㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 20 de julho de 2024

“Latino-Americanos — Crise de Identidade”
























Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, latino-americanos, quem são? Nós, brasileiros, na “América do Sul”, somos considerados “peixes fora da lagoa”, pois, embora sejamos o maior país do continente, não somos oficialmente considerados hispânicos ou latinos, nem nos reconhecemos como latino-americanos.

Para muitos historiadores e pesquisadores, latino-americanos são todos aqueles nascidos nos vinte países das “Américas” colonizados por “Portugal e Espanha”: “Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela”.

No “Brasil” somos americanos, embora os brasileiros quase nunca usem o nome “América” para se posicionar, numa total “crise de identidade”. Já na outra “América”, nos “EUA”, existe uma lei aprovada em (1976), pelo “Congresso Federal”, que determinou que no país apenas um grupo étnico específico seja considerado latino-americano, ou seja, apenas aqueles de origem ou ascendência espanhola. Nós, brasileiros, não somos oficialmente considerados latinos na “América do Norte”, criando nova “crise de identidade”.

Se perguntarmos onde estão as pirâmides, a imagem do “Egito” nos virá à mente, esquecendo que as pirâmides são uma parte importante da arquitetura antiga das “Américas”. A maior pirâmide do mundo em volume é a grande pirâmide de “Shorty”, no estado mexicano de “Puebla”. Outros povos que viviam na região, como os “Maias”, os “Zapotecas”, da cultura “Veracruz”, entre outros, também criaram grandes edifícios piramidais. 

A “The Statue of Liberty”, cujo nome oficial, que poucos conhecem, é: “A Liberdade Iluminando o Mundo”, tem 93 metros de altura, inteiramente forjada em cobre, aço, ferro fundido e ouro nos detalhes da tocha, também não é um “produto das Américas”, tendo a construção começado em (1875), na “França”, sendo inaugurada onze anos depois, em (1886), na “Ilha da Liberdade, no porto de New York, Manhattan - EUA”, e foi projetada pelo engenheiro francês: “Alexandre Gustave Eiffel” (15 de dezembro de 1832 - 27 de dezembro de 1923), que, como o seu sobrenome indica, foi também o construtor da Torre Eiffel, na capital francesa.

Na sua imensa extensão territorial, o “Brasil” constitui um dos casos mais interessantes do ponto de vista da sua formação nacional, por ter sido colonizado pelos portugueses, por ser o único país da “América do Sul” que não fala castelhano, por conglobar grande influência dos imigrantes que rapidamente se fundiriam num grande povo vindo de todos os continentes no período das duas guerras mundiais, sofre com isso, grande dificuldade em se identificar e ser identificado como um povo latino, como os italianos, espanhóis e portugueses, que mesmo no continente europeu, também fazem parte dos povos latinos, sem serem considerados. Ou seja, os latinos, independentemente do continente a que pertençam, referem-se a pessoas com uma cultura originária de países cujo o idioma faz parte do seu legado cultural e étnico derivado da “Roma Antiga”.



“Garfield” (1978) - Personagem do cartunista:
“Jim Davis” (28 de julho de 1945).

“Soy Latino-americano (1976) 
[Fantástico - Rede Globo]

♫Não acordo muito cedo
Mas não fico preocupado
Muita gente me censura
E acha que eu estou errado
Deus ajuda a quem madruga
Mas dormir não é pecado
O apressado come cru
E eu como mais descansado.

Soy latino-americano
E nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino-americano
E nunca me engano.

Meu caminho pro trabalho
É um pouco mais comprido
Eu vou sempre pela praia
Que é muito mais divertido
Chego sempre atrasado
Mas eu não corro perigo
Quem devia dar o exemplo
Chega atrasado comigo, e diz:

Soy latino-americano
E nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino-americano
E nunca me engano.

É legal voltar pra casa
Mas eu não volto correndo
Quem tem pressa de ir embora
No transporte vai morrendo
E eu que não me apresso nunca
Pro meu bar eu vou correndo
E encontro minha turma toda
Sentada na mesa dizendo assim:

Soy latino-americano
E nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino-americano
E nunca me engano.

Quando eu abro a minha porta
Muita gente está jantando
Quando eu ponho a minha mesa
Muita gente esta deitando
Eu me arrumo e vou pra rua
E na rua vou achando
Muita gente que trabalha
Se divertindo e cantando assim:

Soy latino-americano
E nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino-americano
E nunca me engano
Soy latino-americano
E nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino-americano
E nunca me engano
Soy latino-americano
E nunca me engano, e nunca me engano.♫
°°°
“Soy Latino-americano (1976), uma canção de: Zé Rodrix”, nome artístico do compositor, multi-instrumentista, cantor, publicitário e escritor brasileiro, José Rodrigues Trindade (25 de novembro de 1947 - 22 de maio de 2009).

37 comentários:

  1. Grazie per questo post molto interessante.Buon weekend dal Friuli!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao amica Olga,
      Sono felice che ti sia piaciuto questo post qui su ®DOUG BLOG.
      Un bel fine settimana!!!

      Excluir
  2. passando para desejar um lindo e feliz fim de semana com muita saude sempre muito bem ler aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Belinha,
      Fico sempre feliz em recebê-la aqui no ®DOUG BLOG.
      Muitos sabores e saúde para ti e tua família.
      Um beijo!!!

      Excluir
  3. Creo que quien no incluya a Brasil en los países Latino Americanos se lo tiene que hacer mirar, ya que como en Europa se consideran Latinos a todos aquellos países que su lengua procede del Latín y el portugués que yo sepa es uno de esos idiomas. Casi me atrevería a incluir en los Hispano Americanos ya que Portugal fue una parte de la antigua Hispania Romana.
    En Canadá hay una parte de habla francesa y de los actuales Estados Unidos solo eran colonias inglesas los trece estados de la costa este el resto incluida Florida era todo territorio perteneciente a la corona española y cuando se lo anexionaron a los Estados Unidos Mexicanos (México). De ese territorio creo debíamos quitar Luisana.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Cuanto más investigas, más historiadores se pierden en la historia. Los historiadores muchas veces quieren añadir un párrafo más a lo que la Historia (con H mayúscula) ya nos ha revelado.
      El amigo fue preciso en lo que describió sobre América del Norte.
      Un abrazo.

      Excluir
  4. Another excellent text, so enlightening about something that we often don't even remember, that you, Brazilians in South America, are Latins who speak Portuguese, just as Italians are European Latins.
    I loved Garfild from Statue of Liberty! LoL
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Theodosia,
      It is gratifying to know that a cultured person like you appreciates my texts.
      Thank you for the kindness in your words.
      And as for Garfield, there's an aphorism of mine that says:

      “If I were a comic book character, I would definitely be Garfield!”

      Kisses and good weekend!!!

      Excluir
  5. Agradezco este post tan esclarecedor, amigo Douglas.
    Siempre aprendo de tus entradas y es un placer leerte.
    Buen fin de semana y un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmen,
      Somos latinoamericanos. [<㋡>]
      Es un placer para mí compartir conocimientos con amigos, lectores y seguidores del ®DOUG BLOG.
      Buen fin de semana y un abrazo.

      Excluir
  6. Thank you, dear Douglas! I didn't know that people in Brazil didn't call themselves Latin Americans. I wonder that in South America only Brazil speaks Portuguese.
    Why do all other countries speak Spanish? Was Spain really so strong and agressive that it captured most of the countries in South America?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Irina,
      Brazilians do not consider themselves Latin Americans, largely due to their lack of fluency in the Castilian dialect. But we are 100% Latin American.
      The 16th century marked the arrival of the Portuguese and Spanish, who dominated most of the South American continent, and in smaller numbers also of the English, Dutch and French.
      The colonization of South America by Europeans was due to the establishment of exploration subcolonies. The Portuguese and Spanish were the main colonizers of continental America, whose territory extends from Mexico to the south of South America.
      I hope I have clarified your doubts.
      A hug and have a good weekend!!!

      Excluir
  7. Que tal amigo, boa noite!
    na minha opiniao pessoal, os franco-canadenses deveriam ser considerados latino-americanos, simplesmente porque falam uma lingua descendente do latim, como o frances. E o seu pais, Brasil, tambem e latino porque embora nao fale espanhol, fala portugues, ou seja, outro pais latino.
    O portugues e muito parecido com o frances. Sempre entendi assim, mas agora fico com grandes duvidas...
    Talvez eu nao esteja bem informada ou nao entenda o texto, isso sempre pode acontecer comigo kkk
    Topico interessante, querido Doug.
    Beijo na bochecha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Carolina,
      De hecho, no me refiero a Norteamérica, porque oficialmente sólo los mexicanos son considerados latinos en este continente. Lo que menciono en mi texto es la división administrativa de las colonias sudamericanas, propuesta, del lado español, con el Virreinato de La Plata (actuales Argentina, Uruguay y Paraguay), el Virreinato de Nueva Granada (actualmente Colombia, Venezuela, Ecuador y Panamá), el Virreinato del Perú y Capitanía de Chile (actualmente Perú, Bolivia y Chile), del lado de la colonización portuguesa solo estamos nosotros, los brasileños.
      Un beso en la mejilla y buen fin de semana.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Judit,
      Como dice la canción: ♪Soy latinoamericano y nunca me equivoco♪
      Un buen fin de semana.
      Besos.

      Excluir
  9. Tratado de Tordesilhas.
    Portugueses e espanhóis a colonizarem as américas.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      ♪Soy latino-americano e nunca me engano♪
      Quanto ao “Tratado de Tordesilhas” foi um acordo assinado entre “Portugal e Espanha” em (1494), que dividiu a quota de interesse mundial (destas duas nações), entre os dois reinos ibéricos. No entanto, este “Tratado” acabou por ser extinto quando a “Espanha” anexou “Portugal” à sua monarquia, instituindo a “União Ibérica” (1580 a 1640). Como os dois reinos estavam unidos, não fazia mais sentido que houvesse uma linha que dividisse as suas posses.
      Um abraço e boa semana!!!

      Excluir
  10. Uma lição histórico-geográfica. Seja o que for, o Brasil é um país a que desejo tudo o que há de melhor.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      À medida que o mundo se globaliza, perdem-se fatos históricos relevantes. O que acontece com o “Brasil, na América do Sul”, é semelhante à condição da “Arábia Saudita” se entender como um povo asiático, porque, quem pensa em “Ásia”, remete-se aos países orientais dos “povos amarelos de olhos puxados”.
      Um beijo e boa semana!!!

      Excluir
  11. Achei sua explicação muito boa, confesso minha ignorância em algumas coisas sobre o que é ser latino. Muitos consideram um termo pejorativo. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Ane,
      A facilidade de comunicação que a Web proporciona, acaba trazendo mais desentendimentos do que respostas em termos que acabam sendo distorcidos e/ou considerados pejorativos.
      Somos latino-americanos e os “povos originários” não são os indígenas, mas sim, os “Neandertais”.
      Obrigado por gostar de mais esta leitura aqui do ®DOUG BLOG.
      Um abraço e boa semana!!!

      Excluir
  12. So much information. I had to read comments as well to make sure I understood at least a bit. You are Latin American, you are not... for me you are a truly stunning person and that is what matter to me. Thank you for being light for this world!!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. In fact, friend Agnes, I believe in a plural society and a world without stamps in passports. But, geographically speaking, Brazilians (and other South American countries), due to their colonization by “Portugal”, are considered Latin Americans and this for me is something natural, although I do not believe it is fundamental, since, already I lived in some countries and got to know other cultures and learned new languages.
      Thank you for your kind words.
      Kisses and have a good week!!!🌹

      Excluir
  13. Meu sapiente amigo Douglas, este é um excelente ponto de vista. Somos latino-americanos desde os tempos dos ‘tratados colonizadores’ e hoje, por não falarmos castelhano, estamos mais próximos dos países do continente africano que também são lusófonos. Seu texto está mais uma vez excelente, tudo em harmonia com as artes e a música. Uma verdadeira aula! um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      Muitas bobagens se falam sobre a colonização brasileira pelos portugueses, onde alguns acreditam que teria sido melhor a colonização pelos holandeses, por exemplo, mas, por mais de 250 anos, os "Países Baixos" tiveram vastas colônias nas regiões que são hoje conhecidas como: "Indonésia, Curaçao, Nova Guiné" e também na citada lusófona "África do Sul, só para citar alguns países colonizados, onde homens, mulheres e crianças foram escravizados e tratados de maneira desumana. Portanto, sejamos orgulhosamente latino-americanos.
      Obrigado pelas tuas palavras sempre tão positivas.
      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
  14. Olá, amigo Douglas
    Não resisti a ouvir "Soy latino-americano" e seguir o ritmo das dançarinas e do próprio intérprete. A "letra" é fantástica. Traduz
    aquilo que se pensa dos povos do Sul, inclusivamente, o que a
    Europa pensa de Portugal.
    O seu texto, além de me confirmar algumas ideias, trouxe-me
    ainda mais informações. Sabe que por cá nem sempre nos lembramos que o Brasil fica na América do Sul? E se fala português
    é também latino. Esse problema com a identidade atravessa
    fronteiras.
    Acontece também com os afro-descendentes, num outro plano, que às tantas já não conseguem distinguir a que cultura pertencem. Na idade adulta alguns resolvem essa demanda mas não totalmente.
    Meu amigo, muito obrigada .
    Tudo de bom.
    Grande abraço.
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Olinda,
      Fico grato por tua gentil leitura.
      Sobre a música do “Zé Rodrix”, direto do túnel do tempo, dos anos setenta, ilustra bem o que escrevi e realmente reflete a alegria do povo latino.
      Tendo vivido muitos anos no “Japão”, aprendi com os orientais, além do idioma, a tranquilidade, a organização e principalmente o orgulho que eles têm pelas tradições da terra natal.
      As crises de identidade são desnecessárias, porque, eu, por exemplo, tenho dupla nacionalidade e mesmo assim estou convencido de que sou “latino-americano e nunca me engano”.
      Um abraço e tenha dias felizes!!!

      Excluir
  15. hola
    estupenda entrada, me ha gustado conocer todo el tema de las divisiones administrativas. Me encanta leerte,
    un besoteeeee enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola “Harley Quinn”,
      Agradezco que te guste leer el ®DOUG BLOG
      Y siempre aprenderemos unos de otros.
      BatBesosᕙ〴⋋_⋌〵ᕗ

      Excluir
  16. Parabéns professor Douglas, pelo matéria interessante desta crónica/aula, pela forma objectiva e esclarecida como compartilha conhecimento e desperta interesse na procura de mais informação.
    Não imagino o alegre povo brasileiro, uma miscigenação pacífica de indígenas, europeus, asiáticos e africanos, falante orgulhoso do português mais doce e sonoro, insatisfeito com a sua própria identidade. O termo “Latino” é uma invenção europeia. Nada mais.
    Crise existencial e bem grave, só se provocada pela elevada desigualdade económica e social desse país enorme, belo e rico.
    Obrigada, meu amigo querido “latino americano”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida jardineira,
      Quando falo que somos latino-americanos, lembro-me do sarcasmo da música (postada), que diz:

      ♪Não acordo muito cedo, mas não fico preocupado, muita gente me censura e acha que eu estou errado. Deus ajuda a quem madruga, mas dormir não é pecado, o apressado come cru e eu como mais descansado...♪

      Nós, brasileiros, somos assim... “mais descansados”. E muita besteira é dita sobre a colonização brasileira ter sido feita pelo teu povo português, onde alguns acreditam que teria sido melhor se o “Brasil” tivesse sido colonizado pelos holandeses, por exemplo, mas, por mais de 250 anos, a "Holanda" teve vastas colônias nas regiões que hoje são conhecidas como: "Indonésia, Curaçao, Nova Guiné" e também na já citada "África do Sul" (de língua portuguesa), só para citar alguns países colonizados, onde homens, mulheres e crianças eram escravizados e tratados de forma cruel. Portanto, sejamos orgulhosamente brasileiros e latino-americanos e que isso não seja uma crise de identidade ou uma obrigação, porque, somos todos de uma só raça... A raça humana.
      Obrigada pelas tuas palavras sempre tão positivas.
      Um beijo!!!㋚

      Excluir
  17. Brasil es un gran país y debe defender su historia y su esencia latina-americana. Esta en medio de dos mundos y ambos le aportan riqueza cultural, que debe aprovechar para adquirir conocimientos y afianzar su esencia e idiosincracia.
    Mi abrazo entrañable y feliz domingo, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mª Jesús,
      “Brasil” es un país bendito de gente trabajadora y festiva.
      Tenemos una cultura histórica muy rica y debemos estar orgullosos de nuestra condición de sudamericanos.
      Un cálido abrazo y que tengas una buena semana.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Amiga Gracinha,
      Obrigado por sempre apreciar as publicações do ®DOUG BLOG.
      Um beijo!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — SETEMBRO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).