㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 29 de janeiro de 2022

“Oiseau de Proie - 14 Bis — A Polêmica Invenção do Avião”

Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, hoje iremos dar asas à imaginação, com esta que talvez seja uma das maiores polêmicas do Mundo: afinal, quem inventou o avião? O brasileiro “Alberto Santos Dumont” (20 de julho de 1873 - 23 de julho de 1932), ou os irmãos americanos: “Wilbur Wright” (16 de abril de 1867 - 30 de maio de 1912) e “Orville Wright” (19 de agosto de 1871 - 30 de janeiro de 1948)?
     
Mas, antes de colocar em julgamento quem inventou ou não o avião, irei começar pelo fim... Mas, não o fim da questão sobre quem inventou o avião e sim, o fim da vida de “Santos Dumont”. 
     
Em (1910), “Alberto Santos Dumont” estava com 37 anos de idade e com sua saúde abalada prematuramente, qual não lhe permitia mais envolver-se com os riscos da aviação. Ele assim, acabou por abandonar este ofício, quando sofreu uma queda violenta de um dos modelos “Demoiselle”.
   
Nesta época do acidente, “Santos Dumont” também sofria de esclerose múltipla, uma doença desconhecida no começo do século XX. Nos anos finais de sua vida, ele lutou contra uma depressão aguda, por ter ficado desiludido, ao ver seu maior invento (o avião), sendo uma arma usada na “Primeira Guerra Mundial”¹, bombardeando cidades lá do Céu, dizimando vidas inocentes na Terra. Ele chegou a pedir que a “Liga das Nações Unidas” proibisse o uso de aviões em guerras, mas, viu o seu pedido ser recusado. Imaginem, se “Santos Dumont” tivesse visto o atentado terrorista com aviões sendo atirados contra o “Complexo de Edifícios World Trade Center - EUA”, construídos em (4 de abril de 1973), sofrendo ataques terroristas, quase três décadas após a inauguração, em (11 de setembro de 2001).
    
Em (1915), ainda em tempos de guerra, “Alberto Santos Dumont” retornou ao “Brasil”, para continuar sua luta contra a depressão, tendo residido em alguns lugares. A cidade serrana, Petrópolis”, foi onde escolheu para construir uma casa atípica, onde concluiu outro de seus inventos: o chuveiro de água quente (que a princípio era somente um balde de alumínio furado no fundo, sendo puxado por um barbante). Esta casa hoje é um pequeno Museu.
   
“Santos Dumont”, chegou ainda a ser internado em casas de repouso, porém, sucumbiu à depressão. Em (23 de julho de 1932), enquanto estava em um “Hotel no Guarujá - SP”, cometeu suicídio, enforcando-se com uma de suas gravatas.
    
Agora vou começar falando de “Santos Dumont” inventor, que nomeou seu principal aeroplano de: “Oiseau de Proie” (“ave de rapina”), também conhecido como: “14 Bis”.
   
Mas, o quê representa a palavra “bis?” É um advérbio que significa duas vezes (ou mais), como indicação de repetição de trechos de música, por exemplo. É também um substantivo masculino de dois gêneros, indicando a repetição de algo. Assim sendo, “Alberto Santos Dumont”, na realidade não inventou somente o avião, criou antes dele, a queda do aeroplano, com suas 13 tentativas de levar o seu invento aos Céus parisienses, fato que só ocorreu em (12 de novembro de 1906), ao conquistar os prêmios: “Archdeacon e Aeroclube da França”, quando finalmente realizou um voo de 220 metros, no campo de “Bagatelle, em Paris”. Porém, em (4 de abril de 1907), o “14 Bis” realizou seu último voo, após outras tentativas frustradas de estabilizar a aeronave, “Santos Dumont” perdeu o controle e bateu contra o chão, então, ao invés de reparar o avião pela 15ª vez, “Alberto Santos Dumont” preferiu “esquartejar” suas peças, utilizando-as em outros projetos e protótipos voadores futuros.
   
Indo de encontro ao tom irônico, do sempre bem-humorado “poetinha  Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes” (19 de outubro de 1913 - 9 de julho de 1980), que sempre teve verdadeira paúra de voar de avião, destaco esta frase dele: “O bicho é mais pesado que o ar, tem motor de explosão e foi inventado por um brasileiro. Não pode funcionar!
    
Com estes jocosos dizeres, “Vinícius de Moraes” revela um forte indício que foi o brasileiro, “Alberto Santos Dumont” quem inventou o avião, porém, ainda assim, há controvérsias, quais vou tentar esclarecer, contando sobre a participação de cada parte para esta invenção existir.
    
Em uma das asas deste “avião de dúvidas”, encontrasse o mineiro, “Alberto Santos Dumont”, que como já relatei, foi um grande gênio inventivo. Assim, em (1892), quando ainda jovem mudou para a “França”, passando a projetar balões. Após acoplar motores em seus balões, viu que eles realizavam voos impressionantes. Porém, em uma noite (dois anos antes de seu primeiro voo certeiro), “Santos Dumont” disse que não tinha como ler a hora estando voando, pois, não poderia largar os comando e olhar as horas em seu relógio de bolso; por conta disso, entregou um desenho ao mestre relojoeiro: “Edmond Jaeger, Cartier” (13 de janeiro de 1850 - 13 de janeiro de 1922), qual lhe apresentou em (1904), uma solução para o protótipo do relógio de pulso com pulseira de couro e fivela (igual ao cinto de calças), como indicava o desenho de “Santos Dumont”, que após a ajuda do amigo relojoeiro, conseguiu ver além das horas, mais um invento seu tomar forma e se tornar útil.
   
Após conseguir realizar voos de centenas de metros, “Alberto Santos Dumont” recebeu do “Aeroclube da França”, o título oficial de inventor do avião, quando em (1906), concluiu o projeto “Oiseau de Proie - 14 Bis”, sendo esta a sua primeira máquina voadora biplana, pois, os balões eram dirigíveis.
    
Na outra “asa deste avião”, estão os “irmãos Wright”, que a principio, construíam bicicletas e viviam em “Dayton - EUA”, tendo anos mais tarde, enveredado no ramo da aviação, na cidade de “Ohio - EUA” e assim, alegaram ser eles, os inventores da aeronave biplana movida à gasolina.
    
Os “irmãos Wright” se apaixonaram pela aviação e começaram a estudar sobre o assunto, após desenvolverem um projeto (sem nome e/ou patente), onde acoplaram um motor de combustão ao protótipo, em (1900), seis anos antes que “Santos Dumont” ter conquistado o título oficial de inventor, ao colocar em voo um biplano, com potência de motor a pistão. Mas, só três anos mais tarde, em (1903), “Orville Wright” pilotaria também um biplano movido à gasolina, que permaneceu no ar por 12 segundos e cobriu 36 metros em seu voo inaugural, um voo curto de 250 metros, qual devo ressaltar, foi visto por poucas pessoas e a impressa local, portanto, apesar dos “irmãos Wright” afirmarem ser eles os inventores do avião, na mesma década em que “Alberto Santos Dumont” recebeu o título oficial de inventor, somente anos mais tarde, os dois irmãos foram reconhecidos pela “Fedération Aéronautique Internationale”, como inventores do avião, apesar de serem controversos estes resultados.
  
A pergunta para esta questão ainda hoje tão polêmicaparece ficar sem uma resposta conclusiva, afinal de contas, quem inventou o avião? Creio que cada país defenderá o seu inventor do avião. Mas, como sou brasileiro, é claro que defendendo de modo ufanista, “Alberto Santos Dumont”, tendo sido ele, o ilustre “pai da aviação”, pois, “Santos Dumont” foi (como citado), reconhecido pelo “Aeroclube da França”, sendo ele o grande inventor do avião. 
    
Além disso, o reconhecimento dos “irmãos Wright”, atestado pela “Fedération Aéronautique Internationale”, como inventores do avião, foi tardio e nada legítimo, pois, existiu um “incentivo financeiro” vindo dos irmãos, junto à “Fedération”, para averbar o fato. 
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O primeiro avião militar não foi utilizado na “Primeira Guerra Mundial” (28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918). O primeiro modelo aéreo militar, foi uma aeronave frágil, precária, construída de madeira, tecido e com  motor, de 25 hp, que permitia um voo a 75 km/h e alcançava até 1.000 metros de altitude. Batizado pelo aviador, engenheiro e inventor francês: “Louis Charles Joseph Blériot” (1° de julho de 1872 - 1° de agosto de 1936), de: “Blériot XI”. Este avião fez a primeira travessia aérea do “Canal da Mancha”, em (1909). 




  
“Adriana da Cunha Calcanhotto” (3 de outubro de 1965) 
“Fico Assim Sem Você” (Versão de: “Adriana Partimpim”

♫Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim.

Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço
Namoro sem amasso
Sou eu assim sem você
 louca pra te ver chegar
 louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração.

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê?
Por quê?

Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim.

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo.
°°°
♪“Fico Assim Sem Você” (2002) - Compositores: “Agnaldo Batista de Figueiredo - Abdullah (31 de agosto de 1962) e Marcos Cabral Neves - Cacá Moraes” (7 de maio de 1991).

24 comentários:

  1. Interesante y no me posiciono a favor de unos u otro, el avión se fue inventando poco a poco, y aun siguen mejorándolo, aunque la comodidad se ha resentido para abaratar costes. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Todo invento necesita un punto de partida, un creador y el avión motorizado, para mí, es obra de la mente inventiva de: "Alberto Santos Dumont". Pero entiendo y estoy de acuerdo en que los grandes inventos del mundo están realmente en el pasado, y solo se mejoran en los tiempos modernos, donde reciclamos ideas ya conocidas.
      Un beso y buen fin de semana.

      Excluir
  2. Boa noite, querido amigo Douglas,
    desconhecia por completo que o brasileiro Alberto Santos Dumont fosse o inventor do avião, nem vou sequer duvidar disso.
    Pois sabemos como os americanos se comportam quando se trata de patentes e invenções (risos).
    Louve a persistência de Dumont, que mesmo sofrendo de duas doenças bastante complicadas e incapacitantes, tinha essa grande capacidade inventiva.

    Adorei também o delicioso vídeo animado de Adriana Calcanhotto.

    Beijinho grato e continuação de feliz fim de semana meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Fernanda,
      Eu acredito muito na capacidade inventiva do “Pai da Aviação - Santos Dumont”, que venceu além das suas enfermidades e tentativa de usurpação do invento do avião (pelos “Irmãos Wright”), o grande preconceito relativo a sua homossexualidade.
      Sobre a canção, ela retrata dois inventos importantes de “Alberto Santos Dumont”: o avião e o relógio de pulso. Assim sendo, “Fico Assim Sem Você - caiu como uma luva” nesta publicação aqui do ®DOUG BLOG.
      Retribuo os beijinhos e que o teu fim de semana seja um “voo tranquilo!!!”

      Excluir
  3. Olá caro Douglas.
    Desde que me conheço por gente Alberto Santos Dumont, foi, é e sempre será o inventor, doa a quem doer. Conheci a casa dele em Petrópolis, bem interessante.
    Gostei da sua explicação, e como brasileira que sou, não tenho dúvidas.
    Quanto a música, gosto demais, e também gosto de Adriana Calcanhotto
    Boa noite e feliz domingo
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha valiosa amiga Lúcia,
      A casa do “Pai da Aviação - Santos Dumont, em Petrópolis”, já na entrada chama atenção, com degraus vazados de um dos lados da madeira, uma maneira que “Dumont” inventou como forma de segurança de sua residência.
      Sobre “Adriana Calcanhotto”, ela é “biscoito fino”.
      Retribuo o carinho das tuas palavras, o desejo de feliz domingo e os beijos!!!

      Excluir
  4. Que lindo teu post e interessante temática. Aqui aprendemos sempre que o nosso Stos Dumont era o inventor...Sempre querendo puxar a brasa pro assado do Bradil,não? Muito bom ponderar aqui, ler e aprender! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Chiquitita,
      Somos um povo talentoso e inventivo por natureza e, fico muito envaidecido com a certeza de que “Santos Dumont é o Pai da Aviação”.
      Retribuo o carinho das palavras e o abração!!!

      Excluir
  5. Achei o máximo você dizer que Santos Dumont é inventor do avião e dos acidentes de avião, com as 13 quedas do '14 Bis', ri sozinho aqui. Parabéns meu caríssimo Douglas, por mais esse brilhante relato cultural, artístico e criativo nas imagens, uma verdadeira aula, que mostra as duas pontas da corda, fazendo justiça aos fatos histórico. Acho que você está correto quando diz que os grande inventores ficaram no passado, e hoje só reciclamos aquilo que já existe, cito Alexander Graham Bell, inventor do telefone e fundador da 'Companhia Telefônica Bell', e quase 150 anos depois, evoluímos para o celular, mas a ideia básica é dele, lá em 1876. Parabéns por mais uma vez nos premiar com uma narrativa tão bem escrita. A canção já conhecia através de minhas netas que cantarolam sempre muitas canções, e essa é uma delas. Então eu digo: 'cultura e sorrisos sem Douglas, somos todos nós assim sem você'. Despeço deixando um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      Sempre fico feliz ao ler os teus comentários, pois, sei que o amigo lê do início ao fim os meus textos.
      Falar de inventores hoje em dia, certamente é confabular com o passado e com a História, até porque, o Mundo contemporâneo vai no pior estilo do: “nada se cria, tudo se copia”.
      Contando estes fatos aqui no ®DOUG BLOG, eu fiz justiça aos “Irmãos Wright”... “ma non troppo” 😄😄😄 - pois, para mim o “Pai da Aviação”, sempre será o nosso brasileiríssimo “Alberto Santos Dumont”.
      Retribuo o abraços fraterno e o carinho das palavras!!!

      Excluir
  6. Amigo Douglas,
    Bom domingo.
    Estive em Petrópolis uns quatro anos atrás e tive a oportunidade de visitar o museu casa Santos Dumont, gostei muito pela sua criatividade nos degraus em forma de raquete e outras curiosidades que a casa tem como móveis fixos, ele era um homem a frente do seu tempo.
    Realmente foi ele o inventor do avião.
    Desconhecia algumas informações que colocou no texto sobre a depressão que é coisa muita séria e a tristeza de ver o seu invento sendo utilizado em guerra.
    Muito boa sua postagem.
    Tenha uma semana abençoada. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Maria,
      Quem tem sensibilidade, sofre mais com aquilo que acontece aos outros, do que consigo mesmo (e aqui pontuarei esta espécie de pleonasmo), pois, inúmeras vezes “Santos Dumont, o Pai da Aviação”, dizia sofrer “com si próprio”, ao ver aviões modelo “Blériot XI”, ceifar inúmeras vidas, bombardeando cidades lá do Céu na “1ª Guerra Mundial”.
      “Alberto Santos Dumont” foi uma dessas mentes brilhantes do Mundo e sua casa era (e ainda é), a prova disso, pois, lá tudo é inventivo e criativo.
      Retribuo o carinho das palavras, o desejo de uma semana abençoada, os beijos... E espero sinceramente que tu estejas bem!!!

      Excluir
  7. Possuo o original do roteiro da primeira viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro assinado pelo Almirante Gago Coutinho.
    Um dos meus grandes tesouros.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em (1922), o então cartógrafo e Almirante da armada portuguesa: “Carlos Viegas Gago Coutinho”, tornou-se um ícone de singular destino na aviação, ao realizar uma pioneira travessia aérea no Atlântico Sul, ao lado de outro oficial da armada lusa: “Artur de Sacadura Freire Cabral”, que pilotou o “Hidroavião Lusitânia”.
      Bela lembrança caríssimo Pedro.
      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  8. Gostei de ler sobre Alberto Santos Dumont. Foi mesmo um génio inventivo que, mesmo apesar da doença que o perseguia não desistia do que desejava fazer. Gostei de saber que ele se preocupou com as pessoas que morriam na guerra através do bombardeamentos aéreos.
    Sempre a aprender com você, meu Amigo.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Graça,
      “Alberto Santos Dumont”, é mesmo o “Pai da Aviação”, pois, até um dos aeroportos aqui do “Rio de Janeiro”, leva com propriedade o seu nome, sendo um dos dez mais movimentados do país.
      Como se diz: “Quem é bom já vem do ovo!” - e “Santos Dumont”, com certeza é uma dessas pessoas Ínclitas da história mundial.
      Fico grato pela amiga sempre dizer que aprende aqui no ®DOUG BLOG.
      Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!

      Excluir
  9. Siempre escuche como inventores del avión a los hermanos americanos te agradezco este gran articulo en que nos demuestras que fue un brasileño.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Como dice la sabiduría popular:

      “Cuando el niño es hermoso, tiene varios padres!”

      Los estadounidenses siempre han sido conocidos por su mala reputación por tomar lo que no les pertenece y reclamar que es suyo. Pero el avión es ciertamente un invento genuinamente brasileño.
      Un abrazo.

      Excluir
  10. Querido amigo Douglas,
    O inventor do avião foi mesmo Alberto Santos Dumont com direito ao importante reconhecimento na época. Acho uma injustiça o que fizeram com ele, pois foi deixado de lado diante do reconhecimento dos "irmãos Wright".
    E além de ser o nosso Pai da Aviação foi graças a ele que o Parque Nacional de Iguaçu com suas 275 quedas d´agua, foi decretado como patrimônio público, hoje considerado Patrimônio Natural da Humanidade.
    Um brasileiro de grandes feitos e mente criativa!
    Parabéns pelo magnifico e explicativo texto!
    Tenha uma otima semana !
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero amiga Vilma,
      O aclamado voo de “Alberto Santos Dumont” em (1916), pelo “Paraná”, mais especificamente na região das “Cataratas”, foi fundamental para a criação do “Parque Nacional do Iguaçu”, qual foi averbado pelo Decreto-Lei nº 1.035, de: (10 de janeiro de 1939) - antes as “Cataratas” pertenciam a um particular. Este belo local e “cartão-postal” brasileiro, dispensa apresentações, pois, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica do planta.
      “Santos Dumont” foi gênio e sim, sempre será “O Pai da Aviação”.
      Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana em mais um mês de (2022), que inicia e os beijos!!!

      Excluir
  11. Olá, Douglas, eu sei dessa briga dos irmãos americanos, mas não mesmo, foi o nosso Santos Dumont o pai da aviação, querem roubar até isso de nós?
    Mas adorei, também, o tal chuveiro, eu não sabia que foi invenção de Santos Dumont! Que invenção, heim? rssssss, genial essa.
    Gostei muito do teu texto, super didático e escrito de uma maneira que queremos avançar, saber tudo. Sofreu, o coitado, e vendo sua criação destruir e matar... não deve ter sido fácil.
    Obrigada pela partilha, Douglas, têm uns pormenores do "14 Bis" que gostei de saber.
    Uma feliz semana, cuida-te!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Taís,
      Sou um homem que desde muito jovem nasceu mesmo destinado a instruir, pois, sempre fui comprometido com as questões empíricas da docência, mesmo quando ainda era aluno.
      Viver é uma bela troca de conhecer... De saber e como “Alberto Santos Dumont” sabia e conhecia sobre tudo que pensava e criava.
      A faculdade de conhecer, de compreender e aprender, é algo que todos possuímos, pena que muita gente só use a cabeça para acumular caspa (mesmo alguns carecas)... Que nojo!!! 😄😄😄
      Retribuo o desejo de feliz semana, o beijo e cuide-se também!!!

      Excluir
  12. Que rica postagem, querido amigo Douglas. Concordo plenamente com você sobre quem inventou o avião, Santos Dumont, Alberto Santos Dumont!
    Amei saber sobre "14 Bis" vivendo e aprendendo e aqui se aprende querido professor!
    Sempre querido amigo, deixo aqui abraços apertados repletos de boas energias agradecendo o carinho de sempre amável visita e comentário lá no meu espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Ao longo da história americana, temos observado as mais variadas formas de “marcar território”, se apoderando daquilo que não lhes pertence.
      “Alberto Santos Dumont” foi bem mais que um inventor, foi um estudioso da melhoria de vida das gerações futuras.
      Vamos interagindo e “voando” sempre mais alto, nesta nossa bela amizade, que supera distância e esta pandemia sem fim.
      Retribuo o carinho das palavras e os abraços apertados repletos de boas energias!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — NOVEMBRO/2024

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ®DOUG BLOG + FRASES ®DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.