para a “Editora Globo”, onde permaneceu até (2006). Atualmente, está na “Editora Panini” (multinacional italiana). A intenção da mudança para uma editora estrangeira, foi internacionalizar ainda mais os seus personagens, que agora estão também no “Universo Teen”.

Entre quadrinhos e tirinhas de jornais, as revistas de histórias em quadrinhos de “Mauricio de Sousa” são as mais vendidas no “Brasil”, respondendo por 86% das vendas do mercado nacional, superando revistas tradicionais de conteúdo adulto. O autor alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas, sendo considerado o maior formador de leitores brasileiros. Suas criações chegam também, a mais de 30 países.

Aos quadrinhos, se juntaram centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais, livros em braile, desenhos animados para TV e Cinema, Toys para a Web, diversos tipos de produtos licenciados, brinquedos, “souvenirs” e até produtos alimentícios. Em (2018), foi lançado o livro: “MMMMM – Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica”, em parceria com “Ziraldo” (24 de outubro de 1932), com a “Turma da Mônica e a do Menino Maluquinho” vivendo uma grande aventura juntos. Dois longa-metragens (em “live-action”¹), também fizeram grande sucesso no Cinema: “Turma da Mônica 1: Laços” (2019) e “Turma da Mônica 2: Lições” (2021).

A preocupação de “Mauricio” em orientar e informar de maneira leve e bem-humorada, fez com que recebesse, em (1998), do “Presidente da República do Brasil - Fernando Henrique Cardoso” (18 de junho de 1931), a “Medalha dos Direitos Humanos”. Já a “Universidade Braz Cubas - Portugal”, concedeu ao autor, o título de “Professor Honoris Causa”, pela profícua criação de histórias e personagens, que povoam o lúdico das crianças e o imaginário dos adultos, edificando valores de cidadania e educação. 

“Mauricio de Sousa” é o mais famoso e premiado autor brasileiro de quadrinhos, reconhecimento este que se estende a diversas áreas, dentro e fora do País. No exterior, por exemplo, as principais enciclopédias sobre quadrinhos, ao mencionar o “Brasil”, traz como referência, o autor e seus personagens.

“Mauricio de Sousa” é membro da “APL - Academia Paulista de Letras” - cadeira 24), este ano (2013), se candidatou a (“ABL - Academia Brasileira de Letras”), mas, não foi eleito. 
°°°
¹ “Live-action”, é a produção de personagens das tirinhas em quadrinhos, por exemplo, que saem do  papel e são interpretados no Cinema por atores e atrizes.

A Família:

“Mauricio” se casou pela primeira vez com “Marilene Sousa”, mãe de quatro de seus dez filhos: “Mariângela, Mônica, Magali e Mauricio Spada”. O casamento durou 12 anos. “Marilene” faleceu em (7 de fevereiro de 2011), mas, o casal já estava separado. 

De um novo relacionamento, agora com “Vera Lúcia Signorelli”, nasceram suas gêmeas: “Vanda e Valéria Signorelli e Sousa”. Porém, “Mauricio de Souza” ficou viúvo prematuramente. “Vera” morreu em (7 de dezembro de 1971), ao sofrer um acidente de carro na “Via Dutra”, estrada de acesso entre o “Rio de Janeiro e São Paulo”.

E a morte prematura visitaria “Mauricio de Souza” mais uma vez. No ano de (2016), o seu sexto filho e xará “Mauricio Spada e Souza”, faleceu em casa, devido a um ataque cardíaco fulminante, dez dias antes de completar 45 anos.

De seu terceiro casamento, agora com “Alice Keiko Takeda” (também conhecida como: “Alice K”), hoje diretora de arte da “Mauricio de Sousa Produções”, onde trabalha há mais de 40 anos, nasceram mais três filhos: “Marina, Mauro e Maurício Takeda de Sousa”. O casal ficou casado por 23 anos e se separou, reatando o casamento sete anos depois. No período desta separação, nasceu: “Marcelo de Sousa”, filho de “Marinalva Pereira dos Santos”, com quem “Mauricio de Souza” teve uma relação casual.



“Mariângela Spada e Sousa” (23 de julho de 1959) — “Maria Cebolinha”

“Mônica Spadae Sousa” (28 de setembro de 1960) — “Mônica”

“Magali Spada e Souza” (05 de outubro de 1961) — “Magali”

“Vanda Signorelli e Sousa” (29 de novembro de 1970) — “Vanda”

“Valéria Signorelli e Sousa” (29 de novembro de 1970) — “Valéria”

“Mauricio Spada e Souza” (12 de maio de 1971 - 2 de maio de 2016) — “O Malvado Dr. Spam” 

“Marina Takeda e Sousa” (10 de fevereiro de 1985) — “Marina”

“Mauro Takeda e Sousa” (20 de dezembro de 1986) — “Nimbus”

“Maurício Takeda e Sousa” (28 de maio de 1988) — “Do Contra”

“Marcelo Pereira de Sousa” (1° de junho de 1998) — “Marcelinho”


“Mauricio de Sousa e Bidu” (1959)
°°°
* A “Turma da Mônica” está traduzida em vários idiomas. Nos “Estados Unidos” é: “Monica's Gang”. “Mônica” em inglês perde o acento circunflexo e vira “Monica”; já o simpático “Cebolinha, virou Jimmy Five”; “Cascão, Smudge” e a “Magali” virou “Maggy”.
Na “Espanha” é: “Mónica y Sus Amigos”. E os personagens ficaram: “Mónica, Cebollita, Cascarón e Magali (esta na mesma grafia que se escreve em português).
Na “Itália”, a turminha é conhecida por: “La Banda di Monica”. A protagonista é “Monica” (sem acento algum), enquanto os outros personagens são: “Cipolino, Cebolinha; Patacca, Cascão e Magalì (novamente da mesma forma que se escreve em português).
No “Japão”, o desenho se chama: “Monika & Furenzu”. E a “Mônica” (perde novamente o acento e leva a letra k no lugar da letra c: “Monika”); “Cebolinha” se tornou: “Seboriinha”; enquanto o sujinho “Cascão, é Kasukon” e a comilona “Magali”, agora é “Magari”. E por aí vai, em outras dezenas de países.


“Mônica Toy”

°°°
* “Mônica Toy”, é uma linguagem de desenhos de animação direcionadas ao público do Mundo todo (via Web), por isso não existem legendas, locução e/ou dublagem nas personagens.

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).