Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, nós andamos fartos de muitas coisas, não é mesmo? E isso provoca cansaço físico, mental e principalmente da alma.
Nem bem nos livramos do malfadado vírus e, percebemos que o tal do “Novo Normal” nunca existirá, pois, os seres humanos em sua maioria não mudam, nem pela dor e nem mesmo pelo amor. Resta-nos (a minoria), continuarmos insistindo em dias melhores, com um Mundo menos intolerante, preconceituoso, miserável, bélico e tantos outros tormentos, que deixam as nossas almas completamente fatigadas.
O cansaço físico e mental, descansamos com algumas horas de sono, já o cansaço da alma, este acontece e não sabermos de onde vem? - é como ficar cego de de uma hora para outra e só nos darmos conta disso, quando começamos a tropeçar nas coisas ao nosso redor.
Quando somos crianças nos permitimos aos sonhos, principalmente por sermos inocentes. Conforme amadurecemos, pouco a pouco, passamos a ter mais controle sobre as nossas próprias vidas e, sobre as atitudes e decisões tomadas. Porém, por não vivermos sozinhos no Mundo, é necessário que exista equilíbrio para alcançarmos naturalmente a tão desejada serenidade da alma e também, uma vida com possibilidade de senescência.
Mas, alcançar paz interior é um estado em que nosso equilíbrio mental precisa obrigatoriamente estar em comunhão com o entendimento do todo, seja fisicamente, intelectualmente, moralmente e até de modo cósmico. Em suma, mesmo tendo dentro de nós os mecanismos certos para lidarmos com as adversidades, nem sempre conseguimos colocar nossa existência no prumo, pois, esta habilidade só se dará por meio do controle da mente, porém, esta não é uma tarefa simples, pois, é como diz uma de minhas frases:
“A mente humana é um campo de batalha!”
O cansaço da alma vem exatamente quando deixamos de silenciar nossas mentes e passamos a escutar mais os desiquilíbrios dos outros... “As batalhas” dos outros, do que nos possibilitar ouvir o nosso sentido intuitivo... Nossas “próprias contendas”.
A paz de espírito é a felicidade do SER. Esta paz principiasse com uma alegria que vem de dentro para fora, sendo um grito estridente de liberdade, pois, só com uma espiritualidade feliz e serena, sua fadiga existencial deixará de habitar o teu SER. Do contrário, continuaremos esta “dança das cadeiras de cegueiras voluntárias”, onde só conseguimos sobrecarregar ainda mais o cansaço das nossas almas.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Snoopy” (1950), criação do cartunista americano: “Charles Monroe Schulz” (26 de Novembro de 1922 - 12 de Fevereiro de 2000).
But a magnificent text I read here and its explanations really give us pause for thought.
ResponderExcluir💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirThank you for always appreciating my writing style.
I reciprocate the affection of the words and your kisses!!!
Creo que la nueva normalidad se parece mucho a la que teníamos antes del bichito. Decir que nos dejas una buena reflexión.
ResponderExcluirSaludos.
Esperemos las escenas de los próximos capítulos amigo Tomás, porque el ser humano siempre está dispuesto a sabotearse a sí mismo y las guerras son la mejor prueba de ello.
ExcluirAdemás, este virus que se extendió por todo el mundo no salió de una lámpara mágica como el genio de Aladdin de los cuentos de hadas.
Un abrazo.
For the second year now, I have no joy, no happiness, only one fatigue because there is a war going on.
ResponderExcluirIrina
ExcluirThis is one of the reasons why I mentioned in the text that human beings learn neither through pain nor through love. We are not yet fully out of a war against the virus, and we are in this sad struggle between sister nations, which if everything goes wrong, a nuclear accident could happen.
Hugs!!!
Em primeiro lugar, gostaria de destacar a palavra senescência, que é pouco utilizada em nosso vocabulário. Você sempre tem a capacidade de destacar palavras que estão esquecidas dentro dos dicionários, utilizando com propriedade. Seguindo em frente, digo que sua posição é totalmente correta, estamos realmente exaustos com tamanhas calamidades, violências, guerras, mal-entendidos de todos os tipos, seja na vida, seja na internet. Estou sempre atento aos seus textos mais reflexivos, pois há gentileza em suas palavras e muita sabedoria vindo delas. Precisamos desistir dessa balbúrdia deliberada das atitudes humanas, que você tão justamente denominou de 'cegueira voluntária'. Por meio da inveja, do egoísmo e da ganância, os seres humanos criaram uma sociedade de pessoas intolerantes, com as quais acabamos tendo de conviver. O mundo desta forma vai de mal a pior. Meu bom amigo Douglas, já estou na Holanda com minha filha, netas e genro, mas sempre que possível estarei presente aqui. Um abraço fraterno e um bom dia das mães, para todas as suas amigas de blogue que são mamães.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirGostaria muito de estar escrevendo um belíssimo texto voltado para todas as mães que hoje comemoram esta data tão especial dedicada a elas... E digo especial, porque, no meu entendimento, “Dia das Mães” na verdade são todos os dias. Mas, tem dias que a “caneta ferve” e as palavras de humor e homenagens não saem.
Agradeço a percepção do amigo ao ler mais este texto aqui do ®DOUG BLOG e fico feliz em saber que chegou bem da viagem e agora está com tua família.
Descanse bastante e curta estes momentos aí nos “Países Baixos” (tem de dizer assim, se falar “Holanda”, os politicamente corretos se ofendem). OREMOS!
Retribuo o abraço fraterno!!!
Caro amigo Douglas,
ResponderExcluirO cansaço da alma é algo muito comum principalmente no país em que vivemos e por causa desse abismo social que desmotiva, que desanima e que faz as pessoas perderem a esperança de um futuro melhor. A falta de oportunidades, a desigualdade, as políticas que não atendem a população carente, o desespero por não conseguir emprego, pagar suas contas, ter uma vida digna, tudo isso leva a um cansaço mental que invariavelmente termina num estado de depressão permanente. Acredito que o jeito como levamos a nossa vida tem tudo a ver com o nosso psicológico, se não estamos em boa situação o lado mental também sofrerá. E como se livrar desse cansaço mental com tantas injustiças que vemos, presenciamos e somos vítimas? Complicado meu amigo, eu não tenho essa resposta. Parabéns pelo seu texto mais uma vez perfeito e necessário. Aproveito para agradecer o seu comentário no meu blog, gosto de ler as suas opiniões sempre sábias e bem colocadas.
Um abraço amigo!
Meu bom amigo Alécio,
ExcluirA fadiga está em todos, não importa quantos anos tenhamos. As crianças lidam melhor com as coisas, pois, ainda não entendem as adversidades da vida, porém, têm que conviver com adultos cansados e, dessa forma, acabam sofrendo diretamente o resultado do desgaste social das pessoas, seja em casa, na escola, com os amigos e principalmente na web, porque, qual adulto em sã consciência leva o filho ao shopping, por exemplo, e deixa a criança solta nos corredores das lojas? Ninguém faz isso. Então, por que deixar as crianças “caminharem sozinhas” na web? Isso acontece e, juro que não compreendo os pais que permitem isso.
Dentro da Filosofia (matéria que leciono), tento encontrar uma maneira de explicar os conceitos fundamentais da vida humana, mas nem sempre quem ouve está aberto a precisar de uma resposta a estas questões sobre viver melhor e fazer os outros viverem igualmente bem. Em entender que protegendo seu semelhante, está protegendo a si mesmo.
Porém, a maioria abandona o ato da escuta, preferindo se entregar aos vícios de todas as espécies e, posteriormente, precisarão de bem mais do que filosofia para retornarem desta “Cegueira Voluntária” que se permitiram entrar.
O certo é que a vida é repleta de perguntas sem respostas e, é igualmente cheia de gente teimosa na incidência de repetir os mesmos erros, sem conseguir (e por vezes), nem querer sair deles.
Retribuo o carinho das tuas palavras, o abraço e lhe desejo uma boa semana!!!
Buena reflexion te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirSiempre es un placer darle la bienvenida aquí en el ®DOUG BLOG.
Besos.
Nunca ouviu dizer que o pior cego é o que não quer ver??
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirEste é um ditado popular bem antigo e correto, mas, os espertalhões que se aproveitam da “cegueira voluntária” das pessoas, dizem outro ditado: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”.
A coisa toda no Mundo está indo para as “cucuias”... E agora, a culpa nem é mais do vírus. Estamos caminhando para a geração do: “PUTIN que pariu”.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Andamos todos cansados de tanta coisa ruim, de tantos conflitos, de tanto sofrimento, de tantas mortes. Sim, parece que a mente humana é um campo de batalha que nunca se cansa fazer mal. Parece que regredimos. Uma excelente reflexão este seu texto, meu Amigo. É um gosto lê-lo.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirO ser humano se orgulha dos avanços tecnológicos, da mais moderna inteligência artificial e, aqui está uma palavra muito correta para esta "gente torta" que se apresenta na vida: ARTIFICIAL - pois, é o modo que sempre agem estes seres incompetentes, que deveriam parar de dizer que descendem de macacos, pois, os macacos não merecem receber esta culpa hereditária. Ou alguém já viu macaco matar macaco?
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana e o beijo!!!
um post muito entresante mas aqui é assim sempre algo muito bom a ler bravo bjs saude feliz semana
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirVocê sempre traz palavras ao ®DOUG BLOG, com açúcar e com afeto.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de saúde, de uma feliz semana e os beijos!!!
Hola Douglas, me gusta mucho esa metáfora de "la mente humana es un campo de batalla" que cierto amigo, cuanta verdad encierra.
ResponderExcluirY es que la mente humano también se cansa, y estalla. Siempre compartiendo cosas buenas en tus post. Un placer leerte Douglas. Gracias por tu visita. Un fuerte abrazo hasta allí.
Amiga Carmen,
ExcluirLa pandemia debería haber dado una lección a los pueblos del mundo, pero lamentablemente la mayoría de ellos tiene muy poca memoria de las penurias y tragedias de la vida y esta guerra entre dos naciones hermanas (Rusia y Ucrania) lo demuestra.
Me alegro de que te guste mi escritura porque también aprecio tu forma de escribir.
Un fuerte abrazo para ti también y una gran semana.
venho desejar uma linda e feliz semana com muita saude tudo de bom junto dos seus bjs
ResponderExcluirOlá amiga Belinha,
ExcluirDesejo igualmente para ti e tua família uma continuidade de semana com saúde, bem saborosa e temperada.
Retribuo o carinho e os beijos!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirÓtima postagem, estamos vivendo tempos trabalhosos, o mundo precisa de uma revolução de amor, um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
ExcluirApesar dos pesares, eu não sei se sou teimoso ou otimista, mas, ainda acredito na melhoria dos seres humanos.
Oxalá que isso aconteça logo.
Retribuo o carinho das palavras e o forte abraço!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirDemoro mas não falho.
O mundo não deixou de estar virado, só piorou.
Às vezes eu para ter paz de espírito, eu silencio.
Gostei do texto, nos faz refletir, isso pra quem quer.
"A alma humana têm espelho torto. Às vezes somos tão míopes."
Boa tarde e feliz semana.
Beijos!
Amiga Lúcia,
ExcluirÉ sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
Sobre o texto: analisando as características que estigmatizam os seres humanos na permanência desta "cegueira voluntária", onde as interações e intenções das pessoas estão sempre na direção da ansiedade e do espírito coletivo em busca das mudanças que nunca acontecem para melhor, pois, na realidade, as pessoas estão cada dia mais individualistas, onde o melhor amigo do homem já não é mais o homem, mulher ou até um cão, o melhor amigo dos “cegos voluntários” é um interruptor para carregar seu Smartphone.
Tempos modernos e ilógicos este em que vivemos.
Que sua semana siga suave.
Retribuo os beijos!!!
Querido amigo Douglas, muito boa reflexão em seu texto que mostra mesmo o quanto que há de cansaço de alma, mental e físico também, as pessoas estão energeticamente em estado limítrofe!
ResponderExcluirA paz só pode ser compartilhada quando há, mas não é o que se percebe né mesmo?
Também sinto o quanto que pessoas em estado de desequilíbrio mental,em consequência do efeito colateral do vírus, pois ainda vai demorar para se sentir o " novo normal", a ansiedade é o mal que afeta muitos, sensibilidade é o que te faz escrever sobre tudo isso, pode até se dizer sensitividade, és sensitivo e isso ainda vai ficar por muito tempo, sei disso porque também sinto as energias que causam tanto cansaço na alma!
Vamos nos animar, pois ainda se pode tentar sentir esperança no porvir!
Amei ler aqui, como sempre!
Abraços apertados querido amigo!
Amada amiga Ivone,
ExcluirO ser humano acredita piamente que se nos organizarmos conseguiremos evitar problemas, mas qual o quê?!
Observando o exemplo do vírus, que chegou, se instalou e ainda não acabou completamente, tenho certeza de que planilhas e horários agendados, não impedem ou antecipam os acontecimentos da vida, onde pouca coisa depende de nós, apesar de acreditarmos no contrário.
Então, fazer previsões para daqui a dez anos é bobagem, os acontecimentos da vida não estão nos permitindo fazer previsões para dez dias... Dez minutos... Pois, vivemos no limite, na borda do Mundo, em uma linha tênue, onde um pequeno erro basta para a nossa saúde física e psicológica ficar abalada. Mas, quando nos postamos naquela linha além da qual não podemos ir, a alma se torna um elefante preso dentro de uma loja de cristais.
Espero que o tempo melhore por si só, porque o “Novo Normal” foi vitimado pelo “Covid”... Triste fim.
Retribuo o carinho das tuas palavras e os abraços apertados!!!
Hola Douglas, me pasé por tu blog de frases, buen compendio de ellas, pero no se puede dejar comentarios.
ResponderExcluirUn abrazo amigo.
Si juan,
Excluirhttps://frases-dougblog.blogspot.com
Es un espacio de sólo lectura. Los comentarios deben hacerse aquí en el ®DOUG BLOG.
Pero espero que hayas disfrutado de mi página de frases y vuelvas para otras lecturas, ya que siempre aparecen nuevos nombres en la lista de autores.
Un abrazo.
Si te agrada la jardinería estas invitado ami otro blog: www.unjardinsostenible.com
ResponderExcluirUn abrazo y buen fin de semana Douglas.
Juan,
ExcluirPróximamente visitaré tu otro “blog”.
Un abrazo y buen fin de semana para ti también.
Querido amigo, li tudo, tudo, tudo...
ResponderExcluirE sem conseguir dizer tudo o que pretendia, deixo-te um abraço do tamanho do mundo.
Minha querida amiga Teresa,
ExcluirNada é preciso dizer... Entendo-te bem.
Pegue um destas “cadeiras” que as pessoas teimam importunamente em dançar ao redor delas, sente-se e descanse ao lado das tuas netas, pois, esta é uma geração ainda livre das decepções mais agudas do ato de viver em sociedade (seja presencialmente ou de modo virtual).
Retribuo o teu abraço do tamanho do Mundo!!!🌹