Eu acredito fielmente, que algumas pessoas buscam na maior parte do tempo das suas vidas, coisas que não conhecem e que não precisam ter. Assim, abrem mão daquilo que é possível e palpável em seus dias, por puro descontentamento pessoal, sobre o vazio que elas mesmas criam em um “mundinho” sem ações e possibilidades, de ao menos querer tentar algo novo e útil. Alguns vivem suas vidas fazendo de conta, numa espécie de “Efeito Chroma Key”¹.
Mas, é óbvio que esta vontade de viver algo lúdico e fantasioso, é fruto da sensação de abandono generalizada, que muitas pessoas a cada dia que passa, estão conhecendo bem de perto, pois, muitas delas, estão mais preocupadas com os seus próprios umbigos e isso, só traz solidão a uma grande gama de gente, que no Mundo contemporâneo, só sabe se sociabilizar via Web (ou nem isso), pois, a Internet hoje, virou um “campo minado” das discórdias.
Aí, quando a coisa aperta, é um “salve-se quem puder” generalizado, pois, é um tal de ler “livros de magos”, de procurar analistas e tomar “medicações paliativas”. Mas, de que adianta ler livros de autoajuda, tomar remédios de “tarja preta” e procurar analistas, se a maioria dos livros são “sem pé e nem cabeça”, os terapeutas e os medicamentos, nem sempre são eficazes (devido a má qualidade dos profissionais desta área) e os barbitúricos das grandes empresas farmacêuticas, só servem para camuflar uma situação momentânea, pela qual a pessoa está passando, em seu estado de ansiedade? E um livro ruim, um psicólogo incapaz, são tão eficazes em nossas vidas, quanto uma caixa de medicação com data de validade vencida.
É como diz uma das minhas frases:
“O grande lance da vida, não é o que buscamos,
mas sim, o quê realmente queremos!”
O Mundo está muito chato e cheio de gente vazia, onde muitos precisam obter coisas, para suprir a falta de amor, carinho e compreensão. Alguns só sentem felicidade na companhia “do outro” e, não tendo ninguém, transfere seus sentimentos, no ato de adquirir bens materiais. Assim, os bens de consumo se tornaram no “ópio” do Mundo contemporâneo, principalmente se estiverem relacionadas com a tecnologia de ponta. Mas, até os bens de consumo pioraram e pioraram muito, as coisas de antigamente (da época da vovó), eram feitas com matéria-prima de primeira qualidade e não, com estes materiais descartáveis de hoje em dia, que por serem instantâneas, só servem para poluir o meio ambiente depois do descarte.
Ou seja, queremos ter um monte de tranqueiras que se auto-consomem e quando percebemos, já estamos substituindo nossas tranqueiras ruins, por tranqueiras de qualidade igualmente duvidosa, só quê mais novas... Mas, a sensação de solidão nunca passa, pois, coisas são inanimadas e, os seres humanos são verbais, gostam de conversar e alguns falam até além da conta.
Faça um teste agora mesmo, abra as portas dos seus armários, abra também as gavetas e observe, quantas coisas que você possui e que não usa. veja que algumas destas coisas, com certeza você nunca usou e nem sequer irá usar um dia. Quantas bobagens você guarda em uma espécie de “coleção de inutilidades”, de coisas que você nem precisava ter. Assim, algumas pessoas estão se tornando em acumuladores, mas, as nossas casas não são “depósitos de lixo” e lugar de ser feliz, não são as lojas de “R$ 1,99” e muito menos, as caras lojas de grifes dos Shoppings.
Então, descarte da tua vida as coisas que não precisar mais, principalmente, se livre das pessoas que não lhe fazem bem também, pois, objetos desligamos, deixamos num canto qualquer (ou esquecidos em uma gaveta), já “gente corrosiva”, só mesmo dando “as costas como resposta”, indo embora, deixando o “ser cáustico” falando sozinho.
Resumindo, tire coisas e pessoa nocivas do teu convívio, se afaste delas, pois, assim como as coisas inúteis, pessoas ignóbeis, existem em grande escala no Mundo. Existem indivíduos completamente inúteis e pelo que eu saiba, inutilidade não serve para nada na vida, além de ocupar espaço nos nossos armários e gavetas, pois, gente assim, com certeza nunca terá um lugar dentro dos bons corações.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O “Efeito Chroma Key”, é uma técnica de filmagem que utiliza um fundo verde, onde cineastas, publicitários, técnicos e demais profissionais destas áreas, criam cenários virtuais, no ambiente em que os atores e apresentadores estão.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “William Bonner é o nome artístico de: William Bonemer Junior” (16 de novembro de 1963), jornalista brasileiro.
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).