Eu sou um jornalista que entende, que devemos homenagear os nossos grandes ícones da História ainda em vida. Sim, pois, como diz na canção “Quando Eu Me Chamar Saudade”¹...
♫Sei que amanhã quando eu morrer ♪ Os meus amigos vão dizer ♪ Que eu tinha um bom coração ♪ Alguns até hão de chorar ♪E querer me homenagear ♪ Fazendo de ouro um violão ♪ Mas depois que o tempo passar ♪ Sei que ninguém vai se lembrar ♪ Que eu fui embora ♪ Por isso é que eu penso assim ♪ Se alguém quiser fazer por mim ♪ Que faça agora. ♪ Me dê as flores em vida ♪ O carinho, a mão amiga ♪Para aliviar meus ais. ♪ Depois que eu me chamar saudade ♪ Não preciso de vaidade ♪ Quero preces e nada mais.♫
Assim sendo, hoje falarei aqui no ®DOUG BLOG, de: Edson Arantes do Nascimento - Pelé (23 de outubro de 1940)², que é natural da cidade mineira, Três Corações, porém, que foi descoberto para o futebol pelo paulistano: Waldemar de Britto (17 de maio de 1913 - 21 de fevereiro de 1979), começando a sua carreira no Santos F.C., quando Waldemar profetizou: “Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo!” E assim sucedeu, o Santos de Pelé e outros grandes jogadores da época, fizeram o clube da baixada santista, ganhar fama internacional.
Dos 15 aos 16 anos, o jovem Edson foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez. Aos 17, venceu sua primeira Copa do Mundo de Futebol. Com a fama instantânea, inúmeras ofertas de clubes europeus aconteceram, mas, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro vigentes na época, beneficiaram o Santos, permitindo manter Pelé por quase duas décadas no clube, até o ano de (1974). Assim, o Santos atingiu o seu auge, entre os anos de (1962 e 1963), conquistando inúmeros títulos no Brasil e em torneios internacionais.
Em (1975), Pelé se transferiu para o New York Cosmos, no intuito de difundir o Soccer (no país onde futebol se joga com aquela bola ovalada e não de uniformes e sim, armaduras). Após dois anos nos EUA, encerrou a sua carreira definitivamente.
A capacidade técnica e atlética, aliada a maneira de enxergar o jogo dentro de campo de Pelé, eram diferenciadas. Ficou famoso por sua excelente habilidade nos dribles, passes e chutes precisos ao gol. Tinha também uma enorme habilidade de cabecear (pois, conseguia grande impulsão), apesar da estatura mediana 1,73m.
Pelé é o maior artilheiro da história da seleção brasileira e, o único jogador a ter feito parte de três equipes campeãs de Copas do Mundo. Em (novembro de 2007), a FIFA - Federação Internacional de Futebol, concedeu a Pelé a Medalha da Copa de 1962, fazendo dele, o único jogador de futebol profissional do Mundo, a ter três medalhas de Copas.
A mística camisa 10 de Pelé, iniciada na conquista de (1958), na Suécia, revela um fato curioso, pois, foi com a camisa 13 (aos 16 anos), que ele fez seu primeiro gol oficial na Seleção Brasileira, na partida contra a Argentina, válida pela Copa Roca - Brasil 1 X 2 Argentina, em (7 de julho de 1957), no Morumbi - SP. E mesmo com esta derrota e sem a famosa camisa 10, o Brasil de Pelé se sagrou campeão.
Devido a uma grave contusão na Copa do Mundo de (1962), Pelé acabou por fazer apenas o primeiro jogo. Porém, quiseram os deuses do futebol, que outro grande jogador brasileiro brilhasse com sua estrela solitária: Mané Garrincha³.
Desde que dependurou as chuteiras em (1977), Pelé tornou-se embaixador mundial do futebol. Tentou fama também, no cinema, gravando discos, fazendo comerciais publicitários para a TV e atuando como comentarista esportivo. É atualmente o Presidente Honorário do Cosmos - EUA. Pelé é também o único brasileiro (e um dos raros estrangeiros), a receber uma honraria do Reino Unido, pelas mãos da Rainha Isabel II - Elizabeth II (21 de abril de 1926)⁴, no Palácio de Buckingham, onde foi condecorado como Cavaleiro Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico, por promover o futebol e popularizá-lo no Mundo. Em (1999), foi eleito o Futebolista do Século, pela Federação Internacional de História de Estatísticas do Futebol. No mesmo ano, a revista francesa France Football, fez uma enquete entre os ex-vencedores do Ballon D'Or, para elegê-lo o futebolista do século.
Em sua carreira, marcou no total: 1.282 gols em: 1.364 partidas, número que fez dele o maior artilheiro da história do futebol mundial até os dias de hoje. Porém, nem todos reconhecem este número como verdadeiros, devido a muitos gols terem ocorrido em jogos festivos e partidas não oficiais. Mesmo assim, Pelé recebeu dois certificados oficiais do Guinness World Records, o último em (2013), sendo reconhecido como o maior artilheiro da história do futebol, sendo o único jogador (como já mencionado), a ganhar 3 Copa do Mundo.
No Brasil, Pelé é saudado como um herói nacional por suas realizações e contribuições ao futebol, ao ponto de em (agosto de 1977), ter se transformado em Pelezinho⁵, personagens das histórias em quadrinhos de Mauricio de Souza. Emprestou seu famoso apelido, para uma marca de café (outro símbolo bem brasileiro). Também é conhecido pelo seu apoio para melhorar as condições sociais dos pobres, chegando a dedicar o seu milésimo gol, às “criancinhas pobres brasileiras”. Anos mais tarde, Pelé acabaria assumindo o Ministério dos Esportes - no Governo FHC, em (1995).⁶
Antes de se tornar Pelé (ainda criança, em Três Coração - MG, sua terra natal e em “Bauru - SP), o menino Edson era conhecido pelo apelido de Dico. Mas, devido a sua vitoriosa carreira, foi aclamado popularmente de Rei do Futebol e Rei Pelé. Recebeu o título de atleta do século de todos os esportes, em (15 de maio de 1981), eleito pelo jornal francês L’Equipe”. No fim de (1999), o COI - Comitê Olímpico Internacional, após uma votação realizada entre todos os comitês olímpicos nacionais associados, elegeram Pelé, como o atleta do século” e em (2016), pelas mãos do alemão e então presidente do COI, Thomas Bach (29 de dezembro de 1953), condecorou Pelé com a Ordem Olímpica (o mais alto mérito, oferecido pela entidade) e sem nunca ter participado de uma Olimpíada. A FIFA também o elegeu, em (2000), numa votação feita por renomados atletas, ex-atletas, treinadores e ex-treinadores, sendo o jogador de futebol do século.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Quando Eu Me Chamar Saudade” (1972), canção de: Nelson Antônio da Silva - Nelson Cavaquinho (29 de outubro de 1911 - 18 de fevereiro de 1986) e Guilherme de Brito Bollhorst - 3 de janeiro de 1922 - 26 de abril de 2006.
² Pelé faleceu em: (29 de dezembro de 2022), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo - SP.
³ Manuel Francisco dos Santos - Mané Garrincha (28 de outubro de 1933 - 20 de janeiro de 1983), foi o ídolo maior do Botafogo F.R. - Rio de Janeiro, clube que sempre fez frente ao Santos de Pelé, pois, também contava em seu elenco, com uma constelação de craques, o que tornou as partidas entre Botafogo Vs. Santos, em batalhas épicas na áurea época dos dois craques.
⁴ A Rainha Elizabeth II faleceu em: (8 de setembro de 2022), no Castelo de Balmoral, na Escócia - Reino Unido.
⁵ Pelezinho (1977), criação do cartunista brasileiro: Mauricio de Sousa (27 de outubro de 1935).
⁶ Fernando Henrique Cardoso - FHC (18 de junho de 1931), governou o Brasil de: (1995 até 2003).
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Pel%C3%A9%20-%20Momentos).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Pel%C3%A9).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Pelezinho).png)
.gif)