Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, lá se vai mais um ano... E todo final de ano é a mesma esperança de que o ano que está por chegar será melhor do que o ano que está terminando. Porém, na maioria das vezes o ano que finda logo se liga ao que se inicia e, a expectativa de um “Feliz Ano Novo” cai por terra.
O ano que nasce pode trazer com ele a ideia do dramaturgo grego Sófocles (496 a.C. - 406 a.C.), que dava conta de que: “O maior presente que um ser humano pode ter é não nascer!”
Mas, as pessoas continuam nascendo, assim, como os anos continuam passando (e às vezes tenho a impressão que estão passando cada dia mais rápido). Se eu não nascesse, não teria tido o prazer de conviver com os meus saudosos pais “Walter e Neuza” e, de ter sido um bom filho para eles. Mas, é como diz uma das minhas frases:
“Morrer é fácil, saber viver é que são elas!”
Assim sendo, eu não tenho medo da morte, eu sinto pena de um dia ter de morrer e ver as pessoas que eu amo morrerem também. Aliás, por um total egoísmo, até gostaria de morrer (sem sofrer), antes das pessoas que eu amo. Mas, a ordem natural das coisas diz que os pais nunca devem enterrar os seus filhos e sim, o contrário deve ocorrer. E comigo já aconteceu, pois, já não tenho mais os meus pais aqui neste nosso Mundo temporal. E como diz a terceira parte da canção: “Pedaço de Mim” (1978), de: “Chico Buarque de Holanda” (19 de junho de 1944):
♫...Oh, pedaço de mim; Oh, metade arrancada de mim; Leva o vulto teu; Que a saudade é o revés de um parto; A saudade é arrumar o quarto; Do filho que já morreu...♫
O melhor meio de se viver e morrer, deveria ser este que vou relatar aqui. Não que eu esteja querendo ensinar Deus a ser o Criador de todas as coisas, mas, não seria uma ideia ruim, se nascêssemos velhos e sumíssemos da face da terra nenéns. Sim, pois, se o ser humano nascesse velho, ficaria a cada dia mais moço, até “sumir” de juventude. Veja só que beleza, “sumir de juventude” e não morrer com sintomas de uma doença degenerativa, do tipo: “Alzheimer”, por exemplo. Mas, este são só devaneios... O tempo é implacável e nunca para de andar só para frente.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Turma da Mônica” (1959), criações do cartunista brasileiro: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935).
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).