㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 12 de julho de 2017

“Luz, Câmera, Ação!”


Bem, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, nesta postagem especial, abordarei grandes nomes do cinema e da TV de todos os tempos e, obviamente, são aqueles que mais aprecio. Deixarei de fora o “Garfield” (1978), personagem do cartunista: “Jim Davis” (28 de julho de 1945) e a “Mafalda” (1964), personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020), pois, estes dois além de se relacionam mais com “HQs - Histórias em Quadrinhos”, possuem espaço na página principal do “blog”, além das postagens direcionadas exclusivamente a eles.
🎬

“August Marie Lumière” (19 de outubro de 1862 - 10 de abril de 1954) e “Louis Nicholas Lumière” (5 de outubro de 1864 - 6 de junho de 1948), são considerados os inventores da Sétima Arte junto com o também francês, “Marie Georges Jean Méliès” ( 8 de dezembro de 1861 -  21 de janeiro de 1938), sendo este visto como o pai do cinema de ficção.

“Louis e Auguste Lumière”, eram ambos engenheiros. “Auguste” ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai (“Usine Lumière”), o industrial “Antoine Lumière” (13 de março de 1840 - 15 de abril de 1911), fotógrafo e fabricante de películas fotográficas.  

“Auguste e Louis Lumière”, dedicaram-se às atividades cinematográficas, produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial.

O cinematógrafo era o projetor que também filmava com um rolo de filme. Este invento (a princípio), seria por direito de: “Léon Bouly” (12 de fevereiro de 1872 – 27 de dezembro de 1932), que no ano de (1892), mostrou o cinematógrafo ao Mundo. Porém, por ter perdido o registro desta patente, viu seu invento então ser registrado pelos irmãos “Lumière”, em (13 de fevereiro de 1895).
🎬

Falar de cinema, sem falar de “Sir. Charles Spencer Charlie Chaplin Jr.” (16 de abril de 1889 - 25 de dezembro de 1977), só ele mesmo conseguiu com o seu principal e mais famoso personagem: “The Tramp”, conhecido como: “Charlot” (nos Estados Unidos e Europa) e “Carlitos - O Adorável Vagabundo (no Brasil), qual fez muito sucesso, ainda na “Era do Cinema Mudo”.

O público viu “Carlitos” pela primeira vez no cinema (nessa versão que conhecemos), no filme: “Corrida de Automóveis Para Meninos”, uma pequena obra de “Chaplin”, com duração de apenas 11 minutos”, lançado no dia (7 de fevereiro de 1914). Este é um personagem que encanta todas as gerações, por ser um andarilho pobretão, que possui todas as maneiras refinadas, a dignidade e postura de um “gentleman”, se veste sempre usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco e uma bengala de bambu.

Não posso deixar de citar a sua marca registrada, o “bigodinho-de-broxa” (que é um bigode, raspado nas bordas, com extensão de três a cinco centímetros acima do centro do lábio). 
🎬

O “bigodinho-de-broxa”, também foi utilizado por outro genio do cinema, o gordo: “Oliver Hardy”, nome artístico de: “Norvell Hardy” (18 de janeiro de 1892 - 7 de agosto de 1957), que fez a dupla: “Laurel & Hardy - O Gordo & O Magro”, ao lado de: “Stan Laurel”, o magro, nome artístico de: “Arthur Stanley Jefferson” (16 de junho de 1890 - 23 de fevereiro de 1965). 

Esta famosa dupla de comediantes do cinema americano, estive em atividade, desde o “Cinema Mudo, até meados da Era de Ouro de Hollywood” (1927–1955).
🎬

Entrando nas fábulas, “Alice in Wonderland - As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, que é frequentemente abreviada para: “Alice no País das Maravilhas”, é a obra infantil mais célebre do gênero literário nonsense.
 
O  autor desta magnífica obra é: “Charles Lutwidge Dodgson” (27 de janeiro de 1832 - 14 de janeiro de 1898) e foi publicada em: (4 de julho de 1865), sob o pseudônimo de: “Lewis Carroll”.
Existem mais de 20 produções cinematográficas de “Alice no País das Maravilhas”, entre desenhos de animação e longas-metragens hollywoodianos, sendo a primeira película de (1903).
🎬

Falando de super-heróis, o “Batman”, é um dos que mais filmes tiveram no cinema: “Batman: O Filme (1966); Batman (1989); Batman: O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995), Batman e Robin (1997); Batman Begins (2005); O Cavaleiro das Trevas (2008); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); e Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016)”.

O super-herói mascarado, anda sempre vestido com um traje, que o transforma em seu “Alter ego - homem-morcego”, indo combater os criminosos espalhados pelas ruas de “Gotham City”. 

O “Batman”, é um dos principais personagens das HQ's (publicado pela “DC Comics”), foi criado pelo escritor/roteirista “Milton ‘Bill’ Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974) e pelo desenhista/cartunista “Robert Kahn, mais conhecido como: Bob Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998), aparecendo pela primeira vez na revista “Detective Comics - n°. 27”, em (maio de 1939). 

De todos os super-heróis, o “Batman” seria o mais possível de existir, porque, este herói não voa com sua capa (como o “Superman”), não muda de tamanho e de cor (como o “Hulk”) e mesmo usando uma fantasia (assim como todo bom super-herói), ele usa sua indumentária para colocar “acessórios” e não, para subir pelas paredes e soltar teias (como faz o “Spider-Man”). 

O “Batman” por não voar, precisa de um veículo (que não é um avião invisível), igual ao da “Wonder Woman”, ele dirige o “Batmóvel” (um carro “fashion”), mas, é um carro de quatro rodas, com volante e tudo mais... E dirigir um automóvel, é coisa que muitos de nós meros mortais também podemos fazer. 

“Bruce Wayne” é o homem por detrás da máscara negra do “Homem Morcego”, um bilionário magnata americano, filantropo e dono da corporação “Wayne Enterprises”, que em sua mansão, conta com a ajuda e discrição de seu fiel mordomo: “Alfred Pennyworth”, um ex-soldado especialista em segurança, que já trabalhava desde (1960), para o bilionário “Thomas Wayne”, pai de “Bruce”.
🎬

“Donald Duck - Pato Donald” (1934), é outro personagem de desenhos animados e histórias em quadrinhos dos estúdios de: “Walt Disney” (5 de dezembro de 1901 - 15 de dezembro de 1966), que também fez muito sucesso no cinema. 

“Donald” aparece em vários desenhos de animação, sendo personagem antagonista, sarcástico e irritadiço, porém de bom coração.
🎬

“Scooby-Doo” é um desenho animado criado por: “Joe Ruby” (30 de março de 1933 - 26 de agosto de 2020) e produzido por: “Ken Spears” (12 de março de 1938), sendo editado pelos estúdios: “Hanna-Barbera”. 

É um dos desenhos de animação que mais vexes se tranformou em filmes para o cinema e, é o segundo desenho americano com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo apenas para: “Os Simpsons”, com (30 temporadas e quase 600 episódios). 

O desenho do “Dogue Alemão (conhecido também como: “Cão Dinamarquês”), foi criado em (1969), por: “Iwao Takamoto” (24 de Abril de 1925 - 8 de Janeiro de 2007). 
🎬

“Supernatural”, foi uma série de televisão americana de fantasia sombria, contendo lendas urbanas e passagens bíblicas, criada por: “Eric Kripke” (24 de abril de 1974), produzida pela: “Warner Bros Television”, em parceria com a: “Wonderland Sound and Vision”, que estreou a série em (13 de setembro de 2005), na: “The WB Television Network”, depois tornando-se parte da programação da: “The CW”.

“Supernatural”, teve o seu episódio final em (19 de novembro de 2020), acrescido de um “Making-of” de alguns artistas e diretores da série, agradecendo os telespectadores e citando partes importantes de alguns episódios, durante os 15 anos que a série esteve no ar. Porém, não está descarta uma nova série, narrando as histórias da “família  Winchester”.

Esta trama contou durante 15 anos, as histórias fantásticas de dois irmãos: “Sam Winchester e Dean Winchester”, interpretados respectivamente por: “Jared Tristan Padalecki” (19 de julho de 1982) e “Jensen Ross Ackles” (1° de março de 1978), um inteligente, organizado e metódico, o outro sagaz, sempre faminto e atrapalhado, porém, ambos são bons no que fazem... Caçar demônios, fantasmas, vampiros, monstros e outras criaturas sombrias, sempre à bordo do “Chevrolet Impala Tuxedo Black” (1967).

No 13° episódio da série, os autores tiveram uma “grande sacada”, transformaram os “irmãos Winchester” em desenho de animação, para contracenar com “Scooby-Doo” e sua turma, em:“Scoobynatural”, como vemos na arte do ®DOUG BLOG, onde os “irmãos Winchester”, estão ao lado do “anjo Castiel”, interpretado por: “Dmitri Tippens Krushnic - Misha Collins” (20 de agosto de 1974).
🎬

Outro sucesso do estilo “mistério/terror”, que também foi transformado em filmes para o cinema, foi: “The Addams Family — A Família Addams”, que a principio, era uma série de TV americana de (1964), que anos mais tarde, virou uma sequência de filmes de animação, baseados nas histórias em quadrinhos homônima (de humor negro), criada pelo cartunista “Charles Samuel Addams” (7 de janeiro de 1912 - 29 de setembro de 1988).

Personagens da “Família Addams”: “Gomez Addams”, um abastado advogado, que tem como passatempo favorito, explodir trens elétricos de brinquedo. Se excita sempre que sua esposa, “Morticia”, falar em francês; “Morticia Addams”, uma mulher de visual exótico e expressão macabra, mãe de um casal de filhos; a menina: “Wednesday” e o menino “Pugsley”, que se divertem brincando de assassinato. A família ainda conta com: “tio Fester”, que possui um vasto conhecimento sobre tudo que é macabro; a vidente: “vovó Grandmama”, mãe de “Gomez”, sempre de posse de um caldeirão, criando suas poções mágicas, para resolver os problemas de todos e, é claro, para fazer suas receitas culinárias extravagantes; “Itt”, o primo de “Gomez”, um sujeito que tem tanto cabelo, que não consegue ver nenhuma parte do seu corpo; O mordomo “Lurch, uma criatura enorme, sem expressão e de poucas palavras (muito semelhante ao personagem “Frankenstein” - 1818) e “Thing T. Thing e Coisa/Mãozinha”, uma mão sem corpo que vive dentro de uma caixa.
🎬

“Peanuts”, que surgiu  das tirinhas de jornal, escrita e desenhada pelo cartunista norte-americano: “Charles Schulz” (26 de novembro de 1922 - 12 de fevereiro de 2000), também migrou para o cinema.

Foi publicada de (2 de outubro de 1950 a 13 de fevereiro de 2000), onde, “Charlie Brown” e sua turma, desde então, são sucesso de mídia, sendo um dos desenhos mais populares e influentes da história, alcançando sucesso também em outras mídias.

Principais Personagens: “Charlie Brown e seu cãozinho Beagle de estimação, Snoopy; Woodstock; Sally Brown; Marcie; Lucy van Pelt; “Linus van Pelt” - “Rerun van Pelt” - “Schroeder” - “Patricia Patricia Reichardt - Peppermint Patty/Patty Pimentinha; Franklin e Pig-Pen - Chiqueirinho”.
🎬

O meu xará “Doug — Douglas Yancie Funnie” — (“Doug Funnie”), é uma criação do animador americano: “Jim Jinkins” (8 de agosto de 1953), sendo o protagonista da série de desenhos de animação, onde ele (um pré-adolescente de 12 anos), se muda com a família (seu pai “Phil”, sua mãe “Theda” e sua irmã “Judy”), para a cidade fictícia de “Bluffington”.

Todas as noites, antes de dormir, “Doug” escreve em seu diário os acontecimentos e as novidades daquela novo lugar onde vive. Ele tem sempre a companhia de seu fiel e engraçado cão: “Porkchop - no Brasil - Costelinha”.

“Doug” é possuidor de uma imaginação fértil, sonha ser um super-herói: “Quailman - Homem-Codorna”, um de seus alter egos.
🎬

“Harry Potter”, é uma série de sete romances (estilo fantasia), escritos pela autora britânica: “Joanne Jo Rowling - J. K. Rowling” (31 de julho de 1965).

A série narra as aventuras de um jovem chamado: “Harry James Potter”, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo, ao ser convidado para estudar na “Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts”. 
 
Em (2001), os livros de “Harry Potter” começaram a ganhar vida no Cinema, tendo o último filme sendo lançado em (2011) e mesmo sendo um dos maiores sucessos do cinema, os filmes de “Harry Potter” e sua turma de amigos “bruxos e trouxas”, nunca ganharam um “Oscar”.
°°°
* Arte inicial da postagem ®DOUG BLOG: “Leão da MGM - Metro-Goldwyn-Mayer”, criado no ano de (1916), logo após a fusão das empresas: “Metro”, “Goldwyn” & “Mayer”. O logotipo original foi desenhado por: “Howard Dietz” (8 de setembro de 1896 - 30 de julho de 1983).

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).