㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 10 de abril de 2019

“Pelé... O Rei do Futebol!”

Eu sou um jornalista que entende, que devemos homenagear os nossos grandes “Ícones da História” ainda em vida. Sim, pois, como diz na canção “Quando Eu Me Chamar Saudade”¹...

♫Sei que amanhã quando eu morrer ♪ Os meus amigos vão dizer ♪ Que eu tinha um bom coração ♪ Alguns até hão de chorar ♪E querer me homenagear ♪ Fazendo de ouro um violão ♪ Mas depois que o tempo passar ♪ Sei que ninguém vai se lembrar ♪ Que eu fui embora ♪ Por isso é que eu penso assim ♪ Se alguém quiser fazer por mim ♪ Que faça agora. ♪ Me dê as flores em vida ♪ O carinho, a mão amiga ♪Para aliviar meus ais. ♪ Depois que eu me chamar saudade ♪ Não preciso de vaidade ♪ Quero preces e nada mais.♫

Assim sendo, hoje falarei aqui no ®DOUG BLOG, de: “Edson Arantes do Nascimento - Pelé” (23 de outubro de 1940)², que é natural da cidade mineira, “Três Corações”, porém, que foi descoberto para o futebol pelo paulistano: “Waldemar de Britto” (17 de maio de 1913 - 21 de fevereiro de 1979), começando a sua carreira no “Santos F.C.”, quando “Waldemar” profetizou: “Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo!” E assim sucedeu, o “Santos de Pelé” e outros grandes jogadores da época, fizeram o clube da baixada santista, ganhar fama internacional.

Dos 15 aos 16 anos, o jovem “Edson” foi convocado para a “Seleção Brasileira” pela primeira vez. Aos 17, venceu sua primeira “Copa do Mundo de Futebol”. Com a fama instantânea, inúmeras ofertas de clubes europeus aconteceram, mas, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro vigentes na época, beneficiaram o “Santos”, permitindo manter “Pelé” por quase duas décadas no clube, até o ano de (1974). Assim, o “Santos” atingiu o seu auge, entre os anos de (1962 e 1963), conquistando inúmeros títulos no “Brasil” e em torneios internacionais.

Em (1975), “Pelé” se transferiu para o “New York Cosmos”, no intuito de difundir o “Soccer” (no país onde futebol se joga com aquela bola ovalada e não de uniformes e sim, “armaduras”). Após dois anos nos “EUA”, encerrou a sua carreira definitivamente.

A capacidade técnica e atlética, aliada a maneira de enxergar o jogo dentro de campo de “Pelé”, eram diferenciadas. Ficou famoso por sua excelente habilidade nos dribles, passes e chutes precisos ao gol. Tinha também uma enorme habilidade de cabecear (pois, conseguia grande impulsão), apesar da estatura mediana 1,73m.
 
“Pelé” é o maior artilheiro da história da seleção brasileira e, o único jogador a ter feito parte de três equipes campeãs de “Copas do Mundo”. Em (novembro de 2007), a “FIFA - Federação Internacional de Futebol”, concedeu a “Pelé” a “Medalha da Copa de 1962”, fazendo dele, o único jogador de futebol profissional do Mundo, a ter três medalhas de Copas. 

A mística camisa 10 de “Pelé”, iniciada na conquista de (1958), na “Suécia”, revela um fato curioso, pois, foi com a camisa 13 (aos 16 anos), que ele fez seu primeiro gol oficial na “Seleção Brasileira”, na partida contra a “Argentina”, válida pela “Copa Roca - Brasil 1 X 2 Argentina”, em (7 de julho de 1957), no “Morumbi - SP”. E mesmo com esta derrota e sem a famosa camisa 10, o “Brasil de Pelé” se sagrou campeão.

Devido a uma grave contusão na “Copa do Mundo” de (1962), “Pelé” acabou por fazer apenas o primeiro jogo. Porém, quiseram os deuses do futebol, que outro grande jogador brasileiro brilhasse com sua “estrela solitária”: “Mané Garrincha”³.

Desde que “dependurou as chuteiras” em (1977), “Pelé” tornou-se embaixador mundial do futebol. Tentou fama também, no cinema, gravando discos, fazendo comerciais publicitários para a “TV” e atuando como comentarista esportivo. É atualmente o “Presidente Honorário do Cosmos - EUA”. “Pelé” é também o único brasileiro (e um dos raros estrangeiros), a receber uma honraria do “Reino Unido”, pelas mãos da “Rainha Isabel II - Elizabeth II” (21 de abril de 1926), no Palácio de “Buckingham”, onde foi condecorado como “Cavaleiro Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico”, por promover o futebol e popularizá-lo no Mundo. Em (1999), foi eleito o “Futebolista do Século”, pela “Federação Internacional de História de Estatísticas do Futebol”. No mesmo ano, a revista francesa “France Football”, fez uma enquete entre os ex-vencedores do “Ballon D'Or”, para elegê-lo o “Futebolista do Século”. 

Em sua carreira, marcou no total: 1.282 gols em: 1.364 partidas, número que fez dele o maior artilheiro da história do futebol mundial até os dias de hoje. Porém, nem todos reconhecem este número como verdadeiros, devido a muitos gols terem ocorrido em jogos festivos e partidas não oficiais. Mesmo assim, “Pelé” recebeu dois certificados oficiais do “Guinness World Records”, o último em (2013), sendo reconhecido como o maior artilheiro da história do futebol, sendo o único jogador a ganhar 3 “Copa do Mundo”. 

No “Brasil”, “Pelé” é saudado como um herói nacional por suas realizações e contribuições ao futebol, ao ponto de em (agosto de 1977), ter se transformado em “Pelezinho”, personagens das histórias em quadrinhos de “Mauricio de Souza” (27 de outubro de 1935). Emprestou seu famoso apelido, para uma marca de café (outro simbolo bem brasileiro). Também é conhecido pelo seu apoio para melhorar as condições sociais dos pobres, chegando a dedicar o seu milésimo gol, às “criancinhas pobres brasileiras”. Anos mais tarde, “Pelé” acabaria assumindo o “Ministério dos Esportes - no Governo FHC”, em (1995). 

Antes de se tornar Pelé (ainda criança, em “Três Coração - MG”, sua terra natal e em Bauru - SP,), o menino Edson era conhecido pelo apelido de Dico. Mas, devido a sua vitoriosa carreira, foi aclamado popularmente de “Rei do Futebol e Rei Pelé”. Recebeu o título de “Atleta do Século de Todos os Esportes”, em (15 de maio de 1981), eleito pelo jornal francês “L'Equipe”. No fim de (1999), o “COI - Comitê Olímpico Internacional”, após uma votação realizada entre todos os comitês olímpicos nacionais associados, elegeram “Pelé”, como o “Atleta do Século” e em (2016), pelas mãos do alemão e então presidente do “COI”, “Thomas Bach” (29 de dezembro de 1953), condecorou “Pelé” com a “Ordem Olímpica” (o mais alto mérito, oferecido pela entidade) e sem nunca ter participado de uma Olimpíada. A “FIFA” também o elegeu, em (2000), numa votação feita por renomados atletas, ex-atletas, treinadores e ex-treinadores, sendo “O Jogador de Futebol do Século”. 
°°°
¹ “Quando Eu Me Chamar Saudade” (1972), canção de: “Nelson Antônio da Silva - Nelson Cavaquinho” (29 de outubro de 1911 - 18 de fevereiro de 1986) e (“Guilherme de Brito Bollhorst” - 3 de janeiro de 1922 - 26 de abril de 2006).
°°°
² “Pelé” faleceu em: (29 de dezembro de 2022), no “Hospital Albert Einstein, em São Paulo - SP”.
°°°
³ “Manuel Francisco dos Santos - Mané Garrincha” (28 de outubro de 1933 - 20 de janeiro de 1983), foi o ídolo maior do “Botafogo F.R. - Rio de Janeiro”, clube que sempre fez frente ao “Santos de Pelé”, pois, também contava em seu elenco, com uma constelação de craques, o que tornou as partidas entre “Botafogo Vs. Santos”, em batalhas épicas na áurea época dos dois craques. 
°°°
⁴ Rainha Elizabeth II faleceu em: (8 de setembro de 2022), no Castelo de Balmoral, na Escócia - Reino Unido.
°°°
⁵ “Fernando Henrique Cardoso - FHC” (18 de junho de 1931), governou o “Brasil” de: (1995 até 2003).



“Pelezinho” (1977),  personagens do cartunista: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935).

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).