㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

terça-feira, 9 de abril de 2024

“O Meu Mar Tem Mil Tons!”















Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos navegar, pois, como bem disse “Fernando António Nogueira Pessoa” (13 de junho de 1888 - 30 de novembro de 1935): “Navegar é preciso, viver não é preciso!” - E assim, como diz uma de minhas frases:

“Tenho um Mar que é só meu, nem para Iemanjá ou para as sereias eu empresto. Quando estou de frente ao Mar, deixo para lá todos os problemas do Mundo. O Mar é imenso, somos pequenos!”

Um dia que passo sem observar o vai e vem das ondas do Mar, parece ser um dia perdido. Perto do Mar eu sou mais feliz. Quando não sei para onde ir, eu corro na direção da água salgada e me reconheço... Me refaço.

Sim, eu preciso salgar meus pés nas águas do Mar para adoçar a minha vida. Mas, Mar de remanso nunca fez bom marinheiro... Eu sou intenso! Tem outra frase minha que diz:

“Eu sou INTENSO... Quem gosta de água morna é chá!”

Então, que os dias sejam de Sol, mesmo quando esteja caindo uma garoa fina. Praia é a casa do Mar, das sensações positivas, das vidas temperadas, das amizades que desejam um Verão vivo em cada um de nós, pois, “quem viver não verá...” - “quem viver Verão!” - e não “há males que vêm para o bem...” “Há MARES que vêm para o bem!” - esta outra frase deste “marinheiro aforista”.

“Lar doce lar!” - “Mar doce Mar!” - que cada onda do Mar seja um impulso para me fazer ir mais adiante, que a maresia me faça esquecer tudo, quero descansar nas areias da praia, ter “cabelo de sal, pele de Sol e alma marinha”.

Da sacada do meu apartamento, o Céu parece um quadro em movimento, onde eu vejo o nascer e o pôr do Sol dourar o Céu e refletir no Mar.

Depois de um dia estressante, tudo o que preciso, é dar uma parada na praia, me livrar do terno e da gravata e mergulhar no mar para renovar minhas energias.

Que “Poseidon”, deus grego dos mares, me fortaleça, ordenando ao Mar que me dê mais sorte e me faça aprender a navegar com o coração inspirado e uma imaginação cheia de alegrias eternas, para que a alma dos oceanos que estão agitando meu pisciano ser, nunca deixe minha intensidade findar.

E que no final desta viagem marítima eu esteja tranquilo, em meu lar com vista para o Mar, ficando dourado pelo Sol e abençoado pelo Céu azul... Azul da Portela, que ♪foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar...♪ - e que em (2025), o meu mar terá mil tons”, pois, irá homenagear o grande Milton Nascimento¹
°°°
¹ Milton Silva Campos do Nascimento” (26 de outubro de 1942), Bituca”, apelido qual recebeu na época de criança, por “fazer bico” quando era contrariado. O cantor e compositor brasileiro é reconhecido como um dos mais influentes e talentosos músicos do Mundo e será o enredo da Portela para o Carnaval (2025), astro das Gerais”, homenageado da minha querida Escola de Oswaldo Cruz e Madureira. - É com muita emoção que aceitei o convite da Portela para que a minha história seja retratada no maior espetáculo da Terra, disse Milton” em (4 de abril de 2024).
 



 “O Mar Serenou” — Clara Nunes”

♫O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia
O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia.

O pescador não tem medo
É segredo se volta ou se fica no fundo do Mar
Ao ver a morena bonita sambando
Se explica que não vai pescar
Deixa o Mar serenar.

O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia
O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia.

A Lua brilhava vaidosa
De si orgulhosa e prosa com que deus lhe deu
Ao ver a morena sambando
Foi se acabrunhando, então adormeceu, o Sol apareceu.

O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia
O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia.

Um frio danado que vinha
Do lado gelado que o povo até se intimidou
Morena aceitou o desafio Sambou
E o frio sentiu seu calor e o samba se esquentou.

O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia
O Mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do Mar é sereia.
°°°
* “O Mar Serenou” (1975), é uma composição de: “Antônio Candeia Filho”, um sambista, cantor e compositor brasileiro (17 de agosto de 1935 - 16 de novembro de 1978), interpretada neste vídeo por: “Clara Francisca Gonçalves Pinheiro — Clara Nunes” (12 de agosto de 1942 - 2 de abril de 1983), mais uma grande portelense.

44 comentários:

  1. How charmingly you speak of the sea! Unfortunately, I live far from the sea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Irina,
      The sea exerts an enormous fascination on me.
      A hug and may your week continue happily with your cats.

      Excluir
  2. Olá caro Douglas.
    Muito boa crônica.
    Não moro perto do mar, mas quando posso vou olhar a imensidão do mar e despejar nele toda a energia negativa, o peso do coração, a inquietude da alma e ele sempre me retorna a calma a paz em minha alma e coração. “Ele me faz entrar em contato comigo mesmo e encontro força e estabilidade, para então retornar e fazer o que precisa ser feito.”
    Boa noite!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      O “Rio de Janeiro” é cercado de praias. Quando me canso, sei que encontrarei refúgio nas águas salgadas do mar, onde me recupero.
      Fico feliz que você tenha gostado desta crônica com cheiro de mar e que tenha pisado na “areia fina” das minhas palavras.
      Beijos e que tua semana continue em águas calmas!!!

      Excluir
  3. El mar siempre es muy bello. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judit,
      El mar es espectacular. En las aguas saladas del mar recupero mi energía.
      Besos.

      Excluir
  4. Por aqui o mar já começa a chamar.
    E eu estou a ouvir o chamado.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      O mar fica em frente à varanda do meu apartamento... Ele me chama e eu o convido para entrar em minha casa.
      Abraços!!!

      Excluir
  5. A beautiful text!
    I love the sea. And the way you introduced us to the sea only makes us appreciate this great beauty of mother nature even more.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Theodosia,
      The sea enchants me and regenerates my strength. It is truly one of mother nature's greatest beauties.
      Kisses!!!

      Excluir
  6. Bel testo,ma io preferisco la montagna.Buon mercoledì.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amica Olga,
      Le montagne, le colline, i sentieri, i boschi e tante parti della nostra natura sono incantevoli, ma il mare mi affascina.
      Sono felice che ti sia piaciuto questo testo di ®DOUG BLOG.
      Un felice proseguimento di settimana a te.
      Un abbraccio!!!

      Excluir
  7. Adoro o mar e nada melhor do que poder perto dele estar! Sinto saudades dele e fico sonhando em poder voltar! Adorei o post! abrção,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chiquitita,
      Se eu não fosse gente, certamente seria uma âncora, só para viver no fundo do mar. ⚓😂
      Carinhosos abraços!!!

      Excluir
  8. Meu sapiente amigo Douglas, como é bom navegar nesse mar de aconchegantes palavras que você nos apresenta de forma poética. Eu sempre lhe digo meu amigo, que existe um Fernando Pessoa, um Vinicius, um Shakespeare dentro de você esperando para ser colocado em prática e em palavras. Mas sua poesia não é comum, é filosófica, humana e bem-humorada, sua forma de escrever é muito didática e esclarecedora. Parabéns por mais esse belo texto, pela lembrança da talentosa Clara Nunes, cantando essa clássica canção brasileira, e parabéns também a vocês da Portela por homenagearem Milton Nascimento, em 2025, que é também um poeta da musicalidade. As artes, como sempre, estão supimpas. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      O mar é algo que me traz paz. Gosto de caminhar pela orla e sentir as boas vibrações da água salgada, do luar, da maresia.
      Vivemos dias cansativos e precisamos nos reequilibrar e nada melhor que o mar para cumprir este papel.
      Viva Milton Nascimento, Clara Nunes e a Portela!
      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Amiga Gracinha,
      O mar é algo sublime e insubstituível.
      Um beijo!!!

      Excluir
  10. Yo el único mar que tengo cerca es el "mar" de Castilla como denominamos el conjunto de fincas de cereales que el viento hace mover en ocasiones igual a olas.
    El video animado del principio muy guapo, en ocasiones vi algo semejante.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      El mar, aunque esté lejos, nos motiva a querer sumergir los pies en el agua salada.
      Respecto a las animaciones de ®DOUG BLOG, me gustan las artes en movimiento, llaman más la atención.
      Abrazos.

      Excluir
  11. Douglas, me encanto tu relato sobre el mar, es fascinación.
    Mirarlo y ver su inmensidad su belleza es sentir la fuerza de la naturaleza, amo el mar pero también lo respeto.
    Cariños y besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi amigo del “blog El Sentir del Poeta”
      Bienvenido al BLOG de ®DOUG. Si quieres unirte a mis amigos y seguidores, sería un placer.
      El mar es mi elixir mágico para recuperar mis fuerzas.
      Un abrazo.

      Excluir
  12. Ohhhh, que lindo poema em prosa, uma caneta emocionante, amigo! cheia de amor e paixao pelo Mar. Que Poseidon sempre te embale entre ondas e conchas, querido jornalista!!
    Abrazo con carinho e beijo com sabor a sal☁️🌊🌈🦋✨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carolina,
      Que bom que você gostou desse bate-papo com “Poseidon e Iemanjá”.
      O mar faz parte de mim, isso é certo.
      Beijos na bochecha por onde escorre uma gota de água salgada do mar!!!

      Excluir
  13. I would love to have a sea view from my window...that would be amazing. Sea has a really good impact on me, I cannot swim but I enjoy walking along the sea and observe little fish. :) Your text is sooo relaxing. Have a stunning day, I truly appreciate you!!! <3:))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear friend Agnes,
      Having the sea “framed” on the balcony of my apartment makes sunny days look like scenes from love movies.
      The sea invigorates me and I also like walking by the sea. Who knows, maybe one day you and your brother will come to Brazil, and I can show you both the beautiful beaches of Rio de Janeiro?!
      The sea is a force of nature, so “humanity” needs to stop polluting it.
      Kisses!!!

      Excluir
  14. Querido amigo Douglas, que alegria que é poder sentir a leveza de estar sempre curtindo as águas do mar, adoro o mar!
    Sempre que dá corro ao encontro dessa maravilha!
    Amei ler aqui e sentir sua vibração, nossa, que bom!
    Abraços apertados querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Quantas belas páginas a literatura (seja ela jornalística, poética, mitológica, etc...), já nos deu sobre o Mar. Assim sendo, coloquei meu “barquinho de papel” aqui no ®DOUG BLOG e narro minha paixão pelas águas salgadas do Mar.
      O “Brasil” foi abençoado por Deus e por “Poseidon e Iemanjá”, pois, temos lindas praias em cada canto deste belo país.
      É sempre um prazer ter tua leitura e comentário aqui neste “pisciano blog”.
      Abraços apertados!!!

      Excluir
  15. Ay, el mar!!! Qué hermosos sentimientos me trae.
    Me inspira paz, serenidad y me llena el alma de buenas sensaciones..
    Felicidades por tan bello post, amigo Douglas. Es un placer leerte.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Carmen,
      El Mar actúa sobre mí como una especie de cargador de baterías. Necesito este contacto con el Mar para mantenerme equilibrado y feliz.
      Me alegra que te haya gustado esta publicación de ®DOUG BLOG.
      Un abrazo y que tengas un buen fin de semana.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmen,
      Cuando voy a una ciudad donde el mar no existe, siempre siento que falta algo, porque, así como la sal sazona la comida, el agua salada sazona mi vida.
      Un abrazo y buena semana.

      Excluir
  17. Hola D o u g l a s. Tengo la suerte inmensa de vivir junto al Mar Mediterráneo, Patria de Las Civilizaciones Más Antiguas de La Historia, y es algo que contribuye al Ser Humano extremadamente feliz que soy. ¡No te imaginas, con Tu "Savoir Faire" lo mucho me que gustó tu entrada repleta de poesía sobre Los Mares o Los Océanos! Además de componer tanto en prosa como en verso, leo muchísiiiimooo, y tú me has recordado un libro de poesía del veterano poeta antiguo Tomás Morales (era de Las Islas Canarias y aquí en España es muy querido), de quien te pongo dos estrofas perfectas en su ontología marina y portuaria.....

    "El mar es como un viejo camarada de infancia,
    a quien estoy unido con salvaje amor;
    yo respire de niño su salobre fragancia,
    y aún llevo en mis oídos su bárbaro fragor.

    Yo amo mi puerto en donde cien raros pabellones
    desatan en el aire sus enseñas navieras,
    y se juntan las parlas de todas las naciones
    con la policromía de todas las banderas"

    Tomás Morales amaba el Atlántico ¡es fenomenal, sin duda!

    Desde estas tierras litorales españolas, espero que Poseidón siga protegiéndote.☯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Juan,
      En primer lugar quisiera agradecerte que hayas citado parte del poema de “Tomás Morales Castellano” que enriquece tu comentario. Y como siempre digo, los comentarios son en cierto modo una extensión del texto.
      Necesito agua de mar salada para recargar energías.
      Que Poseidón siga protegiendo a todos los amantes de los siete mares.
      Un abrazo.

      Excluir
  18. O mar também é uma das minhas paixões. Nasci numa cidade com mar. Nunca vivi longe dele. Da minha janela também vejo o mar. Gostei do que escreveu sobre ele.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      O Mar é uma das grandes forças e belezas da natureza.
      Somos de certa forma privilegiados por poder observar o Mar praticamente dentro das nossas residências.
      Um beijo e boa semana!!!

      Excluir
  19. Bom dia, Douglas
    O mar é magnifico, linda criação de Deus. Você tem uma bela vista da sacada do teu apartamento, que maravilha contemplar tanta beleza no teu dia a dia, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lucinalva,
      O mar é verdadeiramente uma magnífica criação Divina.
      Ter vista para o mar da varanda do meu apartamento sempre foi um projeto de vida que realizei com alegria há anos e me sinto confortável em poder contemplar tamanha beleza dia e noite.
      Um abraço e boa semana!!!

      Excluir
  20. hola
    el mar está muy lejos de mi, pero todos los años viajo hasta él porque me ayuda a desconectar y relajarme. Lo mejor del año es pasear por una playa y oler el aroma del mar
    Besotessssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola preciosa “Harley Quinn”,
      El Mar es magnífico ya sea de cerca o de lejos y cuando nos proponemos objetivos como un viaje, por ejemplo, realmente el Mar tiene el poder de relajarnos.
      BatBesos〴⋋_⋌〵

      Excluir
  21. Olá Douglas
    Amei sua postagem sobre o mar.
    Eu demorei pra ver o mar!
    Vi com 21 anos de idade, sabia?
    E chorei muito pois no nosso carro estava tocando uma música muito comovente.
    Mas achei que o mar diz muito sobre nosso Paizinho do céu.
    Achei interessante eu demorar tudo isso pra ver o mar.
    Puder enxergá-lo com maturidade,
    Mas como canta uma linda canção: "O Mar de minas é o Céu..."
    Um abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,
      O Mar é “MARAVILHOSO”, palavra que começa com Mar.
      Não há tempo certo para conhecer o Mar, pois, todos os dias olho para as águas salgadas e sou apresentado a algo novo que vem das marés.
      A tua experiência com o Mar é a mesma dos cariocas que observam os belos horizontes de “Minas Gerais” que adotaram como filho legítimo o niteroiense “Milton Nascimento”.
      Beijocas e Boa Semana!!!

      Excluir
  22. Querido amigo, adorei cada linha deste texto em que confessas o teu amor pelo mar.
    Já deves ter percebido que também eu sou uma adoradora dessa imensidão sem fim.
    Vivo pertinho dele, vejo-o da minha varanda, escuto-o, espraio nele o olhar, não me canso de o fotografar, partilho com ele momentos de alegria, de tristeza, de solidão. Ele permanece silencioso, misterioso, mas eu acredito que nos observamos um ou outro.
    Entrar no mar relaxa, pacifica e, como dizes, adoça a vida. A minha seria bem salgada se não o tivesse por perto.
    Sabes, também eu não me importava de ser âncora, uma esquecida nas profundezas do mar. Pois, como um dia li e sublinhei: «“O que custa é ver o mar e saber que ainda aqui fica.”
    Amei “O mar serenou” e as tuas artes.
    Beijos. Um feliz e azulinho fim-de-semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida “jardineira”,
      Que bom que você gostou desta “criativa” publicação do ®DOUG BLOG. Amanhã (domingo, 21 de abril), é “Dia Mundial da Criatividade”.
      Ser “âncora” na imensidão do Mar faz parte da vida, principalmente para quem quer descobrir os mistérios desta beleza ora salgada, ora doce da natureza.
      Morar de frente ao Mar foi um projeto de vida que, graças a Deus, realizei há muito tempo. Sem o Mar sou menos feliz.
      E sim, também acredito que observamos o Mar e ele também nos observa.
      “O Mar Serenou” e as artes nadam em direção ao texto para servir de porto seguro às palavras.
      Beijos e tenha um final de semana à beira mar que te espera!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).