㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 1 de agosto de 2021

“Ditados Populares — Parte 6”



Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, já estamos em agosto deste “Vinte Vinte e Um Virótico” e pelo visto, o danado do vírus vai continuar aí, firme e forte, roubando o viver do Mundo todo à conta-gotas, mesmo com boa parte dos braços já vacinados.

E mesmo que o “baile de máscaras” não acabe nunca, muito menos os ditados populares findam. Assim sendo, vamos lá para mais 20 ditos (frutos do inconsciente coletivo), mantendo minha meta de distrair nossas mentes, neste momento pandêmico interminável (com as vacinas chegando amiúde), principalmente no “Brasil”. 

101- O ditado popular: “Olha com os olhos e lambe com a testa”, significa dizer, que qualquer pessoa que esteja numa situação de observar uma coisa fora de suas possibilidades e mesmo assim, insistindo em conquistar, nunca terá e se frustará.

102- “171”, este termo que caiu na boca do povo para classificar os estelionatários e trambiqueiros de modo geral, faz referência ao artigo “171 do Código Penal Brasileiro”. O texto estipula: [“Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”]. Este número coincidentemente, está nos algarismos das camisas de alguns dos bandidos mais famosos das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados da “Disney”, “Os Irmãos Metralhas - The Beagle Boys” (1951), que é uma quadrilha de ladrões atrapalhados.

103- A origem da expressão “Ao deus-dará”, tem duas explicações possíveis. Pode ser: um ato de abandono, de descaso, de ficar à toa; ou pode ser, a citação de “Jesus” (na cruz), relatado em: (“Lucas” -  23:34) - E dizia Jesus: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes”. Com isso, o filho de Deus destaca, que seus algozes estão entregues à própria sorte, diante de tamanha violência.

104- “Voto de Minerva”, esta é uma adaptação latina da mitologia grega. Na história mitológica, o mortal “Orestes”, matou sua própria mãe e o amante dela, para vingar a morte de seu pai, “Agamenon”. Para escapar da pena capital, “Orestes” pediu ajuda ao “deus Apolo”, que atuou como seu advogado em um julgamento presidido por “Atena” (que tem o nome de “Minerva”, na versão romana). Como a votação do júri formado por 12 cidadãos terminou empatada em 6 votos, coube à “Atenas/Minerva - deusa da Razão e da Justiça”, dar o voto decisivo, inocentando “Orestes”.

105- “A cobra vai fumar”, esta é uma frase clássica. Durante a “Segunda Guerra Mundial”. O governo brasileiro presidido por “Getúlio Dornelles Vargas” (19 de abril de 1882 - 24 de agosto de 1954), ora se aproximava dos “Estados Unidos”, ora da “Alemanha nazista”. Na época, era comum ouvir que: “Seria mais fácil uma cobra fumar, do que o Brasil entrar na guerra”. Mas, entramos (do lado americano) e como resposta às provocações, os soldados/pracinhas¹ da “FEB - Força Expedicionária Brasileira”, adotaram como símbolo (no escudo das fardas), uma cobra fumando.

106- “Amor com amor se paga”, esta frase está relacionada com reciprocidade, questão de receber aquilo que você dá. Se der amor, “vai ser pago com amor”... Se você tratar uma pessoa muito bem, ela vai lhe tratar bem também. Mas, se você tratar uma pessoa mal, ela vai inevitavelmente lhe tratar muito mal. Ou seja, como diz outro ditado: “Cada um colhe o que planta”. Se você plantar indiferença, não tem como colher outra coisa. Mas, se plantar amor, “boa safra” de amor terá. Ou seja, você escolhe aquilo que quer colher. Aí o ditado é reescrito para: “Amor com amor se paga e com desdém se apaga!” - Este não é um ditado popular de difícil compreensão, porém, por vezes, de difícil execução. 

107- “Bambambã”, é uma expressão popularmente usada para designar uma pessoa perita em determinado assunto, alguém muito bom naquilo que faz. “Bambambã”, vem de “Bamba”, que seria um indivíduo corajoso, valente e decidido. Mas, “estar na corda bamba”, por exemplo, significa outra coisa: passar por uma situação instável, por algo perigoso. Ou seja, “Bamba” é uma palavras (entre tantas), que exibe significados diferentes na leitura.

108- “Bola pra frente”, esta é uma expressão muito repetida e, mostra o real desejo de encorajar alguém a seguir adiante, depois de passar por algo negativo. Tal dito, parece mesmo ter nascido no futebol, quando um time está em uma situação adversa e necessita virar o jogo, o empenho dos atletas em campo, é sempre para que a bola seja tocada à frente e que a equipe permaneça no ataque, em busca do gol. 

109- “Calcanhar de Aquiles”, este ditado revela o ponto fraco de alguém, estando relacionado a fraqueza do herói da mitologia grega “Aquiles”, que é relatado, sendo um mortal, filho do “Rei Peleu e da deusa Tétis”. Na intenção de torná-lo imortal, sua mãe o mergulhou no “rio Estige”, segurando-o pelo calcanhar – único local que as águas não o tocaram e, portanto, a única parte vulnerável de seu corpo. Na “Guerra de Troia”, “Aquiles” teria sido flechado justamente no calcanhar, por “Páris”, que era conhecedor de seu ponto fraco.

110- À origem da expressão: “Chato de Galocha”, surgiu nos anos (1950), quando o uso de galochas era um costume típico entre homens e mulheres. As galochas são botas de borracha usadas para proteger os pés do contato com a água, preservando-os da umidade e por consequência, do desagradável contratempo de molhar os pés e também poder danificar o calçado. Mas, “Chato de Galocha”, é também uma expressão idiomática da língua portuguesa, muito usada no “Brasil”, qual descreve uma pessoa que é muito inconveniente, extremamente desagradável, com pouco senso social e insistente em assuntos desinteressantes. Existe uma terceira hipótese, esta mais “suja”. Calma, eu explico: antes das ruas serem asfaltadas, o uso de galochas era bem mais comum. Assim, algumas pessoas saiam à rua com elas, e era a primeira coisa que tiravam ao chegar em casa (ou na casa de alguém). “Chato de Galocha”, seria neste caso, aquela pessoa inconveniente, que entrava em casa (ou na casa dos outros), com as galochas sujas, lançando lama para todos os lados.

111- “Cheio de nove horas”, esta expressão vem lá do Século XIX, onde (9 horas da noite), era uma barreira quase intransponível. Era o horário de se recolher, uma espécie de regulador da vida social brasileira da época. Quem estivesse na rua depois das 21h. - não era tido como uma pessoa de bem e sim, visto como um boêmio. O marido, por exemplo, que não voltasse para casa antes deste horário, estaria em apuros. Com o tempo, tal expressão passou também a fazer referência das pessoas meticulosas e cheias de regras.

112- “Chutar o balde”, esta expressão a principio, está relacionada na execução utilizada com uma corda, quando um condenado à pena capital, ficavam em pé em um balde e após, era colocada uma corda ao redor de seu pescoço (amarrada geralmente nos troncos de uma árvore), sendo o balde chutado pelo executor/carrasco, para que o condenado fosse enforcado e morto. Anos mais tarde, às forcas tinham escadas e alçapões, recursos que facilitavam “tirar o chão” do enforcado. Há também uma outra possibilidade. Este ditado teria nascido, dos chutes que as vacas dão nos baldes de leite, quando não se sentem confortáveis, no momento da ordenha manual. Mas, todas estas hipóteses são diferentes de outro chute... Pois, “Chutar o pau-da-barraca”, por exemplo, designa a perda da paciência de uma pessoa com algo ou alguém.

113- “Ter o rei na barriga”, este é um dito em metáforas. A menos nobre delas (apesar de ser referente a monarquia), ilustra a sucessão do trono, quando uma Rainha fica grávida de um varão, sendo esta notícia muito festejada, passando a monarca a ser tratada de maneira especial, pois, ela carrega o futuro rei em seu ventre. Cercada de tantos cuidados e acostumada com o bem-bom, a Rainha passa a ser considerada arrogante aos olhos das outras pessoas do reino, sendo vista como alguém orgulhosa, por estar carregando um filho homem em seu ventre, fato que não se sucederia igual, caso fosse uma meninaOutra versão (esta bíblica), mostra “Maria de Nazaré” recebendo a visita do “anjo Gabriel”, que lhe diz: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim.”

114- “Corredor polonês”, este foi o nome dado à faixa de terra transferida da “Alemanha para a Polônia” em (1919), após o “Tratado de Versalhes”, um acordo de paz assinado após a “Primeira Guerra Mundial”. Com a ascensão do partido nazista ao poder e a chegada de “Adolf Hitler” (20 de abril de 1889 - 30 de abril de 1945), que fizeram as forças armadas alemãs tomarem a região em (1939), os poloneses foram encurralados pelo exército de “Hitler”, posicionado dos dois lados do “corredor”. A expressão é usada em tempos atuais, para nomear uma passagem estreita, formada por duas fileiras de estudantes e/ou soldados, que geralmente batem na cabeça dos “calouros”² que passam no meio deles. Ou seja, uma espécie de “Bullying”.

115- “Custar os olhos da cara”, a origem desta expressão, não tem relação com o custo de vida, para destacar mercadorias cobradas com valores abusivos, como muitos pensam e utilizam. Este ditado, faz referência, ao espanhol “Diego de Almagro” (8 de abril de 1475- 8 de julho de 1538), um dos conquistadores da “América”, que perdeu um de seus olhos quando tentava invadir uma fortaleza “Inca”. Após esta incursão, ele disse ao imperador espanhol “Carlos I” (19 de novembro de 1600 - 30 de janeiro de 1649): “Defender os interesses da Coroa espanhola, me custou um olho da cara!”

116- “Elefante branco”, este termo vem do antigo “Reino de Sião” (atual “Tailândia”), onde o elefante albino, é considerado um animal sagrado, devendo ser dado ao Rei quando encontrado. O Rei, por sua vez, também pode presentear os membros da corte, com um destes raros animais, quando for do seu desejo. E apesar do custo e do grande trabalho em cuidar de um bicho deste tamanho, não pega bem recusar o presente vindo do monarca, afinal, como disse, se trata de um animal sagrado. A questão é: não residindo em um palácio real, onde alguém que mora em uma casa normal, poderá guardar um presente tão grande? Assim, adaptamos esta expressão, para qualquer objeto de tamanho desproporcional ao local que residimos e que ocupe muito espaço. Ou seja: este objeto acaba se tornando um “Elefante branco” dentro das nossas casas.

117- “Erro crasso”, esta é uma expressão da cultura popular, atribuída aos equívocos humanos. O “Erro crasso”, se refere ao romano “Marco Licínio Crasso” (114 a.C.– 53 a.C.), que em (53 a.C.), perdeu a “Batalha de Carras”, onde também perdeu a própria vida. “Craso” dividiu o poder com “Júlio César” (13 de julho de 100 a.C. – 15 de março de 44 a.C.) e “Pompeu” (106 a.C. – 48 a.C.), em (59 a.C.), no período conhecido como “Primeiro Triunvirato”. Obcecado por conquistar o “Império Parto, na Mesopotâmia”, “Craso” atacou a cavalaria inimiga, em campo aberto, só com uma infantaria romana e teve seu exército dizimado.

118-  “Estar entregue às baratas”, este é um ditado simples e muito repetido. Seu significado é: ser alguém sem importância para ninguém, ou estar sem nenhuma resistência para fazer nada.

119- “Mais feliz do que pinto no lixo”. Os galináceos adoram ciscar tudo que encontram pelo terreiro (e parecem felizes com isso). Assim, esta é uma expressão popular usada para representar a condição de uma pessoa em estado de extrema euforia, de felicidade plena, quando se encontra muito satisfeita com algo.

120- Estamos no Inverno no “Brasil”, então, é sempre comum escutarmos: “Neblina que baixa, Sol que racha”. Esta é uma expressão muito comum entre os mais antigos, pois, antes de termos as previsões diárias pela TV e aplicativos da Web, muita gente se baseava nos sinais da natureza para prever como ficaria o tempo. Este ditado popular, revela a pouca visibilidade causada pelo fenômeno da névoa (neblina baixa), que se move na horizontal e o ar úmido que se dissolve, torna o clima mais seco, ou seja, o dia terá Sol forte. Já o contrário deste ditado é: “Névoa na serra, chuva que berra”.
°°°
* Arte inicial Animada da postagem ®DOUG BLOG: “Mafalda” (1964), personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020) e “Mônica” (1963), personagem do cartunista: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935). * Mafalda aparece também na arte/animação ®DOUG BLOG.
°°°
* No ditado popular n° 110, aparece a arte ®DOUG BLOG de: “Francisco Everardo Tiririca Oliveira Silva - Tiririca, um cantor, compositor, palhaço, humorista e político brasileiro (1° de maio de 1965).
°°°
¹ “Pracinhas”, é um termo referente aos soldados veteranos do “Exército Brasileiro”, que foram enviados para integrar as forças expedicionárias contra as forças do eixo nazista, na “Segunda Guerra Mundial” (1° de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945).
°°°
² “Calouros”, no sentido do texto, refere-se ao estudantes/soldados novatos, quais são submetidos ao trote estudantil/militar. Ou seja, ficam à mercê das brincadeiras de mau gosto, estabelecidas pelos estudantes/soldados mais antigos, denominados “veteranos”. Existem outros tipos de “calouros”, estes relacionados a música, em programas de auditórios.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).