Um dia “Charles Darwin”¹ pediu uma audiência com o “Papa Giovanni Maria Mastai-Ferretti - Papa Pio IX” (13 de maio 1792 - 7 de fevereiro 1878), quando na ocasião, de maneira surpreendente, disse ao pontífice, que ele renunciasse ao seu pontificado e lacrasse as portas de todas as igrejas Católicas do Mundo, pois, havia descoberto a inexistência de Deus. “Pio IX” indignado com a petulância de “Darwin”, perguntou-lhe com qual embasamento fazia tal afirmação? - “Charles Darwin” respondeu, que segundo uma de suas recentes pesquisas, o homem havia evoluído dos macacos. E o Papa retrucou dizendo, que se a humanidade evoluiu dos macacos, então, ele passaria a crer em tal processo natural evolutivo, quando um símio se tornasse Papa.
O certo é que, se todos os seres do Mundo fossem crentes, ou se fossem céticos, tanto a fé quanto a falta dela perderia o sentido, pois, em uma sociedade onde todos pensam de maneira uniforme, na realidade ninguém pensa, porque, pensamentos padronizados, são uma total falta de recurso e de criatividade, tornando o pensar ábsono... Uma espécie de “lavagem cerebral desafinada”.
Eu comungo da mesma opinião do “Papa Pio IX” e vou um pouco mais além, pois, como pode os macacos continuarem sendo macacos (animais irracionais), se segundo “Darwin” evoluímos deles... Que raio de “processo evolutivo mais involutivo” foi este?
Ou seja, a fé não é baseada na evolução ou da racionalidade dos fatos, muito pelo contrário, ter fé é a possibilidade de crer sem precisar ver:
“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (“João” - 20:29).
A ideia da criação Divina, de um Deus que gerou tudo, inclusive as pessoas (algumas), que desenvolveriam a Ciência, parte fundamental de uma sociedade realmente evolutiva no Mundo de um modo geral, faz da “fé cega” e despida de questionamentos, algo essencial na vida de muitas pessoas.
Então, quando Deus nos concedeu o “Livre-Arbítrio”, ele nos mostrou que muitas coisas decorrentes do viver, seriam por conta e risco dos seres humanos, pois, do contrário, Deus pairaria no Universo sozinho, sem a necessidade de colocar criaturas munidas de inteligência para viver.
Se Deus estivesse sempre a nos policiar em tudo, num Mundo sem desigualdades, sem enfermidades, sem erros humanos, sem as belezas naturais também, nós seríamos marionetes nas mãos de Deus e não, seres que arbitram sua existência com seus erros e acertos. Ou seja, se tudo fosse perfeito, teríamos um Mundo padronizado, totalmente sem cor, sem cultura e sem vida, seríamos um amontoado de pessoas sem criatividade, sem conhecimento algum, seríamos uma coletividade de mediocridade uniforme e nada mais.
Eu sou católico, mas, sou também favorável ao Estado Laico de direito, pois, nada tenho contra qualquer pessoa que não acredite em Deus, ou que não deseje professar uma fé, porque, isso por si só, já é pedra fundamental do “Livre-alvedrio”² e com ele, qualquer pessoa se direciona no ato de crer ou de não crer em Deus. Agora, se os questionamentos Divinos (como muitos fazem), colocassem Deus na berlinda, com perguntas do tipo: onde está este Deus nas guerras; nas violências de todas as espécies; na fome e misérias; nas pandemias? - etc..., a resposta certeira seria: Deus está no “Livre-arbítrio”, pois, se Deus fosse totalitarista, faria suas intervenções para um Mundo perfeito e também, puniria os descrentes dele, pela falta de fé. Mas, crer em um Deus punitivo, é o mesmo que crer na existência do diabo. Porém, acreditando em Deus, não posso aceitar como verdade, a entidade do demônio propriamente dita, pois, “Lúcifer” era um anjo e não um semideus, um oponente que poderia medir forças com o Criador.
Como diria “Jean-Paul Charles Aymard Sartre” (21 de junho de 1905 - 15 de abril de 1980): “O inferno são os outros!”
O “capeta”, é então e somente, a capacidade do ser humano de abrir mão dos bons valores, existentes no “Livre-alvedrio nosso de todos os dias”. As escolhas certas ou as nem tanto, estão inclusive relatadas na “Bíblia”:
“Tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine.” (1 “Coríntios” 6:12)
Existem várias formas de afirmar Deus, pois, religiões temos muitas, mas, só existe uma forma de negar a bondade Divina em todas as religiões: o “anjo caído”. Assim sendo, a fé é aquilo que acaba por desunir pessoas e nações. E enquanto os macacos seguem livres e saudáveis nas selvas e florestas, nós humanos continuamos desmatando, aniquilando a natureza e assim, ficamos presos e doentes nesta “selva de pedra virótica”, onde desaprendemos a viver com o atual sobreviver, me levando a pensar o seguinte: onde nós evoluímos?
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Charles Robert Darwin”, (12 de fevereiro de 1809 - 19 de abril de 1882), foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas, autor de: “A Origem das Espécies, Através da Seleção Natural” (1859), onde de acordo com uma de suas teorias, a humanidade teria evoluído dos símios.
² “Livre-alvedrio ou Livre-arbítrio”, são expressões que denotam a vontade autônoma de escolha, realizada pelos seres humanos.
Querido Douglas,
ResponderExcluirAssim descaminha a humanidade.
Admiro sua forma de escrita inteligente e suas artes que vão na mesma direção na composição do texto. Estou sentindo falta da Mafalda. 😊
Vamos que vamos andando todos muito cansados, preocupados com tudo
que esta acontecendo. Só Jesus nessa causa! Pois, continua tudo osso com sal grosso e coisa séria como dizem no Sul.
Não sabemos onde as coisas vão parar, mas acredito que possa parar nas mãos de Deus que tudo transforma para o bem de todos.
Você mora no meu ♡ Boa semana.Te cuida. Beijos.
Querida Maria,
ExcluirObrigado por sempre valorizar minha escrita e artes aqui no ®DOUG BLOG.
Só Deus para apaziguar os nossos nervos, nestes tempos tão distópicos que vivemos. Porém, sem fé, vamos que vamos, mas, vamos pior... Capengas.
Então, vamos que vamos, mas, que esta ida tenha um ponto de chegada e que seja um belo “porto seguro”, uma possibilidade de viver, sem temer o vírus 24 horas por dia, de domingo a domingo.
Retribuo o desejo de boa semana e Cuide-se, pois, você também mora no meu ♡
Meu jovem e sapiente Douglas, muito lúcido mais um texto vindo de sua mente eloquente, e muito bom o desenho de 'Darwin estilo bonobo primitivo', com um porrete em uma das patas. Eu sou partidário do seu modo de pensar, com todos os pingos nos 'is', por que como pode existir evolução nesse mundo, se ele é movido por seres humanos que pensam com cérebros de miquinhos amestrados de circo? O que podemos pensar de gente que desmata florestas para fazer carvão de churrasco e palitos de pirulitos e picolés? Como você sempre diz, vivemos tempos distópicos, com 'mediocridade pra dar com pau', vinda de pessoas que desistiram das máscaras, e de ter vergonha na cara. Onde evoluímos? Boa pergunta. Evoluímos iguais aos rabos dos jumentos, sempre para baixo. Abraços fraternos, e fiquei feliz ao saber que vocês docentes aí no Rio de Janeiro já estão vacinados. VACINA SIM! SAÚDE SIM! CULTURA SEMPRE!
ResponderExcluirMeu bom amigo e professor Ruy,
ExcluirVacinados nós professores/mestres já estamos aqui na “Cidade Maravilhosa” (mas, ainda existem milhares de braços que não foram vacinados). Assim sendo, é preciso esperar o andamento da vacinação e a eficácia da medicação, para que assim, o vírus desista de continuar matando tantas pessoas pelo Mundo.
Sobre a evolução da humanidade, talvez “Charles Darwin” tenha um pouco de razão, pois, esta maneira irracional que certas pessoas desempenham o viver, podemos dizer que elas não passam de macacos sem rabo, que não conseguem sequer descascar uma mísera banana.
Vamos colocando às crases (sem crise) e os pingos nos “is”, tentando voltar ao viver sem máscaras, deixando de sobreviver mascarados.
Grato pelas palavras de apreço, referentes aos meus trabalhos aqui no ®DOUG BLOG, quais se fazem sempre presentes em teus comentários.
Retribuo os abraços fraternos e aguarde uma homenagem que estou preparando aos notórios baianos de todos os tempos!!!
A verdadeira Fé implica questionar, interrogar.
ResponderExcluirFoi isso que me ensinaram desde tenra idade.
Num Colégio de Jesuítas.
Abraço
Caro Pedro,
ExcluirQuem questiona pensa com lógica, quem pensa com lógica, não se contenta com quimeras religiosas e teorias “sem pé e nem cabeça”, mesmo que venham de um grande ícone da História, como foi “Charles Darwin”.
Retribuo o abraço e cuide-se!!!
No voy a entrar en disquisiciones teológicas, pero siempre me ha sorprendido que no todos los monos evolucionaran y sigan siendo monos. Un abrazo
ResponderExcluirEster,
ExcluirCuando la gente habla de los misterios de Dios, saben que son misterios difíciles de desentrañar. La frase escrita en algunas pirámides del "Antiguo Egipto" da cuenta de esto: "¡Desciframe o te devoraré!" - Todas las personas cultivan sus creencias y hay misterios en ellas.
Incluso "Albert Einstein" en (1917), aplicó sus ecuaciones al Universo, diciendo que desde el "Big Bang" explicó, antes de eso, solo Dios podía explicar.
Un cálido abrazo para ti.
Douglas, adorei teu texto, as ilustrações e o modo como trazes os temas... E realmente vemos muito disso: quem pensa e atribui o inferno são os outros... abração, feliz São João, chica
ResponderExcluirAmiga Chiquitita,
ExcluirPrecisamos sempre variar nossos temas sobre aquilo que escrevemos, para não nos tornarmos em “macacos de imitação”. 🙈🙉🙊
Grato pela deferência ao meu texto e artes, aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo o abração e “Anarriê”, nestes festejos juninos, mais uma vez mascarados, onde não pulamos fogueiras e sim, etapas da vida, nestes quase dois anos de pandemia (2020-2021)... 😷
Doug, my dear friend...I have never accepted Darwin's theory that we are descended from monkeys. I realise there is some similarity between them and us (for instance, ear shape etc.),
ResponderExcluirbut surely, if we did evolve from them, then they would now be extinct because they would all have evolved into humans?!
Personally, I think we evolved side by side with them, and are just the nearest mammals in appearance to each other.
Yes, many times I have heard people wail "Why me?" when some tragedy strikes in their lives, and "How could God let such things happen to his children?"
I totally agree with you. If our Creator intervened every time each one of us faced a life challenge, then He would be negating our free will and we would stagnate. We are, after all, born to progress spiritually...and the only way to do that is to learn from our experiences - both positive and negative!
When my parents and my daughter passed away and then when I was diagnosed with cancer, I did momentarily wonder what I was being punished for. But then I soon changed my perspective to "What is life asking me to learn here?" And, from that moment on, I have tried my hardest to view misfortune and pain in that way. I see life as a training course for Spirits. We learn our lessons well enough, then we move on to the higher level of being...eventually (we hope!😉) becoming reunited with the Creator!😊😊😊
I apologise, my friend, I am rambling!🙄 I wasn't meaning to preach...just expressing my personal view!😉😊
I do so hope you are keeping safe and positive, and I wish you a magical day!
Many Kisses xxx
My sweet and dear Ygraine,
ExcluirYour spoken words did not go to the wind, everything you said here is in accordance with the text presented in the ®DOUG BLOG.
I also had my losses and I never lost my faith, because it would be selfish to believe that I was the only one to be punished with losses in this life. Look at the world today, we are all losing people everyday and is it God's fault? Humans are capable of polluting even the water they drink and blaming God or the Devil for their mistakes, simplifies everything.
We are often ungrateful beings, it could be anyone else here, but we are the ones who live, so that we can enjoy this learning from the pains of life and also begin to appreciate the beauty of life.
"Darwin" was a great scholar, but when it comes to evolving from apes, I'm sorry to say, but that's absolute nonsense.
I hope your treatment is going well and that you know that your Brazilian friend here loves you and always asks God to bless you richly and abundantly.
Many kisses.
My dear friend, I couldn't agree more. It is easier to blame God, than to take responsibility for our own actions and life path. But blaming never brings anything but grief, does it! I honestly believe that if we fail to learn the lessons that life presents us with, then they will only have to be faced again, over and over until we finally learn.
ExcluirIn spite of all the pain and ugliness in our world now, there is also much beauty and kindness...if only we know how to look for it.😊 And I am so, so grateful for the kindness you have extended across the miles to me. Your caring and support is helping me still, as I face this latest challenge...probably more than you will ever know.
So thank you, my precious friend, so much.😊😊
I am currently awaiting more tests and scans, as my doctor believes my cancer has returned. The waiting lists are long, due to Covid, but I have three appointments next month...so am one of the fortunate ones.😊
I do so hope that you are having a great weekend, and please do take care of yourself. You are much loved.
Many Kisses xxx
My sweet and beloved Ygraine,
ExcluirYou will win this fight against this disease and we will still be friends for many, many years to come.
Living in times of pandemic makes it much more difficult to treat other diseases that have always existed, but with the presence of the virus, the work of doctors has become even heavier.
But let's keep the faith in better days in every way.
A very peaceful weekend for you my sweet and dear friend.
Como bien nos dices hay diversas religiones algunas son monoteístas como la Judía, Cristiana y musulmanas todas ellas tienen matices en el interior de ellas.
ResponderExcluirOtras tienen diversos dioses con alguno de mayor importancia.
Lo cual nos demuestra que desde algún instante en esa evolución se comenzó a pensar que hay algo o alguien superior a nosotros.
Como nos dices en demasiadas ocasiones pensamos en que evolucionamos.
Saludos.
Mi buen amigo Tomás,
ExcluirParafraseando la famosa frase de "William Shakespeare", digo: "Creas en Dios o no, esa es la cuestión". Si creemos en Dios y él nos da tranquilidad, está bien, si no lo hacemos y tú estás feliz, también está bien, porque siempre debe haber sentido común y respeto por la elección de cada uno.
Un abrazo.
Olá, Doug!Testo muito bem escrito, interessante!
ResponderExcluirO tema fé, crenças, é tão pessoal, como não acredito em um deus, acho isso tão natural quanto alguém crer em um deus, é um sentir de cada ser...Deus e diabo? É aquilo que prevalece dentro de cada um como verdade, não como ferramenta de esculpir nossas vidas e comportamentos.
Meu filho teve câncer, meu pai, e nem por um momento me passou pela mente clamar a deus, doença existe, para todos, sejam bons ou maus.
Mas como disse, é pessoal o sentir de cada um.
Adorei a reflexão, abração e bom São João, se gostar, é claro!
Minha amiga Dalva,
ExcluirGrato por sempre apreciar o meu modo de escrita aqui no ®DOUG BLOG.
A “teoria evolutiva Darwiniana”, qual dá conta que a humanidade é oriunda dos macacos, é tão certa quanto à existência metafórica da “Arca de Noé”. Algumas pessoas acreditam naquilo que melhor convêm aos interesses delas.
Também tive minhas perdas e nunca me vi protestando com veemência minhas dores.
Festas juninas aprecio muito, principalmente as comidas típicas. Pena que esta pandemia tem tirado o brilho até das nossas datas festivas e tradições.
Retribuo o abração e continue se cuidando!!!
Olá Douglas!
ResponderExcluirMuito interessante este seu artigo e excelente reflexão!
Francamente, que evolução foi esta? Para onde caminhamos? Muito pertinente este seu ponto de vista, a humanidade precisa repensar os seus valores e suas prioridades, a evolução tornou-nos escravos do sistema, perdemos a nossa liberdade em troca um um nivel de vida padronizado!
Deus nos criou com o livre arbítrio, mas a verdade é que as nossas escolhas são manipuladas!
Gostei muito do seu pensamento!
Um abraço e muita saúde!
Amiga Micaela,
ExcluirFico feliz que tenha gostado do texto apresentado aqui no ®DOUG BLOG.
O homem evoluir do macaco e o macaco continuar macaco, é uma das tolices mais repetidas pela ciência. Agora, se Deus não existe, muitas pessoas de fé existem, tornando a existência de Deus em suas crenças. Ou seja, tudo é mesmo relativo.
Eu sou filósofo, não teólogo, mesmo assim, prefiro crer em Deus e não em “Darwin”.
Retribuo o abraço e o desejo de muita saúde!!!
Querido amigo Douglas,estive aqui de manhã e não consegui comentar, não abria para comentários, voltei, pois li com atenção e amei, como sempre tens lucidez e concordo plenamente!
ResponderExcluirLivre arbítrio, temos toda a responsabilidade para conosco mesmo e Deus nos dá essa capacidade!
Capacidade de decidirmos nossas vidas,viver e sentir essa força somente é possível por podermos evoluir espiritualmente!
Que post bem elaborado,ilustrado e o tema ficou perfeito!
Amei!
Abraços bem apertados querido amigo!
Amada amiga Ivone,
ExcluirQue bom que retornaste para ler com atenção este texto. Tu és sabedora de como considero tua presença e opiniões aqui no ®DOUG BLOG.
Sobre fé, ela é aquilo que acaba por desunir pessoas e nações, pois, gente adora brigar, discordar de coisas que sequer conhecem sua origem. Religião é uma coisa totalmente diferente de fé. Tem uma frase minha que diz:
“Eu rezo Pai Nosso, que estais no céu, e não, Papa nosso que estais no Vaticano!”
Agradeço pelo carinho contido sempre nas palavras de apreço aos meus textos e artes do ®DOUG BLOG.
Retribuo os abraços bem apertados, minha mãe mitológica.
Olá amigo jornalista, professor Douglas.
ResponderExcluirEu creio em Deus...
E vou seguir com ele.
Muito bom texto, para essa leiga aqui, mas creio ter conseguido entender a mensagem.
Não evoluímos em nada, creio que demos passos, mas para trás. Nada aprendemos.
Boa noite. Feliz final de semana.
Beijos!!
Minha querida amiga Lúcia,
ExcluirBem disse: “Friedrich Nietzsche”:
“Ao contrário do que hoje se crê, a humanidade não representa uma evolução para algo melhor, de mais forte ou de mais elevado. O 'progresso' é simplesmente uma ideia moderna, ou seja, uma ideia falsa.”
Se a complexidade da evolução humana (aos olhos da fé), colocam obstáculos para que exista credibilidade na “teoria evolutiva Darwiniana”, é exatamente porque, a “seleção natural” só se faz verdadeira, aos olhos da biologia/ciência e assim, não faz sentido. Eu digo sem medo de errar, que esta “evolução involutiva” é só uma mera opinião de “Charles Darwin”. A “teoria da evolução”, não é um fato científico... Fato científico, é a “Lei da Gravidade”, por exemplo.
Retribuo os beijos, o carinho nas palavras e o desejo de feliz final de semana!!!
A fé e a ciência. Pontos de vista incompatíveis? Li com atenção o que escreveu. Não tenho respostas só interrogações.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirGrato pela obsequiosa leitura de mais este texto aqui do ®DOUG BLOG.
Agora, é aquela questão antiga, quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
A Ciência explica que como os organismos estão sempre em mutação, com o passar do tempo, houve na “Era Paleolítica”, aves que botavam ovos, mas, que ainda não eram estas galinhas que conhecemos hoje. Então, (mais uma vez, segundo a Ciência), teria sido o ovo quem veio antes, pois, ele já era posto por estas aves primitivas, anteriormente da existência dos galináceos.
Mas, a pergunta é: de onde teriam nascido estas tais aves primitivas, mãe de todas as galinhas, frangos e pintinhos? MISTÉRIO ¯\_(ツ)_/¯
Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Olá, Douglas, desde o tempo do antigo Ginásio e o Colegial, mais tarde a Universidade, estudo filosofia, sendo que, no curso de Direito pude aprofundar-me mais, lendo os principais filósofos, dentre eles sofri maior influência por Montaigne e Friedrich Nietzsche, que estão sempre entre as minhas leituras preferidas. Disse isso, caro amigo, para dizer que esse seu texto, muito bem elaborado, não deve ser fácil para ninguém, mesmo para os que são afeitos à Filosofia, pois para qualquer um o seu artigo levará uns e outros para os campos mais diversos do pensamento, uma vez que os que acreditam em Deus seguirão seu rumo enquanto os que não acreditam, mais voltados à Ciência, como é o caso de Darwin, estarão presos a outro pensamento filosófico, e, como você disse muito bem, em outras palavras, nada mais justo e normal que as pessoas pensem diferentemente, umas podendo dizer que acreditam que o homem descende do macaco e outros dizendo que isso é uma impossibilidade. Daí, dizer que esta ou aquela é uma teoria incorreta estaremos definindo o indefinido.
ResponderExcluirParabéns, amigo Douglas, pelo seu ótimo trabalho filosófico.
Uma boa semana,
grande abraço.
Caro Pedro,
ExcluirComo o amigo citou “Friedrich Nietzsche”, eu digo que para ele, a ideia do processo natural evolutivo, é uma fabulação decorrente de uma má interpretação sobre a mentalidade “darwiniana”, qual prega que nós seres humanos teríamos nos desenvolvido dos símios.
Ao meu ver, o aprimoramento da condição humana se deve mais em suas perspectivas morais, que religiosas ou científicas/biológicas. Ou seja, não devemos nos preocupar somente com a origem da espécie e sim, com a conservação do espécime, que como vemos hoje, se abateu fortemente com esta pandemia, tendo hoje (28/6/2021) praticamente 4 milhões de vidas perdidas no Mundo (3.925.445), devido ao vírus.
Sou movido pela consciência lúcida, quanto a origem da condição humana, porém também sou religioso, devido minha raiz familiar (principalmente vindas de avó e mãe), duas mulheres muito Católicas e nossas raízes são importantes, pois, uma árvore sem raiz não pararia de pé nem na “Idade da Pedra Lascada”.
Agradeço o carinho contido nas palavras direcionadas ao meu trabalho aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo o desejo de boa semana e o grande abraço!!!
Pois, pois, quanto mais leio sobre estes temas mais confusa me sinto.
ResponderExcluirVoltarei para ler com redobrada atenção.
Há muito concordo com Sartre: "o inferno são os outros".
Beijo, meu amigo. Cuida-te.
(Gosto do que por aqui vi...)
Querida Teresa,
ExcluirVolte sempre que desejar, pois, parafraseando “Amália Rodrigues”, eu digo que: “O ®DOUG BLOG é também tua casa brasileira, com certeza!”
Agora, sobre esta frase de “Jean-Paul Sartre” (qual também aprecio muito):
“O inferno são os outros!”
Existe um paradoxo nela, pois, não seríamos nós, “os outros” para os outros, minha querida “jardineira?”
Retribuo o beijo, e cuide-se muito bem também!!!
rss, muito bom, Douglas!! Adorei a do papa Pio IX, ele acreditaria quando um símio se tornasse papa. Ele duvidou, houve coisa pior.
ResponderExcluirHá muito tempo Darwin e a igreja não se bicam, pois Fé é Dogma e isso precisa de fé, acreditar sem questionar, sem lançar nenhuma fumacinha de dúvida. É uma doutrina religiosa que não se discute. E se Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, assim é! Será? Mas, você falou que pensamentos não podem ser unânimes e concordo, sim. Se fossem, esse mundo seria uma apatia, chatíssimo! Deixa essa zorra mesmo. Porém, outras coisas formam a humanidade, a formação do caráter, outra zorra total. Uma coisa cá, outra lá que nunca se encontram. Sentimentos? Hum... evolução? Menos ainda. Muitas vezes penso que não evoluímos, estamos implodindo, amigo! E não é coisa de brasileiro, é geral. Bem que brasileiro dá uma boa mão! Evolução houve na tecnologia, nas ciências, pisamos na Lua, em Marte, rodopiamos no espaço e mil outras coisas sensacionais, mas o espírito ficou na mesma, às vezes somos bárbaros ainda.
Esse teu tema dá muito pano pra manga, dá horas de escrita rss. De discussão, até chegar muitas vezes onde não esperamos, nas agressões. Sim, política, futebol e religião, a gente toca e sai correndo rss. Mas gostei muito de ler.
Um bom restinho de semana, cuide-se!
Beijo
Querida amiga Taís,
ExcluirEm (24 de agosto de 2018), escrevi aqui no ®DOUG BLOG, como se premunisse esta pandemia:
“...A questão é simples: “Charles Darwin” morreu e seus pensamentos (sendo aceitos ou não?) - permanecem vivos. E Deus, esse nem toda a maldade do Mundo conseguirá matar, pois, a onipotência e onipresença Divina, nada e nem ninguém consegue extinguir da face da Terra... E olha que os seres humanos tem tentado isso com muita frequência, todos os dias de cada ano que passa e de maneira insistente, fazendo guerras, criando vírus de laboratórios que propagam doenças, mantendo conceitos racistas e homofóbicos, como se fossem “macacos de imitação” dos seus próprios erros e preconceitos.
” https://blog-dougblog.blogspot.com/2018/08/entre-deus-e-darwin.html
Chegamos à Lua??? Muitos até hoje, ainda acreditam que tudo não passou de outro “truque hollywoodiano”. O jeito é arrumar um “habeas corpus, no STF”, que nos dê o direitos ao silêncio, quando o assunto for religião, futebol e principalmente, politica.
Assim, finalizo esta resposta de comentário, com mais uma de minhas frases:
“Na política brasileira, o último que saiu não apagou a luz, mas sim, roubou a lâmpada!” 😄😄😄
Retribuo o beijo e o desejo de boa semana que segue, neste “baile de máscaras” sem lei e sem fim.
Douglas, vi agora e adori tua frase lá! Obrigadão! Gostei do engravatada,rs..abração, chica
ResponderExcluirAmiga Chiquitita,
ExcluirEu sou fascinado por etimologia e aprecio muito as palavras pouco costumeiras... “Engravatadas” 😉😄
Como frasista que sou, digo que é sempre um prazer interagir contigo.
Retribuo o abração!!!
Olá Douglas, sou bem religiosa e creio em Deus, para mim, viemos dEle e pra Ele voltaremos um dia, quanto à nossa evolução, evolui quem caminha de olhos fixos em Jesus, esse vai longe, abraços e bom fds!
ResponderExcluirQuerida Larissa,
ExcluirTambém sou um homem feliz em minha fé. A fé é o candeeiro que ilumina os nossos corações aflitos e nos faz enxergar o lado positivo das coisas, mesmo quando parece não existir nada de bom.
Porém, estão enganados aqueles que utilizam o nome de Deus para suas crenças mercantilistas... Mas, isso já é uma outra história, vinda de pessoas que utilizam só o cifrão e não o coração.
Como bem disse “Santa Teresa de Calcutá”, mãe dos pobres e símbolo de compaixão:
“Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor!”
Retribuo os abraços e o desejo de bom final de semana!!!
Querido amigo Douglas.
ResponderExcluirO seu excelente texto focou questões fundamentais, para as quais vou tentar dar a minha perspetiva pessoal como resposta.
"Onde nós evoluímos?"
Ao longo da minha vida, passei por diversas fases, fui criada na religião católica, mas na minha juventude distanciei-me, questionei a existência de Deus.
Mas algo me faltava, não estava completa.
Só depois de ter passado, bem mais tarde, por situações quase dramáticas, senti, que precisava encontrar a peça que me faltava.
A minha busca levou-me novamente a Deus, a um Bem Supremo e Maior.
Portanto meu amigo, acho que a evolução é esta busca, por algo em que acreditamos e que nos faz sentir parte de um todo !
Não sei se me fiz entender e se de algum modo respondi á sua questão.
Grande e grato beijinho, por nos proporcionar momentos como este.
Muita saúde meu amigo!
Querida amiga Fernanda,
ExcluirCada um é sabedor da sua dor, da sua alegria, do seu tormento e da sua calmaria. Cada um de nós sabe aquilo que vai dentro do coração, onde se escolhe ser bom ou nem tanto, onde escolhemos soltar ou prender a fera existente em nós. Porém, quando se crê em Deus, a alma se entende com a gente e assim, temos paz.
O homem não evoluiu dos macacos, isso é certo, pois, os macacos não matam macacos, mesmo sendo animais irracionais. Já os seres humanos (que andam cada dia menos humanos), se digladiam sempre por coisas tolas.
Os mistérios de Deus, não é à toa que são denominados MISTÉRIOS... E por assim ser, pouco (ou quase nada), sabemos, fazendo com que muitos, achem mais fácil não tomar por verdadeiro ou deixar de acreditar em Deus, pois, ter fé não é tarefa simples, é exercício diário de vida.
Retribuo o beijinho, o desejo de saúde e o carinho das tuas palavras!!!
Boa noite, Jornalista Douglas, admirável tua postagem!
ResponderExcluirCharles Darwin um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas um gênio que dizer...
Acredito que Deus em sua misericórdia infinita, desejando que a humanidade evolua traz os gênios para auxiliar e abrir os caminhos da humanidade.
A verdade mais simples é que Darwin é nada mais nada menos que uma criação de Deus. assim como toda partícula desse imenso universo.
Um rico momento ler-te.
Se cuida.
Bom final de semana.
Bjs
Amiga Marli,
ExcluirÉ sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
Os grandes ícones do Mundo, os grandes cientistas, inventores e artistas do passado, foram pedras fundamentais para a construção de uma sociedade evolutiva.
Nesta suposta “briga entre Deus e Darwin”, ganhamos todos nós, que temos o direito do arbítrio das nossas escolhas de vida e opiniões.
Grato pelo carinho nas palavras.
Retribuo os beijos, o desejo de bom final de semana e cuide-se bem também, minha valiosa amiga!!!