Respeitável público do ®DOUG BLOG... Que idade temos? Nós, mesmo sendo adultos, continuamos gostando dos circos itinerantes de outrora, mas, hoje (seja que idade tivermos), vivemos no “círculo vicioso da sedutora Internet”.
Quando éramos crianças, quem não recorda de nossas mães dizendo: “Menino(a) vá arrumar o seu quarto!” É sempre assim: na hora de ajudar nos afazeres da casa, somos bem grandes; na hora de ir tomar banho de mar e tentar nadar no lugar mais fundo, ainda somos muito pequenos.
É sempre assim: na hora que os adultos ficam à noite toda conversando na sala, somos pequenos (para os assuntos dos mais velhos) e temos que ir dormir; na hora em que nos machucamos e queremos ser mimados (para poder chorar no colo de gente grande), sempre escutamos que já somos muito “grandinhos” para ficar fazendo manha.
É sempre assim: na hora de acordar cedo para nos arrumarmos para ir a Escola, já somos maduros e responsáveis; quando nossos pais são chamados na Escola (por conta de alguma indisciplina), por exemplo, eles nos julgam imaturos e sem responsabilidade.
É sempre assim: quando somos menores de idade, quando temos 8 anos... Queremos ter 18; quando completamos a maioridade e os “boletos e perrengues” da vida pesam sobre nós, quem dera tivéssemos 8 anos outra vez!
Como diz uma de minhas frases:
“Acumular idade é viver reprises!”
Acumular idade é também ter preguiça de sentimentos tolos, mas, é principalmente, estar certo do desequilíbrio econômico, onde as inúmeras velas começam a custar mais caras que o bolo.
A gente cresce, fica mais alto (eu tenho 1,92m), porém, na maioria das vezes, ainda somos pequeninos, correndo soltos no “parquinho interior e lúdico” de cada um de nós, onde deixamos de cair nas desditas da vida e voltamos a só dar escorregões, nos escorregadores das pracinhas de “ontem”, pois, o tempo é implacável e não volta atrás.
Como bem escreveu “Ana Maria Machado” (24 de dezembro de 1941): “Se ela tivesse um espelho mágico, que nem rainha madrasta da ‘Branca de Neve’, bem que podia perguntar: ‘Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu?’”
“Mundo Bita: A Gente Cresce (2016) —
Chaps Melo” (27 de abril de 1979)
♫Passa à hora
Tic-tac
Tic-tac
Do ponteiro
Já é quase meio-dia
Já passou um dia inteiro
Sem parar o tempo segue seu caminho
E a gente cresce pouquinho à pouquinho
Todo mundo sabe
Deve ter ouvido
Que morava na barriga
Bem pertinho do umbigo
Depois você nasce
Vira um neném
Que pra crescer e ficar forte
Se alimenta muito bem.
Passa à hora
Tic-tac
Tic-tac
Do ponteiro
Já é quase mês de março
Tá acabando fevereiro
Sem parar o tempo segue seu caminho
E a gente cresce pouquinho à pouquinho
Os primeiros passos
Primeiros sorrisos
Logo, logo tá na escola
Fazendo novos amigos
Depois fica adulto
Mas preste atenção
Podemos sempre ser criança
Usando a imaginação.
Passa à hora
Tic-tac
Tic-tac
Do ponteiro
Já é quase meio-dia
Já passou um dia inteiro
Passa à hora
Tic-tac
Tic-tac
Do ponteiro
Já é quase mês de março
Tá acabando fevereiro
Sem parar o tempo segue seu caminho
E a gente cresce pouquinho à pouquinho
Passa à hora
Tic-tac
Passa à hora
Tic-tac
Passa à hora
Tic-tac
Passa à hora
Tic-tac
Passa à hora
Tic-tac
Passa à hora
Tic-tac
Passa à hora
Tic-tac
Passa à hora
Tic-tac.♫
São os contrastes e encantamentos da vida. E isso não é lindo e fascinante?
ResponderExcluir.
Feliz fim de semana
.
Poema: A Lua de Mel de um Gafanhoto
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Sim, meu nobre amigo “poeta Rykardo”, assim como é belo ver a nossa amada “Fafá de Belém” ser homenageada pela torcida do “Benfica”, cantando em coro uníssono: “Vermelho”, é de arrepiar e emociona até os torcedores adversários.
ExcluirA vida é uma bela jornada, onde esses momentos únicos fazem toda diferença.
Um abraço e retribuo o desejo de bom fim de semana!!!
E' vero,la vita è così!Buona giornata.
ResponderExcluirLa vita è un bel viaggio di cui dobbiamo comprendere ogni sua tappa.
ExcluirBuon fine settimana, cara amica Olga.
Un bacio!!!
Douglas,
ResponderExcluirEsse negócio de idade é complicado.
As vezes me vejo sentada na sala
com minha neta Alice de 5 anos
assistindo os programas dela,
nessa hora tenho 5 anos,
em outros momentos conversamos
sobre futebol, ela tricolor e eu flamenguista,
nessas horas somos duas adultas
defendendo nossos times e respeitando
nossas diferenças.
Essa coisa de idade como sabemos
é relativo.
Adorei o tema da publicação e
destaco os versos de uma construção
fantástica!
Bjins de bom fim de semana
CatiahoAlc.
Minha querida amiga Cátia,
ExcluirA cronologia da idade serve bem para marcar datas de eventos históricos, A idade contemporânea - essa que vivemos, eu (botafoguense), você (flamenguista) e sua neta Alice (tricolor das Laranjeiras), cabe tantas coisas novas e espetaculares.
Sinto falta, porém, de algumas sensações passadas em tempos ainda não tecnológicos... Da camaradagem (hoje nomeada empatia), existente nas pessoas.
Esse nosso “Mundão virótico, intolerante e bélico”, pouco me agrada, tudo codificou-se, são pessoas marcadas em “hashtags e QR Codes”, onde até o “passarinho, do velho Mário quintana” já “twittaram”.
Fico grato por apreciar mais essa leitura aqui do ®DOUG BLOG.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de bom fim de semana e os beijinhos!!!
Douglas, adorei as colocações sobre o nosso tempo de criança...Realmente para umas coisas já éramos grandes e para as que gostaríamos, ainda pequenos... Adorei e o bom é viver sem se preocupar com a idade...Ir levando! Eu,com meus 73, adoro muitas coisas de crianças e detesto tantas outras de adultos. Assim é! Vamos nos equilibrando...abração, chica
ResponderExcluirQuerida amiga Chica,
ExcluirTodas as etapas da vida humana são importantes: a infância traz o aconchego materno e familiar; com a adolescência, chegam os hormônios e o desassossego; na fase adulta, essa fase “madura”, que vivemos e que nos proporciona prazeres variados, fase mais longa da vida e, que antecede a velhice (onde estando saudável), restará ao idoso suas melhores lembranças e sabedoria acumulada... Até o dia da morte, que é quando tudo se encerra de modo igual, seja para rainhas ou empregadas domésticas.
Retribuo o carinho das palavras e o abração!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirQuando me visita eu já sei que aqui tem escrita.
Eu acredito que seja assim a vida.
Cuida-se dos filhos, e ensina ter responsabilidades, e depois são eles a cuidar de nós, pois voltamos a ser criança e ranzinzas.
Se eu medir a minha idade com a estatura, eu sou 30 cm mais nova.
Somos crianças grandes...
Boa tarde de sábado e um excelente domingo pra você.
Beijos!
Minha “criança grande” Lúcia... Com “30 cm mais nova”,
ExcluirComeço respondendo este teu comentário citando “Mário Lago”:
“Gosto e preciso de ti, mas quero logo explicar, não gosto porque preciso... Preciso sim, por gostar!”
Sou leitor assíduo do teu “cantinho”, por gostar das verdades contidas nas “cicatrizes” da tua escrita. E que esta nossa bela relação de amizade recíproca, seja perene.
Gostaria de ter mais tempo de publicar aqui no ®DOUG BLOG. Quem sabe quando aposentar eu consiga? Mas, espero que este dia esteja longe, pois, mesmo aposentado, um homem não está encerrado intelectualmente.
Retribuo os beijos e o carinho das palavras e que o teu final de semana não tenha nada de “ranzinza”... Que passe bem suave!!! (´◡`)
Gostei demais do espaço,
ResponderExcluirMestre Jovem Jornalista
Visto que aqui se avista
Caricaturas com o traço
Da arte bela e lhe faço
Votos de plena harmonia
Com o real e a fantasia
Dos traços e da estrita,
Se um é belo, a outra bonita
Viva a arte e a poesia!
Tua postagem do memento está mesclada com muitas artes, pois até poema existe. Parabéns, amigo! Gostei bastante. Abraço fraterno. Laerte.
Meu nobre amigo Laerte,
ExcluirSábio poeta dos versos e rimas...
A idade que todos nós temos, são flores colhidas no fio afiado, do “Machado” da singela “Ana Maria”.
A arte de desenhar, foi dom que Deus concedeu-me... E juntando arte e tecnologia, vou ilustrando os meus textos, quais o nobre amigo hoje leu no ®DOUG BLOG, com olhar de poesia.
O carinho e o respeito são recíprocos.
Abraços rotários!!!
Meu amicíssimo Douglas, aqui vejo mais uma publicação poética, sincera e singela, onde você indaga com seu humor característico, qual a idade das nossas responsabilidades, nos posicionando na definição exata, que os períodos certos sempre estão nas mãos adultas. Quem sabe o mundo melhore quando passarmos a escutar mais as nossas crianças, não é mesmo? Aliás, somos crianças de idades diferenciadas, eu, como diz na canção, já tive os meus 'vinte e poucos anos'. Tudo é cíclico, tudo passa e não volta. Assim, temos de nos resignar e continuar gostando do viver, porque quando nossa idade findar, quando a última volta do ponteiro acontecer para cada um de nós, o mundo continuará seguindo, somando outras idades. Do texto goste particularmente dessa parte: - 'Acumular idade é também ter preguiça de sentimentos tolos, mas, é principalmente, estar certo do desequilíbrio econômico, onde as inúmeras velas começam a custar mais caras que o bolo.' - achei essa definição supimpa! - Parabéns pelo texto mais uma vez brilhante, pelas artes igualmente espetaculares, e por essa canção bem engraçada, que finaliza sua postagem. Um fraterno abraço.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirQuantas vezes nos pegamos dizendo: “Eu não tenho mais idade para isso!” - Porém, depois de adultos (mesmo sendo sabedores que nem tudo nos convém fazer), sabemos que tudo é possível ser feito.
Qual seria então a melhor idade para realizarmos as coisas? Como diz uma de minhas frases:
“A melhor idade é estar vivo com saúde e com saudades!”
Como o senhor bem citou, tudo é cíclico... E ainda bem que é assim, pois, estamos passando por um ciclo virótico bem complicado, onde muitas “idades deixaram de se somar prematuramente”.
Agradeço o carinho sempre existente em tuas sábias palavras e retribuo o abraço fraterno!!!
Olá caro Douglas, eu sou bem baixinha, tenho 1,57 e sou bem reconciliada com minha altura, amo ser baixinha, acho que combina comigo! rsrs
ResponderExcluirGostei imenso da sua postagem, dei risada aqui do "velas mais caras que o bolo" kkk
Abraços e bom domingo!
Minha querida Larissa,
ExcluirTu és minha amiga “pequerrucha” que voa feliz como um anjo e faz seu “pouso alegre” aqui no ®DOUG BLOG, minha cidade lúdica, repleta de cultura, sorrisos e amigos especiais iguais a ti.
Retribuo o abraço, deixo uma carinhosa beijoca! E que o teu domingo seja prenúncio de uma semana suave e feliz!!!
Amigo Douglas,
ResponderExcluirBom domingo!
A gente pensa que cresce, mas penso que crescemos entre aspas... A criança que fui ainda esta aqui em constante construção e reconstruções.
Que você tenha uma semana abençoada. Beijos.
A realidade, minha querida amiga Maria, é que essa cronologia que conta os anos das nossas vidas é desleal... A vida passa num estalar de dedos. Acordamos um dia chorando no colo da mamãe e hoje (maduros), choramos a falta delas.
ExcluirMas, é preciso mesmo manter junto do nosso lado lúcido e adulto, o lado lúdico dos tempos de criança.
Retribuo os beijos e o desejo de semana abençoada!!!
Profunda reflexion. La vida pasa te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirMientras haya felicidad y salud en nosotros, la edad cronológica es lo que menos importa.
Un beso y buena semana.
A juventude é um problema bicudo.
ResponderExcluirQue a idade resolve
Boa semana
Caro Pedro,
ExcluirAs etapas primárias da vida são um “barril de pólvora”, mas, preferimos estas fases de explosões, que os dias de rotina sem fim, que os adultos criam, mesmo diante de seus muitos afazeres diários.
Retribuo o desejo de boa semana... Um abraço!!!
O tempo passa tão depressa que ficamos com vontade de voltar à meninice... É um gosto ler o que escreve, meu Amigo.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirComo diz uma de minhas frases:
“Gostaríamos que a vida caminhasse lentamente, com passos de jabuti, mas, ela voa ligeira e faceira, na velocidade do som!”
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Querido amigo Douglas, eis que a vida tem disso, crianças e adultos andam juntos, inúmeras vezes se revezam, os filhos viram pais e pais viram filhos!
ResponderExcluirCostumo dizer que não sou mais nada, nem mãe e nem filha, somente amiga, muito amiga dos meus entes queridos e amigos!
Amei ler aqui como sempre, muitos abraços apertados!
Minha querida amiga Ivone,
ExcluirTu és vinho bom que decantou e cumpriu suas etapas de vida. Agora é deixar as novas uvas crescerem e com esmero no cultivo, teremos outras safras de vinhos da mesma qualidade de ti.🍇
Retribuo o carinho das palavras, os muitos abraços apertados e um brinde!!!
Eu acho que devo ter mais de trezentos anos...
ResponderExcluirAmiga Ana,
ExcluirAssim, encontramos aqui no ®DOUG BLOG uma “Mestre Jedi” fora do universo fictício de “Star Wars”.
Um beijo e boa semana!!!
Cierto en cuantas ocasiones añoramos la niñez cuando se puede decir no había preocupaciones. Aunque teníamos el gran problema de estudio con alguna asignatura que se atravesaba y achacábamos la culpa al maestro.
ResponderExcluirCuando nos dejas tu estatura me recordó a en una ocasión en un establecimiento, no recuerdo muy bien como fue, un amigo me dice "Tomás que grande eres". Al contestar yo diciendo mi estatura 1,71 los demás clientes giraron la cabeza.
Saludos.
Tomás,
ExcluirEl pintor postimpresionista francés Toulouse-Lautrec, medía solo 1,52 m y era un gran genio.
La verdad es que, seamos pequeños o grandes (de estatura), la vida pasa en un suspiro, porque el tiempo es implacable.
Abrazos.
Boa noite, Jornalista Douglas, um momento precioso estar em teu espaço.
ResponderExcluirO tempo voa e na sua estrada crescemos, depois estacionamos para contemplar a vida em toda sua exuberância.
Uma semana de paz
Bjs de violetas
Querida amiga Marli,
ExcluirSomos todos seres afoitos em vivenciar todos os tempos e nossas idades... Queremos preencher todos os espaços possíveis e imagináveis.
Bem destacou o poeta “Manoel de Barros - em: Biografia do Orvalho”:
“A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto sou abastado. Palavras que me aceitam como sou, eu não aceito. Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva, etc..., etc... - Perdoai. Mas eu preciso ser Outros. Eu penso renovar o homem usando borboletas!”
Retribuo o carinho das palavras e os beijos de violetas, onde pousam minhas borboletas e hoje, também as do “poeta Manoel”... ਏϊਓ ਏϊਓ ਏϊਓ
A perfect definition of the understanding phase about the growth of every child who craves answers.
ResponderExcluir💋Kisses💋
Friend Theda Bara,
ExcluirI'm glad you're here on the ®DOUG BLOG.
Glad you liked this post about age.
I return the kisses!!!
Acumular idade é ter a sorte de estar vivo.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirEstar vivo, é antes de tudo conseguir desfrutar seus “doces momentos” e saber superar os “momentos amargos”.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!