Meus amigos e amigas de folia do ®DOUG BLOG, hoje visto minha fantasia de águia e me perco nos “festejos de Momo”, este personagem da mitologia grega, que acabou por se tornar, um símbolo carnavalesco. Um “monarca gorducho”, sem nobreza e que nada reina, que impera por alguns dias de folia, um soberano sem súditos e sim, com foliões, um imperador do samba, que não anda e sim, desfila, um “rei que não está nu”, mas, as passistas ao seu lado sim... Que sortudo é este rei!!!
O Carnaval este ano, já com o vírus controlado, nos permite os reencontros, onde ficamos todos “juntos e misturados” outra vez, neste belo folguedo popular que tanto me encanta, que é da “velha guarda e seus bambas”... É também de todas as comunidades, de todos os gêneros e idades, onde os meninos podem usar rosa e as meninas usar azul, que ninguém terá nada a ver com isso. É o festejo das cabeças raspadas e dos cabelos “black power”.
O Carnaval que muita gente “demoniza”, dizendo que é “pecado”, nada possui de “pecado”, pois, “pecar” é o que os falsos religiosos fazem para controlar seus crentes. “Pecado” é aquilo que os fundamentalistas cometem, no descontrole de suas crenças religiosas, retirando vidas em “nome de Deus”. Mas, é Carnaval, falemos de coisas boas.
Na realidade, o Carnaval gera milhares de empregos, diretos e indiretos, possibilitando desta maneira, o sustento de muitas famílias, proporcionando a existência maciça do turismo, além de trazer lazer para esta gente simples, que espera fevereiro chegar, para poder extravasar um sofrimento maior que o roncar sofrido das cuícas nas baterias.
Tem gente também que possui a capacidade de dizer, que o Carnaval todo ano é a mesma coisa, que chega fazendo muito barulho em míseros dias e vai embora, voltando um ano depois, “todo animadinho” outra vez, querendo levar o povo novamente pra farra. Mas, a essência do Carnaval não é farrear e sim, festejar esta forte e viva tradição popular, uma brincadeira que só quer tornar as pessoas mais felizes, fantasiadas e lúdicas.
Porém, como em tudo na vida, o Carnaval também apresenta coisas erradas. Aquilo que algumas pessoas precisam saber avaliar, é o que está certo ou errado no Carnaval, assim, como em qualquer outra ocasião, de um modo geral. Viver é ter de fazer escolhas, então, “bote o teu bloco na rua” e faça as escolhas corretas.
Para mim, o Carnaval é sinônimo de muita alegria. O Carnaval é bem mais que um simples folguedo. O Carnaval é algo além de criar fantasias, alegorias e adereços, ou de construir carros alegóricos, “galos da madrugada e bonecos de Olinda” gigantescos. O Carnaval é algo além das batucadas das baterias e trios elétricos. O Carnaval é uma página da nossa bela história de miscigenação, sendo escrita todos os anos com o samba nos pés.
Alguns acham que o Carnaval é a coisa mais linda do Mundo, outros entendem que é exagero puro. No meu conceito e no de “Paulinho da Viola”, que em (1970 - ano que nasci), compôs, cantou e encantou em um de seus lindos sambas, afirmando que a nossa centenária e querida Portela: ♫Foi um rio que passou em minha vida, e o meu coração se deixou levar...♫
E o meu coração se deixa levar até hoje, com meu “sangue azul e branco” correndo nas veias a quase 100 anos¹, por ruas e avenidas do “Rio de Janeiro”, pois, o azul da “Portela” vem do infinito.
Não tem como negar, nós que gostamos do Carnaval somos a maioria, mesmo que o Carnaval já não possua o mesmo “glamour” dos Carnavais de outrora.
Especialistas alegam, que o Carnaval serve para camuflar alguma profunda tristeza que o povo guarda o ano inteiro e nesta época, tenta extravasar tudo de uma vez, no samba. Seria tentar rir e sambar para não ter de chorar. Porém, como os especialistas estão enganados, pois, o Carnaval não se permite a ter falsas euforias, o Carnaval é o momento do deboche, dos deslumbramentos excessivos, diante das coisas sérias da vida. O Carnaval é saber rir pelo simples fato de crer que: ♫É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração!♫, já dizia o “poetinha, no Samba da Bênção”². Então, abençoem nossa “azul e branco, Paulo da Portela, Natal e Monarco”³ todos sambando no Céu.
A bateria da Portela é denominada de: “Tabajara do Samba”, sendo uma das baterias mais respeitadas entre todas as escolas de samba brasileiras e, leva este nome em homenagem à “Orquestra Tabajara”, fundada em (1934), na cidade de “João Pessoa - Paraíba”, com regência por quase 70 anos, de “Severino Araújo de Oliveira” (23 de abril de 1917 - 23 de abril de 1917).
Hoje (20 de fevereiro), desfilo no “Sambódromo da Marquês de Sapucaí”, na minha querida “azul e branco de Madureira”, que pode ser denominada com propriedade de: “ESCOLA de Samba”, pois, seus enredos e letras de sambas, nestes 100 anos, disseminaram cultura e arte.
Vamos lá “Portela”, escrever, sambar, encantar e contar mais 100 anos de histórias!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O “Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela”, é a maior campeã do Carnaval do “Rio de Janeiro”, com 22 títulos: ☆ 1935 ☆ 1939 ☆ 1941 ☆ 1942 ☆ 1943 ☆ 1944 ☆ 1945 ☆ 1946 ☆ 1947 ☆ 1951 ☆ 1953 ☆ 1957 ☆ 1958 ☆ 1959 ☆ 1960 ☆ 1962 ☆ 1964 ☆ 1966 ☆ 1970 ☆ 1980 ☆ 1984 ☆ 2017, foi fundada em (11 de abril de 1923), no bairro “Oswaldo Cruz”, vizinho de “Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro”.
² “Samba da Bênção” (1967), é uma composição do “poetinha, Marcus Vinicius de Moraes” (19 de outubro de 1913 - 9 de julho de 1980) e “Baden Powell de Aquino” (6 de agosto de 1937 - 26 de setembro de 2000).
³ “Paulo Benjamin de Oliveira - Paulo da Portela” (18 de junho de 1901 - 30 de janeiro de 1949); “Natalino José do Nascimento - Natal da Portela” (31 de julho de 1905 - 5 de abril de 1975) e “Hildmar Diniz - Mestre Monarco” (17 de agosto de 1933 - 11 de dezembro de 2021).
“Foi um Rio Que Passou em Minha Vida” (1970)
♫Se um dia
Meu coração for consultado
Para saber se andou errado
Será difícil negar
Meu coração tem mania de amor
Amor não é fácil de achar
A marca dos meus desenganos ficou, ficou
Só um amor pode apagar
A marca dos meus desenganos ficou, ficou
Só um amor pode apagar
Porém (a, porém)
Há um caso diferente
Que marcou num breve tempo
Meu coração para sempre
Era dia de carnaval
Carregava uma tristeza
Não pensava em novo amor
Quando alguém que não me lembro anunciou
Portela! Portela!
O samba trazendo alvorada
Meu coração conquistou
Ah, minha Portela
Quando vi você passar
Senti o meu coração apressado
Todo o meu corpo tomado
Minha alegria voltar
Não posso definir aquele azul
Não era do céu, nem era do mar
Foi um rio que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar
Foi um rio que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar
Lá ia, lá ia, lá ai, lá ia
Lá ia, lá ia, lá ai, lá ia♫
(Bis)
°°°
♪Encontro dos sambistas brasileiros e portelenses: “Paulo César Batista de Faria - Paulinho da Viola” (12 de novembro de 1942), com “Jessé Gomes da Silva Filho - Zeca Pagodinho” (4 de fevereiro de 1959) e outros “bambas do samba”.
Uma festa que não aprecio desde sempre mas gosto de ver uma bela fantasia!!! Obrigada pela visita!
ResponderExcluirAmiga Maria Ladeira,
ExcluirO Carnaval antes de ser somente um festejo, gera muitos empregos (principalmente para as costureiras), que trabalham o ano inteiro na confecção das inúmeras fantasias das Escolas de Samba.
Mas, respeito tu não gostares do Carnaval.
Um abraço!!!
Oh, it is an exciting time! A great time for the locals too. And really a great chance to find new foods and old delights. Yes, the Carnival has plenty to offer, but being here in the heartland generally means a potluck on Fat Tuesday and then we go straight into LENT and fish fries at the church.
ResponderExcluirEllie,
ExcluirI really like Carnival and all the joy that this party proposes to present to local revelers and tourists.
Too bad Carnival goes by so fast leaving a taste of wanting more.
Kisses!!!
buona serata ,stammi bene!
ResponderExcluirOlga,
ExcluirGrazie per esserti preso cura del tuo amico brasiliano anche a distanza.
Un bacio!!!
Por aquí no se vive igual, pero se disfruta mucho y con más humor que baile, este año no nos hemos disfrazado pero por falta de tiempo, pero me gusta ver las Chirigotas de cadiz y el arte carnavalero en general. Un abrazo
ResponderExcluirEster,
ExcluirDespués de tanto tiempo de pandemia, estamos poniendo las cosas en su lugar. Y la alegría del Carnaval ayuda mucho a fortalecer el sistema inmunológico de las personas, porque la alegría es buena para el cuerpo y el alma.
Abrazos de carnaval.
Meu carnavalesco amigo Douglas, gostei da maneira que colocou o rei Momo nesse relato histórico do carnaval da Portela. Você sabe como ninguém costurar um texto, transformando um fato jornalistico em crônica. Aqui na Bahia o carnaval também aprumou e esquentou outra vez. Oxalá que os resquício dessa pandemia não se aproveite de toda essa aglomeração, mas precisamos seguir vivendo e com medo desmedido ninguém vive. Parabéns para o centenário da sua amada Portela. Desfile, brinque o seu carnaval, porque você trabalha muito e merece descanso, pois está correta a metáfora da Roma imperial, que nos revela a necessidade do homem precisar de pão e circo para se manter em equilíbrio. Abraços fraternos.
ResponderExcluirMeu bom amigo soteropolitano Ruy Barbosa,
ExcluirBraço vacinado, cidadão ajuizado, então, sim, meu amigo, este ano volto a desfilar na “Portela”.
Quanto a saber “costurar” bem um texto, se fizer de uma maneira somente jornalística e informativa, perde o sentido de publicar aqui no ®DOUG BLOG, pois, aqui escrevo da maneira que gosto de ler... “sem amarras”, até por que, “cabos que seguram a âncora”, não possuem nenhuma serventia na boa literatura... Nem se for literatura náutica.
Fico grato por mais uma vez ter agradado o amigo com um de meus textos.
Retribuo o carinho das palavras e os abraços fraternos!!!
En cada lugar se celebra de una manera y creo que aquellos que intentan hacer el carnaval igual que en otros lados mas conocidos están equivocados.
ResponderExcluirSaludos.
Sin duda Tomás, cada país tiene sus costumbres y tradiciones y debemos respetarlas.
ExcluirUn abrazo.
O Carnaval aqui em Macau passa totalmente despercebido.
ResponderExcluirUm abraço
Caro Pedro,
Excluir“Macau” sem Carnaval... Mas, seguindo com o “baile de máscaras”.
Retribuo o abraço!!!
Querido amigo Douglas, meu "filho mitológico" querido, que prazer saber mais um pouquinho de você e digo que assino embaixo em tudo o que escrevestes nesse seu texto maravilhoso!
ResponderExcluirAcho o carnaval a alegria expressada em sua total força, ser alegre é próprio de espíritos livres, não há pecado em ser feliz e realizar sonhos felizes de plena alegria!
Amo alegria, que bom que tens essa alegria e que possa mostrar toda ela em sua Escola querida!
Bom carnaval, bom tudo!
Abraços bem apertados!
Querida amiga Ivone,
ExcluirAssim como não escolhi a “Portela”, fui por ela escolhido, tu minha “mãe mitológica”, escolheste este teu filho e sou grato por isso, pois, a melhor coisa da vida é saber amar e ser amado respeitosamente, desprovido de “ciumeiras”.
Quanto ao Carnaval, uma festa que envolve dança, música e cultura de todos os povos, como não gostar?
Agora é seguir o ano encontrando sempre alegria nas coisas e nas pessoas, pois, é como eu sempre digo: se nasci, se estou vivo, existe um forte motivo para isso. Então, faço a minha parte, sempre com alegria sincera, pois, a vida nos devolve aquilo que desejamos dela.
Retribuo o carinho das palavras e os abraços bem apertados!!!
🤗😍
ExcluirNew Orleans Carnival is the most famous in the United States. I loved this spectacular post on your blog.
ResponderExcluirAnd what a beautiful eagle is the mascot of his Portela samba school. I thought the music was beautiful too.
💋 Kisses 💋
Theda Bara,
ExcluirOur eagle gets more beautiful with each passing year.
I am happy to appreciate the publications of the ®DOUG BLOG.
I return the kisses!!!
Beautiful blog
ResponderExcluirBeautiful blog
ResponderExcluirRajani Rehana,
ExcluirThank you for visiting the ®DOUG BLOG and for appreciating this publication.
A loving kiss!!!
O Carnaval é uma festa magnifica. Tanto para brincar, apreciar e ou torcer por uma escola vale a pena se contagiar dessa alegria!!
ResponderExcluirBelissimo texto, querido amigo, é muito bom te ler.
Deixo aqui uma poesia que escrevi sobre o Carnaval.
CARNAVAL É ALEGRIA, FESTA, POESIA
Nos carnavais das avenidas
Dançam sambas e poesias
Frevam passistas nas folias
E partido alto de alegrias!
Desfilam escolas e fantasias
Gingados ao som das baterias
Remelexos durante três dias
Bandeiras, sonhos e melodias!
Brilham risos e luzes coloridas
Enredos transluzindo vidas
Contando histórias já vividas
Sonham alas nas contrapartidas!
Reúnem cores, cantos e alegorias
Sem distinção marcam acolhidas
De um refrão que não se duvida:
Carnaval é alegria, festa, poesia!
Vilma Piva
Direitos Autorais Reservados ®
Minha querida amiga Vilma,
ExcluirEste teu poema ratifica o que sempre digo: que os bons e inteligentes comentários, dos leitores de “blogs”, são uma extensão do texto publicado.
Sobre o Carnaval, esta festa popular, além de ser uma grande alegria coletiva anual, gera muitos empregos. Assim sendo, quem desfaz desta bela folia, como diz a canção, “O Samba da Minha Terra”:
♫Quem não gosta do samba, bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé.♫...
“Eparrêi, Dorival Caymmi!”
Grato pelo poema e pelo carinho das carnavalescas palavras!!!
Bom dia, caro Douglas,
ResponderExcluirSem dúvida que o Carnaval é sempre um momento de alegria, folia e boa disposição, para esquecer as agruras da vida
Excelente texto, amigo Douglas.
Deixo os meus agradecimentos pela visita e gentil comentário no meu cantinho, que muito apreciei, e deixo os votos de um excelente fim de semana.
Abraço fraterno!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Caro Mário,
ExcluirÉ um prazer interagir contigo.. Tu és e sempre será bem vindo aqui no ®DOUG BLOG, meu bom amigo.
O Carnaval passou... Ficaram somente as cinzas. Ano que vem ele ressurgirá novamente, igual à mitológica Fênix, a nos encantar outra vez.
Retribuo o desejo de excelente fim de semana e o abraço fraterno!!!
Olá caro amigo Douglas
ResponderExcluirNão gosto muito de Carnaval
Mas nada contra quem curte, claro!
Na verdade eu gostava de fazer carnaval cristão na Igreja, o que chamamos de "Retiro", eu amava ficar 4 dias longe de casa, com os jovens cantando e dançando na presença do Senhor.
Isso pra mim que é Carnaval, também gostava de passar o Carnaval na Canção Nova.
Teve um carnaval que todos se vestiram de santos em um jantar bem chique, então eu me vesti de Santa Cecília, foi muito especial.
Bom, mas e meu blog né..? Senti no coração que deveria mudar o nome dele e a cor tbm pois senti ser esse meu nome no céu.
Foi muito importante pra mim.
Gostei da aquarela de anjos no meu blog azul.
Você é genial com as palavras meu amigo.
Abraços e bom fds.
Olá minha querida amiga Larissa,
ExcluirVamos lá: conheço bem a obra religiosa do “Rincão de meu Deus”, do saudoso “Monsenhor Jonas Abib”. Conheci também o saudoso “Padre Léo”, que fazia um trabalho sensacional quanto a recuperação de jovens dependentes de entorpecentes, pois, a biografia do “Padre Léo” foi escrita sobre esta triste realidade do mundo das drogas.
Quanto ao Carnaval, eu realmente gosto da festa em si, que como disse, quem festeja deve saber desconsiderar os exageros existentes. Além do mais, o Carnaval gera muitos empregos diretos e indiretos... Veja só quem trabalha com reciclagem de latinhas de alumínio, por exemplo, que magnífica fonte de renda para eles.
Sobre ser genial com as palavras, sou um homem erudito, que sabe apreciar samba, mas, de contrapartida, ama música clássica, qual a nossa amada “Santa Cecília” é padroeira.
Retribuo o carinho das tuas palavras, o desejo de bom final de semana e o abraço!!!
Não gosto de Carnaval mas não me importava de assistir ao desfile no Rio!
ResponderExcluirBom sábado 😘
Amiga Maria Ladeira,
ExcluirQuando vier ao “Brasil”, terei o maior prazer de ser teu cicerone por nossa bela cidade do “Rio de Janeiro” e para tu fazeres belas fotos do nosso Carnaval.
Publiquei uma frase tua, na postagem de frases dos “Amigos ®DOUG BLOG”. Deixo o link, espero que goste.
https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/07/amigos-doug-blog.html
Beijos e bom fim de semana!!!