Meus amigos, amigas, leitores e seguidores do ®DOUG BLOG, tem uma frase minha que diz:
“Ser professor é a arte de aprender ensinando!”
Quando era criança, pensava que um dia seria professor. Hoje eu vejo que somos mesmos responsáveis por aquilo que desejamos. Me formei em “Comunicação Social/Jornalismo” e, depois concluí meu “PhD”¹. Hoje sou chamado de Mestre e sem falsa modéstia, isso muito me orgulha.
Ser Mestre/Professor, é ter ciência que mais que ensinar disciplinas, somos aqueles que passamos uma conduta ética e moral aos alunos.
Mestres/Professores, são conselheiros, gerenciadores de atividades e principalmente, de conceitos, pois, somos formadores de opinião. Ser Mestre/Professor, é fazer o aluno pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria do Mundo sem educação cátedra, que, aliada aos pais (família), nos formam pessoas de bem.
O saudosismo aos docentes de outrora, sempre é válido, comparando aos de hoje. Atualmente, muitos de nós somos agredidos verbal e fisicamente por alunos, que se perdem numa total inversão de valores.
Além de pessimamente remunerados (principalmente os educadores do ensino básico), somos muitas vezes esquecidos, sendo somente lembrados em datas comemorativas - no “Brasil”, dia (15 de outubro). Aí eu pergunto: onde ficou o respeito e a ternura, que os Mestres/Professores tanto merecem? Sim, pois, quem não se lembra dos Mestres/Professores que marcaram “páginas” das nossas vidas? Quem não se lembra daquela aula, cuja matéria era muito interessante, difícil ou até mesmo maçante? Quem não se lembra até mesmo das broncas recebidas, devido a imaturidade do “eu aluno” da época “aborrecente?” Quem não se lembra das peculiaridades de cada dia em sala de aula? Quem não recorda da rigidez cobrada, no cumprimento dos deveres, testes e provas? Quem não tem frescas na memória, as cores azuis ou vermelhas dos temidos boletins de notas? Mas, no final, concluímos que tudo isso valeu muito a pena.
Ser Mestre/Professor, é saber que existe uma luta diária pela motivação não monetária, mas sim, educacional, pois, exercermos no “Brasil”, um estilo de sacerdócio, enquanto profissionais da educação.
Mestres/Professores ensinam e disseminam mais que matérias, propagam lições de vida, que não estavam incluídas nos livros, sejam didáticos ou nos clássico, de autores renomados.
Me considero um bom Mestre Universitário (principalmente por gostar do contato presencial entre professor/alunos), qual perdemos neste longo período pandêmico.
Tive bons professores no passado e no presente, alguns são amigos pessoais e colegas de trabalho. Com cada um deles, “esbocei” minhas certezas, quais hoje, repasso como contribuição, por vezes árdua, nesta bela e prazerosa “aquarela”, que nos permite “pintar o educar”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “PhD é a sigla para: Philosophiæ Doctor” ou “Doutor da Filosofia”, o último e mais alto título acadêmico recebido por um indivíduo. Este é conferido sempre por um estabelecimento de ensino superior.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* Nesta Publicação do ®DOUG BLOG aparece a personagem “Mafalda” (1964), do cartunista argentino: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020).
“Aquarela” (1983) — [LEGENDADO]
°°°
♪“Acquarello” (1982/1983), é uma composição originalmente escrita pelos músicos italianos: “Guido Morra” (26 de agosto de 1956) e “Maurizio Fabrizio” (16 de março de 1952), em parceria com o cantor, compositor e violonista brasileiro: “Antônio Pecci Filho - Toquinho” (6 de julho de 1946), alcançando rapidamente o primeiro lugar nas rádios italianas, nos anos oitenta. No “Brasil”, o título foi simplesmente traduzido: “Aquarela” (1983), obtendo igual sucesso.
Olá Douglas
ResponderExcluirValorizados ou não estamos aí a aquarelar saberes.
Somos pontes para a disseminação das pequeninas sementes que irão florir e desabrochar na sociedade
Parabéns pra você! Parabéns para todos os mestres!
Parabéns pra nós!
Um abraço
É vero amiga Gracita,
ExcluirNós docentes estamos sempre lutando esta boa batalha que é passar aos alunos o melhor do conhecimento.
Parabéns para ti também! Parabéns para todos nós, que somos encarregados da educação e/ou da instrução das crianças, jovens e alunos universitários.
Retribuo o abraço e bom final de semana!!!
Meu nobre mestre e amigo Douglas, primeiramente, 'parabéns para você nessa data querida'. Parabéns para todos nós que nos empenhamos nessa bonita missão que é educar. Fui seu professor e hoje vejo quão bom mestre você se tornou. Fico feliz de você ter rejeitado a indicação de assumir trabalhos burocráticos na Universidade Federal, não por sentir receio de enfrentar esse novo desafio, mas por você preferir permanecer em sala de aula. As Universidades Federais nesse atual governo estão sucateadas. Vamos esperar por dias melhores. Quanto ao ensino fundamental, esse infelizmente, ano após ano só piora também, e chegaram ao cúmulo de inventar a 'gazeta' institucional das aulas, que emenda o Dia das Crianças ao Dia do Professor, na semana de recesso estudantil, com uma nomenclatura vulgar - 'semana do saco cheio' - porém, a felicidade de ser professor, meu bom amigo Douglas, é principalmente saber superar as adversidades. Mais uma vez parabéns para você, grande 'pintor' de telas/alunos, nessa sua aquarela multicor. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirComo bem disse “Machado de Assis”:
“Professor é o pai intelectual do discípulo!”
Se hoje sou Mestre, tenha certeza que o senhor foi “peça fundamental” do meu saber. Não teria palavras para agradecer o teu empenho em dividir conosco o teu saber.
A educação não é o caminho... É o único caminho. Sem educação somos seres vazios. E ser “oco de cultura”, foi exatamente o que levou as Universidades Federais ao ponto atual de total descaso, com este governo “desgovernado de A a Z”.
Vamos sempre na bela vertente da educação, meu nobre amigo professor.
Parabéns para todos nós docentes!
Retribuo o carinho das palavras e o abraço fraterno!!!
You write very well. Congratulations on teacher's day. I also like the philosophy of your phrase blog.
ResponderExcluir💋Kisses💋
Hi Theda Bara,
ExcluirGood to see you here on ®DOUG BLOG.
Glad to know that you also like my phrases page.
I return the affection of words and kisses!!!
passando para desejar um lindo e felmiz domingo bjs saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirUm domingo especial também para ti e para tua família.
Retribuo o beijo e o desejo de saúde!!!
passando para desejar um lindo e felmiz domingo bjs saude
ResponderExcluirFrase azzeccatissima!
ResponderExcluirGrazie amica Olga, per aver apprezzato questa frase del ®DOUG BLOG, se vuoi conoscerne altri ti indico questo link:
Excluirhttps://frases-dougblog.blogspot.com
Un bacio!!!
Adorei tua frase,Douglas! E belíssima homenagem aos professores que merecem muito e sempre. Deveriam receber o reconhecimento dos governos também, mas...
ResponderExcluirAdorei a AQUARELA! abração, linda semana, chica
Amiga Chiquitita,
ExcluirBasta assistirmos aos noticiários da TV, para verificarmos como este governo atual não está nem aí para educação e educadores. Aliás, a educação nunca foi bem assistida em nosso país. Se a maioria dos alunos conseguem aprender algo, muito se deve ao desempenho “octopus” dos Mestres/Professores, que abraçam várias turmas de alunos (com seus “oito tentáculos”), não medindo esforços em educar com qualidade.
Em países verdadeiramente civilizados, alunos recebem aulas de música, esportes (que desenvolvem atletas)... Já aqui, nem merenda anda existindo para os pequeninos.
Mas, como disse, educar é meio um sacerdócio. Vamos que vamos!
Retribuo o carinho das palavras, o abração e o desejo de linda semana!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirTantos governos pouco se interessaram pela educação, mas quem sabe um dia isso se resolva, espero estar viva.
Não vim aqui escrever sobre pandemia, governo, vim para dar os parabéns para você Professor, filósofo e jornalista Douglas, e estender a todos os professores (as) desse mundo de meu Deus. Cada um nasce com um Dom, e ser professor (a) é um dom.
Tive alguns professores (as) que além de, também foram amigos (as) e conselheiros (as).
Boa tarde de domingo, perdão por me atrasar um dia, mas pessoas que tenho estima, não são esquecidas, pois residem no meu coração.
Parabéns!!!
Beijos.
"É a arte suprema do professor despertar a alegria na expressão criativa e no conhecimento."
Minha querida amiga Lúcia,
ExcluirTu és sabedora do carinho e respeito que nutro por ti. Gosto de gente sincera... “sem amarras”.
Sobre educação: nós brasileiros (principalmente os docentes), reconhecemos que a qualidade da educação precisa melhorar muito (mas, não em sala de aula), e sim, na administração politica e isso está evidente faz tempo, pois, não vejo políticos realmente interessados na cultura e o atual governo deixa isso bem claro.
Falam que precisamos de uma “terceira via” na política... Sonho ou piada? O nosso país nem tem as outras “duas vias”. Um dos primeiros passos para começarmos a sentir a urgência de colocar a educação em primeiro lugar na lista de prioridades para o desenvolvimento do país, é não fazermos das urnas uma mera repetidora de erros. Mas, dizer que os brasileiros não sabem votar, não resolve, porque, a realidade, é que não temos mesmo em quem votar. Tem uma frase minha que diz:
“Quando eu olho a política brasileira de uns tempos para cá, começo a acreditar que o ‘FHC’ foi o melhor presidente que tivemos... Vai batendo um desespero!” — (FHC - Fernando Henrique Cardoso - 34.º Presidente do Brasil)
Quanto ao fato de ter “chegado atrasada” nas congratulações ao Dia do Mestre/Professor... Não existe isso entre nós, o ®DOUG BLOG é também tua casa.
Retribuo o carinho das palavras e os beijos!!!
Que linda homenagem aos professores e mestres que aqui deixa, incluo você em meus votos parabenizando tão alto grau em sabedoria filosófica e tens mesmo que se orgulhar, ser chamado de mestre que és, só pode ser a Glória de quem ama a profissão!
ResponderExcluirAbraços apertados com meus sinceros aplausos, querido professor/ mestre e jornalista Douglas!
Amada amiga Ivone,
ExcluirEu continuo fazendo a minha parte, não só como profissional, mas, principalmente, sendo um cidadão trabalhador e pagador de impostos (E COMO TEMOS IMPOSTOS NO BRASIL!)
Sou um otimista, porém, também sou realista quanto ao quadro educacional existente em nosso país, que “rola ladeira abaixo” ano após ano.
Garantir bons salários para os professores (principalmente de ensino fundamental), com verbas em conformidade com os padrões necessários para manter Escolas e Universidades funcionando como deve ser. Mas, isso, é dever das políticas públicas, que pelo visto, só estimulam “cotas” para alunos negros e índios, sendo, uma mera medida demagógica e desinteressada, pois, sem os núcleos estudantis capacitados, onde matricular qualquer aluno que seja?
Obrigado pelos aplausos e pelo carinho das tuas palavras.
Um abraço bem apertado e desejo que tua semana seja suave!!!
Ser professor não é fácil hoje em dia. Admiro imenso quem se dedica a essa profissão de ajudar os outros a terem mais conhecimentos. Tenho a recordação de bons professores que tive. Oxalá a sua vida de Mestre seja percorrida da melhor forma, porque tem muito para ensinar a todos nós.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirDar aula é mesmo uma espécie de sacerdócio. E dar aula em tempos pandêmicos, não foi tarefa nada fácil. Mas, eu tento observar tudo pelo lado melhor (não gosto dessa conversa de copo meio cheio ou meio vazio), prefiro que transborde... Melhor sobrar que faltar. E quando o assunto é educação, essa nunca é demais, sempre existe algo novo para aprendermos e ensinarmos.
Essa pandemia colocou as cartas na mesa. Observe que o contato pessoal nunca será substituído pelas frias telas de computadores e celulares. Somos pessoas, gostamos de olhar dentro de outros olhos, pois, só “Narciso acha feio o que não é espelho”.
Sobre ensinar... Como diz a frase citada no texto, aprendo ensinando.
Fico grato pelas carinhosas palavras.
Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Boa tarde, caro Douglas,
ResponderExcluirMuito interessante texto aqui deixou.
Ser professor hoje em dia é deveras complicado. Apesar das novas tecnologias que ajudam, há uma enorme dificuldade em lidar e controlar os alunos, principalmente os mais crescidos. Que, embora não sejam todos, felizmente, são muito indisciplinados e por vezes violentos.
Há muita coisa a fazer para mudar este paradigma.
Agradeço a visita e gentil no meu cantinho.
Votos de um excelente fim de semana!
Abraço fraterno.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Meu bom amigo poeta Mário,
ExcluirLecionar (no meu entender), ainda é algo prazeroso, pois, dos pequenos aos adultos universitários, os Professores/Mestres plantam suas sementes e cada criança alfabetizada, cada adulto formado, é para nós docentes motivo de orgulho.
Os percalços da vida também colidem no ato de educar, assim sendo, nesta longa caminhada, sempre teremos alunos indisciplinados. E com a pandemia, tivemos ainda, um longo período de “ensino híbrido” (que dificultou tudo), mas, aos poucos estamos retomando as atividades de modo normal.
Como bem disse o grande poeta brasileiro, “Carlos Drummond de Andrade”:
“O professor disserta sobre ponto difícil...”
Retribuo os votos de um excelente fim de semana e o abraço fraterno!!!
Com a alma na ponta do giz e o coração entregue ao saber, agradeço hoje e sempre aos nossos professores, porque, no Brasil, ser uma mestre, ainda é uma causa e não um reconhecido trabalho.
ResponderExcluirParabéns não honra, precisamos dar mais aos que nos dão a base da vida. Ao mestre Doug com carinho! Grande abraço Alvinegro!
Meu nobre amigo Adalberto, que gosta de tomar seu café em um “copo Lagoinha”, nesta “Minas” de culturas “Gerais”.
Excluir“Ao Mestre Com Carinho”, me fez recordar de “Sidney Poitier”, o primeiro ator negro da história a receber o Oscar de melhor ator principal. “Poitier” faleceu em janeiro deste ano e deixou grandes trabalhos no cinema, inclusive este, com o título mencionado.
“Com a alma na ponta do giz” (gostei desta definição), pois, Mestres/Professores, precisam desenvolver em seus alunos mentes verdadeiramente criativas, em qualquer campo de atuação.
Para nós docentes, alunos aprendem nas palavras, na escrita, nos toques... Mas, infelizmente, vez por outra, recebemos “pancadas”, vindas de alunos destemperados e de governos desinteressados com a cultura, pois, povo inculto é sinônimo de eleitores que interessam aos politiqueiros de sempre.
O som do giz arranhando a lousa (quadro negro), é um ruído inesquecível aos que lidam com salas de aula.
Lecionar nunca será um infortúnio e sim, é um êxtase. Então, por qualquer estranha e desconhecida urgência interior, ninguém escolhe ser Mestre/Professor... Somos escolhidos.
Retribuo o carinho das palavras e o grande abraço alvinegro!!!