Povo soteropolitano, “acabou chorare”, pois, hoje o ®DOUG BLOG, destacará 14 baianos diferenciados, somados ao grupo musical, “Novos Baianos”, qual juntos (ao longo do tempo), agregam um valor cultural, social e histórico, “a Bahia de todos os Santos”.
Eleger nomes em listas, requer conhecimento biográfico do participante deste rol e se dá primeiro, pelo grau de notoriedade da pessoa e depois, por escolhas pessoais. Assim sendo, obviamente muitos nomes de baianos famosos ficaram fora desta relação.
📚📚📚
Nascido em: (23 de dezembro de 1636, “Salvador, Bahia”) - Falecido em: (26 de novembro de 1696, “Recife, Pernambuco”).
Foi um advogado e poeta do período do “Brasil Colônia”, sendo considerado um dos maiores versistas do período barroco em “Portugal e no Brasil” e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa no período colonial.
Casado com: “Michaella de Andrade”, de (1661 a 1678), com quem teve o filho: “Gonçalo de Matos”.
“Antônio Frederico de Castro Alves” |
Nascido em: (14 de março de 1847, “Castro Alves, Bahia”) - Falecido em: (6 de julho de 1871, “Salvador, Bahia”).
É patrono da cadeira n.º 7 da “ABL - Academia Brasileira de Letras”. Formado em “Direito na Universidade de São Paulo”, foi também um poeta brasileiro que escreveu clássicos como: “Espumas Flutuantes e Hinos do Equador”, que o alçaram à posição de maior versista entre seus contemporâneos, qual o denominavam sendo “O Poeta dos Escravos”, por expressar em seus poemas, a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo, juntamente com o orador, jornalista, advogado (sem formação acadêmica) e escritor brasileiro (filho de um fidalgo português, cujo nome nunca revelou e “Luiza Mahín”, uma africana alforriada), o também baiano: “Luís Gonzaga Pinto da Gama” - Nascido em: (21 de junho de 1830, “Salvador, Bahia”) - Falecido em: (24 de agosto de 1882, “São Paulo, São Paulo”), considerado por “Castro Alves”, sendo o maior rábula¹, abolicionista do “Brasil”.
Pais: “Clélia Brasília da Silva Castro e Antônio José”.
e faz o povo pensar!”
📚📚📚
Nascido em: (5 de novembro de 1849, “Salvador, Bahia”) - Falecido em: (1° de março de 1923, “Petrópolis, Rio de Janeiro”).
Formado na “Universidade de São Paulo e na Faculdade de Direito do Recife”, foi um polímata brasileiro, que se destacou principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. Participou da fundação da “ABL - Academia Brasileira de Letras”, da qual foi presidente, após a morte de “Joaquim Maria Machado de Assis” (21 de junho de 1839, “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - 29 de setembro de 1908, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro”), ocupando a cadeira número 10. Em (27 de fevereiro de 1907), ao chefiar a delegação brasileira na “Primeira Conferência Internacional da Paz, na cidade de Haia - Holanda”, recebeu o cognome de: “Águia de Haia”.
Casado com: “Maria Augusta Viana Bandeira”, (de 1876 a 1923), com quem teve os filhos: “Alfredo Ruy Barbosa e Maria Adélia Ruy Barbosa”.
vencido é a vergonha de não ter lutado!”
📚📚📚
“Júlio Afrânio Peixoto” |
Nascido em: (17 de dezembro de 1876, “Lençóis, Bahia”) - Falecido em: (12 de janeiro de 1947, “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro”).
Foi um médico legista, político, professor, crítico literário, ensaísta, romancista e historiador brasileiro. Ocupou a cadeira número 7 da “ABL - Academia Brasileira de Letras”, para a qual foi eleito em (7 de maio de 1910) e a cadeira número 2 da “ABF - Academia Brasileira de Filologia”, da qual foi um dos fundadores.
Nunca se casou e não teve filhos.
que sai para outro corpo!”
✞♀☆
Nascida em: (10 de fevereiro de 1894, “Salvador, Bahia”) - Falecida em: (13 de agosto de 1986, “Salvador, Bahia”).
Foi uma “Ialorixá” brasileira, filha de “Oxum”². É a mais famosa “Ialorixá da Bahia” e uma das mais admiradas “Mães-de-Santo do Brasil”. Foi empossada como “Ialorixá” aos 28 anos, em (18 de fevereiro de 1922).
Pais: “Maria da Glória Nazareth e Joaquim Assunção”.
Filhas: “Mãe de Santo Carmem e Mãe de Santo Cleusa Millet”.
“Eu sou muito conformada. É difícil eu
me zangar, principalmente com os orixás.Com
eles e com Deus não me aborreço!”
📚📚📚
Nascido em: (10 de agosto de 1912, “Itabuna, Bahia”) - Falecido em: (6 de agosto de 2001, “Salvador, Bahia”).
Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, sendo o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão brasileira. Quinto ocupante da Cadeira número 23 da “ABL - Academia Brasileira de Letras”, eleito em (6 de abril de 1961).
Casado com: “Matilde Garcia Rosa”, (de 1933 a 1941), com quem teve a filha: “Eulália Dalila Amado”; casado depois, com à escritora paulista: “Zélia Gattai Amado de Faria” - Nascida em: (2 de julho de 1916, “São Paulo, São Paulo” - Falecida em: (17 de maio de 2008, “Salvador, Bahia”) - (de 1945 a 2001), com quem teve os filhos: “Paloma Amado Costa, João Jorge Amado e Luís Carlos Veiga”.
“Não se pode dormir com todas as mulheres
do mundo, mas deve-se fazer esforço!”
♫♪♫
Nascido em: (30 de abril de 1914, “Salvador, Bahia”) - Falecido em: (16 de agosto de 2008, “Rio de Janeiro, RJ”).
Foi um cantor, compositor, instrumentista, poeta, pintor e ator brasileiro. Compôs suas obras, sempre inspirado nos hábitos, costumes e nas tradições do povo baiano.
Casado com: “Stella Maris”, (de 1940 a 2008), com quem teve os filhos: “Dinahir Tostes Caymmi - Nana Caymmi, Dorival Tostes Caymmi - Dori Caymmi e Danilo Candido Tostes Caymmi”.
“As decepções não nos torna um derrotado,
nos torna mais experientes!”
✞♀☆
“Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes - Irmã Dulce” |
Nascida em: (26 de maio de 1914, “Salvador, Bahia”) - Falecida em: (13 de março de 1992, “Salvador, Bahia”).
“Irmã Dulce, foi uma freira Católica”, que viveu sua vida fazendo caridade, sempre se valendo pelos enfermos e desfavorecidos da sociedade soteropolitana. É a primeira Santa genuinamente brasileira, sendo canonizada pelo “Vaticano” com o título de: “Santa Dulce dos Pobres”, justamente por suas ações de amor e assistência aos menos afortunados. Recebeu também (do povo), a alcunha de: “Anjo Bom da Bahia”.
Pais: “Dulce Maria de Souza e Augusto Lopes Pontes”.
Irmãos: “Dulcinha Pontes e Aloysio Lopes Pontes”.
nem disposição para jogar pedras. Tudo se torna
mais fácil quando se tem fé!”
♫♪♫
“João Gilberto Prado Pereira de Oliveira” |
Nascido em: (10 de junho de 1931, “Juazeiro, Bahia”) - Falecido em: (6 de julho de 2019, “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro”).
Foi um cantor, violonista e compositor brasileiro. Considerado um artista genial por musicólogos e jornalistas especializados, revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de violão para tocar samba, sendo assim considerado o “Pai da Bossa Nova”.
Casado com: “Astrud Gilberto” (de 1959 a 1964), com quem teve o filho: “João Marcelo Gilberto”; casado depois, com: “Heloísa Maria Buarque de Hollanda - Miúcha” (de 1965 a 1971), com quem teve a filha: “Bebel Gilberto”; tem ainda uma filha, “Luisa Carolina Gilberto”, de uma relação extraconjugal com: “Cláudia Faissol”.
a beleza de amar é ser dar!”
📚📚📚
“João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro” |
Nascido em: (23 de janeiro de 1941, “Itaparica, Bahia”) - Falecido em: (18 de julho de 2014, “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro”).
Foi um escritor consagrado, tendo sido agraciado com o tradicional “Prêmio Camões”, em (2008). O autor, teve algumas obras traduzidas em outros países, como: “Alemanha e Estados Unidos”, tendo ainda, obras também adaptadas para a televisão e para o cinema no “Brasil” e no exterior. Ocupou a cadeira número 34 da “ABL - Academia Brasileira de Letras”.
Casado com: “Maria Beatriz Moreira Caldas” (de 1960 a 1968), com quem não teve filhos; casado depois, com: “Mônica Maria Roter” (de 1969 a 1978), com quem teve as filhas: “Manuela Ribeiro e Emília Ribeiro”; e por fim, casou-se com: “Berenice Batella” (de 1980 a 2014), com quem teve os filhos: “Bento Ribeiro e Francisca Ribeiro”.
“A vida devia ser duas; uma para ensaiar, outra
para viver a sério. Quando se aprende alguma
coisa, está na hora de ir!”
♫♪♫
Nascido em: (7 de agosto de 1942, “Santo Amaro, Bahia”).
É um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, “Caê” (como os amigos mais íntimos e familiares o chamam), construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação de clássicos da “MPB - Música Popular Brasileira”. É considerado por muitos, sendo possuidor de grande valor intelectual e poético.
Casado com: “Andréa Gadelha” (de 1967 a 1986), com quem teve os filhos: “Júlia Veloso e Moreno Veloso”; casado depois, com: “Paula Lavigne” (desde 1986), com quem teve os filhos: “Zeca Veloso e Tom Veloso”.
“De perto, ninguém é normal!”
♫♪♫
“Gilberto Passos Gil Moreira” |
Nascido em: (26 de junho de 1942, “Salvador, Bahia”).
É um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e ex-político brasileiro. E assim, como o seu grande amigo “Caê”, também é considerado como possuidor de grande valor intelectual e poético.
Casado com: “Belina Gil” (de 1965 a 1967), com quem teve as filhas: “Marília Gil e Nara Gil”; casado depois, com: “Dinahir Tostes Caymmi - Nana Caymm” (de 1967 a 1968), com quem não teve filhos; casado novamente, com: “Sandra Gadelha” (de 1969 a 1980), com quem teve as filhas: “Preta Gil, Pedro Gil e Maria Gil”, e por fim, casado com: “Flora Gil” (desde 1988), com quem teve os filhos: “Bela Gil, José Gil e Bem Gil”.
“O melhor lugar do mundo é aqui e agora!”
♫♪♫
“Raul Santos Seixas” |
Nascido em: (28 de junho de 1945, “Salvador, Bahia”) - (Falecido em: 21 de agosto de 1989, “São Paulo, São Paulo”).
Foi um cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro. É considerado um dos pioneiros do rock nacional. Também foi produtor musical da “CBS - Columbia Broadcasting System”, durante sua estada na cidade do “Rio de Janeiro”. Era conhecido também por: “Rauzito e Maluco Beleza”.
Casado com: “Edith Wisner” (de 1967 a 1974), com quem teve os filhos: “Simone Andréa Wisner Seixas”; Casado depois, com: “Glória Vaquer” (de 1975 a 1978), com quem teve a filha: “Scarlet Vaquer Seixas; casado novamente, com: “Tânia Menna Barreto” (1979), com quem não teve filhos; e por fim, casou-se com: “Ângela Affonso Costa” (de 1980 a 1985), com quem teve a filha: “Vivian Costa Seixas”.
“Não sei para onde eu tô indo, mas sei que tô no meu caminho. Enquanto você me critica, eu tô no meu caminho...” |
♫♪♫
Nascida em: (18 de junho de 1946, “Santo Amaro, Bahia”).
É uma cantora, compositora e poetisa brasileira, referência da “MPB - Música Popular Brasileira”. Apelidada pelos amigos de: “Abelha Rainha da MPB”, por possuir uma voz melodiosa e doce como o mel. “Mel”, que acabou por se tornar uma canção, com letra escrita por: “Waly Dias Salomão”, Nascido em: (3 de setembro de 1943 “Jequié, Bahia”) - Falecido em: (5 de maio de 2003, “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro”) e musicada por seu irmão, “Caetano Veloso”. A canção faz parte do repertório da cantora, que a lançou em (1979), no seu famoso álbum homônimo e desde então, é um dos seus maiores sucessos.
Nunca se casou e não tem filhos.
Pais: “Claudionor Viana Teles Veloso - Dona Canô” - Nascida em: (16 de setembro de 1907, “Santo Amaro, Bahia”) - Falecida em: (25 de dezembro de 2012, “Santo Amaro, Bahia”) e “José Teles Velloso - Seu Zezinho” - Nascido em: (1901, “Santo Amaro, Bahia”) - Falecido em: (1983 “Santo Amaro, Bahia”).
Irmãos: “Caetano Veloso, Clara Veloso, Mabel Velloso, Roberto Veloso, Rodrigo Veloso, Nicinha Veloso e Irene Veloso”.
“Só digo o que penso, só faço o que gosto e aquilo que creio!” |
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* “ABL - Academia Brasileira de Letras” - Fundação: (20 de julho de 1897, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro).
¹ Rábula: pessoa que advoga sem ser formada em Direito.
² “Oxum”, é um “orixá” feminino, cuja encarnação no “Brasil” é a água doce em geral; filha de “Aganju ou de Oxaguiã” e mulher de “Ifá” todas entidades do “Candomblé”.
“Acabou Chorare” (1972)
♫Tin gon guin, tin gon gon in gon in gon gagan
Tin gon guin, tin gon gon in gon in gon gagan
Tin gon guin, tin gon gon in gon in gon gagan
Tin gon guin, tin gon gon in gon in gon gagan...
Acabou chorare, ficou tudo lindo
De manhã cedinho
Tudo cá cá cá, na fé fé fé
No bu bu li li, no bu bu li lindo
No bu bu bolindo (vem comigo)
No bu bu bolindo.
Talvez pelo buraquinho
Invadiu-me a casa, me acordou na cama
Tomou o meu coração e sentou na minha mão
Talvez pelo buraquinho
Invadiu-me a casa, me acordou na cama
Tomou o meu coração e sentou na minha mão.
Abelha, carneirinho
Acabou chorare, faz zunzum pra eu ver
Faz zunzum pra mim
Abelho, abelhinho escondido faz bonito
Faz zunzum e mel
Faz zum zum e mel.
Inda de lambuja tem o carneirinho, presente na boca
Acordando toda gente, tão suave mé, que suavemente
Inda de lambuja tem o carneirinho, presente na boca
Acordando toda gente, tão suave mé, que suavemente.
Abelha, carneirinho
Acabou chorare no meio do mundo
Respirei eu fundo, foi-se tudo pra escanteio
Vi o sapo na lagoa, entre nessa que é boa
Fiz zunzum e pronto
Fiz zum zum e pronto
Fiz zum zum e pronto
Fiz zum zum...♫
°°°
♪“Novos Baianos”, foi um conjunto musical brasileiro, nascido na “Bahia”, que teve o seu auge, entre os anos de (1969 e 1979), voltando a se reunir em (1997) e novamente em (2015), mas, sem o mesmo brilho do início.
INTEGRANTES BAIANOS:
“Antônio Carlos Moraes Pires - Moraes Moreira” (8 de julho de 1947, “Ituaçu, Bahia” - 13 de abril de 2020, “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro”); “Luís Dias Galvão” (22 de outubro de 1937 - “Juazeiro, Bahia”); “Pedro Anibal de Oliveira Gomes - Pepeu Gomes” (7 de fevereiro de 1952 - “Salvador, Bahia”); “Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira - Paulinho Boca de Cantor” (28 de junho de 1946 - “Santa Inês, Bahia”).
INTEGRANTES DO RIO DE JANEIRO:
“Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade - Baby do Brasil ou Baby Consuelo” (18 de julho de 1952 - “Niterói, Rio de Janeiro”) e “Eduardo Magalhães de Carvalho - Dadi Carvalho” (16 de agosto de 1952 - “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro”).
Que belo teu trabalp,seleção bem escolhida. Gosto muito da Bahia e dos baianos. Aliás, já falei que nasci totalmente em lugar errado . Preferia ter nascido lá por cima,Nordeste. Por l´, berço de celebidades nas escritas e músicas. Adorei tua seleção e os novos baianos ...
ResponderExcluirImpossível não falar de Irmã Dulce, Caetano, Gil,Jorge Amado ... Adorei o post! abração, lindo fds! chica
Querida Chiquitita,
ExcluirGrato por tuas palavras sempre de desvelo, sobre o meu trabalho aqui no ®DOUG BLOG.
“O importante é fazer a caridade, não falar de caridade!” (“Irmã Dulce”)
A amiga que visita muitos “blogs”, já conhece bem o meu estilo, sendo sabedora que primo pela qualidade da escrita, das artes e pelos detalhes, pois, se for para fazer uma publicação de qualquer jeito, prefiro nem fazer.
Eu sou nascido onde gosto, o meu lindo “Rio de Janeiro”, mas, concordo contigo, que nascer na “Bahia de Todos os Santos”, seria tudo de bom também.
Retribuo o abração e o desejo de lindo fim de semana!!!
Meu jovem e sapiente Douglas, que emoção ler aqui em seu blogue essa publicação apoteótica sobre tantas personalidades que ajudaram a construir o nome da minha querida Bahia de todos os santos, e todos os amados e águias, de todas as mães menininhas, de novos e velhos baianos, assim como é esse seu bom amigo aqui. Nossa descoberta começou em solo baiano e as descobertas que fazemos em seu blogue são eternas. 'Acabou chorare', mas emocionado com essa postagem, você quase me fez chegar as lágrimas, pois a sua vocação de escolher nomes para receber homenagens sempre nos surpreende. Abraços fraternos, desse 'velho baiano' que tira o chapéu para uma publicação, que serve de pesquisa para qualquer pessoa que se dedica ao educar e se educar. Aqui aplaudindo de pé. Bravo, bravíssimo!
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirSinta-se também homenageado nesta publicação aqui do ®DOUG BLOG, pois, o senhor é um “baiano porreta”.
Aliás, a postagem mais lida do meu “blog”, traz o amigo e “Luis Fernando Veríssimo”, se abraçando em minhas “Palavras Cruzadas”.
Conviver com gente que sabe valorizar a cultura, é unir forças para lutarmos por um bem maior para todos... A EDUCAÇÃO.
Faço o meu trabalho sempre caprichado, no intuito de trazer conhecimento aos amigos, leitores e seguidores do ®DOUG BLOG.
“Acabou Chorare”, aquilo que não acabou, foi a falta de respeito dos nossos governantes, no que tange a pandemia e a vacinação da população.
Retribuo os abraços fraternos e agradeço os aplausos, quais são legítimas provas de afeto.
Olha esse velho baiano aqui outra vez, para agradecer repetida vezes essa homenagem, em um espaço onde todos nós respiramos cultura. Lembro-me de quando comecei a comentar em seu blogue, eu era mais acanhado, sem traquejo com internet, e o amigo incentivando-me sempre a participar. Hoje é mais que um prazer comentar seus escritos, eu que sou um baiano filho de negra frequentadora de Candomblé, de pai branco judeu, e cheguei ao mundo mestiço e ateu. Essa é mesmo a 'Bahia de todos os Santos'. Deixo mais uma vez os meus sinceros abraços fraternos, meu jovem e sapiente Douglas.
ExcluirMeu nobre amigo Ruy Barbosa, que voa alto e ligeiro, com suas “asas de águia de Haia”, digo-lhe, que manifestar gratidão é algo raro hoje em dia.
ExcluirFico feliz em entender que o senhor já se acostumou com esta louca “engrenagem” que é a Web.
Tua família é a prova deste “tempero baiano” tão saboroso e cultural.
Retribuo o carinho nas palavras e os abraços fraternos!!!
Amei este post, Doug, só biscoito fino, né!:D
ResponderExcluirQue seleção maravilhosa, belas frases e as artes também estão muito bacanas, parabéns!
Abração, bom fim de semana!
Querida Dalva,
ExcluirÉ isso aí, com o tempo vamos aprendendo a nos conhecer melhor, até no tratamento qual damos aos amigos e isso é magnifico, pois, demonstra que tu és observadora dos detalhes daquilo que escrevo e crio em minhas artes, aqui no ®DOUG BLOG.
Ou seja, minha amiga “estrela Dalva”, também é “biscoito fino” 😉
Retribuo o abração e o desejo de bom fim de semana!!!
um feliz fim de semana com muita saude bjs
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirObrigado por tua presença sempre ativa aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo os beijos e o desejo de feliz fim de semana com muita saúde!!!
Boa noite (por aqui (, querido amigo Douglas.
ResponderExcluirObrigada pelo cuidado com que faz todas as suas publicações.
Mais um excelente lição social, cultural e histórica sobre a Bahia e seus baianos distintos.
Uns "conheço " melhor do que outros, mas todos eles despertaram em mim, a vontade de os conhecer melhor.
Acho que foi este o seu principal objectivo ao fazer esta elaborada publicação. O meu obrigada!
Desejando que o meu amigo se encontre bem de saúde e disposição,
envio-lhe um beijinho.
Fê
Querida amiga Fernanda,
ExcluirNão existe um modo de fazer uma potagem com todos os notórios baianos, foi preciso conceber um compêndio, pois, quando se trata de mostrar gente talentosa da “Bahia”, é muita “pimenta boa” junta.
Difundir cultura e informação, sempre com qualidade, respeito e humor, é mesmo o objetivo do ®DOUG BLOG.
Retribuo o “beijinho noturno” e o desejo de saúde (pois, aqui já estou vacinado na primeira dose).
Vamos alçando novos voos rumo ao Mundo saudável, meu belo passarinho azul!!!
Querido amigo Douglas que mora no meu coração.
ResponderExcluirHoje você caprichou na postagem e nas artes, aliás como sempre esta de parabéns.
Aqui no seu Doug Blog é muito mais que simples palavras... É informação e cultura.
Gosto muito dessa frase na arte do ilustre baiano Castro Alves.
Precisamos de Educação na nossa nação, pois a coisa esta séria.
Bom fim de semana. Te cuida. Beijos!
Querida Maria,
ExcluirEducação sempre!
Manter o cuidado extremo em qualquer tarefa que faça, seja no trabalho ou aqui no ®DOUG BLOG, é demonstração de respeito as minhas atividades profissionais e também, aos amigos, companheiros de trabalho, leitores e seguidores do meu “blog”.
Sobre “Castro Alves”, na parte destinada a ele na postagem, traz em sua companhia, outro ilustre baiano abolicionista: “Luís Gonzaga Pinto da Gama”.
Retribuo o carinho nas palavras, os beijos e os desejos de cuidados (ainda em tempos pandêmicos), minha amiga que mora no meu ♡
Bom fim de noite amigo alvinegro.
ResponderExcluirEm tempo de comemoração da Independência da Bahia (2 de julho de 1823) uma bela homenagem com uma bela garimpada pela arte musical e poética da Bahia, que muito tem contribuído para o Brasil, E fechou lindamente com Acabou chorare.
Muito boa postagem amigo.
Um abração e bom domingo de feliz semana.
Que o nosso glorioso siga rumo à serie A.
Caro Toninho, grande alvinegro,
ExcluirBom receber o amigo aqui no ®DOUG BLOG.
A “Bahia” é o mais antigo estado federativo brasileiro, foi a primeira capital do “Brasil” e hoje, é o mais populoso estado da região Nordeste.
É notório no Mundo todo, o valor cultural das personalidades nascidas em terra tão fértil, seja na literatura, música, artes, religião, etc...
“Acabou Chorare”... “Botafogo” em (2022), na Primeira Divisão!
Retribuo o abração, o desejo de bom domingo e de feliz semana!!!
Que belo trabalho, meu Amigo. Conheço quase todos que são da música e da literatura. Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirMuita saúde.
Um beijo.
Querida amiga Graça,
ExcluirTem uma antiga frase minha que diz:
“Se não for feito com esmero, não quero!”
Assim sou eu, primo pelos detalhes, pois, a vida é feita de coisas grandes e pequenas, simples e complexas, aquilo que difere tudo, são as minudências constitutivas de um todo.
Retribuo o beijo e o desejo de muita saúde!!!
Jorge Amado arrancou-me um sorriso.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirNão é à toa que o sobrenome do grande baiano “Jorge”, é “Amado”. 😄😄😄
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Beautiful blog
ResponderExcluirRajani,
ExcluirThank you for your visit and for having enjoyed the ®DOUG BLOG. Check back often for news.
And if you are not a follower of the blog yet, it will be a pleasure to receive you.
Hugs!!!
Um post Brilhante.
ResponderExcluirAbraços
Amiga Maria,
ExcluirObrigado pela visita e por apreciar mais esta publicação/homenagem do ®DOUG BLOG.
Retribuo os abraços!!!
Creo que no te seria fácil escoger a estos personajes que destacan en varios temas de ambos sesos ya que supongo hay muchos mas.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirComo decía en el texto, siempre que seleccionamos personalidades de la historia, los criterios elegidos son el nivel de notoriedad y luego el gusto personal por el trabajo realizado por cada uno. Pero, obviamente, muchos elegirían algunos nombres que no he presentado aquí.
Abrazos y buen comienzo de semana.
Olá, amigo Douglas, meus parabéns por essa sua excelente postagem, certamente uma homenagem à Bahia, que nos deu esses dois poetas da melhor qualidade, Gregório de Matos e Castro Alves; o grande advogado e jurista Rui Barbosa, autor de obras de grande importância, dentre elas, Oração aos Moços, obra publicada em 2009 pela editora Paulistana HEDRA que, tive a honra de ter escrito a sua apresentação em 15 páginas, por convite dessa prestigiosa editora.
ResponderExcluirNeste post, caro Douglas outros nomes importantes receberam sua homenagem os escritores de grande talento, Jorge Amado, João Ubaldo; os excelentes músicos Dorival Caymmi. João Gilberto, Caetano, Gil, Bethânia e Raul Seixas, entre outros.
Gostei muito de ler, amigo Douglas.
Uma excelente semana, com alegria, saúde e esperança.
Grande abraço.
Caro Pedro,
ExcluirFico feliz que o amigo tenha apreciado mais esta publicação/homenagem aqui do ®DOUG BLOG, onde trago desta vez, a nata da cultura e religiosidade baiana.
Sobre “Rui Barbosa”, tenho em minha biblioteca particular este excelente livro: “Oração aos Moços” (1920), da “Coleção a Obra-Prima de Cada Autor - Martin Claret”, do jornalista gaúcho (nascido na cidade de Ijuí), homônimo da editora.
“...Nossos amigos e inimigos estão, amiúde, em posição trocadas: uns nos querem mal, e nos fazem bem; outros nos almejam o bem, e nos trazem mal...”
Com certeza, este relançamento da obra de “Rui Barbosa” é de grande valor literal, principalmente para a valorização que atribui à própria aparência intelectual do amigo, nestas 15 páginas redigidas.
Retribuo o grande abraço e o desejo de excelente semana com alegria, saúde e esperança!!!
Olá, Douglas, desta vez venho a esse seu espaço cultural, por meio do Blog Panorama, meu outro blog, onde o Doug Blog já está na lista dos "Blogs Amigos" e dos Seguidores.
ResponderExcluirFaço isso, caro Douglas, para que os meus leitores do Panorama possam também acompanhar esse seu espaço.
Um grande abraço.
Fica registrado aqui no ®DOUG BLOG, o teu outro “blog”, meu caro Pedro.
ExcluirRetribuo o grande abraço!!!
Querido amigo, Doug! Você, nesta postagem maravilhosa, levou-me de volta ao passado, à minha infância embalada por boa música! Amo, Gil, Caetano, Bethânia e, toda essa baianada espetacular que trouxeste. A Bahia é um dos celeiros da arte, da nossa diversificada cultura. Que sensação boa rever Caymmi por aqui! Confesso que não gosto de João Gilberto. Tenho uma simpatia especial por Gil. Todos são fantásticos! Não há mais nada o que dizer! Obrigado! Sou um mineiro que adora a arte baiana! O Brasil é berço esplêndido, assim, como e´ aqui mostrado. Grande abraço alvinegro!
ResponderExcluirMeu bom amigo Beto,
ExcluirEu fico feliz por ter lhe proporcionado uma viagem ao “túnel do tempo”, na companhia destes ilustres baianos.
Arte é a estrutura extrema de uma sociedade culta. “Platão” definia arte como o principal potencial de fazer coisas de modo inteligente através do aprendizado, sendo um reflexo da capacidade criadora do ser.
Sobre “João Gilberto”, ele viveu assim, sem meio-termo, pois, quem amava “João, defendia com unhas e dentes”... Quem achava o “pai da Bossa Nova canastrão”, nunca “engoliu” ele de jeito nenhum.
Retribuo o carinho nas palavras e o grande abraço alvinegro!!!
Boa noite, extremamente importante sua postagem, mostra-nos um pouco mais da Bahia e seus representantes, da música e literatura. Conheço os nomes citados e homenageados por você, porém percebi que ainda há muito a aprender sobre esta gente maravilhosa. Obrigada por compartilhar conosco tanta cultura. Boa noite!
ResponderExcluirAmiga Marli,
ExcluirGrato pela presença e deferência ao meu trabalho aqui no ®DOUG BLOG.
Se consigo distribuir cultura, assim como quem distribui flores, fico realmente feliz, pois, esta é a melhor maneira de educar.
Deixo-lhe um carinhoso beijo de Boa Noite!!!
Boa tarde de paz, AXÉ, amigo Douglas!
ResponderExcluirGostaria muito de ter conhecido Mãe Menininha. Receber um abraço e quiçá uma benção.
Conheci a casa de Jorge Amado que adorei estar.
Tudo por lá é muito lindo e poético.
Adoro a Bahia e minha avó paterna era de lá, dívida de Pernambuco.
Um post de emocionar de rara beleza.
Agradeço seu carinho pelo filho amado meu.
Estou contemplada ao vir aqui.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem
Amiga Roselia (com ou sem acento agudo no “é”), o teu nome possui um Significado muito belo em sua identidade: “Da rosa flor; Portadora de boas notícias”.
ExcluirEntão, que tua vinda ao ®DOUG BLOG, seja mais que uma resposta de visita, que nos traga esta benção desejada, da saudosa “Mãe Menininha do Gantois”, que reproduza a poesia “AMADA” de “JORGE”, que possa ser este axé baiano, hoje tão necessário, nos fortalecendo neste período pandêmico que nunca finda.
Retribuo o desejo de dias abençoados, os abraços fraternos de paz e bem e cuide-se!!!
Olá, querido amigo Douglas, junto-me a essa tua bela homenagem à Bahia, aos baianos, gente criativa, alegre, diferenciada. A Bahia é um show à parte, tanta gente que fizeram e fazem desse Brasil, um país melhor.
ResponderExcluirDetive-me, também, nas citações deles: "Pobre de quem não entendeu que a beleza de amar é se dar", de João Gilberto. Olha a beleza disso!
A outra de Caetano, "De perto ninguém é normal", nada mais verdadeiro do que isso. Numa crônica minha, num passeio que dava com meu cachorro, disse que adorava olhar para as casas, para os terraços dos apartamentos , imaginava o quanto deveriam ser felizes aquelas pessoas junto a um mundo de flores e alegria em seus terraços... Mas não, as pessoas que admiramos, vistas de perto, mudam o nosso olhar, sem dúvida alguma.
Gostei muito da postagem, Douglas, além da biografia desses grandes baianos, veio junto aquele algo mais que torna uma leitura muito agradável.
Um ótimo fim de semana, com a esperança de que tudo se ajeite em nossas vidas.
Beijos.
Querida Taís,
ExcluirA “normalidade da imperfeição humana” citada na canção: “Vaca Profana - do baiano Caê”, revela:
♫...Nada de leite mau para os caretas ♪ Mas eu também sei ser careta ♪ De perto, ninguém é normal ♪ Às vezes, segue em linha reta ♪ A vida, que é meu bem, meu mal...♫
“Quem desce dos saltos e de seus mezaninos”, quando nos olham nos olhos, não é incomum nos decepcionarmos, sejam estas pessoas da amada terra de “São Jorge Amado”, ou não.
Eu por ser mais “ácido”, sempre apreciei a neurastenia e as melodias do “careta João Gilberto”.
Espero ter conseguido com resultado satisfatório, explicar aqui no ®DOUG BLOG, “o que é que as baianas e os baianos tem?”
Grato pelo olhar atento nesta postagem/homenagem, também pelo carinho nas palavras.
Retribuo o desejo de bom fim de semana e os beijos!!!
Alguns não conhecia.
ResponderExcluirMas esta resenha está recheada de valores que devem ser recordados e homenageados para que não sejam esquecidos.
Excelente crónica, gostei de ler.
Bom fim de semana, caro Douglas.
Abraço.
Caro Jaime,
ExcluirO prazer no ato de educar, é exatamente difundir aos outros o poder de conhecer o desconhecido. O amigo disse não ter conhecimento de alguns nomes aqui apresentados e agora, ficou conhecedor de um pouco da biografia deles.
Grato pela deferência a esta crônica/homenagem.
Retribuo o abraço e o desejo de bom fim de semana!!!