㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 23 de junho de 2021

“Onde Nós Evoluímos?”

Um dia “Charles Darwin”¹ pediu uma audiência com o “Papa Giovanni Maria Mastai-Ferretti - Papa Pio IX” (13 de maio 1792 - 7 de fevereiro 1878), quando na ocasião, de maneira surpreendente, disse ao pontífice, que ele renunciasse ao seu pontificado e lacrasse as portas de todas as igrejas Católicas do Mundo, pois, havia descoberto a inexistência de Deus. “Pio IX” indignado com a petulância de “Darwin”, perguntou-lhe com qual embasamento fazia tal afirmação? - “Charles Darwin” respondeu, que segundo uma de suas recentes pesquisas, o homem havia evoluído dos macacos. E o Papa retrucou dizendo, que se a humanidade evoluiu dos macacos, então, ele passaria a crer em tal processo natural evolutivo, quando um símio se tornasse Papa.  
   
O certo é que, se todos os seres do Mundo fossem crentes, ou se fossem céticos, tanto a fé quanto a falta dela perderia o sentido, pois, em uma sociedade onde todos pensam de maneira uniforme, na realidade ninguém pensa, porque, pensamentos padronizados, são uma total falta de recurso e de criatividade, tornando o pensar ábsono... Uma espécie de “lavagem cerebral desafinada”.
   
Eu comungo da  mesma opinião do “Papa Pio IX” e vou um pouco mais além, pois, como pode os macacos continuarem sendo macacos (animais irracionais), se segundo “Darwin” evoluímos deles... Que raio de “processo evolutivo mais involutivo” foi este? 
   
Ou seja, a fé não é baseada na evolução ou da racionalidade dos fatos, muito pelo contrário, ter fé é a possibilidade de crer sem precisar ver: 

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João” - 20:29). 

A ideia da criação Divina, de um Deus que gerou tudo, inclusive as pessoas (algumas), que desenvolveriam a Ciência, parte fundamental de uma sociedade realmente evolutiva no Mundo de um modo geral, faz da “fé cega” e despida de questionamentos, algo essencial na vida de muitas pessoas. 
   
Então, quando Deus nos concedeu o “Livre-Arbítrio”, ele nos mostrou que muitas coisas decorrentes do viver, seriam por conta e risco dos seres humanos, pois, do contrário, Deus pairaria no Universo sozinho, sem a necessidade de colocar criaturas munidas de inteligência para viver.
   
Se Deus estivesse sempre a nos policiar em tudo, num Mundo sem desigualdades, sem enfermidades, sem erros humanos, sem as belezas naturais também, nós seríamos marionetes nas mãos de Deus e não, seres que arbitram sua existência com seus erros e acertos. Ou seja, se tudo fosse perfeito, teríamos um Mundo padronizado, totalmente sem cor, sem cultura e sem vida, seríamos um amontoado de pessoas sem criatividade, sem conhecimento algum, seríamos uma coletividade de mediocridade uniforme e nada mais.
    
Eu sou católico, mas, sou também favorável ao Estado Laico de direito, pois, nada tenho contra qualquer pessoa que não acredite em Deus, ou que não deseje professar uma fé, porque, isso por si só, já é pedra fundamental do “Livre-alvedrio”² e com ele, qualquer pessoa se direciona no ato de crer ou de não crer em Deus. Agora, se os questionamentos Divinos (como muitos fazem), colocassem Deus na berlinda, com perguntas do tipo: onde está este Deus nas guerras; nas violências de todas as espécies; na fome e misérias; nas pandemias? - etc..., a resposta certeira seria: Deus está no “Livre-arbítrio”, pois, se Deus fosse totalitarista, faria suas intervenções para um Mundo perfeito e também, puniria os descrentes dele, pela falta de fé. Mas, crer em um Deus punitivo, é o mesmo que crer na existência do diabo. Porém, acreditando em Deus, não posso aceitar como verdade, a entidade do demônio propriamente dita, pois, “Lúcifer” era um anjo e não um semideus, um oponente que poderia medir forças com o Criador.
   
Como diria “Jean-Paul Charles Aymard Sartre” (21 de junho de 1905 - 15 de abril de 1980): O inferno são os outros! 
   
O “capeta”, é então e somente, a capacidade do ser humano de abrir mão dos bons valores, existentes no “Livre-alvedrio nosso de todos os dias”. As escolhas certas ou as nem tanto, estão inclusive relatadas na “Bíblia”: 

“Tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine.” (1 Coríntios 6:12)

Existem várias formas de afirmar Deus, pois, religiões temos muitas, mas, só existe uma forma de negar a bondade Divina em todas as religiões: o “anjo caído”. Assim sendo, a fé é aquilo que acaba por desunir pessoas e nações. E enquanto os macacos seguem livres e saudáveis nas selvas e florestas, nós humanos continuamos desmatando, aniquilando a natureza e assim, ficamos presos e doentes nesta “selva de pedra virótica”, onde desaprendemos a viver com o atual sobreviver, me levando a pensar o seguinte: onde nós evoluímos?
°°°
¹ “Charles Robert Darwin”, (12 de fevereiro de 1809 - 19 de abril de 1882), foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas, autor de: “A Origem das Espécies, Através da Seleção Natural” (1859), onde de acordo com uma de suas teorias, a humanidade teria evoluído dos símios.
°°°
² “Livre-alvedrio ou Livre-arbítrio”, são expressões que denotam a vontade autônoma de escolha, realizada pelos seres humanos.

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).