㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

terça-feira, 20 de setembro de 2022

“200 Anos de Independência do Brasil... 3 Anos de Vírus!”


Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, o “Brasil” completou 200 anos de independência, somos uma nação livre e continuamos “prisioneiros” deste vírus maldito e dos políticos corruptos, que não estão nem aí para as necessidades básicas do povo. 
   
E para piorar o que já parece bem ruim, os historiadores estão preocupados em desvendar se “Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim - Dom Pedro I”¹ (12 de outubro de 1798 - 24 de setembro de 1834), homem de nome gigante e estatura mediana, um dos condutores do processo de independência do “Brasil”, estaria sentado sobre um cavalo, ou num burrico, no ato da proclamação da “independência ou morte!” - e se “Pedroca” sofria com uma baita diarreia neste fatídico dia. Aliás, o imperador deve ter defecado de pé, porque, segundo o “Acordo Ortográfico Lusófono” de (1990), - diarreia - passou a não ter mais acento.
    
Assim sendo, nesta mistura de pandemia com monarquia, hoje trago aqui todas as frases que publiquei neste período pandêmico relacionadas à “COVID”. 
   
O “baile de máscaras” foi suspenso, mas, seria preciso compartilhar e combinar isso com vírus, pois, mesmo que a letalidade esteja menor (muito devido a vacinação, que já está na 4ª dose), continua-se morrendo da “COVID” pelos quatro cantos do Mundo, pois, enganam-se aqueles que acreditam que a pandemia acabou.
   
Para finalizar, deixo esta “pérola” da versão (ou aversão), do hino nacional brasileiro, na voz da cantora: “Vanusa Santos Flores” (22 de setembro de 1947 - 8 de novembro de 2020).
°°°
¹ Os longos nomes eram normais entre os monarcas, tanto para mostrar que os membros reais eram especiais, quanto para distinguir as famílias e deixar claro de quais casas reais os nobres faziam parte.


“2019... QUANDO TUDO COMEÇOU”
“O tempo está passando, a barba está crescendo e nada do vírus ir embora!”

“VÍRUS TERRORISTA”
“À COVID é o ‘11 de setembro’, onde o terrorista é o vírus!”
 
“A CIGANA NOS ENGANOU”
“Os fatos ou sinais pelos quais alguém julga adivinhar o futuro, sucumbiram nesta pandemia, pois, não vi ninguém prenunciar este agouro de vida que passamos antes do tempo!” 

“AREIA MOVEDIÇA”
“Com à COVID nada anda fácil, estamos afundando em areia movediça!” 

“SEGUE O BAILE DE MÁSCARAS”
“Viver nestes dias pandêmicos, anda mais sem graça que dançar no baile de formatura com a irmã!”

“BURACO SEM FIM”
“Com à COVID, o buraco não é mais embaixo... O vírus é o próprio buraco!” 

“CAIPIRINHAS”
“Ando tão assustado com essa ‘onda de Coronavírus’, que até minhas caipirinhas, tenho feito com álcool em gel!” 

“CANTEIRO DE OBRAS”
“Com o vírus, o Mundo virou um verdadeiro canteiro de obras!” 

“POEMA, CLOROQUINA & QUARENTENA”
“Queria fazer um poema... Mas, rimei ‘Cloroquina’ com quarentena e deprimi!” 

“CONTROLE REMOTO, REMOTO CONTROLE”
“Antes da pandemia achávamos que tudo tinha controle remoto, agora o Mundo está no remoto controle do vírus!”

“EMPATIA DE MENTIRINHA”
“Empatia na pandemia, é só uma palavra de ‘mentirinha!’” 

“JUNTOS, PORÉM SEPARADOS”
“A pandemia colocou todos juntos na dor, porém, separados no amor!” 

“LIMÃO SEM CALDO”
“Esta vida pandêmica virou um limão sem caldo!” 

“NARCISO”
“Neste Mundo pandêmico do jeito que está, assim tão feio, acho que até Narciso aposentou seu espelho!” 

“VÍRUS CEIFADOR DE VIDAS”
“Este vírus é algo que não irá nos ensinar nada, só matará muitos de nós!” 

“NOS REINVENTAR”
“Reinventar: verbo transitivo direto... Direto em nossos dias pandêmicos!” 

“NOVO ANORMAL”
“‘Novo Anormal’: segue o baile de máscaras, sem Carnaval!” 

“PARA FRENTE DE MARCHA RÉ”
“Com a COVID, daí pra frente, o Mundo foi só para trás!”

“VACINA & VOTO, PIADA INFAME”
“Eu acho uma piada infame o modelo de democracia brasileiro, onde o voto é obrigatório e a vacinação da COVID é facultativa!” 

“QUEM VIVER VERÁ!”
“‘Quem viver verá’, em tempos de pandemia, nunca um ditado popular fez tanto sentido!” 

“SAPATOS APERTADOS”
“Com à COVID, estamos calçando sapatos apertados faz tempo!” 

“TAOISTAS”
“Esta pandemia tornou quase todo mundo taoista!” 

“MÁSCARAS”
“As máscaras da pandemia nos sufocam. Já as máscaras da hipocrisia são bem piores, pois, abafam as relações humanas!”

“EMPATIA”
“Na pandemia, vi uma empatia motivada pela necessidade e não pela verdadeira vontade de ajudar!”

“NOVO HINO BRASILEIRO”
“À COVID bagunçou tudo, modificou até o hino brasileiro: ‘Ouvírus do Ipiranga...’”




♫Ouvírus do Ipiranga — Vanusa♫

24 comentários:

  1. Quando poderemos ter o Grito do Ipiranga relativamente ao maldito vírus??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos todos heróis da resistência, diante do “Ouvírus do Ipiranga”.
      Um abraço caro Pedro!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Amica Olga,
      Nel 2022 il Brasile ha completato 200 anni di indipendenza. Siamo ancora una nazione giovane in questo senso, perché dalla scoperta ad oggi abbiamo 522 anni.
      Un bacio!!!

      Excluir
  3. Un virus que se ha paseado por todos los países del mundo, que se ha llevado a muchas personas, que ha costado una fortuna y que nos ha causado muchas molestias, Espero que nos haya hecho mes fuertes.
    200 años eso ya es mucho tiempo espero que lo disfruteis. Abrazos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      22/04/1500, miércoles, día en que se descubrió Brasil. Considerando que han pasado 522 años desde el hallazgo hasta hoy (21/09/2022, también miércoles), 200 años de Independencia nos convierten en una nación aún joven en ese sentido. Es triste ver a naciones gigantes como China y Rusia, por ejemplo, no liberar a su gente para la democracia.
      Sobre el virus, mis frases sumadas a tu bien elaborado comentario, no hay más que decir... El virus sigue corriendo por el mundo, solo los tontos niegan su existencia.
      Un abrazo!!!

      Excluir
  4. O Grito do Ipiranga foi uma coisa acertada, tenha ele acontecido de que maneira foi. 200 anos depois, há um vírus que afetou o mundo inteiro e que ainda não acabou, apesar de as pessoas já andarem todas à vontade. Somos sempre o resultado das nossas escolhas.
    Tudo de bom para você, meu Amigo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Graça,
      O lema em latim: “Libertas quæ sera tamen!” - proposto pelos inconfidentes brasileiros e que significa: “Liberdade ainda que tardia!” - é perfeito, pois, nada melhor que a liberdade de ir e vir e a liberdade de atos e de poder fazer escolhas (seja em que momento for).
      Agora, resta-nos a sonhada liberdade deste vírus que apresenta resiliência em nos deixar viver e não sobreviver (como temos feito sem descanso).
      Retribuo o desejo de tudo de bom e o beijo!!!

      Excluir
  5. Olá caro amigo Douglas, dei risada aqui com suas frases nesse período pandêmico, especialmente sobre o narciso aposentar seu espelho, bem criativo mesmo, parabéns, rsrs
    Sobre a pandemia, está bem difícil esse vírus ir embora, vamos seguir cantando "Ouvirus do Ipiranga..." hehehe
    Abraços e boa quarta-feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga “pequerrucha de Lisieux”,
      Temos que ser criativos sempre, pois, como diz na canção daquele “bom e velho baiano”: ♫...É que Narciso acha feio o que não é espelho...♫. (´◡`)
      Quanto a esta pandemia infinda, “ela” parece mesmo um buraco sem fim. Mas, vivos estamos e continuemos lutando. O que não dá para entender (com pandemia ou sem ela), foi o que a “Vanusa” fez com o nosso hino nacional. Derrubou até “D. Pedro” do cavalo... Ou seria do burrico? 😂😂😂
      Retribuo os abraços, o desejo de boa quarta-feira e lhe deixo uma amigável beijoca!!!

      Excluir
  6. Meu talentoso amigo mestre, jornalista e excelente frasista Douglas, aqui vejo mais uma publicação completa, destacando sempre com o seu estilo de humor característico, as desproporções do viver. Acredito que dois séculos de independência deveriam ter sido comemorados de maneira diferente, com mais entusiasmo. E não foi pelo vírus que deixaram essa data histórica tão relevante passar quase despercebida, foi por falta de motivação desse atual governo que não apoia a cultura de modo nenhum, e História, com 'H' maiúsculo, é parte importantíssima do desenvolvimento cultural de uma nação. Sua publicação finaliza bem, homenageando os profissionais da saúde, representada na arte da enfermeira. Também temos destacado D. Pedro I, flatulento, sentado sobre um burrico, achei supimpa. Ridícula no entanto, foi a execução do hino nacional interpretado pela saudosa cantora Vanusa, que segundo ela, nesse dia, estava com Labirintite, justificativa estranha, porque também sofro essas tonteiras do labirinto, e não creio que se consiga permanecer de pé cantarolando nem 'parabéns pra você', piorou cantar o hino nacional completo, que nem lendo ela conseguiu cantar corretamente, porque a letra está em sua frente, como o vídeo mostra claramente. Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      Nós estamos neste “mato sem cachorro virótico” fazem quase 3 anos. Tudo anda muito desgastante. A bagunça no Mundo está generalizada. Agora estamos com essa ameaça nuclear vinda desse “filho da Putin”, que está na contramão da história, fazendo guerra, mantendo o povo russo bem distante da democracia e de ser uma nação independente.
      Sobre a pandemia, sabe-se lá quando ela irá ter fim?! As pessoas estão bem tranquilas vivendo e sobrevivendo dentro do caos, isso só prova o quanto os seres humanos são teimosos e ao mesmo tempo resistentes.
      Quanto ao “Imperador D. Pedro I”, esse era uma figura, vivia na orgia, soube viver os seus quase 36 anos de vida. Se o propósito de independência brasileira (vinda da parte dele), foi esta que as narrativas contam ou não?... O certo é que “D. Pedro I”, é parte integrante dessas narrativas, tanto é, que foi apelidado de: “O Libertador”.
      Quanto a cantora Vanusa... O vídeo fala por si mesmo... Lamentável!!!
      Fico grato pelo amigo sempre apreciar minhas publicações aqui no ®DOUG BLOG, trazendo em seus comentários suas palavras corteses, o que me incentiva a manter o “sarrafo bem elevado” em minhas publicações, para poder deixar os meus amigos, leitores e seguidores satisfeitos no ato da leitura.
      Retribuo o carinho das palavras e o abraço fraterno!!!

      Excluir
  7. Olá caro Douglas.
    Boa sua crônica.
    Não tenho o que escrever, só tenho que me agarrar em alguma coisa e continuar a acreditar, num Mundo melhor, num Brasil melhor. Qual seria o melhor governo caro Douglas? O vírus ainda está aí, e convivemos com ele, estamos vivos, lamentável as perdas. Deixará uma parte em suas frases, e deixaremos dentro da gente as lembranças desses 3 anos e com certeza lá vão bolinhas.
    Agora Vanusa assassinou o Hino que eu tanto admiro.
    Boa tarde, bom resto da semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Lúcia,
      Todos que procedemos de forma racional, que buscamos respostas plausíveis diante desta pandemia “muito estranha” que colocou o Mundo todo de joelhos, queremos nos manter esperançosos. Porém, esperar providências vindas dos políticos, seria acreditar em uma “tábua de salvação” inexistente.
      Falam que votar é um direito de todos... Que é um ato cívico e democrático. Muito bem, aceito estes argumentos. A questão é: não temos candidatos sérios em quem possamos votar. Falam que seria necessária uma “terceira via” na politica brasileira... Mas, onde existem as outras “duas vias?”
      Eu sou do tempo em que se cantava o hino nacional antes de entrar em sala de aula (e a letra vinha impressa nas contracapas dos cadernos). Haviam aulas de “OSPB - Organização Social e Política Brasileira”. Mas, hoje nada pode, se colocarmos alunos para cantar o hino antes das aulas, certamente seria taxado de Bullying.
      São tempos sombrios estes que vivemos querida Lúcia. Oxalá que tempos melhores logo cheguem.
      Retribuo o desejo de bom seguimento de semana e os beijos!!!

      Excluir
  8. Vim te espreitar, deixar um beijo e desejar bom fim-de-semana e acabo lendo, sorrindo e brindando contigo aos 200 anos da independência do Brasil.
    Quanto ao malvado vírus, temo que nem o famoso Grito do Ipiranga seja capaz de o exterminar. Para já, segue-se mais uma dose da vacina.
    Beijo, querido amigo. Te cuida bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida jardineira,
      Completamos 200 anos de independência brasileira, mas, com “corpinho de 150”. 😂😂😂
      Viver nunca foi tarefa fácil, mas, de uns tempos para cá, as coisas andam incompressíveis em muitos sentidos do viver. Por isso, não abandono meu bom humor, porque, sorrir alimenta-nos de esperanças em dias melhores.
      Cuide-se bem, também. Retribuo o carinho das tuas palavras repletas de amizade sincera e os beijos!!!

      Excluir
  9. Seguro que en estos doscientos años habréis tenido periodos de luces y sombras como en todos lugares.
    El virus como bien nos dices sigue estando hay y creo que llego para quedarse. Pasara como con la gripe de 1918 que causo estragos igual que el Covid y todos años se lleva alguna vida.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Lo más importante es la LIBERTAD inherente al período de tiempo que se llevó a cabo su proclamación. Lo asombroso es que aún identificamos naciones como Rusia y China, por ejemplo, que privan a sus ciudadanos de derechos sociales fundamentales.
      El virus (covid), este llegó para quedarse y seguirá matando a mucha gente. La solución será la vacunación anual.
      Un abrazo y buen fin de semana.

      Excluir
  10. Gostei dos dizeres teus
    Sobre o vírus virar arte
    Literária e uma parte
    Repartes a nós. Só Deus
    Sabe o fim de efeitos seus
    Quer por ele ou vacinas
    Incógnitas e as cloroquinas
    Aviadas sem critérios
    E esses casos mais sérios
    Sempre se põem às surdinas.

    Gostei das caricaturas
    Também, que postas no espaço!
    Cada uma com o seu traço
    Mas Lispector, tu afiguras
    Com certas linhas tão puras
    Que a torna especial
    Como uma deusa - a Vestal
    Do desenho e desta arte.
    Tudo está belo e destarte,
    Tu é que és o genial.

    Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Laerte,
      É sempre um prazer receber o amigo aqui no ®DOUG BLOG.
      Eu trago minhas frases e meus “riscos e rabiscos”, desenhando a feição dessa gente da literatura que todos nós admiramos. Admiração igual nutro pela maneira afinada que o ilustre poeta Laerte representa suas rimas.
      Vamos voltando ao viver e conviver, tentando escapar de vez do vírus. As eleições (principalmente para presidente), são uma maneira definitiva de dizermos não à “Cloroquina”.
      Sobre “Clarice Lispector”, tem uma frase minha que diz:

      “Sou prisioneiro confitente, da liberdade inominável de Clarice!”

      Deixo o link da minha página de frases, caso o amigo queira conhecer este espaço:

      https://frases-dougblog.blogspot.com

      Retribuo o carinho das palavras e o fraterno abraço!!!

      Excluir
  11. Amigo Douglas, falas em teus "Riscos e rabiscos feitos". Não estou certo se quisesses dizer que as caricaturas de Cecília Meireles, Nelson Rodrigues, Clarice, Camões... são riscos teus. Se forem, estarei diante de um gênio sem ter conhecimento disso. Diga, diga! Abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo Laerte,
      Todas as palavras já foram ditas e todos os “riscos e rabiscos” são possíveis se tivermos talento. E a Web, é um facilitador de dividir talentos. Pena que nem todos façam com respeito.
      Como bem disse o meu saudoso amigo “Arnaldo Jabor”:

      “Steve Jobs pegou a maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton e mordeu para nos libertar do insuportável paraíso da ignorância!”

      Todas as artes que publico aqui no ®DOUG BLOG (que não são minhas), sempre dou a legitimidade dos créditos com datas, nomes completos e autores das obras. Pena que veja muitos “riscos e rabiscos” meus (espalhados pela Web), sem o devido valor creditado.

      Finalizo então, citando outro saudoso nome da nossa cultura (esse sim, gênio até no nome) - “José Eugênio Soares - Jô Soares”:

      “A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa!”

      Abraços Rotários!!!

      Excluir
    2. Parabéns pela sua genialidade. Cobrarias caro para fazer uma caricatura minha? Ou fazes só para o gasto? Abraço fraterno. Laerte.

      Excluir
    3. Meu amigo Laerte,
      Desenhar nunca foi um ofício em minha vida, é um dom. Mas, seria um prazer fazer “riscos e rabiscos” retratando o nobre poeta, assim como já fiz de outros amigos do ®DOUG BLOG.
      Se quiser “espreitar”, deixo o link:

      https://blog-dougblog.blogspot.com/2021/10/amigos-doug-blog.html

      Caso queira fazer parte deste seleto grupo, envie seu nome completo e a data da nascimento (aqui no comentário), ou para: blog.dougblog@gmail.com - e logo “pinçarei” uma frase do amigo com sua caricatura, qual será devidamente postada neste espaço (fica a teu critério participar ou não).
      Porém, jamais cobraria por um desenho (não que eles não tenham valor), mas, arte como disse, não é um azáfama em minha vida, faço por prazer, por lazer e para ilustrar o meu “blog”.
      Abraços Rotários!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).