㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

“Ano Sabático”

Desde o começo desta pandemia, estamos todos nesta luta incansável no combate ao vírus. Nós jornalistas e docentes, estamos nesta lista dos milhares de profissionais, que contribuem na tentativa de manter o público e alunos informados e atualizados, sobre tudo que se faz degenerar todos os dias, diante desta “tragédia contemporânea” ainda incompreensível. Vamos fazendo o possível e o impossível, para manter (mesmo que algumas vezes, ainda remotamente), as coisas em seus devidos lugares.
   
Um dos sentidos que esta pandemia aguçou, foi minha sensibilidade, pois, muito se falou (no princípio da pandemia), em resiliência, em empatia, mas, pouco vi, principalmente desta faculdade de compreender emocionalmente os outros, ser praticada de verdade no dia a dia, até que chegamos no ponto caótico atual, com quase três anos da “COVID” entre nós e milhões de óbitos, tudo isso, sem o tão propagado “Novo Normal” surgir radiante no horizonte, mesmo com tantos braços já vacinados pelo Mundo. Porém, muitas pessoas nem precisaram retornar ao que eram antes da pandemia, pois, continuam as mesmas, continuam olhando só para os próprios umbigos. 
  
Sempre escutei dizer, quando passamos por situações extremas de vida (como neste caso da “COVID”), que precisamos nos afastar dos nossos afazeres diários, planejando até realizar uma longa viagem, tirando assim, “um ano sabático”.
   
“Sabático” vem de sábado; sabatino (sétimo dia no calendário judaico).¹ Mas, o sétimo dia, é também o momento de descanso revelado nas “Santas Escrituras de Católicos e Protestantes” - (Gênesis 2:2-3) - “E no sétimo dia, tendo Deus terminado a sua obra, ele descansou. Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, pois nele descansou de toda a obra da criação”.
   
Segundo as normas da Bíblia judaica, o “ano sabático” ocorre de sete em sete anos (“Shemitá”), sendo metaforicamente, “seis anos de cultivo e um para o descanso e recuperação da terra”. Ou seja, é um ano de “recuperar as forças” do sistema financeiro judaico. 
   
O “Gap Year” (“ano sabático”), é o período de tempo reservado para desacelerar e fazer aquilo que realmente deseja. É um período de “pausar os afazeres da vida”, seja no estudo ou no trabalho, podendo durar um ou vários meses.
   
O “Sabatismo”, é o período de descanso, já as “Luas de Sangue”, que acontecem durante o “Rosh Hashaná” (ano novo judaico, em 25 de setembro), primeiro dia, do primeiro mês do calendário judaico, onde a “Torá” (do hebraico: תּוֹרָה), em seus cinco livros redigidos em torno do ano (450 a.C.), cita esta data como: “Yom ha-Zikkaron ou Yom Teruah”, sendo mais que um tempo de inação, é um momento de reflexão, um período de introspecção e meditação de dez dias, que finda no primeiro dia de “Yom Kipur”.
  
Baseado no tradicional costume judaico, conhecido por “sabá” (“shabat” em hebraico), o “ano sabático” consiste em dias de amortecer as atividades diárias, em prol do descanso do corpo e principalmente da mente. Para os judeus, este é o sétimo dia da semana, correspondente ao sábado, do calendário regular gregoriano¹.
°°°
¹ O calendário judaico, é do tipo lunissolar, cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo do Sol. Por isso, ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses, sendo diferente do calendário gregoriano, que é um calendário promulgado pelo “Papa Gregório XIII” (7 de janeiro de 1502 – 10 de abril de 1585), no ano de (1582), contendo 12 meses: janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro, com 31 dias; abril, junho, setembro e novembro, com 30 dias; e fevereiro com 28 dias (mas, de 4 em 4 anos, acontece o ano bissexto, com 29 dias). Este método de contagem de tempo, veio substituir o “calendário juliano”, implantado pelo Imperador romano: “Júlio César” (13 de julho de 100 a.C. – 15 de março de 44 a.C.), em (46 a.C.).



“Garfield” (1978), personagem do cartunista: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).

“Toccata e Fuga”  
Composta entre: (1703/1707)
°°°
* “Toccata e Fuga” de: “Johann Sebastian Bach” (31 de março de 1685 - 28 de julho de 1750), em Ré Menor, composta entre: (1703 e 1707), nesta apresentação, em estilo Clássico/Rock'n Roll.  

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).