Qual é “a Idade dos Nossos Sonhos?” Será que aquilo que sonhamos, sempre é possível de realizar? Creio que ninguém seria ingênuo de acreditar que os sonhos são todos possíveis de ser colocados em prática.
Segundo o neurologista austríaco, “Sigmund Freud” (6 de maio de 1856 - 23 de setembro de 1939), os sonhos manifestam a experiência consciente durante o sono, sendo um conteúdo latente, onde os sonhos são as realizações recônditas dos desejos reprimidos do sonhador.
Na mitologia grega, depois que “Teseu” entrou no labirinto e matou o “Minotauro”, o “Rei Minos” prendeu pai e filho, “Dédalo e Ícaro” (em grego: Ἴκαρος), no próprio labirinto. No cárcere, o filho revela a seu pai, um sonho que teve, onde ele faria asas com penas de gaivotas coladas com cera de abelhas. “Ícaro” realizou tal sonho, mas, pagou com a própria vida por isso. Então, enganam-se aqueles que acreditam que sonhar não custa nada, pois, para tudo na vida, se paga um preço... Pagamos desde o nascimento até o derradeiro dia.
Assim sendo, podemos sonhar em voar como um pássaro, mas, ao acordar, ninguém pode ser “Ícaro”, que sonhou colocar em prática sua tentativa lúdica de deixar “Creta” voando, acabando por ver em pleno voo, o seu sonho se transformar em pesadelo, na tentativa frustrada, que culminou com uma queda que o levaria a morte, nas gélidas águas do “mar Egeu”. Ou seja: o sonho de “Ícaro” voar, deu literalmente “com os burros n'água”.
Nossas mentes registram tudo, porém, “Icário” (mais uma vez ele), sentiu no corpo o peso da impossível narrativa da sua história mitológica.
O conselho de leigos e especialistas, é dado no sentido de cuidarmos bem do nosso sono, pois, é valioso o sono de quem dorme oito horas por dia. Uma boa noite de sono, garantirá sem dúvida nenhuma, ter sonhos mais agradáveis, pois, sonhar descansa nossas mentes, mesmo que poucas pessoas recordem de seus sonhos quando acordem.
Sabe aquela sensação de “Déjà vu”¹, que muitas pessoas afirmam já ter vivido no passado, numa especie de êxtase pelo qual se passa no presente, ou de sentir que um local é familiar, mesmo sem nunca ter estado nele? Tudo isso na realidade, é o subconsciente lhe permitindo ter esta sensação de estar sonhando acordado.
Por fim, se os teus sonhos nunca se concretizarem, quando você estiver passando por verdadeiros “pesadelos” estando acordado, quando você se perguntar onde está Deus nos momentos das tormentas da vida, como é o caso deste longo período pandêmico, por exemplo, deixo aqui esta resposta em uma de minhas frases:
“Quando me perguntam onde está Deus nas adversidades da vida, eu respondo: ‘Durante uma prova o professor sempre fica em silêncio!’”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Déjà vu” é um galicismo que descreve a reação psicológica da transmissão de ideias de que já se esteve em algum lugar antes (sem ter estado), que já se viu aquelas pessoas (sem ter conhecido), ou outro elemento externo nunca vivido, mas, que parece familiar. O termo é uma expressão da língua francesa que significa: “Já visto”.
“O Teatro dos Vampiros” -(1991)
♫Sempre precisei de um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto
Destes dias tão estranhos
Fica poeira se escondendo pelos cantos
Esse é o nosso mundo
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez, sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamos
Os assassinos estão livres, nós não estamos
Vamos sair mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão procurando emprego
Voltamos a viver como há dez anos atrás
E a cada hora que passa envelhecemos dez semanas
Vamos lá, tudo bem eu só quero me divertir
Esquecer, dessa noite ter um lugar legal pra ir
Já entregamos o alvo e a artilharia
Comparamos nossas vidas
Esperamos que um dia
Nossas vidas possam se encontrar.
Quando me vi tendo de viver
Comigo apenas e com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei
Não sou perfeito
Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo, (eeeeeu), homem feito
Tive medo e não consegui dormir
Vamos sair mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão procurando emprego
Voltamos a viver como há dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas
Vamos lá, tudo bem eu só quero me divertir
Esquecer, dessa noite ter um lugar legal pra ir
Já entregamos o alvo e a artilharia
Comparamos nossas vidas
E mesmo assim, não tenho pena de ninguém.♫
°°°
♪“Legião Urbana”, foi uma banda de rock brasileira, fundada em “Brasília - Distrito Federal”, que atuou de: (1982 até: 1996). A formação da banda nesta apresentação é: “Renato Manfredini Júnior - Renato Russo” (27 de março de 1960 - 11 de outubro de 1996), “Marcelo Augusto Bonfá” (30 de janeiro de 1965) e “Eduardo Dutra Villa-Lobos - Dado Villa-Lobos” (29 de junho de 1965).
Todos sonhamos e independente das nossas idades. Há sonhos que nos acompanham e estão como nós, bem velhinhos...
ResponderExcluirMesmo que não possam todos se realizar, no momento do sonho,enquanto dormimos, viajamos, voamos..Tão bom!
Depois é depois!
Adorei tua resposta sobre Deus e as adversidades! abração, linda semana! chica
Amiga Chiquitita,
ExcluirTudo que é lúdico e habita nossas vidas (estejamos dormindo ou acordados), pode ser mesmo: “tão bom!” - Porém, a realização dos nossos desejos intrínsecos, só se tornarão extrínsecos, dependendo daquilo que as condições de vida nos possibilite no momento do ato de sonhar e tentar realizar.
Grato por sempre apreciar minhas frases e por tua presença ativa aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo o desejo de linda semana e deixo um carinhoso beijo!!!
Olá Caro Douglas.
ResponderExcluirTodos sonhamos, nem todos os sonhos teremos ou realizaremos.
Deus nos deixa a prova, e olha em silêncio.
Eu diria que Ícaro sonhou alto demais, se sentiu tão livre que pensou que poderia ir além, infelizmente seu pai precisou ver a sua morte, apesar de tê-lo avisado.
Eu sonho acordada, e também dormindo, mas sempre com os pés firmes no chão.
Déjà vu tive alguns, bem poucos.
Gostei do texto, tenho um que escrevo sobre Ícaro.
Gratidão por aprender mais um pouco.
Boa semana!
Boa noite!
Beijos e cuide-se.
Minha Valiosa amiga Lúcia,
ExcluirEu sempre me deixei seduzir pela mitologia e suas narrativas com inteligência sem igual.
Os antigos povos gregos, por serem politeístas, tinham crença em vários deuses, assim sendo, desvinculados de religiosidade padrão, criaram “mýthos”, que significa: (aquilo que se diz). Portanto (MITOS), são a sabedoria coletiva, transmitida oralmente de geração em geração, transcendendo milhares de anos, mesmo com o desenvolvimento civilizatório.
A mitologia grega surgiu da vontade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e da existência humana, dessa
maneira, criaram deuses imortais com semelhança física humana, embora, até mesmo os mitos sucumbam ao óbito, como relato no texto, o assassinato de “Minotauro” e o suicídio involuntário de “Ícaro”.
Sobre “Déjà vu”, quem sabe nossa boa amizade não seja um... Vai saber, não é mesmo? Pois, parece que lhe conheço faz tempo.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana, os beijos e cuide-se bem, também!!!
Gosto de sonhar mesmo acordado.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirNesta eutanásia que se transformou o nosso Mundo pandêmico, nunca podemos deixar de sonhar por dias melhores e salubres.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Ao ler o seu texto lembrei um poema que fiz há muito tempo: "Dédalo estava enganado, Quaisquer asas começam rente ao sol. O pressentimento do voo têm raízes no fogo..." ~
ResponderExcluirCoisas de poeta, meu Amigo.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirA poesia são tuas “asas”, o jornalismo e a filosofia as minhas. Prossigamos dando “asas a imaginação”, sempre nesta nossa boa ação mútua e amical em nossos “blogs”.
Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Querido Douglas, que delícia de leitura, amo mitologia justamente por isso, nos ensina a sentir a vida com sonhos e realidades, mas a vida só tem graça quando se sonha sonhos possíveis,nem todos são realizáveis e acho isso muito bom, pois nos dá a sensação de se pensar, quem sabe ter ainda muitos bons anos felizes pela frente, amo viver, a vida é um sonho presente!
ResponderExcluirAbraços sempre apertados!
Minha “mãe mitológica”
ExcluirQue os sonhos possíveis sejam sonhados em conjunto, pois, quando sonhamos sozinhos, não é incomum surgirem quedas de nossos “voos solos”, igual o mitológico “Ícaro” tentou realizar.
Vamos com fé sempre e cultura aliada aos sorrisos também!
Retribuo o carinho das palavras e os abraços sempre apertados!!!
Querido amigo Douglas,
ResponderExcluir" Os nossos sonhos tem asas e costumam fugir da gente, mas os sonhos de Deus nos surpreendem, pousam em nossas mãos trazidos pelo vento da bênção."
Fiz essa postagem em 2017 em meu blog, sempre escrevo sobre eles, faz parte da vida sonhar, não importa a idade.
Sua postagem é sempre cultura e biscoito finíssimo.
Legião Urbana, gosto muito. Renato Russo se estivesse vivo faria várias perguntas em suas canções sobre o momento atual do Brasil.
Boa noite e uma boa semana. Beijos.
Minha querida Maria,
ExcluirNeste atual momento de vida ainda pandêmica, onde existe distanciamento social e até mesmo virtual, uma “legião” de pessoas também teriam tantas coisas para dizer e que estão engasgadas na garganta.
Fico grato pela minha amiga Mariazinha entender o meu modo de escrita sendo “biscoito finíssimo”, se valendo de parte de uma de minhas freses:
"Na vida, tem gente que é bolacha de araruta, tem gente que é biscoito fino!"
Vamos agindo e interagindo com cultura, educação pessoal e sorrisos sempre que possível.
Retribuo o desejo de boa semana e os beijos!!!
Olá, amigo Douglas,
ResponderExcluirgostei de ler esse seu belo trabalho, tanto pelo que aqui está exposto como por tudo que o texto levou-me para o campo da psicologia e da psicanálise, justamente porque uma das ênfases dadas ao texto está relacionada com o sonho, então o seu trabalho fez-me lembrar da biografia de Freud escrita pelo psicanalista Ernest Jones. Também, pelo motivo do sonho lembrei-me de psicanalistas de que gosto, como Melanie Klein, Ana Freud e também de J. Laplanche e J.B. Pontalis, ambos autores do Vocabulário da Psicanálise, da ed. Martins Fontes.
Parabéns pelo belo trabalho,
uma boa semana, com saúde.
Grande abraço.
Caro amigo Pedro,
ExcluirOs estudos filosóficos se enredam na psicologia e psicanálise, quais baseiam seus arquétipos na inter-relação de circunstâncias mitológicas, para fim de identificar as sensações humanas e os sonhos também estão dentro destes planos de estudo de conhecimento, quais estes psicanalistas citados pelo amigo, debruçaram seus estudos na tentativa de entender a humanidade.
O sociólogo “Zygmunt Bauman” idealiza em suas obras um possível “sonho de pureza”, uma visão sobre os impactos e condições que ainda precisam ser criados pelos seres humanos, quais consomem valores da natureza (sem que haja reposição) e que são necessários para a existência de todos nós na Terra, sendo a água (que o “bicho homem” consegue conspurcar), um bom exemplo disso.
Progridamos sonhando este sonho de vida saudável para todos.
Retribuo o desejo de boa semana com saúde e o grande abraço!!!
Meu jovem e sapiente Douglas, aproveitando mais esse momento insone desse velho professor, fato tão comum nesses tempos de pandemia, aqui no sonho de Ícaro voar, encontro mais um belo texto que plana e explana sobre esse imenso estudo das lendas, mitos e rituais que os povos antigos nos deixaram como legado, trazendo deuses e heróis, cumprindo um papel de segurança e juízo social, que tornam as narrativas mitológicas únicas. A mitologia é a ciência que busca todas as explicações possíveis e imagináveis dos mitos, que têm um caráter social desde sua origem na Grécia antiga, qual se estendeu aos povos romanos, e se tornaram compreensíveis dentro do contexto geral da cultura em que foram criados, pois somos sabedores que a mitologia é uma narrativa fictícia, porém de cunho cultural que transborda à realidade. Mais uma crônica supimpa, com imagens relativas ao texto, trazendo ainda mais vontade de que a leitura seja feita do princípio e o fim, tim-tim por tim-tim. Abraços fraternos e bons sonhos, meu nobre 'Zeus blogueiro'.
ResponderExcluirMeu querido amigo e professor Ruy,
Excluir“Zeus blogueiro”... Realmente hoje o senhor sobrepujou até o voo de “Ícaro” com esta definição. Mas, modéstia à parte, aceito com gratidão.
Eu sou fascinado pelos estudos mitológicos das sociedades antigas, cito as mitologias: grega, romana, egípcia e nórdica. Destaco ainda, que para os não crentes/cristãos, as narrativas bíblicas, são consideradas igualmente mitologia.
Tudo de bom é cultural e nos amplia o saber. Assim sendo, criar deuses imortais à semelhança do ser humano, é uma tentativa de aproximar criador e criatura. Porém, como disse no texto, os antigos gregos, por exemplo, viviam em uma civilização politeísta, ou seja, tinham a crença em vários deuses, diferente das religiões convencionais, que creem em um Deus Onipotente (possuidor de poder ilimitados); Onisciente (possuidor do conhecimento de tudo) e Onipresente (Aquele que está presente em toda parte, em todos os lugares).
Continuemos sonhando sonhos possíveis e realizáveis.
Retribuo os abraços fraternos e cuide-se bem!!!
Muchos de nuestros sueños son similares a los de Ícaro es decir irrealizable. Otros con un poco de tesón los podemos realizar.
ResponderExcluirSaludos.
Tienes razón tomás
ExcluirLa realidad es que, de una forma u otra, nunca debemos dejar de soñar.
Como dijo “Marcel Proustque”:
“Si soñar un poco es peligroso, no lo es menos dejar de soñar. Necesitamos conocer plenamente nuestros sueños, para que ya no suframos por ellos.”
Abrazos.
e como diz o ditado o sonho comanda a vida mais um texto muito bem escrito bravo bjs saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirQuando deixamos de sonhar, desmotivamos nossa criatividade.
Fico feliz que esteja sempre aqui no ®DOUG BLOG “sonhando” sonhos possíveis com os meus textos.
Retribuo o desejo de saúde e os beijos!!!
Olá Douglas!
ResponderExcluirEstive pensando: uns sonhos a gente realiza, outros não.
Acho que, na vida, ninguém consegue realizar todos os sonhos sonhados. Independente disso, continuamos sonhando... e a vida continua... seguindo...
bjs
Marli
Amiga Marli,
ExcluirO casamento é o melhor exemplo de como colocar os nossos sonhos em prática. Observe esta frase minha:
“Quase todo mundo diz que casamento é 'uma furada'. Mas, quase todo mundo se casa. E se um dia separa, se casa outra vez!”
Ou seja, nunca desistimos de tentar... De sonhar.
Retribuo os beijos e cuide-se bem!!!
Os nossos sonhos vão mudando ao longo da vida, o importante mesmo é nunca deixar de sonhar.
ResponderExcluirUm texto brilhante e uma linda escolha musical.
Abraços
Querida amiga Maria,
Excluir“Navegar é preciso... Sonhar é preciso”. Cada um de nós “navega o seu barquinho”, na direção em que achar possível colocar seus sonhos em prática.
Retribuo os abraços e cuide-se bem!!!
Gostei muito dista explicação dos sonhos mas ha uma coisa que gostaría engadir: quando falar de sonhos não sempre nos referimos aos que temos mentres durmimos, também ha outros chamados sonhos que são nossos desejos de que algo se cumpla ou suceda. Eu sonhaba coa publicação dum livro e dim passos no sentido de acadar a realização de tal desejo e conseguí! Isses sonhos podem ser posibles. Jamais me ocupo de sonhos do subsconciente. Isses ficam esvaídos quando acordo.
ResponderExcluirUm prazer passar pelo teu interesantevespaço.
Boa semana. Um abraço
Amiga Beatriz,
ExcluirComo diz o “poeta passarinheiro, Mário Quintana”:
“Sonhar é acordar-se para dentro!”
Assim sendo, vamos seguindo o viver, tentando realizar de dentro para fora os nossos desejos e sonhos.
Feliz em lhe receber aqui no ®DOUG BLOG, retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!