Eu não sou um grande bebedor de cerveja. Aliás, não sou muito adepto das bebidas alcoólicas (tenho paladar de criança), prefiro bebidas mais doces. Por assim ser, acho cervejas (principalmente as claras), bem amargas. Lógico que os conhecedores dos vários tipos e marcas de cervejas, irão achar um absurdo o quê estou escrevendo. Mas, cervejas para mim, são iguais as canções do “Djavan”¹... Todas muito parecidas.
Os mestres cervejeiros afirmam, que chopp e cerveja são a mesma bebida, a diferença está na maneira de envazar o líquido. E isso só reitera o que eu afirmei acima, que cerveja é tudo igual, o que se troca, são os “rótulos”. Aquilo que sei, é que grande parte da população brasileira (e do Mundo), adora chopp e cerveja, esta bebida feita de: água, malte, cevada e lúpulo.
Por assim ser, eu digo, que ninguém faz amigos bebendo leite ou chá, só se o teu amigo for britânico (mesmo assim, os “Pubs de Londres” são famosos pela qualidade das suas cervejas). E vou mais além, tu não encontra quem lhe pague um “pingado”², mas, uma “cervejinha estupidamente gelada”, sempre aparece alguém para lhe oferecer.
Existe gente por aí, que para fazer as coisas (para tomar decisões), precisa estar “altinho”. Estas pessoas acreditam que a bebida é que estimula tudo, que encoraja. Então, como convencer este tipo de gente, que prefere ter uma conduta de bêbado conhecido, a se tratar nos “Alcoólicos Anônimos” e dessa maneira, deixar de enveredar nas bebidas? - se para eles, o Mundo se reduz a isso: “Birita só por hoje e fiado sempre!”
O quê sei, é que papo de bêbado é muito chato... Um fardo! Mas, não um fardo de latinhas de cerveja.
Duro, é ter de aturar as catucadas, o falar alto e repetitivo, o “chororô e o bafo de onça dos biriteiros de plantão”, que nos acompanham sempre, nas mesas dos “bares da vida”, filando tudo que vê pela frente, como diz “Matinho da Vila” (12 de fevereiro de 1938), na canção “Na Aba” (1998)...
♫...Eu compro cerveja e você pede um copo ♪ E bebe logo ♪ Eu compro cigarro você pede um ♪ Como pede um ♪ Mando vir um salgado ♪ O senhor come tudo ♪ Parece que nunca comeu ♪ Pede tudo que vê ♪ Tu és um 171...♫
Para quem aprecia um “happy hour” com os amigos, eu vou listar 7 dicas estratégicas e bem-humoradas:
1. Não viva a sua vida em função de agradar os outros, pois, quando você menos espera, alguém vem e pega o teu copo de whisky, a sua lata de cerveja, a sua caneca de chopp, a sua taça de vinho, etc...
2. Não dependa de fatores externos para avançar em suas metas, pois, se teus amigos não querem ir para o bar, vá sozinho, até porque, para encher a cara e urinar, não é necessário ter companhia.
3. Na luta pela maior harmonia e compaixão possíveis, na sua profissão e na tua vida, viva eméritos “porres” no fim do expediente... Reúna a galera toda do serviço e vá para botecos com nomes de santos, pois, na saída vocês vão “pendurar a conta”, perguntando ao garçom:
💬 Você acredita em Deus?
Na possibilidade da resposta positiva dele, diga:
💬 Então, Deus lhe pague!
Caso o garçom diga que é ateu, aí, é melhor “dar no pé” rapidamente.
4. Livre da tua vida o “amigo traiçoeiro”, aquele que da última vez que a galera se reuniu em um bar, “ele” não pagou a parte devida e dividida. Hoje, vá à forra, coloque toda a despesa na conta deste “cachaceiro caloteiro”.
5. Seja simpático, sem malícia, nunca trate mal o dono de um bar, pois, a sua cerveja pode vir quente, os petiscos em porções mínimas e na hora de pedir a conta, a “dolorosa” virá com toda certeza errada... E é lógico, sempre com o valor errado, pendendo para o lado do dono do “boteco”.
6. Se estiver muito bêbado, aí é que vem a melhor parte, você poderá sair do bar com qualquer mulher que encontrar. Acredite: não existe mulher feia, pois, se na saída do “botequim”, você ainda está achando a sua acompanhante feia, você é quem deve ter bebido pouco.
7. Fuja de bares que toquem música ao vivo e tenham “karaokê”, pois, sempre vai pintar “Djavan” nestes lugares... E parafraseando o cantor da música “Esquinas” (1984): ♪...Sabe lá, o que é morrer de sede em frente ao Bar?♪
E se beber, não dirija, pois, o teu carro pode até ser “flex”, mas, você não é.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Djavan Caetano Viana” (27 de janeiro de 1949), cantor, compositor, brasileiro.
°°°
² Muitas pessoas imaginam que o “pingado” é composto por uma xícara cheia de café, com leite pingado, mas, é exatamente o contrário. O “pingado” é feito, com um “copo americano” de leite quente e adoçado, com apenas um pingo de café.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).