Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, dizem que a esperança é a última que morre, embora saibamos que o óbito é certo, principalmente quando vivemos uma grave crise hídrica devido à estiagem e as queimadas de florestas, que resultam na falta de água para consumo humano e animal, no “Brasil” e no Mundo. Assim, as pessoas e os bichos vão morrendo de sede, enquanto os políticos nunca morrem de falta de vergonha na cara.
No domingo (6 de outubro), votaremos e elegeremos prefeitos e vereadores em todo o “Brasil”. No entanto, os políticos são criaturas asquerosas, eles nunca nos dão trégua e nem cumprem suas promessas. Governantes vêm e vão, e é sempre a mesma “bagunça”. A questão é: eles mudam, ou nós mudamos? Políticos só governam mal, porque, votamos errado e, muitas vezes nem temos a opção de votar corretamente, porque, os candidatos são muito ruins e eu já desisti de esperar que um politico probo apareça.
Dizem que votar é um direito do cidadão, mas, para nós brasileiros, votar ainda é obrigatório. Porém, não existe democracia pela metade. Votar deveria ser opcional e ponto final. Este é o direito do cidadão: querer ir às urnas por livre e espontânea vontade.
Mas, vou parar de discursar, porque, isso é coisa de político. Então vamos à crônica...
Em algum lugar, num passado não tão distante, dois (quase) amigos estão conversando, um se chama Luiz¹ e o outro Jair¹ e qualquer semelhança NÃO é mera coincidência.
💬 E aí Jair, tudo joia?
💬 Não vem de sarcasmo Luiz... Já devolvi as joias!
💬 Só estou perguntando companheiro, se você está bem?
💬 Que nada Luiz, peguei uma gripezinha oportunista de novo.
💬 Você está melhor agora?
💬 Sim, foi só um resfriadinho de nada.
💬 Mas, você não me parece bem, companheiro.
💬 E daí, quem anda bem nesse país?
💬 É, sem educação você continua!
💬 O que você quer que eu faça?
💬 Porque, o companheiro não come feijão? - tem muito ferro.
💬 Eu lá sou homem de comer feijão? De levar ferro? E saiba também que não engulo Lula. Quer comer feijão, coma você e não enche o meu saco, porque, estou armado e posso te passar o ferro, Luizinho.💬 Acho que o companheiro está muito irritado. Quando for tomar a vacina bivalente da Covid, tome uma dose da vacina da gripezinha e aproveite a oportunidade e se vacine contra a raiva também. Só não vá falsificar o cartão de vacinação, companheiro!
💬 Ô Luiz, eu vou falsificar é o pé na sua bunda! Eu sou da direita... Eu tomo Cloroquina. Você pelo visto, continua todo esquerdo e tomando suas doses de pinga!
💬 Isso aqui não é cachaça companheiro, é água mineral.
💬 Água tônica, você quis dizer...
💬 Não, companheiro, é a água mineral com gás, de latinha², igual a do Bonner³.
💬 Bonner, da Rede Globo? Tô fora e boa noite!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Luiz Inácio Lula da Silva” (27 de outubro de 1945), é o 39º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2023. Foi também o 35º presidente da República, de 2003 a 2011; e Jair Messias Bolsonaro” (21 de março de 1955), Foi o 38.º presidente do Brasil eleito em 1º de janeiro de 2019.
² As talhas de barro, estes potes usados para armazenar água, muito comuns nas casas das nossas avós, foram substituídos ao longo do tempo por garrafas de vidro e plástico e depois pelos galões azuis e agora até pelas latas de alumínio, que eram mais comuns para refrigerantes e cervejas.
³ “William Bonner”, é o nome artístico do jornalista, âncora e editor-chefe do “JN - Jornal Nacional - Rede Globo”: “William Bonemer Junior” (16 de novembro de 1963).
Lo malo del voto no obligatorio es que nadie iría a votar y ganaran peor candidatos. Me hiciste reir con lo del agua. Te mando un beso
ResponderExcluirLos peores candidatos llevan mucho tiempo ganando, Judit. Basta mirar las elecciones completamente amañadas en Venezuela; Miremos también a los candidatos estadounidenses que se presentarán a la presidencia de los Estados Unidos el próximo noviembre, y estos son sólo dos ejemplos.
ExcluirLa democracia debe hacer uso del voto opcional y si nadie vota, es un acto legítimo de democracia.
Un beso y buen fin de semana.
Amigo Doug,
ResponderExcluirTengo la misma opinión que tú sobre los políticos.
Qué buena tu crónica! Es de lo más divertida.
Envidio tu sentido del humor y lo disfruto.
Que tengas un estupendo fin de semana.
Besos.
Amiga Carmen,
ExcluirLa colocación del humor suaviza mis crónicas, pero no enmascara las realidades de la vida.
Los políticos deben entender que trabajan para el pueblo y no al revés. Y también deben comprender que la política no es una profesión, sino un período de trabajo social validado por el voto.
Me alegro que te guste mi forma de satirizar las cosas.
Que tengas un gran fin de semana.
Besos.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirPolítica é coisa chata.
Domingo é dia de descansar, e arrumaram uma encrenca que é votar.
Tudo farinha bichada do mesmo saco.
Enfim, bonitinho seu diálogo entre dois nomes comuns.
Boa noite e excelente domingo.
Beijo.
Olá, querida amiga Lúcia,
ExcluirPolítica é chata e não resolve nada, além de enriquecer estes bandalhas.
Embora domingo seja dia de folga, eu trabalho com jornalismo (e não reclamo). Acho uma chatice é ter que votar nestes políticos bons de "cadeiradas". É tudo igual... Caminhando para pior.
Eu zombo destes canalhas porque, falar sério sobre eles é pura perda de tempo.
Tenham um ótimo final de semana.
Beijos!!!
Boa noite, Doug
ResponderExcluirnunca vou votar diretamente, muito menos agora com tremendo psicopata al frente.
Saludos, e boa escolha!
Beijo na bochecha.
Hola, Carolina,
ExcluirEs increíble que un líder de una nación se burle del pueblo al hablar con un perro que ya ha muerto. Hablar con un perro vivo sería una locura, a menos que el presidente ladrara. El pueblo argentino no se merece esto. 👻
Aquí la urna electrónica facilita las cosas, viene con el botón [VOTO EN BLANCO] 😂😂😂
Besos en la mejilla.
It's not easy at all, my friend. Politics all over the world are shameful.
ResponderExcluirYour way of writing about all kinds of subjects enchants me, and the arts are magnificent once again.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
ExcluirThank you for appreciating my writing style and my drawings.
Politics is poorly represented and poorly understood because those who enter politics become corrupt and even well-intentioned people end up giving in to the corruption of the majority.
Politics is a game of power and money, nothing more.
Have a good weekend.
Kisses!!!
Os deseo mucha suerte.
ResponderExcluirLa verdad que todo es muy complicado en política.
Estupendo tu escrito.
Feliz fin de semana.
Un abrazo.
Amiga Amalia,
ExcluirCuando veo a estos grandes líderes de la ONU discutir las condiciones climáticas del planeta Tierra y el fin de las guerras en el mundo, lo único que sé con seguridad es que todo esto es una absoluta pérdida de tiempo.
Días mejores se construyen con el trabajo del pueblo, porque los políticos sólo inventan leyes e impuestos estúpidos.
Gracias por apreciar mi forma de escribir.
Feliz fin de semana.
Un abrazo.
Olá, beleza?
ResponderExcluirBem humorado e com críticas na medida certa sobre o nosso momento político. "Momento"? Antes fosse...parece-me que no nosso caso é uma "eternidade". Para quem ainda não jogou a toalha (eu estou quase) o jeito é pesquisar e votar no "menos pior". Que tristeza...
Caro Eduardo,
ExcluirÉ um prazer recebê-lo no ®DOUG BLOG.
Nosso "momento político" já se transformou em moto-contínuo há muito tempo.
Sei que passamos por um longo período de ditadura militar sem poder votar, mas, o direito ao voto democrático não pode vir também da obrigação do povo ir às urnas, este é um modelo de "ditadura democrática" e perceba o quão absurdo é isso.
Fico feliz que tenha gostado da leitura... Vamos às urnas para eleger políticos que sabemos que farão jus ao ditado: "Farinha pouca, meu pirão primeiro!"
Um abraço e boa semana!!!
Pois é. Aqui no Rio acabei votando em quem já está lá até para que não houvesse segundo turno e ainda bem que não haverá. Meu xará vai continuar por mais 4 anos. Ou 2, quem sabe...não foi de todo ruim a sua administração.
Excluirvotar em um vereador sim é uma tarefa inglória. Excessos de candidatos, conhecidos que ficam te pedindo voto para o fulano de tal que quer entrar na política (e quem indicou espera ganhar uma boquinha). Pesquisei quais foram os melhores vereadores que estavam se candidatando a reeleição e escolhi um deles.
Oi,Douglas! Vi teu comentário agorinha e corri pra te responder!
ResponderExcluirSempre que deu, estive bem presente, nem precisando de convite pra aqui estar. O que aconteceu?
A velhota aqui anda cada vez mais cegueta e tenho dificuldades com a leitura do teu blog, talvez pelo tamanho ou cores . Mas sempre dou uma espiadinha!
E que problemão esse das queimadas e falta d'água...
Boa votação hoje! Dessa vez, estou fora! Cansei e tenho direito com meus quase 76 anos, né? abração, tuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica
Minha amiga Chiquitita,
ExcluirTudo bem, eu sei que a minha "Disneyland - ®DOUG BLOG", é cheio de artes e palavras, mas, como diria "Cazuza": "Faz parte do meu show".
A amiga, mesmo ausente, está sempre presente, fique tranquila. Aqui está o link de um post que revela isso:
https://blog-dougblog.blogspot.com/2024/09/a-semente-somos-nos.html
Um grande abraço e vamos às urnas, sabedores que mesmo votando em qualquer candidato, estamos ANULANDO nossos votos.
ResponderExcluirYou also manage to shed light on difficult topics. Excellent article!
Wish you a very nice Sunday
I'm glad you like the posts on ®DOUG BLOG.
ExcluirHave a great week.
Kisses!!!
Wspaniały post. O poważnych sprawach z humorem.
ResponderExcluirW tym tygodniu podali u nas w wiadomościach radiowych, że papugi na skutek wycinki lasów tropikalnych wprowadziły się do Rio i robią straszny hałas.
Ściskam i przesyłam całusy.
Minha amiga Isabel,
ExcluirBom humor aliado à cultura é sempre uma boa ideia!
Quanto aos papagaios que se mudaram para o "Rio" devido ao desmatamento das florestas tropicais e estão fazendo um barulho terrível, isso não é nada comparado ao que os políticos, "bandidos e milicianos" estão fazendo com a "cidade maravilhosa".
Beijos e boa semana!!!
Querido Douglas, hablar de políticos es un chiste negro, solo piensan en ellos, nunca en el pueblo.
ResponderExcluirQuizás hicieron un pacto con el diablo que les prometió que cuando se mueran se podían llevar todo lo robado, lo que no le aclaro el diablo es el tipo de moneda que se usa ahí.
Me enferma hablar sobre los políticos
Abrazos y besos, que tengas un feliz inicio de semana
Mi querida amiga Liz,
ExcluirSimplemente no llamo payasos a los políticos, para no cometer injusticias con los payasos. Sin embargo, como periodista tengo que aguantar a esta gente, pero no me siento obligado a votar por ellos.
Hago chistes sobre estos corruptos sin hacer mucho esfuerzo, los políticos son chistes ya hechos.
El pacto que hacen es frente al espejo.
Besos y buena semana!!!
Esse ser negacionista precisa de um chuto no traseiro, não de uma vacina no braço.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirA política faz parte da vida desde que o mundo é mundo, mas, é cada vez mais difícil aguentar estas pessoas ignóbeis... “Vladimir Putin, Kim Jong-Un, Nicolás Maduro, Donald Trump, Javier Milei e Jair Bolsonaro”... Um time de “filhos da PUTIN”.
Um abraço e boa semana!!!
É triste ver que os políticos não cumprem o que prometem e tanto desiludem o povo. É triste e inquietante. Tudo de bom , meu Amigo.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Minha amiga Graça,
ExcluirInfelizmente, a política deixou de ser um cargo eletivo para se tornar uma profissão. O problema é que na sociedade tudo está atrelado à política.
Tenha igualmente uma boa semana.
Beijos!!!
Meu sapiente amigo Douglas, a política é a arte do ilusionismo e muitos acham que é mágica. Quem entra na política, seja qual for sua intenção, o triste propósito é sempre o mesmo: prometer, não cumprir, e assim continuar tecendo campanhas futuras com novas promessas vazias. Acompanhei a política brasileira, que passou do coronelismo à ditadura militar, e hoje temos essa democracia que você tão bem aponta, que obriga as pessoas a irem às urnas, porque a mediocridade dos nossos políticos é tão grande que se o voto se tornasse opcional, pouca gente se interessaria pelas eleições. Basta observarmos que mesmo o voto sendo obrigatório, tivemos altos índices de abstenção nas urnas. Mas, seu texto mais uma vez está excelente, assim como suas artes. Voto em cada uma delas e confirmo. Obrigado sempre pela sua gentil sinceridade. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirA democracia é a pedra angular da sociedade, mas, o voto obrigatório, o alistamento militar obrigatório e o salário mínimo ridículo que é pago ao povo, ainda são exemplos das amarras que escravizam a sociedade.
Transporte público gratuito, assistência médica eficiente, com atendimento 24 horas para a população, educação de qualidade e alimentação com preços que permitam à população se manter nutrida mês após mês e, podendo pagar com o próprio salário, tudo isso sim deveria ser obrigatório. Porém, nada disso existe e os políticos resistem iguais as asquerosas baratas.
Um abraço fraterno, meu gentil amigo!!!
Parece mentira que estemos en el siglo donde todo se tenía que haber superado. La política yo la veo y siento como puro marketing.
ResponderExcluirFeliz semana estimado Douglas.
Amiga carmen,
ExcluirLas estrategias de marketing de los políticos son un juego que juegan de una manera que sólo les favorece y esto podría ser en Estados Unidos o en el país más pobre del mundo que, según el Índice de Desarrollo Humano (IDH), es Burundi.
Los políticos son una raza única sin pedigrí
Que tengas una buena semana.
Un beso.
Aquí en España el voto es un derecho de todo ciudadano mayor de 18 años y no es obligatorio. Unas fechas anteriores a las votaciones se exponen las listas en la que tenemos que estar censados para votar y de no estar reclamar para la inclusión en el censo que será usado en las mesas electorales por los miembros de las mesas donde se encuentran las urnas y apoderados de partidos políticos.
ResponderExcluirPero no por ello nos libramos de cafres en los escaños. El alcalde de la localidad donde resido lo he visto ir a saludar con la copa de vino a los músicos del ultimo día de fiestas.
Saludos.
Los políticos no deberían recibir los salarios astronómicos que reciben. Si la mayoría de la población vive con salarios modestos, ¿por qué no pueden hacerlo los políticos?
ExcluirEn cuanto a presentarse a votar por elección propia, parece más democrático que los votantes lo hagan que no ir a votar y verse obligados a pagar una multa. Al parecer la política, amigo Tomás, siempre está relacionada con el dinero.
Un abrazo.
Douglas, mientras los valores humanos no imperen en el alma de los políticos, no serán capaces de servir al pueblo como es debido...Hoy los líderes mundiales han olvidado la solidaridad, el respeto y la hermandad de los pueblos. Todos tienen "un gran ego"...y asi estamos con discordias y guerras por todas partes.
ResponderExcluirEspero que en Brasil consigáis un buen gobierno, amigo.
Mi abrazo entrañable y feliz semana, Douglas.
Mi amiga Mª Jesús,
ExcluirAl leer los comentarios de todos mis amigos de varias naciones del mundo, me doy cuenta de que el descontento con los políticos está generalizado.
Los líderes mundiales han olvidado casi todo excepto el dinero que ponen en sus bolsillos.
Ahora, esperar que nuevos alcaldes y concejales trabajen para el pueblo es como creer en Santa Claus.
Buena semana.
Un tierno beso.
Sin duda en todas partes del mundo estamos perdidos con la maldita política. Y la utopía sigue: Qué acertado sería votar voluntariamente, no porque estemos obligados por diferentes aspectos. ¡Ruina del Imperfecto Ser Humano!
ResponderExcluir¡Sin embargo, D o u g l a s, para Nosotros Larga Vida de Anhelos Cumplidos, Ojalá Gocemos Nuestras Trayectorias sobre el Planeta Azul!🇪🇸😎
Mi amigo Juan,
ExcluirLo que me sorprende de la política es que si ponemos a una buena persona en este campo y se postula para un cargo y gana, pronto veremos que esa buena persona corrompe sus valores morales más elevados. La política se ha convertido en sinónimo de robo generalizado.
Pero sigamos soñando, porque votar es, como dice la mayoría, elegir la opción menos mala. Aunque, en la política estadounidense, por ejemplo, si “Trump” es elegido nuevamente, ¿elegirán los estadounidenses la opción menos peor?
Un abrazo.
As eleições já foram e, segundo o que se noticiou aqui, a Direita ganhou.... e eu nem tenho como comentar!!
ResponderExcluirMeu querido amigo, abraço e muita coragem.
Minha querida amiga São,
ExcluirAinda bem que as eleições foram para prefeito e vereador. A presidência continua sendo de esquerda e o "Capitão Cloroquina" está inelegível.
A política em todos os países está uma vergonha.
Um abraço!!!
Meu querido amigo,
ResponderExcluirAgradeço a sua presença e comentário no meu blog. De facto, assim é.
Sei que no domingo passado se realizaram eleições autárquicas, aí no Brasil, mas como são tantos estados, não sabia ainda o resultado. Li o comentário da São e a sua resposta e fiquei sabendo. Honestidade é coisa que político não conhece, nem pratica.
A falta de água e as queimadas estão a acontecer pelo mundo todo, umas vezes pela instabilidade do clima, outras por mão criminosa.
Gostei do diálogo entre Jair e Luís, nomes escolhidos ao acaso (rs), mas que fez rir com vontade.
Beijos e boa semana.
Minha querida amiga Céu,
ExcluirFico feliz em tê-la aqui no ®DOUG BLOG.
Uma vez me convidaram para me filiar a um partido político... Minha resposta foi um "silêncio retumbante".
A falta de vergonha na cara dos políticos é tão grande que em época de campanha, eles abraçam e beijam todo mundo, apertam a mão até de mendigos, pegam crianças pequenas no colo e depois de eleitos, literalmente dão uma "banana" ao povo. A única medida que os políticos nunca esquecem (não importando em que esfera estejam), é aumentar o próprio salário.
A crônica não é mera coincidência... E até que uma terceira via política apareça no "Brasil", lidaremos com estes nomes de qualquer jeito... Com o "roto falando do esfarrapado".
Beijos e boa semana!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirSeria tão bom se os politicos garantissem o bem-estar da população e realmente cumprissem com a palavra, crônica interessante, um forte abraço.
Minha querida amiga Lucinalva,
ExcluirOs políticos só fazem promessas. Nem sei por que ainda tem horário eleitoral gratuito na televisão, por exemplo. Você acha mesmo que alguém assiste aquelas bobagens sem limites que eles falam?
Este ano, as cadeiras voaram junto com as "Fake News"... Lamentável!
Fico feliz que tenha gostado da crônica .
Um grande abraço e que sua semana siga tranquila!!!
Olá, Caro Douglas
ExcluirFiz o meu comentário antes do jantar e ao querer publicá-lo cliquei num sítio para desaparecer o teclado virtual que um dos meus me pôs aqui e puf! desapareceu. Acontece-me tantas vezes e eu fico...fula!
Gosto imenso das suas crónicas que nos trazem assuntos sérios com um quê de humor que me atrai. Na verdade, na maior dos casos não temos alternativa na hora de votar. Os candidatos são tão maus que olhamos para a esquerda, olhamos para a direita e não vemos alternativa. Mas o bichinho incomodativo do dever cívico leva-nos àquilo de que viremos a arrepender-nos amargamente, na maior parte dos casos: votar num deles e, pior, optamos pelo voto útil. E o mais interessante é que, por cá, o voto não é obrigatório.
Neste momento, está a desenrolar-se a novela do Orçamento do Estado! Enfim...
Tudo de bom, meu amigo.
Grande abraço
Olinda
Minha amiga Olinda,
ExcluirA tecnologia é útil, nos prega muitas peças... E às vezes nos irrita. Mas fico feliz que tenha conseguido refazer o comentário e que tenha gostado da crônica que escrevi. Eu sempre valorizo a cultura aliada ao bom humor.
Quanto à política, a alternativa que temos é fingir: eles fingem trabalhar para o povo e nós fingimos acreditar neles.
O dever cívico hoje em dia é continuar ensinando as novas gerações a não acreditar em estranhos... E quem é mais estranho que um político?
Sou a favor do voto facultativo e de um estado religioso laico de direito e sou Católico.
Tudo de bom para ti também.
Grande abraço!!!
hola
ResponderExcluirlos políticos siempre defraudan, espero que quien haya ganado las elecciones sea alguien que mire por ustedes
Besotessssssssss
Mi querida “Harley Quinn”
ExcluirLos políticos siempre decepcionan y sólo miran por sí mismos.
E incluso Gotham City está siendo gobernada por la risa de la locura y no es Halloween.
🃏Besos.
Every country has to be in peril these days with elections. If that isn't enough they can't word it with honesty, either. Oh, it is a sad time for many of us. Thanks for your report.
ResponderExcluirThe way things are going, Ellie, I don't think there will even be a world in the near future that can be governed, given so many absurd and unnecessary wars?
ExcluirKisses and have a good week!!!