㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 10 de fevereiro de 2024

“Olha o DOUG BLOG Aí Gente!”



É Carnaval... Estou caindo na folia! - “Olha o ®DOUG BLOG aí gente!” - Mas, como e onde começou o Carnaval?

Segundo historiadores religiosos, o Carnaval vem das festividades finais realizadas pelos católicos romanos, nos dias que antecedem a Quaresma e a Páscoa cristã, quando os devotos se abstinham de comer carne, entre outras práticas. No entanto, outros historiadores (não religiosos), afirmam que, ao contrário da crença popular, as origens do Carnaval brasileiro são totalmente europeias. A celebração do carnaval remonta ao início da colonização, sendo uma herança do “entrudo português” e das “mascaradas italianas, de Pierrot, Colombina e Arlequim”, do século XVI.

Porém, na “Babilônia”, havia uma celebração que possivelmente deu origem ao que hoje conhecemos como Carnaval: as “Saceias”, que eram celebrações em que uma pessoa condenada à morte assumia, por alguns dias, a figura do rei, vestindo-se como ele, comendo e bebendo abundantemente e podendo escolher uma mulher da corte (que não fosse a rainha), para fazer sexo. Dizem que esta prática festiva deriva da mitologia grega, onde o “Rei Momo” seria a figura do “rei/réu” fantasiado de monarca. O “Rei Momo” tornou-se símbolo do Carnaval em alguns países da “América Latina”, incluindo “Brasil e Colômbia”.

Podemos dizer também que as origens do Carnaval remontam ao “Antigo Egito”, quando as festas pagãs celebravam o início da primavera e o fim do inverno. Durante estes dias de folia, eram feitas homenagens às divindades na expectativa de boas colheitas. Quando “Alexandre, o Grande”¹ conquistou o “Egito”, os gregos também adotaram este folguedo.

O Carnaval tem muitas vertentes, como, por exemplo, o “Holi ou Festival das Cores”, que é uma espécie de Carnaval dos habitantes da Índia, realizado todos os anos entre fevereiro e março, para comemorar a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas jogam tintas de cores diferentes umas nas outras, com muita música, bebida e comida. Existem quatro cores principais: vermelho, amarelo, verde e azul e representam: vermelho: amor e paixão; amarelo: alegria e felicidade; verde: saúde e perseverança e azul: contemplação e paciência.

O certo é que o Carnaval faz sucesso entre muitos povos (principalmente o povo brasileiro), se tornando uma das datas mais festivas, marcantes, turísticas e lucrativas do ano.

Em (2024), o Carnaval começa informalmente nos dias (10 e 11 - sábado e domingo), sendo a (segunda e terça-feira de Carnaval - 12 e 13 de fevereiro), considerados os dias de feriado, com parte da “quarta-feira de cinzas” (até às 14 horas), sendo considerado ponto facultativo no calendário nacional brasileiro, divulgado pelo Governo Federal.

É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
°°°
¹ “Alexandre III da Macedônia”, comumente conhecido como “Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno” (julho de 356 a.C. - junho de 323 a.C.), governou o reino grego da antiga “Macedônia” e era um membro da “Dinastia Argéada”.



OLHA O DOUG BLOG AÍ GENTE! 
“Luiz Antônio Feliciano Marcondes - Neguinho da Beija-Flor” (29 de junho de 1949) 

“Portela” Carnaval (2024) — [LEGENDADO]
Samba Enredo: “Um Defeito de Cor”
°°°
* A “Portela” apresenta no Carnaval de (2024), o romance “Um Defeito de Cor” (2006), da escritora “Ana Maria Gonçalves” (13 de fevereiro de 1970) e vai refazer os caminhos imaginados da história da mãe Preta, “Luíza Mahim” (nascida no início do século XIX - possivelmente entre 1812 e 1817 - tendo falecido em 1882), progenitora de “Luiz Gonzaga Pinto da Gama” (21 de junho de 1830 - 24 de agosto de 1882), analfabeto até os 17 anos de idade e que se tornou rábula, orador, jornalista, escritor e patrono da “Abolição da Escravatura no Brasil”. A “Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira”, será a 2ª agremiação a desfilar no Grupo Especial, na (segunda-feira - 12 de fevereiro).

44 comentários:

  1. You Brazilians are experts in celebration and joy.
    Carnival is a great popular festival that tells many interesting stories and this was well interpreted in Hollywood by the Portuguese-Brazilian Carmen Miranda.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Theodosia,
      The Brazilian people, despite the great difficulties they face throughout the year, know how to be a peaceful and happy people (especially the poorest), as this is where the roots of Carnival come from, a festival that is our people's greatest expression of joy.
      During Carnival days we can release so many emotions that we keep inside us.
      IT'S ALL OURS! — LONG LIVE PORTELA!
      Kisses!!

      Excluir
  2. Meu sapiente amigo Douglas, confesso que o carnaval que gosto não existe mais. Ainda sou da época dos bailes de salão, onde podíamos até usar lança-perfumes. Esse carnaval de avenida profissionalizado, que só é espetáculo para turistas, realmente não me enche os olhos. Fora isso, posso dizer que aqui em seu blogue encontramos outra aula, com a temática carnavalesca sendo ‘desfilada’ em diversos momentos da história, e como sempre, incluindo a mitologia, que sei ser um dos seus pontos fortes de estudo. As artes, como sempre, estão impecáveis - a mulher caindo literalmente na folia, está supimpa - e o samba da Portela de 2024, traz toda a macumba para a avenida e essas religiões afro estão sempre relacionadas ao carnaval, quem sabe isso é um prenúncio de outro título para sua querida escola de samba? Um bom desfile para você e seus companheiros da Portela. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      O Carnaval, embora seja uma festa que, como o senhor bem disse, se tornou uma forma de atrair turistas, é, no outro extremo da “corda”, uma fonte de rendimento para diversas profissões durante todo o ano: costureiras, marceneiros, soldadores, escultores, etc..., e isso proporciona sustento para muitas famílias de baixa renda.
      Mas, eu gosto muito de Carnaval, sempre gostei e (segunda-feira, 12/2), estarei lá firme e forte na avenida, para compartilhar com os meus companheiros da Portela todo este “SARAVÁ!”
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
      Retribuo os teus abraços fraternos!!!

      Excluir
  3. Uma folia que sempre assistià distância!
    Bom Carnaval 🎊😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Gracinha,
      Realmente é uma grande festa popular e deve ser aproveitada mesmo à distância.
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
      Um beijo!!!

      Excluir
  4. DOUGLAS,
    DESCULPE-ME POR DIGITAR EM CAIXA- ALTA, MAS ESTOU SEM DINHEIRO PARA TROCAR MEU TECLADO. CONVIDO VOCÊ A LER O MEU BLOG "HUMOR EM TEXTO" E SABER A VERDADE SOBRE NOSSO QUERIDO MACHO ALFA, O PRESIDENTE DOS "STATES", BIDEN!!!
    NINGUÉM VAI TE ENGANAR DEPOIS DAQUELA POSTAGEM.
    FELIZ CARNAVAL E UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      O negócio será você pedir ao “Trump” um teclado novo, dinheiro ao “topetudo” não falta. 😂😂😂
      Abraços alvinegros.
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!

      Excluir
  5. Gracias por ilustrarnos en la historia del carnaval, mi estimado amigo.
    En mi tierra hay una larga tradición (carnavales de Cádiz) que se sigue celebrando año tras año.
    Feliz Carnaval!!! 🎉🥳

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga carmen,
      Siempre estamos aprendiendo unos de otros en nuestros “blogs”.
      Que tengas un buen Carnaval para ti también.
      ¡ES TODO NUESTRO! — ¡VIVA PORTELA!

      Excluir
  6. Hello Douglas! The Carnival is beautiful! I invite you to look at my post about Marinella Mondaini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Irina,
      I love Carnival!
      I will soon go to your “blog” to read the recommended post.
      A hug.
      IT'S ALL OURS! — LONG LIVE PORTELA!

      Excluir

  7. Douglas,eu também quero mais que palavras. Quero cair na folia, e já comecei por aqui,hoje pela tarde.
    Cresci dançando frevo, marchinhas e ao som de trio elétrico. Ia “pular o Carnaval” com minha irmã mais velha e o resto da família,nos anos de 1990 a coisa mudou,era com amigas de infância,agora adolescentes.
    O negócio é que ouvir uma lata batendo já faz balançar e bati muita lata na rua.
    Dancei muito axé,Baianidade Nagô até hoje é tocada nas rádios da minha Penedo.
    🎶Já pintou verão,calor no coração,a festa vai começar,Salvador se agita,numa só alegria…eternos Dodô e Osmar…”🎶
    A gente se encontra por aí no meio desses festejos carnavalescos,xeru!
    🎊🎊🎊🎉🎉🎉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdelice minha querida amiga,
      Carnaval e Douglas sempre se misturaram muito bem. Como diz uma das minhas frases:

      “Eu nasci Pop/Rock, cresci samba e me casei com a música clássica!”

      A vida é quase toda musicalidade, porque, quando estamos felizes assobiamos, quando estamos tristes, soltamos a voz em canções de dor de cotovelo, a mãe cantarola ninando o filho para dormir, nos esportes e nas pátrias há hinos, nos casamos com o marcha nupcial e morremos com a marcha fúnebre.
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
      BatBeijos〴⋋_⋌〵

      Excluir
  8. Olá caro Douglas.
    São tantas as histórias sobre o carnaval. Interessante cada uma delas.
    Boa Portela pra você.
    Boa tarde!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      Sempre estive envolvido com o Carnaval e isso mostra que as festas populares podem e devem “comungar” com a intelectualidade, como os desfiles das Escolas de Samba, por exemplo, que além de manter o sustento de muitas famílias ao longo do ano no trabalho de “construir o desfile”, os enredos e sambas, também são excelentes contadores de histórias, basta olhar a letra do samba de Portela (2024), que narra detalhadamente o romance “Um Defeito de Cor”, da escritora “Ana Maria Gonçalves” e faz referência aos caminhos imaginados a partir da história da mãe Preta , “Luíza Mahim”, progenitora de “Luiz da Gama”, patrono da “Abolição da Escravatura no Brasil”.
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
      Um beijo!!!

      Excluir
  9. Olá Doug, de novo por aquí, acho muito interesante ista postagem das origems do Carnaval, tão variadas segundo os lugares do mundo.
    Aquí na Galiza é muito tradicional e celébrase de distintas maneiras. Como bem dis, é uma atraçom turística máis que nada pero também a tradiçâo de comer porco e filhoas ( pancakes), e outras sobremesas.
    O carnaval das Illas Canarias tem parecido com o de Río.
    Que passes umas divertidas e bem humoradas ferias.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Beatriz,
      É sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
      Sobre o Carnaval, é uma celebração de alegria, onde as pessoas dão vazão às emoções reprimidas.
      O Carnaval também acaba sendo um excelente momento para atrair turistas e fazer com que o Estado, o comércio, a rede hoteleira, as agências de viagens, etc..., obtenham lucros nestes dias de folia.
      Um abraço!!!
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!

      Excluir
  10. Olá, amigo Douglas
    Vejo que o Carnaval tem várias origens e gostei de conhecê-las
    aqui no seu blog. Não há dúvida que o Brasil representa um ícone nas festividades carnavalescas. Por cá, há sempre uma grande tentativa todos os anos de se fazerem desfiles ao ar livre, e eu fico a tremer de frio só de ver os elementos dos corsos a desfilarem fazendo das tripas coração. Há Associações que tem o bom senso de fazer essas festas em recinto fechado.
    Já o Carnaval em Veneza, pelos trajes que envergam, dá mais protecção aos foliões.
    Achei muita graça ao video "Caindo na folia", uma queda literal :))
    Muito obrigada pelo lindo texto.
    Abraços
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Olinda,
      Eu gosto muito do Carnaval, estou na diretoria da Portela há alguns anos (sem fins lucrativos) e tenho orgulho disso, pois, defendo o Carnaval não só como festa popular, como desfile de agremiações, nem como distração para nativos e turistas. Defendo a existência do Carnaval como fonte de renda para diferentes áreas de trabalhadores que estão envolvidos com este projeto durante todo o ano e obviamente em fevereiro, eles também podem desfilar por suas Escolas de Samba na avenida e “cair na folia” permanecendo de pé. 😂😂😂
      Que bom que o texto ficou do teu agrado.
      Abraços!!!
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!

      Excluir
  11. Oi Doug, que tal!
    excelente informacao, ademas tengo entendido que carnaval no Brasil e uma festa de grandes proporcoes.
    Alegria e so brasileira diz o ditado e acho que nao esta errado de forma alguma; a vida e uma festa alli!

    Seu coracao e doze a mais e lanca perfume! (como diz Rita Lee, amo esse tema)

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      “Eu sou o Pierrot e você a colombina”. - (rimou) 😂😂😂
      O Carnaval é um momento único e como tem argentinos aqui no “Rio de Janeiro” assistindo tudo de perto.
      Esses dias de folia servem de combustível para passarmos o ano, que continuará a partir de março firme e forte, até dezembro chegar.
      Um beijo!!!
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
      (E viva a eterna Rita Lee!!!)

      Excluir
  12. Um bom e divertido Carnaval, meu Amigo. Obrigada por ter aproveitado o pretexto para nos dar uma lição sobre as origens do Carnaval.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      O carnaval é composto por narrativas religiosas e pagãs, lúdicas e mitológicas, que com o passar do tempo ganharam forma festiva por meio dos foliões.
      Como amante do samba, não poderia deixar passar em branco esta data popular de tanta alegria... Que passe em azul e branco, que são as cores da minha querida Portela.
      Um beijo!!!
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!

      Excluir
  13. Como nos dices quizás sea el traslado de celebraciones anteriores al cristianismo como celebración de la llegada de la primavera.
    En España las celebraciones mas parecidas a las brasileñas y en especial por ser mas conocidas las de Río de Janeiro son las de las islas Canarias mas que nada por el clima. No veo yo saliendo con ese tipo de ropa en mi zona ya que para salir a verlo hay que abrigarse.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      El Carnaval brasileño es una celebración necesaria para el descanso mental del pueblo, además de ser una fuente de ingresos para varias familias.
      En otros países hay Carnaval, pero como dijiste, por la estación climática del año, con ropa más formal.
      ¡ES TODO NUESTRO! — ¡VIVA PORTELA!
      Un abrazo.

      Excluir
  14. Amigo Douglas, amei ler aqui e sei o quanto é gratificante ver que ainda há muitas alegrias nessa festa!
    Gostei de ler sobre seu empenho na Bela Escola Portela!
    Viver é isso e curtir nesses dias é tudo de bom!
    Feliz Carnaval querido amigo!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Definitivamente não sei fazer as coisas de qualquer jeito... Sou INTENSO!
      O amor é entendido de muitas maneiras. O amor por um clube de futebol e por uma agremiação carnavalesca deve sempre nos levar a momentos de lazer. E mesmo que haja disputa de título, isso não me diz respeito diretamente, pois, eu quero é curtir esta festa tão linda quanto o Carnaval, no “mar de Iemanjá, azul e branco da portela”.
      Faltam poucos momentos para a Portela entrar na avenida e mostrar todo o belo trabalho de toda a sua comunidade.
      Feliz Carnaval para ti também, minha “mãe mitológica”
      Abraços apertados!
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!

      Excluir
  15. AS informações sobre as origens do Carnaval eu sabia, mas gostei muitissimo de ficar conhecendo o enredo da Portela em 2024, pois me deu conhecimento.

    Caro amigo , abraço com carinho e voto de Carnaval alegre ...e sucessos para a Portela :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga São,
      A cultura é algo espetacular e o Carnaval é certamente uma grande fonte de cultura, principalmente das nações africanas e dos povos originários.
      Quanto ao sucesso da minha querida Portela, o desfile foi divertido, comemoramos bem este dia de folia, mas, provavelmente o título não será nosso este ano, pois, tivemos alguns problemas com os carros alegóricos durante o percurso do desfile. Porém, isso é um detalhe técnico, eu desfilo por prazer e samba no pé e não, esperando receber uma medalha, vamos deixar isso para a competência dos atletas.
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
      Um carinhoso abraço!!!

      Excluir
  16. Olá Douglas
    Quanto tempo, que saudades!
    Devo te dizer que exclui meu blog e fiz um novo no final do ano passado...
    Resolvi dar um tempo da blogosfera pois estava tendo uns problemas na minha vida pessoal e prejudicou meu bloguinho.
    Mas agora que já resolvi, eis que nasce uma nova Literaturinha.
    Eu exclui meu e-mail antigo portanto não sei se me mandaste algum e-mail, sendo assim vou te passar meu novo e-mail:
    minhaliteraturinha.larissa@gmail.com
    Sobre o Carnaval o meu só tem sentido com Deus sabe Douglas.
    Eu não faço outra coisa a não ser falar com meu Pai Celestial a todo instante.
    Peço desculpas pelo meu blog ser tão "gasparzinho". Na verdade, desde 2017 que foi quando ele nasceu, não consigo ficar muito tempo sem ele...
    Saudades do seu blog!
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga Larissa,
      Como diria “Jack, o Estripador”… Vamos por partes. 😂😂😂
      O Carnaval é muito mais que uma festa, é a possibilidade de sustento para muitas famílias e isso é praticar Deus.
      Em relação ao e-mail, eu havia tentado enviar para ti uma foto que tirei no sepulcro de Santa Terezinha e queria dar de presente para ti, agora com o novo e-mail será possível.
      Também estava com muitas saudades de ti e do teu “blog Gasparzinho” e tenha certeza que estarei lá como seguidor (já que você resolveu estes problemas da sua vida pessoal). Só lhe digo uma coisa: não se deixe prender, você é um passarinho lindo e deve viver livre.
      É TUDO NOSSO! — VIVA A PORTELA!
      Uma beijoca!!!

      Excluir
  17. Confesso que nunca consegui ser fã de Carnaval.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      O Carnaval agrada desde intelectuais até os garis. Mas, nada na vida deve ser unânime e se o amigo não gosta de samba, tem muito tango e bolero para se bailar pela vida.
      Abraços e que o teu ano no Dragão tenha chegado fumegante!!!

      Excluir
  18. Thank you, Douglas, for such an interesting post. Greetings from Polish. All the best!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joanna,
      I am happy to interact with you, a cultured, friendly woman interested in expanding her friendships.
      A loving hug!!!

      Excluir
  19. Bom dia, achei muito interessante conhecer a história das origens do carnaval. Há alguns anos estive no Rio de Janeiro e pude perceber o quanto essa comemoração é importante para os brasileiros. Espero que tenha um bom dia. Um abraço forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Marita,
      A relação do povo brasileiro com o Carnaval é realmente muito forte, principalmente para nós cariocas, que somos de uma cidade festiva, de gente criativa e dinâmica que sabe como ninguém desfilar literalmente as suas raízes culturais mais profundas nestes poucos dias de folia.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no ®DOUG BLOG.
      Um carinhoso abraço!!!

      Excluir
  20. Não gosto, nunca gostei de Carnaval.
    Mas gostei muito do que li e vi aqui.
    Beijo amigão. Diverte-te.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida “Jardineira” Teresa,
      Como diz a consciência coletiva do povo:

      “O cravo brigou com a rosa, debaixo de uma sacada, o cravo saiu ferido, e a rosa despedaçada. O cravo ficou doente, a rosa foi visitar, o cravo teve um desmaio, e a rosa pô-se a chorar.”

      São muitas flores, muitos sabores, muitas cores, muitas festas e, principalmente, muitas pessoas para gostarmos. E eu gosto de ti e lhe dou: “10... NOTA 10!” em todos os quesitos.
      O Carnaval agora só em (2025), este ano foi bom, mas, já passou. Vamos seguir em frente com o ano.
      Beijos e cuide bem do teu enorme coração de mãe!!!

      Excluir
  21. Przyjacielu Doug,
    Z przyjemnością - jak zawsze- przeczytałam Twój post i dowiedziałam się ciekawych rzeczy.
    Dla mnie żółty też jest kolorem radości i szczęścia. Tymczasem podobno żółtych kwiatów nie powinno się dawać.
    Czytam powieści niektórych pisarzy pochodzenia południowo amerykańskich i wydaje mi się, że wprawdzie kultura zupełnie inna od naszej, ale dzięki religii rzymskokatolickiej bardzo podobna.
    Pozdrawiam Cię bardzo serdecznie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Fico feliz que o meu estilo de escrita chame e prenda a tua atenção.
      Nós estamos sempre aprendendo uns com os outros.
      Culturas, etnias, crenças religiosas e até festas populares como o Carnaval, por exemplo, servem para atrair as pessoas para uma comunhão de ideias e desejos.
      Hoje (17 de fevereiro), publicarei um novo texto.
      Um abraço caloroso e bom final de semana!!!

      Excluir
  22. :) Tenho uma amiga brasileira que diz ,que nas veias não é sangue que lhe corre mas sim bota-fogo.
    Gostei de saber as várias origens do carnaval, e todos sabemos que o carnaval brasileiro arrasa.
    Eu passo...nunca fui muito ligada, mas respeito e percebo que seja para milhares de pessoas uma forma de viver economicamente e culturalmente.
    Como se diz por cá " bora lá que a vida são 2 dias e o carnaval são 3".
    Abraço e brisas doces ****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Maria,
      A tua amiga tem razão, nós botafoguenses temos sangue alvinegro correndo nas veias
      Tenho frases só sobre o BOTAFOGO aqui no ®DOUG BLOG e deixo para você o link para leitura (a página de frases não é aberta aos comentários).

      https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/03/frases-doug-blog-douglas-melo-botafogo.html

      Quanto ao Carnaval, por pertencer à diretoria da “Portela”, não posso deixar de amar e gostar de conviver com as pessoas da comunidade portelense de “Oswaldo Cruz e Madureira”, bairros do “berço do samba” do nossa querida “águia azul e branca” aqui no “Rio de Janeiro”.
      Abraços e que venha o Carnaval 2025!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).