Dizem que os opostos se atraem, mas, nem sempre acontece dessa maneira. Hoje aqui no ®DOUG BLOG, apresento dois nomes da História, cada um seguindo seus ideais.
Em uma ponta da corda, “Mao Tsé-Tung ou Máo Zédōng”, em chinês: [毛澤東] (26 de dezembro de 1893 - 9 de setembro de 1976), que foi o fundador da “República Popular da China” e, um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século XX. “Mao Tsé-Tung”, governou em regime ditatorial (“com mão de ferro”), a “China”, entre (1949 e 1976), ano da sua morte. Foi um líder do comunismo de uma “China”, ainda mais fechada e autoritária, que esta que conhecemos hoje. Com seus posicionamentos ultra-radicais, estimasse que “Mao” tenha mandado matar tanta gente, quanto o imperador mongol “Gêngis Khan” (23 de setembro de 1162 - 18 de agosto de 1227): cerca de 40 milhões de pessoas.
“Na outra ponta da corda”, um homem que morreu tentando libertar a “Índia” dos vícios do domínio da “coroa britânica”: “Mohandas Karamchand Gandhi”, conhecido como: “Mahatma Gandhi” (2 de outubro de 1869 - 30 de janeiro de 1948), um advogado nacionalista (especialista em ética política indiana), que dedicou sua vida ao ativismo em defesa do seu povo, sendo um dos principais líderes anticolonialistas de seu país. Para “Gandhi”, qualquer ação proposta, era sempre na base da ponderação. Já para líderes políticos como “Vladimir Ilyich Ulianov - Lenin” (22 de abril de 1870 - 21 de janeiro de 1924); “Josef Stalin” (18 de dezembro de 1878 - 5 de março de 1953) e “Mao Tsé-tung”, o confronto popular, se fazia necessário em busca da liberdade. “Lenin”, chegou até a proferir a seguinte frase: “A paz: uma trégua para a guerra!”
Mas, nem “Gandhi” e muito menos “Mao Tsé-Tung”, podem ser tratados como “intocáveis” diante do ideal do socialismo, pois, ambos vieram de famílias abastadas.
“Gandhi” nasceu e foi criado em uma rica família hindu, no litoral de “Guzerate - Oeste da Índia”, tendo se formado em direito no “Inner Temple - Londres”, assim, era conhecedor do modelo político inglês.
“Gandhi” sempre empregou resistência não violenta. A primeira vez, que se viu em desobediência civil, foi em outra pátria, na “África do Sul”, onde “Mahatma Gandhi” atuou como advogado expatriado, lutando pelos direitos civis, em “Johannesburgo” (1907), combatendo a ordem civil imposta desde (1893), pela “Inglaterra”, fato contumaz aos britânicos, que já haviam deixado dois países divididos anteriormente: “Índia e Paquistão”.
Porém, “Mahatma Gandhi” acabou sendo assassinado em (1948), em “Nova Delhi - Índia”, sem atingir os seus ideais pacifistas.
Várias fotos de “Gandhi”, mostram o líder da luta pela independência da “Índia”, já no fim da sua vida (qual passou fazendo greves de fome), na dura tentativa de pressionar as autoridades, no reconhecimento das suas reivindicações populares (sempre de maneira pacifica). Mas, no auge dos seus 37 anos, quando ainda era um jovem advogado, trajava ternos de bom corte, usava um vultoso bigode negro, mostrando um tipo bem diferente do idoso franzino, careca, de óculos e utilizando uma bata (que ele mesmo tecia, num gesto de independência) e que se tornou sua imagem característica.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).