Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar sobre a necessidade das mulheres se cuidarem, especificamente em relação ao câncer de mama. Mas, onde surgiu a campanha “Outubro Rosa?”
Esta campanha/movimento teve início nos “Estados Unidos”, na década de 1990, com a “Fundação Susan G. Komen para a Cura” promovendo a “1ª Corrida pela Cura, realizada em “Nova York” em (1991), para simbolizar a luta contra o câncer de mama. O laço rosa, que se tornou o principal símbolo do movimento, já era usado em outras campanhas de conscientização, mas, esta corrida foi a primeira vez que a cor foi diretamente associada ao câncer de mama. A cor foi escolhida por ser frequentemente associada à feminilidade e à delicadeza, mas, neste contexto, passou a representar força e esperança na batalha contra a doença.
A campanha expandiu-se globalmente nos anos seguintes, ganhando destaque por meio de iniciativas que envolviam a iluminação de monumentos e edifícios em tonalidade rosa. O objetivo era criar um forte impacto visual, chamando a atenção para a causa. O primeiro grande exemplo desse tipo de ação foi a iluminação da “Estátua da Liberdade” em (2002).
A campanha chegou ao “Brasil” no início dos anos (2000). O primeiro sinal de sua chegada foi a iluminação do “Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo”, na cor rosa, em (2002). Desde então, a campanha se fortaleceu, envolvendo governos, ONGs, empresas e a população para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Hoje, o “Outubro Rosa” é um movimento global que acontece todos os anos (obviamente no mês de outubro), com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, mantendo uma vida longa e saudável para nossas mulheres.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).