As coisas da vida precisam ser facilmente entendidas até por uma criança de 6 anos, do contrário é como você estar com o carro quebrado no meio da estrada e só lembrar do telefone do seu cardiologista.
Os adultos são tão cheios de sabedoria, mas, se desesperam por pouca coisa e em frações de segundos... Sim, pois, de que serve lembrar o número do telefone de um médico numa situação destas? Seria o mesmo que tratar do coração com um mecânico.
Já uma criança, mesmo bem pequena, que seja atenta e esperta, pegaria o celular do pai (ou do adulto), ligaria para o médico e pediria a ele o telefone de um mecânico... Simples assim!
Eu aprendi com a vida que o melhor dia que existe é hoje, pois, o ontem virou fumaça e o amanhã são devaneios e suposições.
É preciso sonhar, fazer planos, mas, antes das lubricidades da vida, precisamos primeiramente existir, pois, morrer é inevitável, se tornar existente e resistente no Mundo sem a necessidade de ataraxias, é que são elas.
Pertencemos a épocas diversas, de muitas transformações e contrastes. “Charles Chaplin - Carlitos”, nos disse tanto, sem precisar proferir uma única palavra em seus filmes. Assistimos ao nascer da Internet, onde aqui, hoje, nos comunicamos de maneira instantânea, mas, anos antes, pela televisão, muitos de nós fomos testemunhas daquela absurda e inacreditável descida do homem na Lua¹, com o pé direito, provando que as superstições humanas são interplanetárias.
Hoje também nos deslocamos em modernos aviões que encurtam distâncias e também morremos da queda deles, provando que nada é mesmo perfeito. Mas, encaro tudo com normalidade, pois, a inteligência, em última análise, é a capacidade de adaptação.
Se escrevemos, existem vários motivos para isso: talento, solidão, desabafo, necessidade de “ser escutado”, porém, os escritores mais verdadeiros são aqueles que veem a linguagem não como um processo linguístico, mas, como um elemento vivo nele mesmo.
Não somos aves migratórias. Aliás, muitos que residem nas grandes urbes, em vários países do Mundo, encontram-se “presos em suas gaiolas”. Então, devemos seguir aquilo que diz o nosso coração e a nossa consciência, pois, como diz a “bruta certeza”, da canção que faz parte desta publicação: “... a vida humana na Terra não é bem uma viagem de férias”.
Assim sendo, quem acende uma vela não pretende se aquecer, mas sim, quer ser o primeiro a se beneficiar da claridade para iluminar seu caminho, pois, é sabedor que para administrar as premências da vida, não existe uma bússola que nos indique o Norte.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Arte animada inicial da postagem ®DOUG BLOG, baseada no ator britanico: “Sir. Charles Spencer Charlie Chaplin Jr. - Carlitos” (16 de abril de 1889 - 25 de dezembro de 1977).
¹ No dia (20 de julho de 1969), o astronauta norte-americano: “Neil Armstrong” (5 de agosto de 1930 - 25 de agosto de 2012), se tornou o primeiro homem a pisar na Lua (às: 23h56 - horário de Brasília), ao desembarcar do módulo lunar - “Apollo XI”, deixando a marca de seu calçado na Lua e depois, proferindo a famosa frase: “That's one small step for man, one giant leap for mankind! - Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade!”
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
“Manhã dos 33” (1986) — “Marcus Viana
(13 de agosto de 1953)
& Sagrado Coração da Terra”
♫Às vezes eu tenho uma leve impressão
Às vezes é uma bruta certeza
De que a nossa vida na Terra não é bem uma viagem de férias
Nascemos pelados, sem nada, sozinhos
Com o fogo do sol nos olhinhos de neném
E ninguém pode nos consolar da fome enorme
Que é viver da imensa dor que é nascer na Terra (Na Terra)
Saudade (da luz) das estrelas (Saudade)
Saudade
Estrela (Estrela).
Tudo vem, passa por nós e se vai
Sonhos e planos, fracassos, vitórias
O bem e o mal
Pesadelos e os sonhos bons
Nada mais restará na corrente dos anos
Que ainda tentamos deter a todo custo nas mãos
Se tudo e todos que amamos se vão
Meu amor, segura firme a minha mão
A mente e o corpo
Tão breves, são ilusões
Só restará ao coração a vela de um barquinho
No oceano infinito do tempo a vogar.
E na branca manhã dos meus 33
Eu tive uma bruta certeza de que a vida humana na Terra
Não é bem uma viagem de férias.
Tudo vem, passa por nós e se vai
Sonhos e planos, fracassos, vitórias
O bem e o mal
Pesadelos e os sonhos bons
Nada mais restará na corrente dos anos
Que ainda tentamos deter a todo custo nas mãos
Se tudo e todos que amamos se vão
Meu amor, segura firme a minha mão
A mente e o corpo
Tão breves, são ilusões
Só restará ao coração a vela de um barquinho
No oceano infinito do tempo a vogar.♫
Buena reflexión. Me gusto el video. Gracias por preocuparte de mi salud. Ya estoy mejor. Muy pronto publicaré de nuevo. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirEl ®DOUG BLOG también es tu hogar. Ven aquí cuando quieras.
Salud para ti querida. Cuídate, eso es lo que realmente importa.
Besos.
Viver hoje, intensamente.
ResponderExcluirCompletaria ontem 50 anos um bom amigo que partiu num momento há já três anos.
Sem aviso, sem nada que o fizesse prever.
Abração, bfds
Caro Pedro,
ExcluirExiste um motivo e não uma motivação para estarmos vivos. Porém, não adianta perdemos tempo tentando entender qual é a nossa missão nesta vida... Continuemos navegando como bem disse “o multifacetado e atormentado Pessoa”, pois, “navegar é preciso... Viver não é preciso”. Mas, como navegar sem estar vivo? Só uma coisa morta segue a correnteza. Temos que nos manter vivos para continuar nadando de braçada.
Retribuo o abração e o desejo de bom final de semana!!!
You are a wise man with words, my friend. How much sensitivity there is in your texts.
ResponderExcluirSilent film idols like Chaplin certainly tell us a lot.
The video with the song is spectacular.
💋 Kisses 💋
Theda Bara,
ExcluirThank you for appreciating the publications here on the ®DOUG BLOG, I have also been following your “blog” and I tell you that it turned out very good and beautiful.
About wisdom, we always learn from each other, this is the great and true meaning of life.
I return your kisses!!!
Reflexionar sobre el tema nos da indicaciones de que vivir es cosa nuestra pero que no somos los guionistas de la película, si acaso podemos modificar algun párrafo.Abrazos
ResponderExcluirEster,
ExcluirSiempre estamos filosofando, divagando sobre nuestra existencia en el Mundo y la conclusión a la que llegamos es aún más dudosa.
Creer en un Dios que creó todo ya todos o no creer no es el problema... El problema es que, creyendo, tenemos que tratar de entender las señales y practicar nuestro libre albedrío.
Un abrazo y un buen fin de semana.
Such wisdom! Thanks so much! Here's to a fabulous March and more💖💚🍀
ResponderExcluirEllie,
ExcluirMarch is a magnificent month... My birthday month... A month of deserved tributes to you women.
Thank you for finding me wise... Intelligence was not made to be kept in vaults, but to be shared.
Thanks for the kind words. Kisses!!!
la vida esta llena de reseñas y tu nos dejas unas cuantas.
ResponderExcluirsaludos.
Tomás,
ExcluirCuestionar y poner la cabeza a trabajar siempre resolverá la mayoría de nuestros problemas y dudas
Un abrazo y buen fin de semana.
Oi Douglas! Adorei sua visita em meu blog, volte sempre! Gosto muito do que você escreve, faz a gente pensar. Um abraço e bom fim de semana! :)
ResponderExcluirQuerida Ane,
ExcluirVamos sempre agindo e interagindo em nossos “blogs”, mantendo esta boa amizade, que mesmo sendo virtual, é valiosa.
Retribuo o carinho das palavras, o abraço e o desejo de bom fim de semana!!!
Meu sapiente amigo Douglas, você é um portento de cultura. Suas palavras entranham em nossas mentes desfazendo dúvidas que nos amofinavam as ideias. A vida não é mesmo escrita sobre quimeras, assim de nada adianta nos abespinharmos com as dúvidas do viver, pois a vida é construída mesmo nos detalhes, e isso um mestre filósofo como você, sabe melhor que qualquer outra pessoa. A metáfora da criança resolvendo o problema, tomando a decisão de maneira rápida e assertiva está perfeita, pois essa passagem de seu belíssimo texto nos revela a autoridade existente no saber, seja lá em que fase da vida estivermos. Parabéns por mais essa crônica reflexiva que sempre coloca os seus leitores lhe aplaudindo de pé. As imagens e o vídeo, como sempre, estão bem relacionados ao assunto central. Um fraterno abraço.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirQue as nossas “Quimeras” venham somente do monstro mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente, que faz parte do lúdico e imaginário de todos nós.
Sobre a esperteza e expertise das nossas crianças, elas são mesmo a única saída para um Mundo melhor, principalmente diante dos adventos tecnológicos (cada dia mais modernos) e que as nossas crianças dominam com técnica e talento inigualáveis.
O senhor como sempre é aurívoro com as palavras amáveis aqui com este teu amigo.
Retribuo a magnanimidade das tuas palavras e o fraterno abraço!!!
Olá amigo Douglas.
ResponderExcluirBoa crônica, "resenhas da vida"
Vivemos assim, uma mistura de tudo e de nada.
Não teria importância se só lembrasse do telefone do médico, pois dependendo da idade, são tantas as ligações para ele, que foi o único de que sobrou na memória. (brincadeira a parte).
Somos humanos e complicados.
Não sabemos a que viemos, mas alguns arriscam (tolice).
Gratidão pelo comentário e visita no meu cantinho.
Beijos, bom final de semana.
Boa noite.
Amiga Lúcia,
ExcluirEnquanto a maioria das pessoas sonham sem realmente desejar colocar os seus sonhos em prática, permanecendo em total entorpecimento vital... Poetas “suicidam seus versos” e depois caminham pelas ruas da “cidade blogosfera”, usando só o calcanhar, tudo para ver as novidades de “Esaú e Jacó”.
Brincadeiras à parte, como bem disse “Guimarães Rosa”:
“Eu quase nada não sei... Mas desconfio de muita coisa!”
E assim somos, quase nada sabemos e desconfiamos muito de tudo e de todos.
Retribuo o carinho das palavras, os beijos e o desejo de bom final de semana!!!
Um pouco de cada...tal como a vida!
ResponderExcluirBom domingo 😘
Amiga Gracinha,
ExcluirE assim vamos “remando nosso barquinho do viver”, utilizando uma pequena colher de café, para que os dias passem com menos velocidade.
Um bom domingo também para ti. Beijos!!!
amigo como sempre lindo post sempre muito bom ler o que escreve bjs feliz domingo saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirFico feliz que goste de ler com frequência as crônicas, textos, homenagens, ditados populares, etc..., publicados aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo os beijos, o desejo de saúde e que a tua semana seja suave!!!
Uma crónica excelente, cheia de motivos de reflexão. Sim, devemos viver cada dia e aproveitá-lo como se fosse o único. Gostei muito do poema.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirPenso que se vivemos com a incerteza do fenecer, definitivamente não devemos nos preocupar com isso.
Tem uma frase minha que diz:
“Morrer é fácil, saber viver nesta gangorra que o Mundo se apresenta, tornou-se uma tarefa hercúlea!”
Vamos vivendo no “conta-gotas”, sem pressa de chegar onde quer que seja.
Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Olà Dou, acho muito interesante ista postagem. Ha paragrafes que suscrivo totalmente. A inteligencia como capacidade de adaptaçom.
ResponderExcluirA comunicação sem palabras...
Um praçer ler o que pensa e escreve.
Meu desejo de uma boa semana.
Amiga Beatriz,
ExcluirFico feliz que goste da minha maneira de expressar os fatos da vida, saiba que a recíproca é verdadeira.
Eu acredito na filosofia que ensino, onde no remanso muitas vezes exitam mais palavras que nos dicionários, pois a definição de filosofia, é o amor pela sabedoria... E sábios tentam dia a dia se adaptar ao que é hodierno.
Retribuo o desejo de uma boa semana e lhe deixo um carinhoso beijo!!!
Olá amigo Douglas,
ResponderExcluirE a vida passa tal qual um filme, diante dessas tuas sábias considerações. Que clareza! Perfeito !!
Enquanto isso sigo viva tateando meu caminho.
Agradeço , amigo, os teus gentis comentários no meu blog, pois
é sempre um prazer ter um leitor você
Desculpa-me pelas ausências , tenho tido problemas de saúde na familia, porisso ando um pouco afastada...
Beijos
Minha querida amiga Vilma,
ExcluirA vida é feita de escolhas, de amparo, de ajuda recíproca. Só os tolos acreditam que viver é “dar e receber” no imediatismo inconsequente, pois, quem planta uma árvore hoje, não pode esperar que amanhã ela lhe devolverá os frutos. E nas relações pessoais precisamos cativar nossas amizades diariamente, senão findam.
Amanhã no “Dia Internacional da Mulher” irei publicar este valor que precisa existir nas amizades. Mas, leia quando puder, faça as coisas no seu tempo. Aqui no ®DOUG BLOG não cobro a presença dos meus amigos, leitores e seguidores, todos são sempre bem-vindos.
Ainda me lembro que o ®DOUG BLOG foi um dos primeiros “blogs” que tu marcastes para seguir. Agradeço o teu apreço.
Vou lhe indicar a leitura desta postagem de Dicas ®DOUG BLOG, mas, repito, leia quando puder. Deixo o link:
https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/04/dicas-de-como-manter-o-seu-blog-bombando.html
Retribuo o carinho das palavras e os beijos!!!
Bom dia, amigão!
ResponderExcluirVim deixar-te mil abraços e beijos. Apenas e só.
Te amo. 🥂💚
(voltarei para colher várias pétalas do teu excelente texto)
Minha querida “jardineira”,
ExcluirTu és sempre bem-vinda no ®DOUG BLOG.
Obrigado pelo amor e carinho dedicado a este teu amigo. A recíproca é verdadeira.
Hoje publiquei justa homenagem para todas as mulheres do Mundo, no ®DOUG BLOG.
Beijos!!! ❤_(ヅ)_/¯¯