Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, como não poderia deixar de ser, trago uma versão bem humorada sobre o “Valentine’s Day”, com o auxilio luxuoso de “Romeu Montéquio e Julieta Capuleto”.
O “Valentine’s Day” é uma data (não oficial e informal), comemorada em muitos países do Mundo. Dia destinado aos casais enamorados e apaixonados, aos casados, noivos, amigos e pessoas que se amam (mas, entre pais e filhos também é comum a troca de presentes nesta data).
Então, como manda a tradição, existe uma troca de presentes e cartões; são dadas flores e chocolates. Os cartões costumam ser customizados, confeccionados pela própria pessoa que presenteia, o que dá um toque pessoal bem criativo.
Aqui no “Brasil, o Dia dos Namorados” é comemorada em (12 de junho). Em outros países, como: “Argentina, Espanha, Portugal, França e Estados Unidos”, por exemplo, a comemoração ocorre hoje (14 de fevereiro), Dia de “São Valentim”.
Mas, a origem desta data em celebração ao amor, surgiu, a princípio na “Europa”. Esta comemoração vem dos tempos do “Império Romano”, onde o “Bispo da Igreja Católica, Valentim de Roma” (226 d.C. - 14 de fevereiro de 269 d.C.), foi proibido de realizar casamentos pelo “Imperador romano - Marco Aurélio Valério Cláudio - Cláudio II - do latim: Marcus Aurelius Valerius Claudius Augustus - Claudius Gothicus”, (10 de maio de 214 d.C. - setembro 268 d.C.).
Este “Bispo” continuou de maneira secreta, com as celebrações dos matrimônios, indo contra a ordem imperial. No entanto, o seu “silêncio” nos enlaces matrimoniais não ficou clandestino por muito tempo e assim, “Valentim” foi preso pelos soldados romanos e condenado ao martírio e à morte.
Nosso bravo servo do amor, o “Bispo Valentim”, acabou sendo decapitado a mando do Imperador, em: (14 de fevereiro de 270 d.C.), porém, enquanto estave na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, que valorizavam o amor, a paixão e o casamento. Ou seja, um fato da vida real, com contornos “shakespearianos”¹.
Em homenagem ao “Bispo Valentim de Roma”, o dia de sua decapitação, passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor na “Europa”. No Século XVII, passou também a ser comemorada na “América do Norte”. Assim sendo, em homenagem a este bispo, o dia dos namorados é denominado de: “Valentine’s Day”.
O Bispo foi degolado em “Roma” em nome do amor. E “AMOR e ROMA” formam um “palíndromo”². Talvez seja por isso que digam que o amor nos faz perder a cabeça, que literalmente, no caso do “Bispo Católico, Valentim de Roma”, foi a mais pura e trágica verdade.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Texto inicial da imagem animada ®DOUG BLOG, baseada em “Romeu e Julieta”:
💬 Eu te amo Juliete!
💬 Meu nome é Julieta!
💬 ERRO MEU! 😂
¹ O estilo “shakespeariano”, é relativo as características do escritor, ator e poeta britânico “William Shakespeare” (23 abril de 1564 - 23 de abril de 1616), considerado por muitos, sendo o mais influente dramaturgo do mundo, autor de várias tragédias, entre elas: “Romeo and Juliet” (1595).
² Os “palíndromos” - do grego “palin - novo” e “dromo - percurso”, são formações de palavras (também chamadas de anacíclicas - do grego “anakúklein”), que significam: volta em sentido inverso. Os “palíndromos” são palavras ou frases que podem ser lidas de trás pra frente e que, independente da direção, mantém o seu sentido, ou formam novas palavras, quando são lidas nos dois sentidos, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Nos “palíndromos”, são desconsiderados os sinais ortográficos, assim como o espaços entre as palavras e a cedilha do (Ç), que se lê como (C) simples.