Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, quem entre nós aqui nunca passou pela dificuldade de ter um voo cancelado? É literalmente um atraso na vida, não é mesmo? E acontece justamente quando temos um compromisso importante marcado em outra cidade e/ou país.
O cancelamento também pode ser algo que decidimos ou anunciamos que não acontecerá mais. Representa um fator ou circunstância que neutraliza ou nega a força ou efeito de outra razão. Na Justiça, o cancelamento representa o encerramento de um processo que será arquivado por conclusão ou falta de provas. Na economia e no comércio em geral, cancelar significa alterar a assinatura de algo contratado, quando o que foi pago não ficou do agrado do consumidor, que não utilizou nenhum dos seus benefícios, tendo assim direito ao reembolso integral do valor produzido na nota fiscal. E também (no comércio), quando se trata de alimentação, estando em um restaurante, por exemplo, caso haja atraso na entrega da comida, o “Direito do Consumidor” garante ao cliente poder cancelar o pedido. Para nós, jornalistas, o cancelamento torna inútil uma nota à margem da escrita, um parágrafo, uma palavra, etc...
Em um Mundo cada dia que passa mais digital do que genital, onde o “Smartphone” deixou de ser um aparelho telefônico, um aliado da comunicação, tornando-se uma testemunha dos nossos passos na Web, passos estes, que mesmo muito sociais, nos desviam a atenção nas relações pessoais, onde quase não há mais beijos apaixonados, namoro de mãos dadas, onde quase não se faz mais sexo, numa espécie de cancelamento do relacionamento de casal, que nem percebemos que está acontecendo.
Agora, ser “cancelado” na Web é um caos, significa uma espécie de desconforto neste novo modelo de vida, onde alguém que, ao “navegar nas Redes Sociais” (geralmente uma celebridade), produz conteúdo ou faz um comentário inapropriado, acaba recebendo um decisão drástica do “tribunal da internet”, passando da notoriedade ao “cancelamento” em um toque de dedo na tela, sendo boicotada por seus agora “ex-seguidores”. O objetivo do cancelamento é anular o conteúdo que uma pessoa produz como forma de punição por seus atos, tornando-o objeto de rejeição pública.
Na saúde, ou melhor, na falta dela, fomos cancelados durante dois anos por um vírus letal que matou milhões de pessoas em todo o Mundo e, ainda não foram dadas respostas concretas sobre como este vírus se espalhou, deixando uma dúvida no ar: e se o vírus voltar? - pois, eliminado de vez ele ainda não foi.
Cancelado na etimologia, principalmente na origem da palavra no inglês britânico, “Cancelled” é escrito com (dois L), enquanto a versão, “Canceled” com apenas (um L), é mais comum aos americanos. No entanto, ambas as grafias estão corretas para o pretérito de cancelar.
A verdade é que quem viaja quer voltar para casa, mesmo que o voo seja cancelado.
“Roberto Carlos - O Portão”
[Ao Vivo em Jerusalém - 2011]
♫Eu cheguei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão
Eu voltei!
Tudo estava igual como era antes
Quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei
E voltei!
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei!
Fui abrindo a porta devagar
Mas deixei a luz entrar primeiro
Todo o meu passado iluminei
E parei!
Meu retrato ainda na parede
Meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar por onde andei
E eu falei...
Onde andei não deu para ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei!
Sem saber depois de tanto tempo
Se havia alguém à minha espera
Passos indecisos caminhei
E parei!
Quando vi que dois braços abertos
Me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei
E chorei!
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei!
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei!
Eu parei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo.♫
°°°
♪“O Portão” (1974), é uma composição dos cantores e compositores brasileiros: “Erasmo Esteves - Erasmo Carlos” (5 de junho de 1941 - 22 de novembro de 2022) e “Roberto Carlos Braga” (19 de abril de 1943).
Douglas, nada mais chato do que acontecer um CANCELAMENTO quando estamos tentando viajar... Mas acontece e aqui no Sul, estamos CANCELADOS, sem aeroporto depois da calamidade ... Para idosos como eu e meu marido, estamos ferrados, fica muito difícil sair da cidade.... Nosso Nordeste amado ficou muiiiiiiiiito mais longe!!!
ResponderExcluirMas, enquanto vivos estivermos, vários cancelamentos acontecerão e não podemos nos abalar por eles...Sigamos, teimosamente ou não,rs,..
abraços, tudo de bom,chica
Amiga Chiquitita,
ExcluirAcredito que os problemas decorrentes das chuvas que afetou toda a população gaúcha, passam longe de qualquer tipo de viagem, porque, mesmo quem não perdeu tudo, ficou “cancelado” com a dificuldade de transporte e desanimado diante deste caos generalizado.
Melhores dias para todos aí no teu Estado.
Um abraço carinhoso e “segue o baile”, mesmo sem máscaras, mas, como as galochas e o barco de plantão!!!
Friend, I love the way you express yourself about life. How much intimacy you have with words.
ResponderExcluirThe arts are once again incredible and the music is beautiful!
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Friend Theodosia,
ExcluirIt's always a pleasure to interact with you
Thank you for your always so kind words.
Kisses and good weekend!!!
Buona domenica
ResponderExcluirGiancarlo,
ExcluirÉ sempre um prazer receber o amigo aqui no ®DOUG BLOG.
Um abraço!!!
Ciekawe refleksje, drogi przyjacielu Doug.
ResponderExcluirI ciekawy sposób ich wyrażania i przykłady!
Anulowanie...szukam w głowie innych przykładów...Dzięki Tobie!
Wspaniale posługujesz się słowem!
Ściskam mocno!
Amiga Isabel,
ExcluirÉ sempre um prazer interagir contigo e trocar conhecimento.
Obrigado pelas suas palavras sempre tão gentis.
Abraços apertados e bom fim de semana!!!
When a flight is cancelled, the worst thing is when it is canceled on the way home.
ResponderExcluirFriend Irina,
Excluir“Cancellations” happen and they all cause a lot of discomfort in our days. But of course, when we want to go home, this is something that bothers us even more.
Big hug and have a good weekend!!!
Querido Douglas, la vida esta llena de cancelaciones y uno tiene que adaptarse a ellas aunque causen malestar.
ResponderExcluirA mi este verano me cancelaron un vuelo 3 veces, perdí 2 día del hotel que estaba ya programado, nadie se hizo cargo.
Me encanto tu forma de expresarte, cosas de esta vida.
Abrazos y te dejo un beso, que tengas un lindo fin de semana.
Hola Liz,
ExcluirHoy en día todo el mundo apuesta por dar su opinión, principalmente por la gran facilidad que proporciona la Web. Muchas personas pueden dar su opinión, pero no a todos les gustará leer o escuchar estas opiniones y cuando esto pasa en la vida nos alejamos de un amigo, en la Web perdemos seguidores.
Respecto a vuelos cancelados, he perdido la cuenta de las veces que he estado en esta situación.
Un beso, que tengas buen fin de semana.
Que tal Doug! como estas!
ResponderExcluirestamos cheios de ambiguidades e contradicoes, mas em geral acredito que causa bastante dano social a cultura do cancelamento. Todos somos sensibles com isso; qualquer coisa pode ser cancelada em qualquer momento, pois qualquer estimulo que nao nos parezca acorde a nosso pensamento esta exposto a ser boicoteado ou excluido. No se... me coloque um pouco nervosa kk
Quero enviarte um beso grande e felicitarte pela qualidade dos temas interessantes que expoes. Obrigado, ah e adoro a Roberto Carlos ♥
Feliz noite!
Olá Carolina,
ExcluirA vida está cheia de comentaristas de assuntos que eles nem entendem. 😂😂😂 E assim começam as grandes controvérsias familiares, sociais e relacionadas à Web.
A verdade é que todos nós já passamos por vários cancelamentos em nossas vidas.
Obrigado por apreciar minha maneira de escrever.
E quanto ao “Roberto Carlos”, ele é uma figura sempre presente aqui no ®DOUG BLOG.
Beijos na bochecha e bom fim de semana!!!
Otro excelente post que he disfrutado, amigo Douglas. Como bien dices, todos hemos vividos varias cancelaciones en nuestra vida.
ResponderExcluirPreciosa la canción de Roberto Carlos.
Un abrazo y feliz domingo.
Amiga Carmen,
ExcluirDisfruto interactuando contigo en nuestros blogs.
Gracias por apreciar siempre mi estilo de escritura.
“Roberto Carlos” es verdaderamente un cantante especial.
Un cálido abrazo y que tengas felices días.
Como eu entendo a tua indignação, querido Douglas.
ResponderExcluirChegar ao aeroporto e saber que o nosso voo foi cancelado ou está atrasado é frustrante, mas a falta de empatia do pessoal é, para mim, ainda mais revoltante. Nada sabem, nada acrescentam à palavrinha “cancelado”. E por ali ficamos, meio-perdidos, gerindo a revolta, criticando tudo e todos, tentando organizar ideias, tentando decifrar quanto tempo teremos de vida cancelada ou atrasada. Busco calma no livro que carrego comigo.
Já vivi situações desagradáveis no aeroporto de Lisboa, mas também em aeroportos internacionais.
Adiante! Enquanto viajar me der momentos de felicidade, aceito todos os arreliantes cancelamentos e atrasos de voos. Muito pior do que tudo isso é o meu medo de voar. E esse nem eu consigo cancelar.
Amigão, aplaudo o teu texto e a partilha musical. Roberto... sempre!
Beijo. Um domingo limpinho de cancelamentos.
Minha querida “jardineira”,
ExcluirTento entender algumas pessoas que vão aos aeroportos só para ver os aviões decolarem. Acho que aeroportos são lugares chatos, cheio de burocracias, com preços exorbitantes em tudo que vendem, com funcionários incapazes de emitir passagem aéreas sem que existam problemas, pior são os funcionários que carregam e descarregam as bagagens nas aeronaves... Já tive mala minha rodando a “França” inteira. Aeroporto, quero chegar e sair e os vôos cancelados me obrigam a ficar lá. E isso já aconteceu, acontece e continuará infelizmente acontecendo.
Quanto a voar, não tenho medo, acho que nasci passarinho. 😂😂😂 - Adoro andar de avião e helicóptero. Quando eu era menino, queria ser cadete da aeronáutica, acho bárbaro a “Esquadrilha da Fumaça” fazendo piruetas coletivas pelo ar.
Quanto aos outros cancelamentos, vão da economia à saúde e esbarram na vaidade de algumas relações pouco inteligentes na Web e na sociedade de modo geral.
Sobre “Roberto Carlos”, ele é “biscoito fino”.
Um beijo do tamanho de um “trijato widebody, Douglas DC-10” e que os teus dias sejam bons e sem cancelamentos!!!
Assino por baixo, até dizeres que não tens medo de voar. 😀😁
ExcluirPor aqui também estamos em tempo de «cancelado» e «adiado». Adiam-se até cirurgias do foro oncológico. A pandemia continua a ser desculpa para tudo. Inconcebível!!!
De relações tóxicas na vida e na net, eu fujo!
Obrigada pelo "mimo". Amei!
Um beijo de muita amizade. (de aviões a única coisa que sei é que tenho medo de lá ir dentro)
🙏💙
Minha querida “jardineira”,
ExcluirEu entendo a tua fobia em relação aos aviões... Um carro que tem um problema vai parar na estrada, um avião que tem um problema, geralmente cairá. Mas, acredite, mais pessoas morrem nas estradas do que voando.
Tem um aforismo meu que diz:
“Queria imitar os pássaros, não para saber cantar, mas, para sair voando!”
Beijos alados!!!
Como nos dices hay diversos tipos de cancelación y la del medio de locomoción siempre nos suele pasar esos días que mas falta nos hacen falta.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirLos diferentes tipos de cancelaciones que existen traen perturbaciones y retrasos a nuestras vidas. Pero eso es vivir, saber solucionar los problemas.
Un abrazo y buena semana.
Um texto muito reflexivo e abrangente, Doug! Você abordou o tema do cancelamento de uma maneira que realmente faz pensar sobre como ele afeta diferentes áreas das nossas vidas, desde as viagens até as interações sociais e digitais. É interessante notar como o cancelamento pode ter implicações tão variadas, seja um inconveniente temporário ou uma mudança significativa na percepção pública de alguém. Obrigado por compartilhar suas perspectivas! Boa semana, meu amigo! Abraços alvinegros!
ResponderExcluirMeu nobre amigo Adalberto,
ExcluirA vida segue com todos os cancelamentos possíveis e imagináveis, onde vivenciamos os nossos cancelamentos como se fossem “torneiras pingando” de problemas ininterruptos da vida, tendo cada pessoa lidando com estes problemas de maneiras diferentes. Alguns ficam mais incomodados, outros menos, porém, os cancelamentos são terríveis quando acontecem, onde quer que estejam.
Grande abraço alvinegro e boa semana!!!
Querido amigo Douglas, claro que cancelamentos são coisas muito desagradáveis, uns mais, outros menos. É sempre uma agressão, e principalmente em casos de saúde ou coisas referentes à Justiça, à prazos e tantas outras coisas, é muito desagradável, sim. Cancelamento na web, nas redes, etc e tal. Felizmente por essa situação não passo, não tenho rede social nenhuma. Tenho paz! Quando penso, desisto…
ResponderExcluirQue vídeo lindo, Roberto é Roberto, o Rei! Gostei muito dessa sua postagem, agora vou lá ler sobre as Madrastas!
Ando meio desanimada vendo tanta coisa trágica aqui com essa enchente, está chovendo aqui novamente, menos, é claro! No nosso bairro não chegou água, mas ao redor, em muitos, foi bastante complicado, muito triste. Mas vai passar.
Uma boa semana, amigo, muita paz e saúde.
Uma feliz semana, muita paz e saúde!
Beijo.
Minha querida amiga Taís,
ExcluirA tua leitura desta crônica está correta e mais correta ainda é a tua aversão às “Redes Antissociais”, que só utilizo jornalisticamente no trabalho, e também não as utilizo pessoalmente. Na verdade, por usar “Iphone”, prefiro o “FaceTime” ao “WhatsApp”.
Chega de cancelamentos... À “Covid” já conseguiu isso por 2 anos seguidos.
Em relação ao teu desânimo, entendo perfeitamente este momento da vida.
Continua chovendo e mesmo que menos, acaba sendo preocupante. Especialistas em clima dizem que estas inundações no “Sul” poderiam ter sido evitadas, mas, já reparou que estas questões só são colocadas depois de tudo de pior já ter acontecido?
Sobre “Roberto Carlos”, este é o “Pelé da música romântica”.
Uma feliz semana para ti também e muita paz e saúde para todos os nossos irmãos gaúchos que precisarão se reinventar e começar do zero.
Beijos!!!
Oi, Douglas, fui no link indicado, li a excelente matéria sobre a vida é Madrasta, mas não consegui comentar, pois os comentários estão desativados na indicada postagem!
ResponderExcluirUma boa semana, amigo,
beijo
Minha querida amiga Taís,
ExcluirComo publico semanalmente aqui no ®DOUG BLOG e respondo todos os comentários, desativo comentários em publicações de outros anos, para não me sobrecarregar e poder continuar respondendo às publicações atuais.
Mas, obrigado pela gentil leitura e por gostar do texto. Porém, verifiquei aqui e vi que a amiga leu esta postagem: “A Vida Está Sendo Madrasta!”, pois, há um comentário teu .
Mais beijos!!!
O ano passado, em Outubro, já no aeroporto.
ResponderExcluirSurprise!!
Fui educado.
So disse $%&*&^*^*&^%&^%$&^%*& :))))
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirNa viagem que fiz há um ano para “França” (junho de 2023), desviaram uma das minhas bagagens para “Le Mans” e eu em “Paris”. Minha mala de rodinhas estaria inscrita para competir nas “24 Horas de Le Mans”... Vai saber??? 😂😂😂 🏆_(ヅ)_/¯¯
Um abraço e uma boa semana!!!
Cancelamentos. São sempre desagradáveis. Principalmente os que mexem com a nossa vida. Você referenciou alguns. Gostei de o ler.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirFala-se muito sobre globalização e na inteligência artificial, mas, estamos cometendo os mesmos erros de sempre. Portanto, se há cancelamentos é porque, existe discordância e descontentamento com algo ou alguma situação.
Um beijo e boa semana!!!
Olà Doug, ja estou por ca, pois não gostaría que por um meu retraso me cancelase a amizade tão saudabel que practicamos.
ResponderExcluirFico bem informada de tudas as acepçoes da palavra cancelar. Tuda uma lećõm quase magistral!
Um prazer passar polo Doug Blog.
Beijinho e mandem algo de calor para aquí que temos inverno o ano inteiro.
Amiga Beatriz,
ExcluirEu nunca “cancelaria” você, minha querida amiga, gosto das “caminhadas” que fazemos nos nossos “blogs”, onde trocamos informações e isso resulta em conhecimento.
Um beijo carinhoso e caloroso!!!
Muito interessante, seu texto.
ResponderExcluirO cancelamento é a nova Inquisição .
Fala-se muito em liberdade de expressão, mas cada vez mais se exerce a censura em nome das convicções de cada um .
Enfim...
Meu amigo, abraço com carinho e voto de semana alegre.
Amiga São,
ExcluirEstou feliz que você tenha gostado da leitura.
E, de fato, o “cancelamento” tornou-se a nova Inquisição, especialmente na Web.
Liberdade de expressão é diferente de opiniões maliciosas, o problema é que hoje em dia todo mundo é comentarista e especialista em tudo e por isso, metem o nariz onde não são chamados a opinar.
Um abraço caloroso e tenha uma semana sem censura!!!
Cancelar a aula,o show no teatro,o envio de uma mensagem nos vários aplicativos...gera descontentamento para um dos lados. Ou para todos, dependendo do tipo de relação entre os envolvidos.
ResponderExcluirO mundo digital é uma extensão do mundo físico,as pessoas tendem a punir ou abençoar por pensar que têm esse direito.
Os fofoqueiros com diploma,seja nas mídias sociais ou na TV,vivem prosperando,dando opiniões sobre a vida e o comportamento de famosos com maior ou menor visibilidade.
Ninguém vive a vida do outro,por isso eu cancelo esse tipo de atitude.
Até qualquer dia Professor ("R") 😉
Olá Valdelice,
ExcluirQuem “cancela” algo ou alguém está se auto-sabotando. Um show, como você mencionou, se for “cancelado” vai gerar revolta do público e falta de credibilidade por parte dos artistas e promotores do evento.
Greves por melhorias salariais sempre “cancelam” aulas e jornadas de trabalho.
As cartas e telegramas de antigamente já foram “canceladas”, eu gostava de enviar e receber cartões de Natal pelo correio, com envelope selado, mas, hoje até os e-mails são raros, tudo é baseado em mensagens via “WhatsApp” e com palavras em diminutivo (vc, tc, pq...).
As relações pessoais estão mais do que “canceladas”... E assim vamos sobrevivendo na ilusão de que a inteligência artificial realmente existe, quando na realidade falta a inteligência básica, com as escolas primárias, por exemplo, educando os alunos para serem analfabetos funcionais, porque, “cancelaram” a repetência de ano para alunos que não se qualificam para mudar de série.
Até qualquer dia, “P de Penedo” ヅ
Cancelar é algo que poucos apreciam.... Regressar a casa é o desejo de muitos e de outros tantos... Bela a escolha musical! Boa semana!
ResponderExcluirAmiga Gracinha,
ExcluirPara você que viaja muito, quantos “cancelamentos” de todos as ordens já deve ter passado, não é mesmo?
É sempre um prazer escrever para os amigos com a trilha sonora de “Roberto Carlos”.
Um abraço e boa semana!!!
Fantásticas reflexiones. Muchos aplausos 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirMe alegra que te haya gustado esta crónica, amiga Galilea.
ExcluirUn beso cariñoso y que tengas una buena semana.
Meu sapiente amigo Douglas, quando penso que seus textos não podem ser melhores do que já são, você vem e traz uma narrativa brilhante sobre esse tema atual, sempre costurando tudo com a maestria que só um jornalista que conhece intimamente as palavras, um mestre em filosofia. Se não bastasse isso, você é poliglota, conhecedor de idiomas e isso permite que você tenha inúmeros amigos de outros países, amigos que aprendem com gratidão, independente da idade, pois conhecem um pouco mais das coisas na perspectiva de alguém que sabe o que está dizendo e escrevendo, e isso facilita essa interação entre autor e leitores, que nada tem a ver com cronologia. Quanto a Roberto Carlos, como disse Caetano Veloso: ‘sabemos a quem chamar de rei’. Excelentes artes como sempre. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirAprendo sempre com esta boa convivência aqui na “blogosfera”, onde todos trocamos ideias diariamente. Sendo jornalista e filósofo, como destacou bem o amigo, lido com crônicas, enquanto outros blogueiros recorrem à poesia, às artes, à culinária, etc...
Fico sempre grato por teus comentários. E, em relação à frase do “Caetano Veloso” sobre “Roberto Carlos”, ele foi muito feliz.
Um abraço fraterno meu gentil e soteropolitano amigo e tenha uma boa semana!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirTema bastante interessante, na vida estamos sujeitos aos cancelamentos que são muito desagradáveis. É triste quando ocorre o cancelamento de amizades por simples bobagens. Um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
ExcluirFico feliz que tenha apreciado a leitura.
Concordo contigo, as pessoas perdem amizades por causa de “cancelamentos” tolos.
Um carinhoso abraço!!!
Olá, querido amigo Douglas,
ResponderExcluirUm tema atualíssimo e tão bem abordado por você. Realmente estamos cercados de possiveis cancelamentos nas mais variadas formas de ação. Bela crônica, dá gosto ler_te, caro amigo jornalista!
Tenha um otimo final de semana.
Beijos
Querida amiga Vilma,
ExcluirÉ sempre um prazer para mim escrever sobre fatos que agradem aos meus amigos, leitores e seguidores.
Amanhã será dia de homenagem aqui no ®DOUG BLOG e se a amiga quiser retornar para esta nova leitura, será um prazer recebê-la.
Um beijo e bom final de semana!!!