㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 2 de outubro de 2021

“Elementar Meu Caro Doug!”

De onde surgiu este vírus nefasto? Quando esta pandemia irá acabar? As vacinas são mesmo eficazes e teremos de tomar novas doses anualmente? Existirá um “Novo Normal” no Mundo, onde poderemos viver sem máscaras? Estas perguntas, só mesmo o “detetive dos detetives, Sherlock Holmes”, poderá responder sem titubear.
   
A popularidade e fama de “Holmes”, se apresenta tão grandiosa, que foi dado a ele, pela “Rainha Elizabeth II”¹ (21 de abril de 1926), o título de “Sir”². Por este motivo, muitos acreditam que “Sir. Sherlock Holmes”, não é um personagem fictício, mas sim, que teria sido mais um honrado cidadão britânico, que marcou seu nome na história. Tanto é assim, que um dos endereços mais famosos de “Londres: 221-B Baker Street” (fictício nas histórias), hoje existe e abriga um museu com o nome do personagem. 
    
A carreira deste ilustre “cidadão da ficção”, que em muito contribuiu (e ainda contribui), para a qualidade da literatura britânica, teve sua origem, nas mãos do médico e escritor: “Sir. Arthur Conan Doyle” (22 de maio de 1859 - 7 de julho de 1930), com narrativas recheadas de “maneirismos”, pois, o detetive “Holmes”, mesmo tendo sido criado por um médico, mantém alguns vícios, entre eles, fumar um “cachimbo Peterson”. O detetive é também vaidoso em seu estilo, trajando sempre uma capa xadrez por cima do elegante terno, combinando com sua boina “Deerstalker Cap” (modelo de seu típico chapéu). 
   
O investigador vive (na literatura), no final do século XIX e início do século XX. Sua primeira aparição foi na revista: “Beeton's Christmas Annual”, na história: “Um Estudo em Vermelho”. Em (fevereiro de 1891), o romance: “O Sinal dos Quatro”, foi publicado em outra revista: Lippincott’s Magazine”. Em (junho de 1891), “Sherlock Holmes” é lançado na revista: “Strand Magazine”, com o conto: “Um Escândalo na Boêmia”. Esta obra obteve tanto sucesso, que garantiu a “Holmes” um longo tempo de publicações nesta editora. Surgiram até (1927), textos adicionais, totalizando 4 romances e 56 contos, com quase todas as suas histórias narradas nas eras “vitorianas e eduardianas”³, entre (1880 e 1910). 
    
As investigações do detetive, se passam entre vários cartões-postais de “Londres”, onde ele “faz um tour pelas ruas: “Fleet Street, Oxford Street, Strand, Pall Mall e Tottenham Court Road”.
   
“Sherlock Holmes” não é o primeiro investigador dos romances policiais, contudo, é famoso por utilizar na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva. Sua habilidade para desvendar crimes aparentemente insolúveis, inspiraram até mesmo os experientes agentes da famosa polícia britânica “Scotland Yard”. Assim, a alcunha de “Holmes”, foi transformada em sinônimo de detetive investigativo de excelência, sendo indiscutivelmente o mais notório de todos, estando listado até no “Guinness World Records”, sendo o personagem de ficção policial, mais retratado da história.  
   
Considerado um ícone da cultura britânica, “Sherlock Holmes” e suas histórias investigativas, sempre tiveram um efeito profundo e duradouro sobre a escrita de mistério da cultura popular, principalmente no “Reino Unido” (habitat natural do detetive). 
   
Seus contos originais oriundos dos livros, foram adaptados para palcos e peças de rádio, televisão, filmes, jogos de tabuleiro, videogames e algumas outras mídias digitais mais recentes, mas, tudo tendo início há mais de um século, sendo relatado por diferentes autores e fãs do detetive.  
    
O personagem tornou-se tão famoso, que chegou a obscurecer seu criador, pois, raramente ouve-se falar em “Holmes” como o personagem criado por “Conan Doyle”, mas sim, de “Doyle” sendo o homem que criou o detetive “Sherlock Holmes”, uma prova certeira, de que muitas vezes, “a arte imita a vida” e não vice-versa, como dizia: “Oscar Wilde”⁵ (escritor irlandês, que foi citado algumas vezes por “Sherlock”, em suas tramas). 
   
“Sherlock Holmes” aparece sempre ao lado de seu fiel biógrafo, companheiro e amigo, “Dr. John Hamish Watson”, com quem divide suas investigações, dizendo quando soluciona cada um de seus casos: 

“Elementary, my dear Watson!” 
(“Elementar meu caro Watson!”)
°°°
¹ A “Rainha Elizabeth II” faleceu em: (8 de setembro de 2022), no “Castelo de Balmoral, na Escócia - Reino Unido”.
°°°
² “Sir” (Senhor, em inglês), é o tratamento destinado aos “Cavaleiros da Ordem do Império Britânico”, que servem à nobreza.
°°°
³ Na história do “Reino Unido”, a “Era Vitoriana”, foi o período do reinado da “Rainha Alexandrina Victoria” (24 de maio de 1819 – 22 de janeiro de 1901) - reinado que durou de (junho de 1837), até sua morte em (janeiro de 1901). Este período, finda no período “Eduardiano - Rei Eduardo VII” (9 de novembro de 1841 - 6 de maio de 1910) - que sucedeu sua mãe (marcando o fim desta era). O reinado de  “Eduardo VII”, durou de  (1901 a 1910), e a sua segunda metade coincide com o começo da “Belle Époque na Europa”, que consiste no ato da reforma cultural europeia de (1832), como a marca do verdadeiro início de uma nova geração de civilidade e conhecimento.
°°°
 O “Guinness World Records” é uma edição publicada anualmente, idealizada por: “Sir. Hugh Eyre Campbell Beaver” (4 de maio de 1890 - 16 de janeiro de 1967), em (1955), qual contém coleções de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza.
°°°
 “A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida!” - “Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde” (16 de outubro de 1854 - 30 de novembro de 1900).




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).