㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 11 de junho de 2022

“Edgar Allan Poe: O Corvo da Literatura Sombria”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, hoje apresento mais um ícone da literatura mundial, para ser homenageado em uma breve biografia. 
    
Creio que quase todos conheçam, já leram algo deste autor, ou até mesmo, ouviram falar de “Edgar Allan Poe”, um ser de caráter sombrio, com domínio total dos acontecimentos fantásticos e grotescos, que valorizava em seus escritos a irracionalidade de aspecto sobrenatural, que em sua subjetividade, romanceia a ambiguidade filosófica, as análises psicológicas que abrangem sentimentalismos como: angústia, melancolia e medo de cada leitor.
   
“Edgar Allan Poe” nasceu em (19 de janeiro de 1809), na cidade de “Boston - EUA”, filho de pai americano e mãe inglesa. Porém, em (1811), ambos faleceram, tendo “Poe” ficado órfão aos dois anos de idade, acabando por ser adotado por um rico casal de comerciantes amigos de sua família: “Francis e John Allan”. Seus pais adotivos, em (1815), mudaram-se para o “Reino Unido”, levando o ainda menino “Edgar” com eles, indo residir na capital inglesa até (1820), quando voltaram para os “EUA”. Mas, “Edgar Allan Poe” e seu pai adotivo nunca tiveram um bom relacionamento, pois, seu padrasto não concordava com a vida boêmia que “Poe” levava (já em sua adolescência), ao ponto de ter praticamente desistido dos estudos.
   
Assim sendo, no retorno ao seu País de origem, o escritor foi colocado em um colégio interno e, a partir daí, sua relação com “John Allan” tornou-se ainda mais insuportável. Em (1825), “Edgar Allan Poe” parecia começar a levar os estudos a sério, indo estudar na “Universidade da Virgínia”, mas, tudo não passou de uma “nuvem de fumaça”, pois, sua permanência nesta instituição, não durou mais de um ano. Revoltado, “John” envia o enteado para a “Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point”, em (1829), porém, foi outro fiasco, pois, “Edgar Allan Poe” acabou sendo dispensado dois anos depois, em (1931), por violações de normas marciais, ano em que sua mãe adotiva “Francis”, veio a falecer. Esta expulsão do serviço militar, foi outro motivo para mais desentendimentos com o padrasto, que também viria a falecer três anos após a esposa, em (1834), mesmo  ano que “Poe” se casou com sua prima “Virginia Eliza Clemm” (15 de agosto de 1822 - 30 de janeiro de 1847), que na época tinha apenas 13 anos de idade e ele, 27 anos completos. Definitivamente, “Poe” não era um homem equilibrado, fato que não impediu de ser talentoso.
    
Em (1835), sentindo-se livre das pressões do padrasto, “Edgar Allan Poe” passou a trabalhar como editor do “The Southern Literary Messenger, na cidade de Richmond - EUA”, em (1837). O casal se mudou para “Nova Iorque” e depois, para a “Filadélfia”, onde, em (1839), “Edgar Allan Poe” passou a trabalhar como editor da “Burton’s Gentleman’s Magazine”. No entanto, “Virginia Poe” contraiu tuberculose (doença incurável na época), vindo a falecer, em (1947). Antes de ficar viúvo, “Poe” trabalhou também como crítico literário, no “The Evening Mirror - Nova Iorque”, em (1845), Jornal onde publicou o poema que tornou-se um clássico da literatura romântica: “O corvo”. Neste poema, “Edgar Allan Poe” mistura amor, morte, desilusão e suspense, sendo fortemente criticado por outros autores de sua época, por acharem que estes elementos não se encaixavam numa mesma forma de escrita. “Poe” foi também editor do “Broadway Journal”, até (1846). 
   
Com a morte da esposa, em (1847), o autor se envolveu com a poeta americana “Sarah Helen Power Whitman” (19 de janeiro de 1803 - 27 de junho de 1878), que era ligada aos movimentos transcendentalistas e espiritualista (temas que muito interessavam “Edgar Allan Poe”). Mas, o relacionamento não durou muito tempo, pois, a esta altura, o escritor já estava totalmente debilitado e tomado pelo vício da bebida, qual havia desenvolvido com a morte de sua prima e esposa “Virginia”, acabando morrendo, devido ao alcoolismo, em (7 de outubro de 1849), em “Baltimore - EUA”.
   
Como podemos observar, as inabilidades de “Edgar Allan Poe” para as coisas normais na sociedade conservadora de sua época, empurraram este ser taciturno da literatura, a dedicar-se exclusivamente à escrita sombria, tendo sido ele autor de muitos contos de terror, sempre marcados pelo aspecto grotesco e de irracionalidade fantástica, porém, de valor cultural inigualável.




“Always Somewhere - Scorpions” (1979)
°°°
♪“Always Somewhere” (1979), é uma canção da banda de rock “Scorpions”, originária de “Hanôver - Alemanha”, tendo sido fundada em (1965), pelos irmãos e guitarristas: “Rudolf Schenker” (31 de agosto de 1948) e “Michael Schenker” (10 de janeiro de 1955), sendo a primeira banda de hard rock formada no país germânico. A canção “Always Somewhere” é tema do filme: “The Crow - O Corvo” (1994), obra adaptada da série de histórias em quadrinhos, criadas pelo escritor e artista gráfico americano: “James O'Barr” (1° de janeiro de 1960), para o Cinema, tendo sido dirigido por: “Alex Proyas” (23 de setembro de 1963).

44 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro Valério,
      A vida se faz bela, exatamente pela diversidade dos pensamentos e opiniões.
      Assim sendo, respeito as diretrizes do teu gosto literário contrários aos escritos sombrios do “corvo”, nobre poeta “águia” .
      Retribuo o desejo de feliz fim de semana e cuide-se!!!

      Excluir
  2. Olá caro Douglas.
    "De Médico e Louco todo mundo tem um pouco". ( Michel Foucault).
    Porque não dizer de "Poetas e loucos todo mundo tem um pouco?"
    Gosto de contos sombrios, então poemas também...
    Mas gosto do poema "Um Sonho Dentro de um Sonho" (Edgar Allan Poe).
    Adorei a sua crônica sobre Edgar Allan Poe, que não conhecia tão bem.
    Gratidão por mais essa aula.
    Boa noite de sábado e um lindo domingo pra você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha valiosa amiga Lúcia,
      Eu aprecio toda literatura de bom tom. Mas, quando chego ao ponto de dizer que não gosto de algum autor e seus escritos, tenha certeza que li a obra deste autor para chegar até esta conclusão de malquerença literária.
      Sobre esta expressão idiomática, transformada em frase pelo também filósofo “Michel Foucault”: “De médico e louco todo mundo tem um pouco!”... Ela fez algum sentido dentro do discurso psiquiátrico sobre a loucura francesa do início do Século XIX. Hoje em dia, os “chatinhos dos politicamente corretos”, não aceitariam chamar quem sofre de alterações patológicas das faculdades mentais, de “loucos”.
      “Edgar Allan Poe” foi (e sempre será), excelente dentro do gênero literário que escolheu abordar.
      Retribuo o carinho das palavras, os beijos e lhe desejo um lindo final de semana também!!!

      Excluir
  3. Hoy he estado en la presentación de un libro de relatos de varios autores jóvenes, todas las historias tiene relación con Poe porque el taller se llama La plaza de Poe. Un abrazo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La vida está llena de buenas coincidencias querida amiga Ester y esta del “Workshop Edgar Allan Poe” de tu ciudad, y mi crónica sobre este autor aquí en ®DOUG BLOG, lo demuestra.
      Un abrazo y buen fin de semana.

      Excluir
  4. Amigo Douglas,
    Bom domingo para você.
    Tive uma aula aqui no Doug, eu realmente não conhecia nada sobre esse escritor considerado um dos mais importantes no gênero do terror.
    Todo artista transborda quando não cabe em si.
    Uma boa semana. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Mª. Emília,
      Existem na literatura uma grande quantidade de autores de excelente forma de escrita, que passam despercebidos, devido a falta de hábito da leitura, que com o avançar das novas tecnologias digitais, ficam ainda mais em segundo plano.
      Aqui no ®DOUG BLOG tento sempre colocar os “holofotes do saber” sobre estes grandes autores, para que eles não caiam em esquecimento.
      Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana e os beijos!!!

      Excluir
  5. Por lo que nos cuentas creo que su vida tuvo una gran influencia en su obra.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Ciertamente “Edgar Allan Poe” llevó las características de sus escritos a su vida personal y viceversa, como es muy natural en la vida de estos grandes artistas, donde dicen: que la vida imita al arte.
      Un abrazo.

      Excluir
  6. Meu sapiente Douglas, achei correta a maneira da sua apresentação sobre Edgar Allan Poe, que foi realmente um escritor 'sombrio', mas que nunca compôs suas obras no estilo terror, como fizeram tão bem os Irmãos Grimm: Jacob e Wilhelm, que no registro de várias de suas fábulas infantis, colocavam aspectos de medo ao leitor infantil, público esse, que nunca fez parte da ideia principal de Edgar Allan Poe. Outro fator interessante de sua brilhante escrita biográfica direcionada ao grande escritor Edgar Allan Poe, foi o destaque de ser ele um ser solitário, que ficou órfão ainda muito pequeno, e depois, tendo sido adotado e criado por um casal que pouco amor lhe deu. Assim, Edgar Allan Poe se torna muito antissocial e desinteressado até pelo estudo universitário e militar, casando-se com uma prima de apenas 13 anos de idade, fato que era comum na Europa daquela época, tanto o casamento de primos, como o casamento com uma jovem ainda menor de idade, porque, devido à austera criação daqueles tempos, as mulheres amadureciam muito antes dos meninos da mesma idade. Porém, Edgar Allan Poe acabou ficando viúvo, se entregando dessa maneira ao vício das bebidas alcoílicas. Teve ainda um romance após perder sua esposa e prima, como você bem citou no seu texto escrito primorosamente, mas essa relação, não passou de algo furtivo, porque Edgar Allan Poe já encontrava-se para lá de sombrio, era praticamente um morto-vivo nessa passagem de sua vida, e após, morreria solitário, dando números finais a esse grande autor hoje homenageado aqui em seu blogue. Parabéns por mais essa espetacular aula de conhecimento literário, porque quem conhece Douglas Melo, não precisará jamais de recursos de uma enciclopédia multilíngue, tipo 'Wikipédia', porque aqui nada é repetido furtivamente, e sim, é colocado como uma narrativa, onde o escritor/jornalista, conversa conosco. Um fraterno abraço meu jovem amigo Douglas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez o senhor, meu nobre amigo e professor Ruy, conseguiu pegar os detalhes principais do texto, abordando com tuas valiosas opiniões em teu comentário, a formatação desta bela continuação das palavras escritas, nesta breve biografia que fiz aqui no ®DOUG BLOG, sobre este ícone da “literatura sombria: Edgar Allan Poe”.
      Retribuo o carinho das tuas sábias palavras e o abraço fraterno!!!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Judit ,
      "Edgar Allan Poe" escribió obras de gran importancia en la literatura mundial
      Me alegra que siempre te gusten mis publicaciones aquí en ®DOUG BLOG.
      Besos.

      Excluir
  8. Companheiro de muitas horas.
    Uma óptima companhia.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      "Edgar Allan Poe" é uma leitura de excelente qualidade, dentro de um gênero abordado por outros autores, de maneira desinteressante, tediosa e monótona.
      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  9. Excelente este seu post sobre Edgar Allan Poe. É bom quando nos oferece o seu saber sobre alguns autores. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      Existe muita gente talentosa que fica “esquecida empoeirando nas estantes da vida”.
      Os mecanismos tecnológicos, de um lado colaboram neste esquecimento, porém, de contrapartida, eu utilizo o ®DOUG BLOG (na Web), para trazer estes autores diante das “luzes da ribalta”, pois, "Edgar Allan Poe", em seu gênero, foi o melhor de todos os autores e nunca deve ficar olvidado.
      Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!

      Excluir
  10. Gracias por tu huella ☺️
    Saludos desde Chile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa,
      “Edgar Allan Poe”, dentro de su género, fue sin duda el mejor de todos los autores.
      Un beso.

      Excluir
  11. pd... si puedes intenta darle a tu blog la vista para celular , es más práctico para quienes usamos el celular porfis
    con respecto a Poe lo descubrí cuando era una niña en la biblioteca municipal donde iba por completar las tareas que nos daban
    el cuervo es un poema precioso y profundo, lo mismo que el gato negro (relato) y en general toda su obra , aunque muchos lo tildan de oscuro , la verdad que no lo es :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa,
      Existe una alianza tecnológica entre el ®DOUG BLOG y Apple, y cuando los celulares no son iPhones, suele marcar la diferencia en el visionado. Pero gracias por la información, siempre estamos trabajando para mejorar la relación con amigos, lectores y seguidores de ®DOUG BLOG, y si quieres seguirnos, será un placer tenerte por aquí.
      Un beso mas.

      Excluir
  12. Al ser Plataforma Blogspot en tu configuración de blog aparece la opción vista celular, nada tiene que ver Apple

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa,
      Gracias por su atención para mejorar la interactividad entre nuestros blogs.
      Besos.

      Excluir
  13. Bom dia meu querido amigo Douglas, nossa, como tens postagens que me prendem e me fazem lembrar de coisas muito boas em minha vida!
    Não por coincidência, mas por eu ser uma " ótima bruxa" , ontem recebi a visita do meu amado irmão, que estando voltando a vida meio normal, matamos um pouco a saudade, mas porque eu o mencionei aqui?
    Mencionei porque ele me deu de presente há muitos anos atrás o livro O Corvo!
    Meu irmão é um pisciano também, bem do nosso jeito e ele também trabalhou em um jornal famoso daqui A Folha de São Paulo!
    Então, meu amigo culto e querido, nada é por acaso em minha vida que amo viver!
    Extrapolei em me empolgar, escreveria um " livro", aqui 😂!
    Nem preciso dizer que amei te ler, muitos, mas muitos abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Não existem coincidências... Não para nós piscianos. 😄😄😄
      Coincidências são artimanhas que Deus utiliza para não ter que explicar nada aos “descrentes de plantão”, existentes nessa vida.
      Seja de qual natureza for, a verdade é que sempre existe uma explicação para tudo que encontraremos nessa bela jornada que é viver e, que unirá pessoas de bem por suas afinidades.
      O Mundo anda cheio de gente irada, de doenças, violências, intolerâncias e tantas coisas ruins que nos entristecem, que só mesmo me valendo da cultura para trazer luz aos dias sombrios... Dias estes, que não estão revelados nas obras de “Edgar Allan Poe”, um talentoso artista, que mesmo entristecido pelas agruras da vida, encontrou um caminho literário sem impedimentos para o seu talento, que mesmo não sendo uma escrita convencional, ainda hoje é um espetáculo de leitura, qual quem diz não gostar, ou não entender, certamente não leu sequer uma página deste escritor, que é homenageado em uma breve biografia aqui no ®DOUG BLOG, se juntando a tantos outros que já foram homenageados (incluindo vocês meus amigos), que sempre recebem “mimos” aqui em minha “Disneylândia particular e cultural”.
      Abraços piscianos bem apertados para ti, para teu irmão e teu filho... Mesmos abraços que sempre dei em minha avó e mãe, igualmente amadas e piscianas.

      Excluir
    2. Isso mesmo meu amigo amado, afinidades, adoro encontrar almas assim, afins!
      😍🤗😘obrigada sempre, pelo carinho!

      Excluir
    3. Minha “mãe mitológica” Ivone,
      Na vida nem “Aquiles - em grego: Ἀχιλλεύς”, foi imortal. Assim sendo, precisamos praticar nossas afinidades urgentemente nessa vida, sejamos nós: “gregos ou troianos... Flechas ou tendões”.
      Mais um abraço repleto de carinho!!!

      Excluir
  14. ¡Hola! Muchísimas gracias por visitar mi pergamino de sueños escritos. He visto tu entrada y bueno, Edgar Allan Poe es de mis escritores de terror favoritos. hace no mucho me regalaron sus Cuentos macabros y no veas. Besos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarita,
      Bienvenidos a ®DOUG BLOG y espero contar con su amable presencia siempre aquí en mi espacio cultural.
      En cuanto a "Edgar Allan Poe", creo que dentro del género literario que eligió seguir, fue el mejor.
      Un beso y cuidate!

      Excluir
  15. Sou completamente apaixonada pelo assunto dessa sua publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga Alice,
      Bom rever você aqui no ®DOUG BLOG!
      Bem fazemos nós que sabemos ser ecléticos, tirando proveito de todos os tipos de literatura de boa qualidade. 😉
      Beijos!!!

      Excluir
  16. hola
    he leído poco de este autor, pero es el favorito de mi hijo y tenemos casi todos sus libros jejeje
    Besotesssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Edgar Allan Poe" es una buena lectura para desocultar el lado lúdico y la pérdida del miedo infantil a lo sobrenatural en la literatura.
      Muchos besos para ti Serena.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Gracias por visitar y también por seguir el ®DOUG BLOG, dulce y hermosa Serena (Harley Quinn).
      Muchos besos para ti.

      Excluir
  18. Poe is a wonderful writer. I like his stuff very much.

    Thanks for visiting my blog Douglas :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glad to have you here at ®DOUG BLOG, Ananka, it will be a pleasure to interact with you.
      About "Edgar Allan Poe", even after 173 years after his death, he still has a very current and attractive literature.
      Kisses!!!

      Excluir
  19. Olá amigo Doug! Sempre fui fá do grande Edgar Allan Poe. Já li vários contos dele traduzidos pela grande Clarice Lispector. Sem duvida alguma, o Corvo, é sua grande obra prima. Dono de um espírito inquieto, Poe foi considerado o criador do gênero policial e ainda, grande colaborador do gênero de ficção científica. Atualmente, ele é visto como um dos maiores ícones da literatura mundial. Bom, devido a sua esmerada postagem , nem precisava citar tal fato. Deixo aqui um grande abraço alvinegro. Feliz fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo alvinegro Adalberto,
      "Edgar Allan Poe" é interlocutor introdutório da literatura estilo policial/suspense/terror, um “pulo do gato”... Ou melhor, um “voo do corvo”, de um autor que sabia que estes temas pouco seriam abordados na literatura de sua época. E só quem enxerga longe sabe apostar em suas convicções.
      Retribuo o carinho das tuas palavras, o grande abraço alvinegro, meu nobre amigo cada vez mais... “Galo forte e vingador!!!”

      Excluir
  20. Até no Blogger somos todos tão diferentes.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      “A única diferença entre um santo e um pecador, é que todos os santos têm um passado e todos os pecadores têm um futuro!” (“Oscar Wilde”)

      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — NOVEMBRO/2024

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ®DOUG BLOG + FRASES ®DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.