㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

“Realidade Construída”


Desde pequeno, aprendi o valor da fé em minha vida, com minhas saudosas mãe e avó: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.”
   
Depois de crescido, tive certeza que a justiça dos anjos é mesmo valiosa, pois, a justiça dos homens é cega e nem sempre procede segundo a equidade.
   
Já à “COVID-19”, este vírus que também é cego, pelo visto, é surdo, mudo, invisível, inodoro e fortemente letal, ao ponto de alguns acreditarem piamente, que ele (o vírus), é o verdadeiro “negócio da China”.
   
Aceitar um novo começo não seria tarefa fácil nem mesmo para os “Power Rangers”¹ (se é que alguém ainda se lembra quem são os “Power Rangers?”)
   
Esta nossa “Realidade Construída” não será nada fácil, pois, gostamos e nos acostumamos com o “nosso jeitinho antigo de ser e de viver”, ao longo dos anos.
   
Diante de tantos questionamentos se o Mundo pós-pandemia será mais solidário ou individualista, uma parte desta história já se antecipou e mostrou sua cara, que não é nada atraente, pois, se o ser humano é inventivo, é voltado quase sempre também, para as “coisas tortas”, onde empatia se torna, somente uma palavra sem significado. 
   
“Wuhan, província de Hubei, no Oeste da China”, onde foi o primeiro lugar no Mundo em que o vírus foi detectado, após a chegada do novo ano lunar chinês, em (2021), vê a vida voltar ao normal. Por assim ser, “Wuhan” recebeu este mês (fevereiro), uma comissão da “OMS - Organização Mundial de Saúde”, para finalizar análises sobre a real origem do vírus. A ideia que o vírus tenha sido criado em laboratório foi descartada, já que tenha partido dos morcegos, é até aceitável, porém, não foi confirmada tal informação no relatório final da “OMS”. Ou seja, só foi dito, aquilo que todos nós já sabemos (ou não sabemos?) - de onde o vírus é oriundo?
    
O certo a ser dito, é que esta “Sinofobia”², é um fenômeno global que se manifesta de maneira atroz e despudorada e, que pode acarretar em consequências dramáticas para o futuro mundial, pois, seria mesmo a “China” a única culpada pela propagação do vírus? Ou elegeremos os chineses sendo os “bois de piranha”³ do Mundo contemporâneo e pandêmico?
   
Continuar a viver, deixando somente de sobreviver é preciso, mas, nada será como antes. Todos nós queremos ter um sentido para um novo tempo, com felicidade e saúde em nossas vidas, mesmo com algumas cicatrizes que poderiam ter sido evitadas, se antes tivéssemos cuidado melhor da natureza e uns dos outros. Mas, como diria o personagem de “Miguel de Cervantes Saavedra” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616) - “Dom Quixote de La Mancha”: “Avante! Avante!” - pois, ninguém em sã consciência poderia imaginar tudo isso que vivemos hoje. Somos de certa  maneira vítimas de nós mesmos, pois, nós não sabíamos de nada, nem como gritar esta dor, este engano de vida que sobrevivemos nele dia após dia. Então, como reconstruir uma realidade que sabemos tão pouco dela?
   
Mesmo diante deste grande perigo, onde a figura que ainda se pinta, é de um imenso vazio das lembranças, das saudades, de tudo que foi bom ontem e que hoje não é mais. E mesmo estando cismados com a chegada e eficácia das vacinas, seguiremos em frente, até porque, voltar não é opção, pois, seria impossível nos recolocar no passado. Tem uma frase minha que diz:

Saudade é a ferrugem que  corrói a gente!
   
À “COVID-19” nos faz sentir saudade das coisas simples, do carinho de outrora. E não existe fórmula mágica para isso voltar atrás, pois, nada que seja feito hoje, ou que será realizado amanhã (mesmo dando os nossos braços as seringas), terá sido combinado com o vírus, que desde o princípio, age por conta própria. A realidade é que estamos sentindo saudade até de nós mesmos (da vida que vivianos antes da pandemia). 
   
Assim sendo, espero que depois do fim da pandemia, mesmo somadas tantas mortes, possamos continuar sorrindo (sem máscaras) e sem sentir esta fisgada, que tantas incertezas criaram no ato de meter o dedo na ferida todos os dias. Mas, não podemos e nem devemos ficar sem sentir medo, pois, uma pessoa destemida, coloca todos em risco e se coloca em risco também. 
   
Hoje, queremos mais que uma vacina... Mais que uma fórmula de medicação contra à “COVID-19”... Queremos ter alento, calor humano, para fazer tudo isso passar mais rápido, encontrando atalhos diários, para driblar os tempos de solitude.  
   
Não vou dizer como funcionará o Mundo diante do “NOVO NORMAL”, pois, já escrevi muito aqui no ®DOUG BLOG sobre esta pandemia, sem ter chegado a nenhuma conclusão plausível, seja a longo prazo ou definitivamente. 
   
O certo, é que neste exato momento, o perigo ainda está à espreita, estejamos imunizados ou não.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]

Texto da arte/tirinha animada inicial da postagem ®DOUG BLOG: 💬 Já podemos sair sem medo! As vacinas foram aprovadas e estão sendo aplicadas... VIVA O NOVO NORMAL!!! 

¹ “Power Rangers” (1993–1996), foi uma série/live-action televisiva americana, baseada em super-heróis da franquia japonesa “Tokusatsu Super Sentai”.

² “Sinofobia” com (S), é um sentimento antichinês  ou  anti-China, ao seu povo ou cultura chinesa. Não confundir com “Cinofobia” com (C), que significa um medo ou aversão irracional aos cães.

³ “Boi de piranha”, é uma expressão popular brasileira. Tal expressão designa uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado, para que em troca outros bens/pessoas mais importantes, não sofram danos ou passem por dificuldades.



54 comentários:

  1. Querido Douglas.
    Muito capricho e profissionalismo, seja nas artes e nesse seu texto impecável e sensível , gosto muito de te ler, pois sempre aprendendo algo.
    Com essa nova realidade a Fé se faz cada vez mais necessária e não devemos jamais largar mão dela que nos mantém imunizados espiritualmente.
    É um tempo diferente que estamos vivendo, que nossos anjos da guarda nos proteja desse vírus, da falta de empatia e das injustiças.
    Beijos ♡ Bom fim de semana! Se cuide.

    ResponderExcluir
  2. Querida Maria,
    Fico feliz ao verificar o teu “olhar virginiano”, sempre atento nas minhas artes e textos.
    Como Mestre, fico grato por ver outra educadora dizer que aprende comigo.
    Sobre este tempo distópico que estamos vivendo, todos queremos ver uma luz no fim do túnel, mas hoje, nem o túnel ainda conseguimos vislumbrar.
    Viver neste Mundo pandêmico ganhou um sentido mais amplo, onde ter vida ou aproveitar (a vida), no que ela tem de melhor, não é o bastante. Hoje precisamos entender que viver é nos valer pela vida de gente que nem conhecemos, pois, só teremos saúde, se amigos e anônimos (todos), estiverem saudáveis também.
    Beijos, cuide-se bem, pois, neste feriadão de Carnaval não teremos ♫Bumbumpaticumbumprucurundum...♫ - mas, temos de lutar por dias melhores.

    ResponderExcluir
  3. Tener fe es tener suerte, el mundo se acepta mejor, y estamos en momentos de comprensión y generosidad, un buen texto, unas cuantas pautas y recordatorios par la vida diaria. Cuídate y abrazos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Gracias por disfrutar siempre de los textos aquí en el ®DOUG BLOG.
      Nunca debemos desesperarnos. Vamos con fe en Dios y apostando por la ciencia, para que todos podamos salir de estos días difíciles que vivimos.
      Cuídate también y un abrazo.

      Excluir
  4. Douglas, teu capricho em cada post e cada arte não pde passas despercebido por nenhum de npos. E temos que ter FÉ, esperando a volta do nosso normal, ainda que não creio será tão normal assim. Mas acreditar e torcer é preciso! abração, ótimos dias de carnaval na paz! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chiquitita,
      Tudo que faço aqui no ®DOUG BLOG, faço com prazer e para vocês que me prestigiam. A vida é uma troca e arte se faz de muitas maneiras, assim, tento canalizar meu talento para educar e entreter.
      Eu sou um homem de fé, favorável ao Estado Laico de direito, mas, sem fundamentalismos baratos, pois, existe muita gente por aí, orando o (Salmo 23), por exemplo, de maneira equivocada:

      “O pastor é meu senhor e nada me faltará!” - ao invés de: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará!”

      Obrigado pelo carinho nas palavras, o abração... E vamos tirar o bloco das ruas este ano, mesmo que estejamos fantasiados para o Carnaval faz tempo, pois, “segue o baile de máscaras!!!” 🎭😷

      Excluir
  5. Como em tudo na vida, uns perdem outros ganham. Com a Pandemia não é diferente. Com a desgraça, muitos enchem os bolsos. É a lei inequívoca dos contrastes da vida.
    .
    Tenha um feliz fim-de-semana, com Saúde, Paz e Amor.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valério,
      O amigo deve ser conhecedor da passagem encontrada em (Mateus 22:21):

      “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus!”

      Ou seja, devemos dar a Deus o nosso amor, nossa benevolência e aos “Césares”, o pagamento dos nossos impostos/tributos (que não são poucos). Mas, desde que o Mundo é Mundo, os “Césares” pilham os cofres públicos, em atos ilegais e imorais, que mesmo sendo “contrastes da vida”, revelam algo repulsivo, contrário ao pudor, à decência encontrada nos cidadãos de bem, qual me abranjo entre eles.
      Retribuo o desejo de bom final de semana, com saúde, paz e amor.

      Excluir
  6. Olá meu amigo, professor, jornalista Douglas.
    Deixa eu te escrever uma coisinha, bem pequenina.
    Sou exigente, não muito.
    Sou observadora, bastante...
    Gosto de ler aquilo que me prende, me emociona, e tenha verdades.
    Sim, tem que existir verdades, e assim vejo aquilo que escreve.
    Bom texto. Se escrevo bom, é porque quero escrever excelente.
    Beijos, cuide-se, e tenha fé, acredite que teremos um mundo melhor, sem culpar, ou até nos culpar no geral. Nem esse e nem aquele.
    Bom domingo e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Lúcia,
      Eu primo pela cultura, que aqui no ®DOUG BLOG sempre anda de mãos dadas com o humor, mas, nunca deixo de exercer a propriedade de editar textos conforme os fatos relacionados a realidade, primando pelo caráter do que é genuíno, verdadeiro. Dito isso, se a amiga vê verdade no que aqui escrevo, sinto-me com esta boa sensação de dever cumprido.
      Embora seja simples dizer que não se deva culpar “nem esse e nem aquele”, é comum que algumas pessoas nem percebam, que estão culpando outros pelos seus próprios insucessos.
      Retribuo os beijos, o desejo de bom domingo, de boa semana e cuide-se bem, minha valiosa amiga!!!

      Excluir
    2. Sim!
      Está feito amigo, o vírus está ai, e matando, deixando pessoas sozinhas, tristes, e outras coisas mais.
      Na minha opinião, devemos fazer a nossa parte, seguindo com os cuidados. Tem muita gente que não pensa assim, infelizmente. Matam e se deixam matar.
      Se cuida. Beijos e gratidão.

      Excluir
    3. Querida Amiga Lúcia,
      As pessoas que insistem em aglomerações neste período pandêmico que o Mundo passa, agem iguais aos “Kamikazes”, que foram os pilotos de aviões japoneses (carregados de explosivos), cuja missão era realizar ataques suicidas contra navios dos inimigos, no período final da “Segunda Guerra Mundial”.
      Mais beijos!!!

      Excluir
  7. Olá, querido amigo Douglas!
    Fui lá no link indicado, li a crônica, mas aquele chato, o Mr. Been, adoro! Ah... se for só pra ver, não pra conviver! rss Não tive como deixar comentário lá, está fechado. Gostei muito da crônica!
    Bem, quanto a essa tua crônica, escrevi sobre o mesmo assunto e... tem muita água para passar por baixo da ponte! E os novos vírus que estão chegando? Olha, creio que esse ano vamos conviver ainda com as dúvidas, com os medos, com muitos cuidados, pois mesmo com a vacina poderemos ter sintomas bem mais leves, é o que tenho escutado. Mas isso tudo, meu amigo, é fruto de muitas coisas que nós já escrevemos e escutamos. Pobre humanidade, pobre Brasil, está comendo o pão que o diabo amassou... E nós, vamos remando, sairemos, devagar. Gostei muito!
    Beijo, um bom domingo, cuide-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Taís,
      Diferente de muitos “blogueiros” (e isso não é uma crítica ou indireta), só estou explicando como administro o meu espaço na Web, eu sempre respondo todos os comentários aqui deixados no ®DOUG BLOG. Assim sendo, os textos antigos eu arquivo os comentários, pois, não daria conta de responder todos, porque, sou muito seguido no feed e recebo bastante comentários de seguidores de lá (via e-mail), em postagens antigas.
      Isto dito, vamos ao texto de hoje. Tudo indica que principalmente o “Brasil” ainda sofrerá bastante com esta pandemia, é por isso que precisamos das vacinas para todos e não somente, para grupos selecionados, que para piorar, conta com os “fura-filas” no meio do caminho.
      Uma das dúvidas mais recorrentes de todos nós, é a respeito de como será o Mundo pós “COVID-19” (?) - ou seja, teremos muitos textos ainda para escrever aqui no ®DOUG BLOG e para “aportar” no teu espaço também.
      Retribuo o beijo, o desejo de bom domingo, qual expando para tua semana de “Momo” (sem samba), porém mascarados!!! 😷

      Excluir
  8. Boa noite Jornalista Douglas belo trabalho com ricas observações nesta nova época que nos mostra inúmeros aprendizados.
    Vamos seguindo, acredito na fé e na misericórdia de Deus.
    Vamos caminhando acreditando em um mundo melhor.
    Uma bela semana se cuida
    Bjs de violetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Marli,
      Neste árduo período que estamos passando, creio que informar é o dever de todo bom profissional de comunicação, principalmente no combate das “FAKE NEWS”, que só colocam a sociedade ainda mais alarmada que já está, diante desta pandemia infinda.
      Vamos manter nossa fé perseverante!
      Como diria o “poeta dos Haikus/Haikais: Paulo Leminski”...

      “Falta fé nas trajetórias, febo nas camélias,
      fogo na canjica, mão de macaco na velha cumbuca!”

      Retribuo o desejo de bela semana e os beijos de violetas, onde mais uma vez repousa minha butterfly ƸӜƷ.

      Excluir
  9. Meu jovem e sapiente Douglas, pecar não é não aplicar de maneira errada algum dogma. Pecado é simplesmente escolher o caminho errado, pecar é limitar-se a novas experiências, é esconder o conhecimento das pessoas, tornando a maioria em tolos. A aprendizagem é um direito de todos, e desprezar alguém, preterir o ignorante de deixar de ser ignorante, abrindo um universo de possibilidades do saber, é pecado sem perdão. Pecado é ser egoísta, é negar-se a pensar em amplitude, e nesse mundo atual, o que observamos, é muitos fazendo de conta que se importam e aqueles que se importam verdadeiramente com o semelhante, sofrem horrores, pois é dolorido muitas vezes ver sem quase nada poder fazer, pois o 'bolo' está na mesa, mas a faca está nas mãos dos grandes líderes mundiais. Aí, meu bom filho do coração, percebemos, que o mundo de antes, por pior que tenham sido as experiências, até que era razoável, diante do hoje, onde nos falta até um simples abraço. Um dia as coisas se resolvem e voltam ao lugar, mesmo que seja para as novas gerações viverem melhor, aprendendo com as experiências dos nossos erros. Teremos um mundo diferente, constituído por pessoas e circunstâncias igualmente diferentes. Aqui Mais um texto que você escreveu com faculdade de conhecer sobre aquilo que crê. Você possui um dom superior, indo corajosamente em defesa do povo chinês tão achincalhado, devido essa pandemia que na China começou. Porém, o povo chinês não pode mesmo pagar uma conta vinda dos erros, ingerências e intolerância de seus líderes bitolados e pouco cientes da realidade. Parabéns também, por seus belos serviços rotários na tarde de hoje no 'Sambódromo' do Rio, auxiliando os idosos integrantes da 'velha guarda' de várias escolas de samba na vacinação, combatendo esse vírus que 'samba' em nossas vidas faz tempo.
    Abraços fraternos e cuide bem da sua saúde, para poder desfilar na sua amada Portela no ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado amigo e professor Ruy.
      Os sete pecados capitais nas mãos da humanidade se multiplicam dia após dia.
      A alegria existente no Mundo hoje, é tentar recomeçar, dar valor no estar vivo, porque, viver é entender que recomeçamos sempre, a cada novo dia. Admiro a vida, quero-a intensamente, sempre gostei dela... Sempre me senti feliz por estar vivo, apesar das doenças, das perdas inevitáveis de quem amamos, apesar das guerras, das más notícias (que principalmente nós jornalistas, lidamos e filtramos todos os dias), apesar desse vírus letal, com tudo isso, mesmo assim, não sou capaz de assolar em mim a simples alegria de ser bem-humorado e de querer viver feliz, de disseminar cultura, pois, como bem citou: “...A aprendizagem é um direito de todos, e desprezar alguém, preterir o ignorante de deixar de ser ignorante, abrindo um universo de possibilidades do saber, é pecado sem perdão.”
      O amigo mais uma vez foi espetacular no comentário deixado aqui no ®DOUG BLOG. Gratidão pelas palavras de tanto afeto.
      Retribuo os fraternos abraços e cuide-se bem também. Agora, Portela e Botafogo, hoje sinceramente, não são prioridades em meus pensamentos, pois, futebol e Carnaval teremos sempre, vida temos só uma.

      Excluir
  10. De esta enfermedad escuche hablar a veterinarios que animales ya sufrían el virus antes de esta mutación que nos esta afectando a los humanos, quien sabe si antes nos estuvo afectando.
    Los virus mutan de tal manera que al igual que el de la gripe de 1918 o gripe española por ser en España un lugar donde se podía hablar sin censura al contrario de otros países en guerra. Esto lo digo porque creo que por Europa ya se conocía antes de la llegada de Colon a América y esta y otras enfermedades originaron mas muertes en la población aborigen que las armas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Precisamente porque pasamos por tantas enfermedades en el mundo, porque sabíamos cosas, deberíamos estar preparados para luchar contra un virus, pero no lo estamos. Todo comenzó con las plagas de Atenas y Antonina, las primeras grandes epidemias; Siguió la plaga de Justiniano; Tuvimos tres plagas negras, que mataron a mucha gente en Asia y Europa; La Gran Plaga de Londres y la Gran Plaga de Marsella también fueron crueles; Más recientemente, hemos tenido influenza rusa; Influenza española; Influenza de Hong Kong; Influenza aviar; Influenza A y ahora, Covid-19. Por eso te digo, amigo mío, vimos mucho y aprendimos poco. Espero sinceramente que, como en otras ocasiones, podamos ganar esta pelea lo antes posible.
      Abrazos.

      Excluir
  11. Temos que ter esperança e muita paciência até que isto passe. Concordo quando diz que a humanidade é vítima dela mesma. Mas não sei se alguma vez se aprende com os erros e se o mundo pós pandemia estará melhor.
    Gostei da sua reflexão.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      Foi como escrevi no texto... Infelizmente “EMPATIA” foi só uma palavra que entrou na moda neste período pandêmico.
      Quem era bom antes da pandemia continuará sendo, quem não era, continuará repetindo seus erros. Dizer que o ser humano aprende com dor ou com amor, é puro clichê.
      Algumas pessoas aprendem só o necessário, por negligência, morosidade e lentidão em seus atos. Segundo pesquisas científica sérias, a capacidade intelectual do indivíduo aumenta ao longo do tempo. Assim sendo, nos tornamos vítimas de nós mesmos por livre-alvedrio e não, por um comportamento arbitrário vindo de outrem.
      Retribuo o desejo de bom começo de semana com muita saúde, o beijo e cuide-se!!!

      Excluir
  12. Querido amigo Douglas,
    Um texto bem escrito nesse tour pelos caminhos do Covid-19 e creio que vamos passar muito tempo para essa pandemia nos deixar em paz. Sinceramente, enquanto peço a Deus proteção, eu penso que só em 2023 estaremos libertos para viver e conviver normalmente. Espero chegar lá pra ter essa felicidade!! Tenha uma linda semana !! Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Vilma,
      Um ano se passou e ainda vivemos dentro desta distopia que o Mundo se transformou... Neste momento atípico com à “COVID-19 desfilando” em nossas vidas.
      Este vírus que desde o começo trouxe susto, medo e o silêncio das ruas vazias, trouxe também (só no começo), a empatia das pessoas. Depois, passamos pela fase do “lockdown”, com muita gente tendo de trabalhar em casa (“home office”), devido ao período de quarentena (que ainda estamos nele), apesar de muitos acharem que tudo está divino e maravilhoso... Mas, como dizia “Belchior”:

      ♫...Mas não se preocupe meu amigo com os horrores que eu lhe digo ♪ Isso é somente uma canção ♪ A vida, a vida realmente é diferente ♪ Quer dizer, ao vivo é muito pior!... ♪ Mas sei que nada é divino, nada, nada é maravilhoso ♪ Nada, nada é secreto, nada, nada é misterioso, não...♫

      Ou seja, o cifrão, falou à média que o capitalismo manda, sem perceber aquilo que estava ao redor, deixando em segundo plano os verdadeiros cuidados com a saúde da população, no meio de uma pandemia que colocou o Mundo todo de joelhos.
      Os governantes dizem que dias melhores virão... Mas, está é uma pergunta ou uma afirmação?! Pois, o que nos pedem no momento, é que tenhamos fé nas vacinas, nos laboratórios farmacêuticos. No entanto, fé devemos ter em nossas crenças religiosas (seja qual for nossa fé) e não, em pesquisas farmacêuticas, que precisam ser 100% científicas... Porém, se as vacinas são emergenciais, é porque estamos longe dos 100% de certeza vinda da comunidade científica.
      Vamos tentar não nos deixar levar por devaneios histéricos e sim, nos manter nos relatos históricos, para todos podermos viver e conviver normalmente, como a amiga e todos nós desejamos. Vamos chegar lá!!!
      Retribuo o desejo de linda semana e os beijos!!!

      Excluir
  13. passando para desejar uma feliz semana com muita saude bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Belinha,
      Retribuo a gentileza da amiga, com o desejo de uma semana igualmente feliz e com muita saúde.
      Beijos!!!

      Excluir
  14. Olá, amigo Douglas, como a crônica nutre-se dos fatos do cotidiano, o tema ora abordado, qual seja, a covid 19, encaixa-se perfeitamente nesse gênero literário. Sem dúvida, uma bela crônica sobre essa pandemia que tornou o mundo seu refém, não se sabe por quanto tempo. Também gostei da menção feita na crônica, sobre o grande Cervantes, o maior nome da literatura espanhola.
    Temos de torcer, ainda, pelas pesquisas que estão sendo feitas no mundo, em especial em Israel, sobre a medicação para o tratamento da doença que, conjuntamente com a vacina, que já está à disposição de todos os países interessados, a solução ideal para esse grande mal.
    Uma boa semana, caro Douglas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      Fico grato pela deferência feita a esta Crônica aqui do ®DOUG BLOG.
      O amigo lida com os liames jurídicos e sabe como é complicado aqui em nosso país trazer legalidade imediata, porém, que no caso das vacinas e futuras medicações no combate à “COVID-19”, se fazem necessárias. Mas, se o nosso governo desconhece até o significado real da palavra “EMERGENCIAL”, todas consequências vindas do vírus e tantas mortes, respondem por si só o tamanho desta pandemia no “Brasil”.
      Sobre “Miguel de Cervantes Saavedra”, este é “vacina” certa no combate da falta de cultura mundial.
      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  15. Amigo querido Douglas, não pude evitar de me emocionar, pois assim como você todos os que estão nesse mundo e que sentem e são sensíveis, não conseguem entender como será depois que tudo isso acabar e nem sabemos quando ou como?!
    A Vida nos fala a todo o momento e o instinto de preservação nos alerta e queremos sim, com toda a fé, poder ver a vida no novo normal, acho que muitos mudarão, nem todos ficarão melhores, mas pelo menos sem tantos medos, pois olhe, o medo impera, ele nos protege, mas nem todos conseguem enxergar essa triste realidade, que pena!
    Vamos torcer meu querido amigo, para que possamos ter sucesso com as vacinas, seria muito bom se tivesse para todos o mais rápido possível, como seria bom!
    Amei ler aqui, sempre amo te ler!
    Abraços sempre apertados e repletos de boas energias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Fico feliz em rever teu “olhar pisciano” em meus textos com entusiasmo.
      Como será o viver após a pandemia, isso não tem como prever?! Não podemos debater ainda quais são os sintomas “pós-covid”, estando ainda vivendo esta síndrome. Se nos alforriarmos do isolamento social com saúde, já estaremos no lucro.
      Triste é observar alguns profissionais da área de saúde fingindo estar aplicando vacinas nos idosos, justo eles, que até de heróis foram chamados... É revoltante!!!
      A pandemia afetou mais que a saúde, afetou o “fôlego econômico” do Mundo, algo preocupante, pois, este abre e fecha do comércio, desestruturou muitas famílias que assistem diariamente (além do medo do vírus), o temor da falência e do desemprego bater suas portas.
      Vamos manter a fé e esperança em dias melhores.
      Retribuo os abraços apertados, repletos de boas energias e cuide-se!!!

      Excluir
  16. Boa noite, querido amigo Doug. Creio que as coisas não serão mesmo as mesmas de antes. Novos costumes que vieram pra ficar de vez depois desta maldita pandemia. Que saudade de 2019! Até 2019 tudo era do jeito que conhecíamos, aí veio essa mudança, tão brusca, que nos entorpece os sentidos. Veio como um direto em nossos queixos de vidro e, consequentemente, desabamos sobre a lona. Muitos dizem que a pandemia não afetou minha poesia. Caro amigo, só Deus sabe o quanto estamos lutando para manter a mente clara, sem a escuridão da covid. Uma batalha infernal, mas com Deus nos fortalecendo e nos dando esperança da vitória. Essa câmera lenta brasileira dá nos nervos. Que saudade dos tempos de criança! Saudade de tudo! Que saudade da professorinha! Temos que ter cuidado para não surtar. Grande abraço alvinegro! Continue se cuidando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Beto,
      Quem não se afetou com à “COVID-19”, com certeza morreu da “COVID-19”. Não existe jeito de alguém em sã consciência, dizer neste ano convivendo diariamente com o vírus, que está tudo bem. Tua poesia foi afetada, lógico, tu és humano. Meu modo de escrita mudou, veja quantos textos já abordei sobre o tema vírus. Os sintomas persistentes após a fase aguda da “COVID-19” serão frequentes e terão um impacto negativo na qualidade de vida de todos nós.
      Caro Beto, até mesmo “Muhammad Ali” beijaria a lona, vendo a contagem de dez ser aberta contra ele, assim, como está aberta para nós.
      Retribuo o grande abraço alvinegro e cuide-se bem também!!!

      Excluir
  17. San Tai Kin Hong
    (Votos típicos de Ano Novo Lunar e que significam boa saúde durante o ano).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      Que a saúde venha da Lua então, pois, aqui no nosso planeta a coisa anda toda mais ou menos.
      Abraços!!!

      Excluir
  18. En primeiro lugar agradecer a súa visita. Tamén gosto do seu espazo e li o último post sobre o Covid 19. Eu comparto o que dí e, de feito, nun post do 2020, eu teño algo que refrexa esas suas mesmas opinións.
    Chamame a atención gratamente as aclaracións dalgúns termos que fai no final do artigo así como as ilustracións que usa. Se non lle importa vouno incluir na listaxe de seguidores. Un pracer e seguirei lendo mais dos seus artigos. Estou a mellorar o meu brasileiro mas aquí escribo no meu galego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz,
      Me alegra ver que apreciaste el texto y las artes aquí en el ®DOUG BLOG, este espacio que se basa en la cultura, el humor y las amistades.
      Sea bienvenida. Un abrazo y vuelve cuando quieras.

      Excluir
  19. Douglas Melo. te visito con curiosidad de quien entró por primera vez en mi blog. Veo que tienes mucho para leer. De momento he leído este artículo sobre el Covid-19. Este virus ha venido para revolver el mundo ya de por sí muy revuelto. Hay que tener fe de que según vino desaparezca, aunque en el camino se lleva muchas vidas. Espero que podamos sobrevivir al este virus y podamos ver y disfrutar de un mundo mejor. Aunque yo creo que es difícil que sea mejor mientras haya tanta desigualdad entre los habitantes de este planeta Tierra. Yo creo que el peor virus y la peor desgracia de este mundo es el hambre y las personas que son avaras en hacer su fortuna sin importarte los sufrimientos de los demás. Bueno amigo, no quiero extenderme demasiado y espero volver a verte por mi blog y yo por el tuyo. Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamen Piriz García,
      Espero que hayas disfrutado del ®DOUG BLOG . Y si quieres ser seguidor de mi blog, esto facilitará nuestras visitas a nuestros espacios web, que también espero sean frecuentes, será un placer interactuar contigo más a menudo.
      Sobre el texto; Cuando apareció "COVID-19" nadie sabía nada, ha pasado más de un año y poco se sabe.
      Este virus desde un principio trajo miedo y silencio en las calles vacías, pero también trajo un poco de empatía por parte de la gente (solo al principio). Pasamos por la fase de "lockdown", con mucha gente teniendo que trabajar desde casa ("home office"), debido al período de cuarentena (que aún no ha terminado), aunque muchos piensan que todo es normal. En otras palabras, prestamos poca atención a la salud de la población que ha quedado rezagada por la economía, en medio de una pandemia que ha puesto de rodillas al mundo entero. Necesitamos vacunas para todos, porque solo estaremos saludables si los amigos y los anónimos (todos) también lo están. Los líderes mundiales piden fe en las vacunas, pero no las ponen a disposición de forma eficaz. Sin embargo, debemos tener fe en nuestras creencias religiosas (sea cual sea nuestra fe) y no en las promesas de los políticos y los investigadores farmacéuticos, que deben ser 100% científicos, sobre todo porque, si las vacunas son de emergencia, es porque estamos lejos de la efectividad de las vacunas para la comunidad científica.
      Bienvenido a ®DOUG BLOG . Besos y cuidate bien.

      Excluir
  20. Excelente texto, Doug, adorei a leitura!
    Amigo, se até com a vacina estão fazendo "canalhices" do tipo comprar, furar fila, não aplicar e surrupiar as doses (com que intensão? boa certamente não é)...Talvez isso não seja tão pontual assim...Quantas pessoas tomaram e podem adoecer, morrer, achando que foi a vacina que não fez o efeito esperado, que é uma enganação?
    É a desconstrução da verdade meu caro amigo, dá medo de gente mais até do que do vírus e sua doença. Criam uma narrativa e semeiam a ideia maligna desejada, essa é a pós verdade.
    To desanimada.
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dalva,
      Fico feliz que mesmo desanimada, a amiga sinta vontade de ler os textos aqui do ®DOUG BLOG.
      Eu sou favorável a imunização da população, mas, antes de tudo, sou favorável dos fatos críveis. Algumas técnicas e técnicos de enfermagem foram indiciados após fingir aplicar vacinas em idosos. Agora, os profissionais de saúde que forem vacinar alguém, terão que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Mas, quem garante qual tipo de líquido estará dentro da seringa?
      Aqui no nosso País é assim, só depois da porta arrombada, que resolvem colocar um cadeado. Essa é a triste realidade da nossa amada “República das Bananas”, onde as palavras RESPEITO, PROBIDADE e EMERGENCIAL não exercem qualquer significado.
      Retribuo o abração, o desejo de bom final de semana e cuide-se!!!

      Excluir
  21. Concordo em absoluto com o seu texto. Quanto a mim, deixe que desabafe: Farta! Estou farta, tão farta! Quero a minha vida de volta, mas, já agora, haja resiliência. Não vamos morrer na praia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina,
      Bom lhe ver no ®DOUG BLOG. Caso queira “seguir” aqui e no feed, será um prazer.
      Morrer na praia jamais!!! O genial “Fernando Pessoa” já dizia:

      “Navegar é preciso; viver não é preciso. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”

      Mas, como navegar sem estar vivo? Então optemos pela vida, criando um jeito de sairmos desta fase distópica que vivemos no Mundo.
      Retribuo os Beijinhos! Bom final de semana e cuide-se bem!!!

      Excluir
  22. Mantengamos la esperanza y la fé en que todo esto pasará. Lo terrible son las vidas que se han quedado por el camino y que, lamentablementr, van a seguir perdiéndose. Ahora mismo, todos los esfuerzos, cuando digo toooooodos es exactamente eso, deberían estar en conseguir que la fabricación de vacunas se agilice y lleguen cuanto antes a todo el mundo. Es complicado, pero es URGENTE que así sea.
    Mientras tanto, se siguen perdiendo empleos, los negocios se hunden... es terrible. 😔😔😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Galilea,
      En primer lugar, me alegra verte en el ®DOUG BLOG.
      Estamos ansiosos por la inmunización mundial de las personas, para que podamos volver a tener la naturalidad de nuestros actos sociales sin tener que tener miedo de enfermarnos cada nuevo día.
      La crisis económica que azotó al mundo a causa de la pandemia aún tendrá mucho tiempo para recuperarse.
      Vamos con fe y valentía.
      Besos, buen fin de semana y cuídate.

      Excluir
  23. Querido Amigo, sempre nos queixavamos da falta de amor, amizade e solidariedade entre as pessoas, mas, agora, passada esta pandemia, será que vamos voltar a abraçar, beijar e dar as mãos? Tenho medo que esta distância agora exigida e necessária, nos tire aquele belo hábito, de beijarmos um amigo na face, de afagar uma pessoa idosa, de beijar os netos e filhos. É tão estranho ver um filho entrar em casa e, distante, limitar-se a dizer: " olá está tudo bem? Precisam de alguma coisa? . São dessas manifestações de afecto que sinto mais falta e tenho medo que , depois, continuemos a fugir uns dos outros como se fossemos criminosos. É assim, agora....vamos à rua, de máscara e sempre atentos para mudarmos de calçada se vier alguém em sentido contrário. Não quero muito, Douglas, quero só a minha vidinha simples de antes, os beijinhos e abraços de familiares e amigos e também as visitas que costumava fazer a uma tia que vive acamada há anos. Só isto! É pouco, mas é esse normal que quero. Um beijinho, Amigo e obrigada pelo texto, tão pertinente. SAÚDE e esperança!
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga Emília,
      O amor sempre foi tratado com intolerância e falta de sabedoria... Veja “Jesus”, acabou na cruz por pregar o amor. A maioria das pessoas confundem cópula com amor.
      Eu concordo contigo, não vejo com bons olhos o Mundo após este período pandêmico, que tende a se alongar ainda mais na reclusão social. O certo é que (2020), em suma, ainda não acabou, (2021), não começou (e poderá nem existir, sendo um 2020, parte 2) e se teremos um Mundo sem vírus em (2022), quem saberá responder?
      Tu citaste tua tia acamada, qual gostava de visitar... O filho que entra em casa e, distante, limitar-se a dizer: “Olá está tudo bem? Precisam de alguma coisa?” Me permitirei então, lhe indicar esta leitura aqui do ®DOUG BLOG:

      https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/10/dona-gertrudes.html

      Esperemos por dias melhores, iguais aqueles de antes da pandemia chegar, onde existia um pouco de normalidade no ato de ir e vir (sem máscaras) e que já nos satisfazia.
      Retribuo o carinho nas palavras, o beijinho e cuide-se bem, minha valiosa amiga!!!

      Excluir
  24. Boa tarde Douglas.

    Tal como prometi aqui estou, retribuindo e agradecendo a sua visita e simpático comentário no meu blogue.
    Estou de acordo com tudo que escreveu, não podia ser de outro modo, pois o seu texto é lucido e muito bem pormenorizado.
    Tenho uma filha bióloga de conservação, que fez o doutoramento na Tailândia no ano passado, eretamente sobre os morcegos e o impacto do ser humano no seu habitat.
    Há muito que ela nos alertava para as consequências da invasão e destruição sem controle do ser humano no espaço pertencente aos animais. Mais tarde ou mais cedo haveria de acontecer uma tragédia. A natureza é sabia, muito mais sábia do que nós, meros inquilinos dela.
    Muito haveria para debater sobre este tema que tanto nos está a afligir, espero sinceramente que o ser humano retire lições desta pandemia, para bem das gerações futuras.

    Um abraço grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha nova amiga Fê,
      Que bom que lhe percebi em 5 minutos e cá estamos, para fazer crescer essa amizade literária virtual. Sinta-se em casa aqui, pois, será um prazer inenarrável interagir contigo no ®DOUG BLOG.
      Fico grato pela deferência ao meu texto, que comunga com as ponderações da tua filha bióloga.
      Tem uma frase minha que diz:

      "Viver não deveria ser algo complexo, algumas pessoas que dificultam o existir!"

      Eu, apesar de levar pouca fé, também espero sinceramente que o ser humano retire lições desta pandemia, para que novas gerações não precisem se privar de quase tudo, como acontece hoje, nesse momento distópico.
      Retribuo o abraço e cuide-se bem!!!

      Excluir
  25. Oi Douglas!
    Que o "Santo anjo do Senhor" nos proteja! Como é bom amornar o coração com as singelezas da infância! Você e eu lembramos nossas mães e avós através dessa oração carinhosa! Vamos continuar nos cuidando e acreditando! Beijo carinhoso! Obrigado por ler meus escritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Jossara,
      Relembrar com carinho estas mulheres fortes e de fé perseverante, que incutiram em nossas vidas valores preciosos, é tornar aquilo que nos ensinaram, perene em nossas vidas. Fico feliz que experienciemos esta boa conexão familiar de fé.
      Hoje em dia, algumas pessoas escrevem tantas bobagens por aí e, nem percebem mensagens importantes que são deixadas (e que só querem ser lidas, sem pedir nada em troca), pois, nestes tempos pandêmicos, muitas pessoas (mais do que nunca), querem e precisam ser ouvidas.
      Saiba que é um prazer interagir contigo, pois, gosto da maneira suave que relata tuas familiaridades.
      Beijos e cuide-se!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)
웃 And the 2025 Oscar for Best International Feature Film goes to...

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.