Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, os símbolos natalinos possuem seus significados e gostamos deles, porém, muitas vezes sem entendermos a origem deles. Mas, quando o assunto é o Papai Noel na chaminé, renas, trenós, tudo nos remete a magia do Natal.
Em cada país o Papai Noel possui um nome: na “Rússia” (onde muitos dizem ficar o “Polo Norte”), ele leva o nome de: “São Nicolau”; nos “Estados Unidos” é conhecido por: “Santa Claus”; na “Alemanha: Kriss Kringle”; na “França: Pere Noel”; na “Inglaterra” é chamado de: “Fathers Christmas”; na “China: Dun Che Lao Ken”. E assim por diante. Então, seja qual for o país, o nome dado não importa, pois, as características do “bom velhinho”, são sempre muito semelhantes.
Nos festejos natalinos, temos também as diversas decorações características deste período do ano. A árvore (seja artificial ou um pinheirinho natural), com as bolas coloridas, com os pisca-piscas... Nas portas as guirlandas, meias e gorros natalinos e o presépio sobre à mesa.
Porém, a mais intrigante narrativas do Natal, talvez seja a do Papai Noel descendo por uma chaminé, pois, as chaminés (nos países frios), normalmente estão acesas na noite de Natal e (nos países tropicais, como é o caso do “Brasil”), as casas nem possuem chaminés. Então, de onde vem esta lenda?
A origem da chaminé do Papai Noel, está intimamente relacionada com a figura de “Nicolau de Mira”¹, um Bispo Católico nascido na “Turquia”, em (280 d.C.), que ajudava as pessoas carentes. “Nicolau” deixava saquinhos com moedas de ouro perto das chaminés dos menos favorecidos durante à noite de (24 para 25 de dezembro). O “Bispo Nicolau”, por suas atitudes benevolentes, acabou sendo beatificado pela Igreja Católica e depois, acabou sendo santificado.
Além de ficar conhecido por sua generosidade em ajudar o próximo, o “Bispo Nicolau de Mira” mantinha uma vistosa e farta barba branca. Nascido em uma família abastada, o Bispo nunca negou nenhum tipo de ajuda para aqueles que mais necessitavam. Ele sempre foi guiado pela humildade que habitava o seu coração.
Outras semelhanças com Papai Noel, era que “Nicolau” sorria agudamente (Ho! Ho! Ho!) e se vestia com uma grossa batina aveludada vermelha.
Assim sendo, os pequenos saquinhos de moedas de ouro de outrora, hoje representam as meias que utilizamos para enfeitar as casas e/ou lareiras de Natal.
Na “Turquia”, onde “São Nicolau” morava, havia um homem viúvo que cuidava de suas três filhas gêmeas solteiras. Quando chegou o momento delas se casarem, o pai não tinha nada para oferecer à família do noivo como dote (tradição da época). No final da noite, quando todos estavam dormindo, o Bispo foi até esta casa das noivas (e sem ter a chave da porta para entrar) e não sendo um ladrão para arrombar portas e janelas, lançou três fartos saquinhos de moedas de ouro pela chaminé. E daí que surgiu a lenda do “bom velhinho” descer pela chaminé e depositar presentes em meias dependuradas em volta da lareira, na decoração natalina das casas.
A verdade, é que tudo que está relacionado ao lúdico inspira o Natal. Tudo possui um significado que vai muito além da questão religiosa da data. Nada surgiu e começou repentinamente e, é exatamente isso que faz a magia do Natal se renovar com o passar dos anos, sendo uma data de maior empatia, amor, prosperidade e renovação de votos de dias melhores.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, também conhecido como São Nicolau de Bari” (15 de março de 270 d.C. - 6 de dezembro de 343 d.C.), é o Santo padroeiro da “Rússia, Grécia e da Noruega”. É o patrono dos guardas noturnos na “Armênia” e dos coroinhas na cidade de “Bari - Itália”, onde estão sepultados seus restos mortais, trazidos da “Turquia”, onde faleceu duas semanas antes do Natal, na cidade de “Mira”.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Papai%20Noel%20-%20Chamin%C3%A9).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Papai%20Noel%20de%20Ponta-Cabe%C3%A7a%20na%20Chamin%C3%A9).png)