Eu não acredito em sorte, azar, destino, sina. De contrapartida, creio na soberba, na arrogância e na falta de educação de certas pessoas. Creio também, no desnecessário e desorganizado “Complexo de Superioridade” de quem gosta de apontar o dedo para os outros dizendo pretensiosamente: 💬 Você não entende!
Quem diz isso, está colocando a outra pessoa em condição de estupidez. A pessoa que escuta algo, na realidade, na maior parte das vezes, até entende o que é dito a ela, podendo no entanto, não concordar com aquilo que escutou, preferindo assim, não dar uma resposta.
O “Complexo de Superioridade”, é uma condição do “dedo em riste”, que direciona um dos interlocutores da conversa, na errônea crença de ser melhor que os outros em tudo, no que diz, pensa e faz.
Estas pessoas que agem desta maneira, não passam de impostores comportamentais, que outrora foram estudados sistematicamente pelo psicólogo austríaco, Alfred Adler (7 de fevereiro de 1870 - 28 de maio de 1937), fundador da “Psicologia do Desenvolvimento Individual”, que cunhou o termo: “Complexo de Superioridade”, em meados do século XX, quando queria se referir a pessoas soberbas.
Quem quiser apontar o dedo para algo, que aponte na direção da luminosidade do Planeta Vênus¹, pois, tentar compreender estas “pessoas perfeitinhas”, que acreditam ser a única estrela no Céu, eu até tento, porém, tenho todo o direito de não estar de acordo com aquilo que tais pessoas dizem, pois, nada está escrito mesmo, nem na “Estrela d’Alva” e nem em qualquer outra estrela.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d’Alva) ou estrela da tarde (Vésper).
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
“As Pastorinhas” — “Elizeth Cardoso”
(16 de julho de 1920 - 7 de maio de 1990)
♫A Estrela d'Alva
No Céu desponta
E a Lua anda tonta
Com tamanho esplendor
E as pastorinhas
Pra consolo da Lua
Vão cantando na rua
Lindos versos de amor.
Linda pastora
Morena da cor de Madalena
Tu não tens pena
De mim que vivo tonto com o teu olhar
Linda criança
Tu não me sais da lembrança
Meu coração não se cansa
De sempre e sempre te amar.♫
°°°
♪“As Pastorinhas”, que primeiro foi nominada de: “Linda Pequena”, é uma canção composta no ano de (1936), por: “Carlos Alberto Ferreira Braga - Braguinha” e “Noel de Medeiros Rosa” (11 de dezembro de 1910 - 4 de maio de 1937), sendo lançada no Carnaval de (1937), ano da morte de “Noel Rosa”, porém obteve maior sucesso, um ano depois, no Carnaval de (1938).
La suerte es la que tu te trabajas, y el complejo de superioridad tiene entre otros el problema de que quien lo padece no lo reconoce, ni siquiera sabe que lo sufre y creo que es contagioso. Gracias por hacerme pensar, y por una estupenda entrada. Un abrazuco
ResponderExcluirEster,
ExcluirUn error no justifica otro. Los que son orgullosos deben volver a la realidad y dejar de menospreciar a sus semejantes.
El mundo está lleno de fanáticos, porque nos estamos acostumbrando a que se conviertan en “plantas carnívoras en maceta” que adornan nuestra sociedad.
Un abrazo y buena semana.
Another magnificent text, full of philosophical and psychological knowledge of social behavior where some people are becoming toxic.
ResponderExcluir💋 Kisses 💋
It is always a pleasure to welcome you here at ®DOUG
ExcluirBLOG, Theodosia.
I'm glad to know that you appreciate my way of writing.
I return your kisses!!!
Buena reflexion creerse mucho a veces hace daño al igual que creerse poco. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirMe alegro que este texto haya agradado tu percepción social, porque, todo en la vida es cuestión de sentido común.
Nadie es igual, pero preferimos estar con personas que se comporten con respeto antes que con arrogancia. Incluso porque, los que se creen mejores que los demás suelen ser personas tristes.
Un beso y buena semana.
Para essas pessoas tenho sempre um comentário - o célebre pois.
ResponderExcluirNão é sim, nem não, nem nim.
É pois, que em bom rigor não é porra nenhuma.
E é isso que merecem.
Um abraço
Caro Pedro,
ExcluirEsta frase de minha autoria que vou citar, creio que o amigo irá gostar:
“A melhor forma de se vingar de alguém é nada dizer, nada fazer. É deixar quem lhe ofendeu na expectativa perene de um contragolpe, que esta pessoa irá esperar dia após dia, sem que nada aconteça!”
Um abraço e boa semana!!!
Hello, Doug! Have a nice week!
ResponderExcluirИрина Полещенко,
ExcluirHave a good week with your beloved kittens!!!
¡Qué artículo tan bueno sobre la prepotencia de algunas personas y tus aportes con la cita de Adler ! Pero además, habiendo puesto música, he disfrutado, sobre todo porque no conocía la canción. . ,.
ResponderExcluir. . . ¡ ¡ ¡ M a r a v i l l o s a ! ! ! 😎🍊🤗💎
Juan,
ExcluirCiertas personas se vuelven tóxicas consigo mismas por ser arrogantes.
Me alegra que hayas disfrutado esta publicación aquí en el BLOG DE ®DOUG y que también hayas disfrutado de la música.
Un abrazo y buena semana!!!
Algunos más bien son dignos de lástima, pues ni reconocen ni se suelen dar cuenta de ese complejo de superioridad que suelen mostrar. Hacérselo ver muchas veces es fundamental.
ResponderExcluirUn abrazo.
Juan Sarabia,
ExcluirLas personas arrogantes se aíslan en la sociedad en algún momento. No es de extrañar entonces, el gran aumento de usuarios en las “Redes Sociales”, donde todo el mundo es presentado ficticiamente como perfecto, lo que no es más que un “complejo de superioridad cibernética”.
Un abrazo.
Acredito em quem trabalha e quem merece o que tem... e se sentir orgulho nisso... 👏👏👏😘
ResponderExcluirÉ vero amiga Gracinha,
ExcluirNada melhor que conquistar as coisas com os nossos esforços e atitudes voltados sempre para o bem.
Aguardo os teus próximos olhares aqui no ®DOUG BLOG!!!
Que gran verdad nos dejas hoy diciendo que hay personas que se creen el centro del universo.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirEstas personas arrogantes se vuelven insufribles.
Pero en la vida no elegimos nada concreto, todo en su mayor parte son conjeturas, desde el momento del nacimiento hasta la muerte. De esta manera, siempre habrá personas en la vida que se crean mejores que otras personas, aún en este mundo globalizado en el que vivimos, donde si pecamos, no podemos admitir que es por falta de información.
Un abrazo y buena semana.
Olá, querido amigo jornalista Douglas,
ResponderExcluirPessoas com complexo de superioridade é simplesmente insuportável. É dificil a convivència em todo e qualquer ambiente.
O seu texto é maravilhoso e trata muito bem da questão. Parabéns!
Feliz semana!
Beijos Meus!
Minha querida amiga Vilma,
ExcluirEsta gente que imagina ser melhor e maior em questões éticas que outras pessoas, deveria tomar o “medicamento imaginário - Semancol”, quem sabe assim de imaginário em imaginário, “ELES” não acabem “se mancando”... Caindo na realidade que arrogância é também falta de educação e cultura?
Retribuo os beijos e o desejo de feliz semana!!!
Hola Douglas, los que tienen ese complejo pienso que no tienen la capacidad para darse cuenta de lo que les ocurre. Tienen el ego demasiado alto, y no entiendes más. Gracias periodista por lo que compartes, Feliz resto de semana. Abrazo
ResponderExcluirCarmen,
ExcluirLas personas son complejas por naturaleza. Todo lo que se dijo sobre la empatía durante el largo período de la pandemia se ha perdido, porque ahora, en la pospandemia, ciertas personas no han aprendido nada de ella, no han tomado una lección de vida para ser mejores.
Desafortunadamente, todavía vemos un mundo donde la gente del mismo país hace la guerra; donde hay intolerancia religiosa en países islámicos que también silencian a sus mujeres; donde hay desigualdad social, de género y étnica; este mundo donde los llamados seres humanos destruyen la naturaleza y contaminan el agua.
En fin, como dicen: hay gente que no cambia y ni se esfuerza por ello.
Un abrazo y que tu semana sea feliz.
mais um lindo post bravo desejo uma linda e feliz semana bjs saude
ResponderExcluirOlá, amiga Belinha,
ExcluirObrigado por sempre ler atentamente as publicações aqui do ®DOUG BLOG.
Retribuo o beijo, o desejo de saúde e de uma linda semana!!!
Olá Douglas.
ResponderExcluirConheço muito bem esse complexo de superioridade,
Tenho amigas que tem isso, e é bem irritante,
pois a pessoa só quer falar de si mesma, só se elogia o tempo todo, não sei bem se é uma necessidade ou exibicionismo escancarado,
mas fazer o que né, o melhor a se fazer é dar um exemplo de humildade escutando a pessoa e não falando nada de si mesmo.
Gostei da canção.
Abraços e boa noite, amigo Douglas. Feliz Páscoa.
Minha “pequerrucha” amiga Larissa,
ExcluirGente nasceu para ser feliz e simples. Mas, dizendo isso, não falo em desapego dos bens materiais e nem das coisas tolas da vida. Só acredito que SER é mais importante que TER.
Eu também tenho conhecidos que agem com soberba, mas, como disse no texto, tento entendê-los, embora não concorde com eles.
Retribuo os teus doces “abraços Pascoais!!!”
Creerse mucho perjudica las relaciones sociales...
ResponderExcluirKinga,
ExcluirLa vida es para mirar con buenos ojos, pero hoy en día miramos todo bajo el microscopio, porque hay mucha intolerancia en ciertas personas.
Un abrazo.
Bella imagen que solo con mirarla te crece un sentimiento de pena y dolor
ResponderExcluirUn abrazo
Lola,
ExcluirBienvenido al ®DOUG BLOG.
Me alegra que hayas disfrutado el contenido que se encuentra aquí.
Un abrazo y un buen fin de semana.
Un saludo
ResponderExcluirque tengas un feliz fin de semana
Lola,
ExcluirQue tengas un feliz fin de semana también.
Un abrazo.
Boa Tarde, amigo Douglas,
ResponderExcluirHá muito "boa gente" com esse complexo de seperioridade. São de facto pessoas que se julgam mais que as demais, o que me causa alguma perplexidade, pois na verdade esses tais, não passam de convencidos. Por isso mesmo, tem o meu desprezo.
Excelente texto, amigo Douglas.
Grato pela visita, e gentil comentário no meu cantinho.
Deixo os meus votos de um feliz fim de semana, com muita saúde.
Abraço fraterno.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Meu bom amigo Mário,
ExcluirEstas pessoas que levam suas “verdades hipócritas” como lema de vida, são muito infelizes.
Eu tento dentro da Filosofia, falar das boas e adversas sensações humanas. Porém, não sou dono da verdade (ninguém é). Assim sendo, se aconselhar estas pessoas é pregar no deserto, entendo, assim como o amigo também entende, que a melhor coisa a faz é desprezar este tipo de gente.
Fico feliz que tenha gostado de mais esta publicação aqui do ®DOUG BLOG.
Retribuo o abraço fraterno e o desejo de um feliz fim de semana com muita saúde!!!
Meu sábio amigo Douglas, desculpe ter ficado afastado do seu blog, esses dias, peguei uma gripe muito forte e mesmo vacinado, a danada da gripe me derrubou. Sobre o seu texto, que mais uma vez está supimpa, digo que quem tem o rei na barriga, colocando-se numa espécie de pedestal social imaginário, nunca tem razão, porque nesta vida ninguém é superior ao outro, e você que é um homem inteligentíssimo, sabe melhor do que ninguém isso, porque estou ciente do seu senso de justiça com todos que estão caminhando contigo, ou até mesmo ao seu redor. Não gosto de gente que tem orgulho de algo que não existe, quero pessoas assim longe de mim. A canção 'As Pastorinhas' é primorosa, principalmente na voz desse portento que foi Elizeth Cardoso. Termino dizendo que os seus desenhos e montagens também estão magníficos. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre professor Ruy Barbosa,
ExcluirPrimeiramente, espero que o amigo se recupere 100% desta gripe.
Sobre o texto, estas pessoas soberbas são irritantes e desconcertantes. A vida era para ser mais simples, mas, certas pessoas complicam demais as relações sociais.
Quanto a “Elizeth Cardoso”, não é à toa que ela foi denominada de: “Divina”.
Retribuo o carinho das tuas palavras e o abraço fraterno!!!
Douglas, é difícil a comunicação humana.
ResponderExcluirTanto quando alguém nos coloca na condição de estúpido;e também, quando nem escuta e já diz que o outro não só vive tentando justificar o injustificável.
O fato é que se alguém não está disposto a ouvir,evite falar de certos assuntos.
O silêncio continua sendo valioso,evita discussões desnecessárias.
Xeru e volto qualquer hora.
Olá Valdelice,
ExcluirA comunicação é simples, as pessoas é que gostam de complicar tudo o tempo todo.
Qualquer pessoa que tente tornar alguém em estúpido já apresentou, por si só, seu ego inflado de total ignorância.
O silêncio para certas coisas na vida, vale certamente o seu peso em ouro, mas, é quase impossível e até utópico viver numa sociedade regida pelos conceitos dos “três macacos sábios”: 🙉 “Mizaru — Não dê ouvidos ao mal”; 🙈 “Iwazaru — Não veja o mal” e 🙊 “Kikazaru — Não fale o mal.”
BatBeijos!!!〴⋋_⋌〵