㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 11 de junho de 2022

“Edgar Allan Poe: O Corvo da Literatura Sombria”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, hoje apresento mais um ícone da literatura mundial, para ser homenageado em uma breve biografia. 
    
Creio que quase todos conheçam, já leram algo deste autor, ou até mesmo, ouviram falar de “Edgar Allan Poe”, um ser de caráter sombrio, com domínio total dos acontecimentos fantásticos e grotescos, que valorizava em seus escritos a irracionalidade de aspecto sobrenatural, que em sua subjetividade, romanceia a ambiguidade filosófica, as análises psicológicas que abrangem sentimentalismos como: angústia, melancolia e medo de cada leitor.
   
“Edgar Allan Poe” nasceu em (19 de janeiro de 1809), na cidade de “Boston - EUA”, filho de pai americano e mãe inglesa. Porém, em (1811), ambos faleceram, tendo “Poe” ficado órfão aos dois anos de idade, acabando por ser adotado por um rico casal de comerciantes amigos de sua família: “Francis e John Allan”. Seus pais adotivos, em (1815), mudaram-se para o “Reino Unido”, levando o ainda menino “Edgar” com eles, indo residir na capital inglesa até (1820), quando voltaram para os “EUA”. Mas, “Edgar Allan Poe” e seu pai adotivo nunca tiveram um bom relacionamento, pois, seu padrasto não concordava com a vida boêmia que “Poe” levava (já em sua adolescência), ao ponto de ter praticamente desistido dos estudos.
   
Assim sendo, no retorno ao seu País de origem, o escritor foi colocado em um colégio interno e, a partir daí, sua relação com “John Allan” tornou-se ainda mais insuportável. Em (1825), “Edgar Allan Poe” parecia começar a levar os estudos a sério, indo estudar na “Universidade da Virgínia”, mas, tudo não passou de uma “nuvem de fumaça”, pois, sua permanência nesta instituição, não durou mais de um ano. Revoltado, “John” envia o enteado para a “Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point”, em (1829), porém, foi outro fiasco, pois, “Edgar Allan Poe” acabou sendo dispensado dois anos depois, em (1931), por violações de normas marciais, ano em que sua mãe adotiva “Francis”, veio a falecer. Esta expulsão do serviço militar, foi outro motivo para mais desentendimentos com o padrasto, que também viria a falecer três anos após a esposa, em (1834), mesmo  ano que “Poe” se casou com sua prima “Virginia Eliza Clemm” (15 de agosto de 1822 - 30 de janeiro de 1847), que na época tinha apenas 13 anos de idade e ele, 27 anos completos. Definitivamente, “Poe” não era um homem equilibrado, fato que não impediu de ser talentoso.
    
Em (1835), sentindo-se livre das pressões do padrasto, “Edgar Allan Poe” passou a trabalhar como editor do “The Southern Literary Messenger, na cidade de Richmond - EUA”, em (1837). O casal se mudou para “Nova Iorque” e depois, para a “Filadélfia”, onde, em (1839), “Edgar Allan Poe” passou a trabalhar como editor da “Burton’s Gentleman’s Magazine”. No entanto, “Virginia Poe” contraiu tuberculose (doença incurável na época), vindo a falecer, em (1947). Antes de ficar viúvo, “Poe” trabalhou também como crítico literário, no “The Evening Mirror - Nova Iorque”, em (1845), Jornal onde publicou o poema que tornou-se um clássico da literatura romântica: “O corvo”. Neste poema, “Edgar Allan Poe” mistura amor, morte, desilusão e suspense, sendo fortemente criticado por outros autores de sua época, por acharem que estes elementos não se encaixavam numa mesma forma de escrita. “Poe” foi também editor do “Broadway Journal”, até (1846). 
   
Com a morte da esposa, em (1847), o autor se envolveu com a poeta americana “Sarah Helen Power Whitman” (19 de janeiro de 1803 - 27 de junho de 1878), que era ligada aos movimentos transcendentalistas e espiritualista (temas que muito interessavam “Edgar Allan Poe”). Mas, o relacionamento não durou muito tempo, pois, a esta altura, o escritor já estava totalmente debilitado e tomado pelo vício da bebida, qual havia desenvolvido com a morte de sua prima e esposa “Virginia”, acabando morrendo, devido ao alcoolismo, em (7 de outubro de 1849), em “Baltimore - EUA”.
   
Como podemos observar, as inabilidades de “Edgar Allan Poe” para as coisas normais na sociedade conservadora de sua época, empurraram este ser taciturno da literatura, a dedicar-se exclusivamente à escrita sombria, tendo sido ele autor de muitos contos de terror, sempre marcados pelo aspecto grotesco e de irracionalidade fantástica, porém, de valor cultural inigualável.




“Always Somewhere - Scorpions” (1979)
°°°
“Always Somewhere” (1979), é uma canção da banda de rock “Scorpions”, originária de “Hanôver - Alemanha”, tendo sido fundada em (1965), pelos irmãos e guitarristas: “Rudolf Schenker” (31 de agosto de 1948) e “Michael Schenker” (10 de janeiro de 1955), sendo a primeira banda de hard rock formada no país germânico. A canção “Always Somewhere” é tema do filme: “The Crow - O Corvo” (1994), obra adaptada da série de histórias em quadrinhos, criadas pelo escritor e artista gráfico americano: “James O'Barr” (1° de janeiro de 1960), para o Cinema, tendo sido dirigido por: “Alex Proyas” (23 de setembro de 1963).

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).