Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar metaforicamente dos “passos de formiga”, eles são cutinhos, não é mesmo? - e aparentemente não levam muito longe em um curto espaço de tempo. Estes passos podem não fazer muita diferença à primeira vista, mas, ao longo de uma jornada de vida, os “passos de formiga” são capazes de nos levar a um lugar completamente satisfatório.
Vivemos numa sociedade descartável, onde infelizmente não sabemos lidar com as situações comportamentais do viver e conviver. Se a mulher não quiser ter o filho, ela aborta, mas, se a mesma mulher quiser próteses mamárias de silicone, ela diz: Meu corpo, minhas regras! - As pessoas são assim, não querem continuar casadas, se divorciam; não querem o vovô e a vovó em casa, mandam para uma casa de repouso. Pratica-se em sociedade, dia após dia, uma espécie de “eutanásia moral”, onde criminosos já cometem vilipêndio¹, ao ponto de levar um defunto numa cadeira de rodas, a uma agência bancária, na tentativa de sacar dinheiro em nome do morto.
O potencial para o otimismo e pessimismo, para o bem e o mal existe em todos nós e é equivalente, nós é que precisamos saber para que lado pender.
Existe uma tradicional e paradoxal narrativa “Zen-Budista” que conta a história de um samurai arrogante que desafiou seu mestre a explicar a diferença entre o otimismo e pessimismo, entre o bem e o mal. O mestre respondeu, com desprezo e parcimônia, para mexer com os brios do samurai:
💬 Não perderei meu tempo dando respostas para uma escória como você! - disse o mestre ao samurai.
O samurai teve uma acesso de raiva, ficou furioso e desembainhou sua enorme espada e gritou:
💬 Cortarei sua cabeça fora, velho asqueroso!
Calmamente o mestre zen diz:
💬 Isso é uma atitude pessimista e má!
O samurai olha fixamente para seu mestre e, envergonhado, recolhe sua espada. E já mais calmo, tendo compreendido a sabedoria das palavras do que o mestre havia lhe dito, agora fala com humildade:
💬 Entendi a lição e a levarei comigo para o resto da vida. Obrigado por sua compreensão e comiseração, meu sábio mestre!
E o mestre responde, trazendo à tona a moral da história:
💬 Isso é ser otimista e bom!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Vilipêndio” é o desprezo, a aviltação e/ou falta de respeito e de consideração ao cadáver ou suas cinzas. É uma má ação, uma humilhação cometida com alguém mesmo depois de morto.
Your publications are always very good and reflective. This text today was incredible, mixing chronicle and moral of the story.
ResponderExcluirI learn a lot on your blog.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Thank you for your kind words, friend Theodosia, know that the reciprocal is true.
ExcluirKisses and good weekend!!!
ME FASCINA TU BLOG
ExcluirMe alegra darle la bienvenida al ®DOUG BLOG.
ExcluirUn abrazo.
Profunda reflexion como afrontamos la vida y sus enseñanzas es como viviremos. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirEn este texto traigo la filosofía, el comportamiento social combinado con antiguas fábulas orientales para “endulzar” nuestros días.
Besos y buen fin de semana.
Questa è una frase molto saggia.Buona domenica!
ResponderExcluirAmica Olga,
ExcluirGrazie per aver apprezzato le pubblicazioni di ®DOUG BLOG.
Un bacio e buona domenica!!!
Es muy triste la deshumanización de todo. Sólo interesa lo palpable, lo epicúreo, el hedonismo. Leerte promueve esperanzas si la gente se pone a pensar. Y leer, siempre leer a nuestros antepasados. Un acierto tu exposición😎🎩
ResponderExcluirAmigo Juan,
ExcluirLa inversión de los valores familiares está llevando a la sociedad a un estado total de descomposición moral. Sin embargo, soy optimista y sigo creyendo en el lado bueno de la humanidad.
Abrazos.
Bom día Doug, gosto muito da filisofía zem e nissta historia fica claro que as ensinanças com ejemplos prácticos causan efecto de por vida.
ResponderExcluirUma aperta de admiraçom pir como pensa i escrive.
Bom domingo
Amiga Beatriz,
ExcluirAs narrativas milenares do Zen Budismo ainda hoje nos revelam muitos ensinamentos de vida.
Que bom que você gostou do conteúdo deste texto do ®DOUG BLOG.
Um carinhoso abraço!!!
Thanks for the zen post. Yes, the journey can feel long and short at the same time. All the best to your blog and you. Happy Writing!
ResponderExcluirEllie,
ExcluirOur journeys are necessary to find the best answers for living and coexisting in society.
I'm glad you liked this ®DOUG BLOG post.
A hug and a good week!!!
Muy sabias tus palabras, amigo Douglas. Coincido plenamente en tus consideraciones. Los grandes valores de antaño han desaparecido hoy día.
ResponderExcluirExcelente fábula con moraleja que nos da una gran lección de vida.
Un gran abrazo, amigo!!!
Amiga Carmen,
ExcluirLa filosofía es alimento necesario para nuestro intento de caminar cada día con amistad. Es una vergüenza que los grandes líderes de las naciones sigan insistiendo en librar guerras.
La moraleja de la historia oriental ilustra bien las palabras de mi texto.
Un abrazo y buena semana.
Douglas, magnifica fabula para reflexionar y nos deja una lección de vida, bello post.
ResponderExcluirAbrazos y besos, que tengas un bonito inicio de semana
Hola Liz,
ExcluirMe alegro que te haya gustado esta entrada del ®DOUG BLOG, con un toque de moraleja de la historia del budismo zen.
Besos y buen comienzo de semana.
Muito familiar para quem vive há quase trinta anos no Oriente.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirMesmo sabendo que você não gosta de “Tokyo”, passei um boa temporada trabalhando no “Japão” e conheço o respeito oriental por suas tradições.
Um abraço e boa semana!!!
Meu sapiente amigo Douglas, mais um texto brilhante e com muito conteúdo didático. O foco da prática Zen consiste no pensamento profundo e na contemplação do bem-estar humano, referindo-se ao equilíbrio do corpo e da mente, e serve como base da qualidade de vida de cada um de nós. A técnica da meditação Zen pede uma postura serena em um local calmo e organizado. Adquirir sabedoria e paz interior, na minha forma de compreender as coisas, é muito melhor do que qualquer prática religiosa. Parabéns pela sua bela narrativa, que, como sempre, traz as artes muito bem elaboradas. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirA prática básica do “Zen” japonês denomina-se: “Zazen” e, como o amigo tão bem destacou, busca o equilíbrio entre a mente e o corpo.
Porém, parece que algumas pessoas, mesmo após o longo período de pandemia, aprenderam pouco quanto ao trato social de querer o bem-estar dos semelhantes. Mas, nós que entendemos da boa convivência coletiva, devemos servir de exemplo para aqueles que insistem em se alienar das boas ações.
Obrigado pela leitura sempre lúcida dos meus textos e destaque das artes.
Um abraço fraterno e boa semana!!!
Um relato triste do que é a natureza humana. Infelizmente tem razão.
ResponderExcluirQual a sabedoria que nos pode salvar?
Uma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirEnquanto a maioria das pessoas se valer da teoria do: “primeiro eu, segundo eu, depois você, se possível for”, teremos sempre atitudes estúpidas vindas de pessoas alienadas das boas ações sociais.
Um beijo e boa semana!!!
Segundo uma antiga história indiana: dentro de cada um de nós existem dois lobos lutando, representando opostos. Um verdadeiro mestre pode explicar as questões mais difíceis aos seus alunos. Espero que o Google Tradutor seja compreensível. Tenha uma ótima semana, abraços 🤗
ResponderExcluirMaB, seja bem-vinda ao ®DOUG BLOG!
ExcluirEm relação ao que você mencionou em seu comentário, já escrevi sobre isso aqui. Deixo o link para uma futura leitura:
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/quem-conta-um-conto-conta-quatro-contos.html
Um abraço e se quiser ser seguidora do ®DOUG BLOG, será um prazer ter você entre meus amigos.
hola
ResponderExcluirque bien está reflejada nuestra sociedad egoísta y enferma
besotesssssssssssss
Hola “Harley Quinn”,
ExcluirSiempre debemos creer en lo mejor de las personas, incluso si algunos todavía proponen las guerras como solución.
〴⋋_⋌〵BatBesos.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirUma boa crônica.
Tenha uma boa noite e uma semana tranquila.
Beijo.
Amiga Lúcia,
ExcluirTua presença no ®DOUG BLOG é sempre motivo de felicidade. 🌹
Grato por gostar de mais esta crônica.
Tenha uma semana suave... Beijos!!!
Querido Doug, que linda sua cronica de hoje. Gostaria que praticassemos mais compaixao e generosidade, haveria maior harmonia; mas o ser humano nao e assim.
ResponderExcluirAs vezes sinto que vivemos numa selva, ou numa guerra invisível mas muito presente. E um mundo hostil.
Beijo, querido amigo, tenha um feliz inicio de semana!
Querida Carolina,
ExcluirEl ser humano se ha acostumbrado a que le gusten más los villanos que los héroes. Vea la dureza y crueldad contenida en los cuentos de hadas de los “Hermanos Grimm – Jacob y Wilhelm”, con personajes oscuros que nos han servido de ejemplo desde que éramos niños.
Pero soy optimista y sigo creyendo que la humanidad puede revertir las adversidades que crea con sus propias manos.
Un beso en la mejilla y que tengas una buena semana.
Caro Douglas
ExcluirBela lição nos traz nesta sua publicação.
Para vivermos em sociedade é preciso
ter em conta os outros. Não sendo assim
viveremos às arrecuas, não tendo qualquer
evolução como pessoas.
Desejo-lhe uma bela semana, meu amigo.
Abraço afectuoso.
Olinda
Amiga Olinda,
ExcluirOs erros da humanidade nunca serão corrigidos com força bruta, mas, a camaradagem dos aconselhamentos também não resolveram muitas coisas durante os horríveis acontecimentos orquestrados pelos seres (que se autodenominam humanos), sem ao menos compreender o que significa humanidade.
Escrevemos como forma de desabafar, assim como estudantes universitários de todo o mundo protestam a favor da Palestina; tal como o Papa condena a pedofilia dentro da própria Igreja Católica Apostólica Romana; etc...
No entanto, as guerras continuam a ocorrer interruptamente, o que é lamentável! - Assim, como foi lamentável observar aqui no “Brasil, bairro de Bangu, Rio de Janeiro, uma mulher levar o próprio tio, já falecido, numa cadeira de rodas, em uma agência bancária, na tentativa de obter um empréstimo em nome do falecido, um fato que consiste em crime de Vilipêndio. De modo geral, dia a dia, as pessoas perdem os escrúpulos.
O certo é que na vida não pode haver uma “borracha” capaz de apagar as leis que protegem a vida das pessoas boas e dignas.
Que bom que você gostou deste texto aqui do ®DOUG BLOG.
Um carinhoso abraço!!!
Un buen reflejo de la sociedad actual el que nos muestras en esta crónica.
ResponderExcluirY ello unido a una gran enseñanza zen.
Saludos.
Tomás,
ExcluirLa buena redacción siempre debe ir acompañada de buenos ejemplos, para lograr el deseo de respuesta de los lectores.
Un abrazo.
Mais um excelente tema de reflexão , meu amigo.
ResponderExcluirPor favor, me diga que percebi mal e que a falta de respeito pela pessoa levada em cadeira de rodas não existiu mesmo.
Abraço com voto de um Maio muito feliz.
Amiga São,
ExcluirQuem dera fosse possível desfazer todos os erros da humanidade, mas, no caso citado no texto, referente ao Vilipêndio, a situação é terrivelmente verdadeira (abril/2024). Envio o link do Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=koXr1PGggj4
No mas, fico feliz que você tenha gostado da minha reflexão e também da moral da história oriental.
Um carinhoso abraço e feliz mês de maio que enceta!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirEstamos vivendo tempos trabalhosos, o ser humano está muito cruel, somente o amor de Deus nos corações é que podemos perceber a forma digna de convivência, um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
ExcluirTristes são as pessoas que continuam a trair Cristo por “Patacas de César”.
A busca pela felicidade humana passa longe das riquezas materiais, mas, é uma pena que a minoria entenda que é preciso “dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Um carinhoso abraço!!!
Parabéns pelo dia do trabalhador!
ResponderExcluirAmiga Lucinalva,
ExcluirO dia 1º de maio é de representação social de grande valor para um povo tão trabalhador quanto o nosso.
Um carinhoso abraço!!!
Oi, Douglas!
ResponderExcluirGosto tanto daqui e demorei a voltar. :(
Bela reflexão, o maior inimigo do homem é o próprio homem com seu egoísmo, maldade e egocentrismo. Bela reflexão.
Beijo, beijo.
She
Olá Sheila,
ExcluirÉ um prazer receber aqui no ®DOUG BLOG uma colega jornalista do nosso “Rio de Janeiro”. Uma mulher forte que superou um acidente e deu a volta por cima.
Sou grato por suas amáveis palavras e por se juntar aos meus amigos, leitores e seguidores.
Um beijo carinhoso na bochecha!!!
Hello friend, what you write is very interesting. I like the story of the samurai and his master. Personally, I try to live in a way that does not harm anyone and I like Immanuel Kant's maxim: "The starry sky is above me and the moral law is within me." Best regards, I wish you a good May.
ResponderExcluirHello friend Joanna,
ExcluirKnowing how to live well is important for personal and collective balance. The ideal is to practice the principle of helping others, but if this is not possible, not harming the good progress of personal and other people's lives is already of great humanitarian value.
A kiss and happy May!!!
We live in truly strange times!
ResponderExcluirKrólowa Karo,
ExcluirAlbus Percival Wulfric Brian Dumbledore – Headmaster of Hogwarts School of Magic, said:
“It is the fear of the unknown that we fear when we look at death and darkness, nothing more. Don't pity the dead, 'Harry'. Have mercy on the living and, above all, on those who live without love. It’s not worth diving into dreams and forgetting to live!”
A hug!!!