Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vou falar de um cara que é meu contemporâneo e que nasceu 1 mês e 1 dia depois de mim, no mesmo ano, a diferença é que eu ainda estou vivo e ele não e já passa de uma década.
Quase todo mundo se lembra do “Chorão” - mas, para quem não se lembra, ele era uma figura sempre de gorro ou boné virado para trás, camiseta com frases de efeito, cordão (grosso), de prata no pescoço, bermudão “skateboarders” (skatistas), diversas tatuagens, rosto de menino em corpo de “lutador de sumô”, com muita adrenalina e paixão musical.
Em março completou 11 anos que “Chorão”¹ se foi, o vocalista e co-fundador da banda “Charlie Brown Jr.”¹, formada em (1992), junto com seus amigos de “baixada santista - SP”, os baixistas: “Champignon”¹ e “Heitor Gomes”¹; os guitarristas: “Marcão”¹ e “Thiago Castanho”¹; o DJ “Renato Pelado”¹; e os bateristas e percursionistas: “Pinguim”¹ e “Bruno Graveto”¹. Juntos lançaram dez discos, que venderam mais de cinco milhões de cópias.
“Chorão”:
💬 Jornalista é um bicho cabuloso, eu nem cheguei no Céu ainda e ele já me descobriu na minha caminhada. Morrer nem é tão ruim assim, nessa minha jornada, esses dias mesmo passei pelo Michael Jackson², ele morreu 4 anos antes de mim, aí eu perguntei:
💬 Irmão, por que você ainda não chegou no Céu? - ele disse que é por que está pagando umas tretas relacionadas a pedofilia, aí eu não sei? Porque, dizem que Deus é quem julga todas as pessoas, que Ele repudia os pecados, mas, ama o pecador. O problema é que eu nem acredito em Deus e nem que o Michael Jackson era pedófilo.
Com uma infância e adolescência na média do povo brasileiro, filho de mãe doméstica, que também fazia pastéis para vender e ele entregar (qual “Chorão” comia a maioria, antes mesmo de chegar ao destino final). O pequeno “Alexandre” vivia na rua, ia mal na Escola, na adolescência largou os estudos na 7ª Série, e frequentemente tinha problemas com a polícia por pichações, vandalismo e uso de maconha. Com 21 anos, foi convidado a integrar uma banda com “Champignon”, denominada: “What’s Up”, mas, acabou não dando certo, então montou a banda “Charlie Brown Jr.” (este nome foi dado, por “Chorão” ser fã das tirinhas de Charlie Brown - Peanuts)³.
Em meados de (2000), “Chorão” perdeu seu pai:
💬 Passei por várias dificuldades neste ano, desde financeiras até passar fome. Eu perdi meu pai e você tem que tentar lidar com isso numa boa, até você aceitar rola uma mudança, uma metamorfose.
Em (2007), “Chorão” roteirizou o filme: “O Magnata”. Em (2009), lançou sua marca de roupas: “DO.CE.”
“Chorão” foi encontrado morto em seu apartamento, em (6 de março de 2013), em “São Paulo - capital”, vítima de uma overdose de cocaína. Com a morte de “Chorão”, o rock brasileiro perdeu uma referência, um ídolo jovem à moda antiga. Seis meses depois da overdose fatal de “Chorão”, em (9 de setembro 2013), “Champignon” cometeu suicídio em sua casa, na região do “Morumbi, Zona Oeste de São Paulo - capital”, com um tiro de pistola.
E como “Chorão” (segundo ele mesmo), nunca foi bom com as palavras faladas (basta rever suas entrevistas), antes de morrer, ele pretendia lançar um livro contando a história da banda “Charlie Brown Jr.” desde o início, (mas, não aconteceu). Então, seu filho, “Alexandre Ferreira Lima Abrão” (24 de dezembro de 1995), sabendo deste desejo do pai, correu atrás para realizar o sonho do pai. Assim, em (2017), lançou o livro: “Eu Estava Lá Também – Um Livro Criado por Chorão”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Charlie Brown Jr.”: “Alexandre Magno Abrão - Chorão?” (9 de abril de 1970 — 6 de março de 2013); “Luiz Carlos Leão Duarte Júnior - Champignon” (16 de junho de 1978 - 9 de setembro de 2013); “Heitor Vilela Gomes” (8 de abril de 1981); “Marco Antônio Valentim Britto Júnior - Marcão Britto” (1° de outubro de 1970); “Thiago Raphael Castanho” (8 de fevereiro de 1975); “Renato Peres Barrio - Renato Pelado” (5 de março de 1965); “André Luís Ruas - Pinguim” (29 de janeiro de 1975) e “Bruno Cesar Bezerra - Bruno Graveto” (8 de dezembro de 1982).
² “Michael Joseph Jackson” (29 de agosto de 1958 - 25 de junho de 2009).
³ “Peanuts” (no “Brasil - Minduim”), é uma tira de jornal escrita e desenhada pelo cartunista norte-americano “Charles Schulz” (26 de novembro de 1922 - 12 de fevereiro de 2000).
“Proibida Pra Mim” (1997)
“Charlie Brown Jr.” [Videoclipe Oficial]
♫Ela achou meu cabelo engraçado
Proibida pra mim no way
Disse que não podia ficar
Mas levou a sério o que eu falei.
Eu vou fazer de tudo que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
Eu posso te ligar a qualquer hora
Mas eu nem sei seu nome.
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Guerra!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Guerra!
Eu me flagrei pensando em você
Em tudo que eu queria te dizer
Numa noite especialmente boa
Não há nada mais que a gente possa fazer.
Eu vou fazer de tudo que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
Eu posso te ligar a qualquer hora
Mas eu nem sei seu nome.
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Guerra!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Guerra!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Guerra!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Guerra!♫
I deal with this all the time, there are many film artists that many don't know, and I didn't know this Brazilian singer who died so young. What is similar is the drug addiction that is so common in the world's artistic world.
ResponderExcluirThe name of the band being after Charlie Brown from our comics is something peculiar.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Friend Theodosia,
ExcluirUnfortunately, fame often becomes problematic, leading many artists to turn to drugs as a crutch.
But, here at ®DOUG BLOG I always try to remember and honor those who are alive and those who have died, and each person's biography does not always have a happy ending, but it still deserves to be recorded.
A kiss and have a good weekend!!!
Amigo, Doug.
ResponderExcluirGracias por tan estupenda biografía.
Confieso que no conozco al personaje. Es una pena que haya muerto a causa de las drogas, como otros muchos artistas famosos. Y es que la fama no es fácil de digerir para algunas personas.
Un abrazo y feliz fin de semana.
Amiga Carmen,
ExcluirEso es exactamente lo que sucede, la fama muchas veces no sostiene el talento que se pierde por la adicción.
Gracias por leer y apreciar el texto.
Un abrazo y buen fin de semana.
No conocía al cantante pero me gusto oírlo y saber de él a pesar de su muerte. La fama y los vicios pueden ser muy crueles. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirSiempre es bueno ampliar nuevos horizontes y conocer nuevas personalidades aunque ya no estén vivas y hayan perdido la vida de forma estúpida.
Un beso y buen fin de semana.
Ola querido amigo Doug, como estas,
ResponderExcluirvejo que Chorao marcou epoca e ainda esta vivo no coracao das pessoas. E paradoxal que alguem tao vital, energico, positivo e criativo caia nessas depressoes. Infelizmente sao comuns no meio musical e artistico em geral. A que se deve? nao sei... e como se houvesse algo feio ou ruim na fama.
So Deus sabe! lamento por esse cara cheio de vida ter tido esse triste destino. Descanse em paz Chorao.
Beijo na bochecha, bom domingo!
Hola Carolina,
ExcluirLa fama exige tu control y para citar al artista más popular de todos los tiempos, “Elvis Presley”, famoso en la música y el cine, pero que no mantuvo el control de su destino.
El “Chorão” siente la muerte de su padre y deja un pequeño hijo huérfano en el mundo para que su esposa lo críe sola, son paradojas de la existencia.
Gracias por tu amable lectura.
Besos en la mejilla y buen fin de semana.
Olá Douglas!
ResponderExcluirNão conhecia nada sobre ele.
Não faz o meu gênero musical sabe.
Amei saber um pouco dele.
Com certeza hoje no céu, ele ora por nós e canta lindas
canções ao Altissimo.
abraços e bom domingo!
Olá Larissa,
ExcluirAté criei uma conversa lúdica entre “Chorão e Michael Jackson” para relembrar esta banda que tem músicas que serviram de tema da série/novela “Malhação - Rede Globo”, que fez parte de várias gerações de telespectadores.
E se eu ajudei meus leitores a conhecer mais sobre “Charlie Brown Jr.”, fico feliz.
Uma beijoca e boa semana!!!
Pena que essas pessoas tenham sempre estórias tão pesadas e acabem morrendo por causa de droga ...
ResponderExcluirGostei de conhecer a banda .
Meu amigo, abraço e bomeresto de domingo.
Amiga São,
ExcluirProcurando encontrar na fama algo que não existe em lugar nenhum, alguns artistas se perdem lamentavelmente no vício das drogas.
Obrigado por ler e conhecer esta banda brasileira através do ®DOUG BLOG.
Um abraço e boa semana!!!
Meu sapiente amigo Douglas, gosto muito de suas publicações e dizer que isso não é novidade, mas quero destacar aqui a incrível habilidade que você tem com as palavras, pois antes dos textos, sempre podemos ver títulos muito interessantes, onde você brinca com as palavras, como essa da 'última lágrima do Chorão', excelente! Acredito que por você ser um aforista fica mais fácil encontrar esses trocadilhos que dão aos textos um tempero especial, e que só você sabe conceber. As artes são sempre supimpas e a música, apesar de ser mais voltada para os jovens, é divertida. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirProcuro sempre nos títulos dos “posts” esta “brincadeira e/ou jogo de palavras”, para dar uma “pílula” do que irei apresentar no texto/crônica. Fico feliz que o amigo tenha notado este detalhe do trocadilho, que traz a última lágrima de saudade dos fãs do “Chorão”.
Minha única tristeza, como jornalista e escritor, é não poder modificar alguns finais de narrativas, pois, mesmo que os romances sejam baseados em fatos da vida, as histórias biográficas já têm um final pronto.
Um abraço fraterno e boa semana!!!
Estou a conhecer aqui, confesso.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirNarrativas como esta do “Chorão” existem aos milhares no universo POP, nem seria possível conhecer todas.
Apresentar este bom cantor que perdeu a vida prematuramente aqui no ®DOUG BLOG, é retirar um nome das estatísticas do esquecimento.
Um abraço e uma boa semana!!!
Não conhecia. E gostei de ler o que sobre ele escreveu. Pena que tenha morrido e sofrido.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirÉ sempre bom mostrar que a vida de um “Pop Star” nem sempre (ou quase nunca), tem o final feliz dos contos de fadas.
É sempre um prazer escrever para meus amigos, leitores e seguidores.
Um beijo e boa semana!!!
No lo conozco pero ha sido muy bonito leerte.
ResponderExcluirEmocionante historia.
Un abrazo.
Amiga Amalia,
ExcluirMezclando un poco de fantasía con biografía, conté esta triste historia de una manera menos dolorosa.
Un abrazo y buena semana.
Querido amigo Douglas, li com atenção, muito bom ler aqui, o tempo passa rápido, "Chorão" se foi muito jovem, que pena e deixou saudade em muitos jovens que o seguiram!
ResponderExcluirGostei de ler, sempre bom saber e aqui se aprende!
Deixo abraços apertados pra você, amigo sempre querido!
Amada amiga Ivone,
ExcluirÉ sempre bom ter você lendo e comentando aqui no ®DOUG BLOG, pois, os teus comentários sempre agregam ao texto.
O tempo realmente passa quase num suspiro, só que a saudade é lenta... Sei que à Ivone de outrora, ainda mora dentro daquela livraria da família nas mais doces lembranças. Somos todos assim, contadores de histórias e contar uma história significa não deixar que narrativas e personagens caiam no esquecimento.
Continuemos sempre aprendendo uns com os outros, minha “mãe mitológica”.
Abraços sempre apertados para ti e para o teu querido Nardo!!!
El consumo de este tipo de sustancias suelen llevar a este tipo de finales , si no es de sobredosis como es el caso por alguna enfermedad provocada por su consumo.
ResponderExcluirEn mi circulo mas cercano no recuerdo ningún caso similar, por accidente o enfermedad por desgracia algunos si que hay, uno murió con apenas 20 años.
Saludos.
Tomás,
ExcluirLas drogas siempre están presentes, especialmente en el “universo de las celebridades”, ya que muchos de estos artistas no saben cómo afrontar el apogeo de su fama y el declive de su carrera.
Las drogas son un mal social que hay que combatir siempre, para que especialmente los jóvenes dejen de perder la vida prematuramente a causa de estas sustancias ilícitas cada vez más nocivas, que hoy incluso se venden en las redes sociales a través de la Web.
Un abrazo y buena semana.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirNão conhecia o Chorão, até ele estar nas notícias.
Sucesso é a perda da consciência.
Quantos e quantos não tiveram esse fim?
No auge se foi.
Bom restinho de tarde e feliz semana.
Beijo!
Olá amiga Lúcia,
Excluir"Chorão/Charlie Brown Jr.", fez muito sucesso nas músicas de abertura da série/novela “Malhação - Rede Globo”.
É uma pena que os artistas na maioria das vezes não consigam lidar com o auge da fama; pior saber lidar com o seu declínio.
Lamento que ele não tenha aprendido nada com a morte do pai (que ele disse ter sido muito dolorosa), porque, quando morreu de overdose, deixou seu filho ainda pequeno, órfão.
Na narrativa, tentei amenizar um pouco da triste história do “Chorão”, com um encontro (fictício), entre ele e “Michael Jackson”.
Um beijo e tenha uma semana suave!!!
Caro amigo Douglas,
ResponderExcluirEu como um fã de rock senti a partida do Chorão e praticamente o final da banda Charlie Brown Jr naquele momento. Logo após a sua morte eu publiquei um texto no blog que vou deixar o link abaixo para você visitar. Acho que a década de 90 foi a última em que surgiram bandas de rock promissoras aqui no Brasil como o próprio Charlie Brown, Skank, Planet Hemp, Raimundos, O Rappa e outras mais. Chorão era um poeta do asfalto, as suas letras eram fortes, papo reto e ele conseguiu emplacar vários hits na sua breve carreira. Uma pena que na sua vida pessoal as coisas não eram tão tranquilas assim, o que infelizmente terminou com a sua partida.
Belo texto meu amigo, vou deixar abaixo o link da minha publicação em 2013.
https://rebeldiacomsutileza.blogspot.com/2013/03/guerreiro-do-asfalto.html
Um abraço!
Caro amigo Alécio,
ExcluirSer amado por uns e odiado por outros, como coincidentemente você escreveu muito bem na tua postagem na data do meu aniversário (08/03/2013), dois dias após a morte de “Chorão”, reforça a máxima de “Nelson Rodrigues”, que afirma ser toda unanimidade burra.
O estilo de “Chorão” era chancelado por sua “linguagem de rua”, colocando nas letras das músicas a voz de toda uma geração “rebelde com sutileza”.
Os mais jovens desconhecem as dificuldades e conquistas que a nossa geração passou e obteve, amigo Alécio, mas, também desconhecem o valor cultural que agregamos e que hoje quase não existe mais, nesta geração musical insuportável de “funk e sertanejos universitários”, que de universitários estes sertanejos só exibem na nomenclatura, enquanto os “funkeiros” nem isso possuem.
A saudade permanece e nossas homenagens retiram estes bons nomes do ostracismo.
Abraços e boa semana!!!
Querido amigo, no conocia a ese
ResponderExcluirCantante pero me dio pena su final.
Es una lastima que tantos jovenes con
Talento se pierdan en ese mundo de
La droga.
Que tengas un feliz dia.
Abrazos y te dejo un 💋
Amiga Liz,
ExcluirTodos los vicios son perjudiciales para la salud y el intelecto. Y en el mundo artístico las drogas llenan un vacío que, contradictoriamente, acaba siendo provocado por el éxito.
La adicción del mundo moderno, además de las drogas, es la “Nomofobia”, el miedo a quedarse sin conexión a Internet en los Smartphones.
Un beso.
Great blog and good topic. Success for your blog ok
ResponderExcluirDear Vicky,
ExcluirThank you for liking the ®DOUG BLOG.
I wish your blog success too!
A hug!!!
Muito interessante!
ResponderExcluirGostaria de te convidar a participares na nossa campanha de sócio fundador, onde terás acesso a novidades exclusivas sem qualquer tipo de custo. INSCRIÇÃO
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Olá Teresa,
ExcluirObrigado por gostar do conteúdo do ®DOUG BLOG.
Venha fazer parte do meu grupo de amigos, leitores e seguidores, será um prazer ter você sempre aqui.
Beijos!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirNão conhecia Chorão, o vicio destrói a vida, um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
ExcluirQuem busca respostas nos vícios sempre encontrará a morte prematura.
Um abraço!!!