Eu sou um dos milhões de fãs do “Batman” espalhados pelo Mundo. O “Batman” de todos os super-heróis, seria o mais possível de existir, porque, o “Batman” não voa com sua capa, como o “Superman”; não muda de tamanho e de cor, como o “Hulk” e mesmo usando uma fantasia (assim como todo bom super-herói), ele utiliza a sua indumentária para colocar as suas “armas” e não, para subir pelas paredes e soltar teias, como faz o “Spider-Man”. O “Batman” por não voar, precisa de um veículo (que não é um avião invisível), igual ao da “Wonder Woman”, ele dirige o “Batmóvel” (um carro “fashion”), mas, é um carro de quatro rodas, com volante e tudo mais e dirigir um automóvel, é coisa que muitos de nós meros mortais também podemos fazer.
E como surgiu o “Batman?” - o “Batman” é o codinome de: “Bruce Wayne”, um bilionário playboy americano, que reside em sua mansão, na cidade fictícia de “Gotham City” (que segundo os autores), ficaria nos “EUA, entre as cidades de: New York e New Jersey”.
Originalmente, o “homem-morcego” apareceu com o nome de: “O Bat-Man”, mas, o que pouca gente sabe, é que ele ficou também conhecido por vários epítetos como: “O Cruzado de Capa - The Caped Crusader; “O Cavaleiro das Trevas - The Dark Knight” e “O Maior Detective do Mundo - The World's Greatest Detective”. Por ser denominado como detetive, o “homem-morcego” foi apresentado ao público pela primeira vez, em (maio de 1939), na revista em quadrinhos “Detective Comics - n° 27”. Seus criadores, os americanos: “Bob Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974), jamais imaginariam que aquela personagem de estilo sombrio (baseado em uma criatura meio gótica), se tornaria em um ícone das “HQs - historias em quadrinhos” e seria reconhecido como uma das maiores criações da literatura ficcional de todos os tempos.
O parceiro de “Batman” é “Robin” (também criado pela dupla “Bob e Bill”, tendo surgido um ano após da criação do “homem-morcego”, em (1940), na revista “Detective Comics - n° 38”, para trazer uma personagem alegre e colorida às histórias escuras e sombrias do “Batman”. Os criadores também imaginavam que seria útil haver alguém com quem o “Batman” pudesse conversar em suas aventuras (já que sempre vivia pensando ou confabulando sozinho). “Robin” foi o primeiro e original “side-kick”, isto é, o conceito de um parceiro infantil para um super-herói adulto, objetivando aproximar o público infantil de leitores das “HQs”, da personagem principal da trama.
“Robin” é uma homenagem dos autores “Bob Kane e Bill Finger”, ao jovem arte-finalista, “Jerry Robinson” (1° de janeiro de 1922 - 7 de dezembro de 2011), amigo deles e, que foi o criador dos traços do “menino-prodígio”, do “Joker - Coringa”, entre outros, personagens (sempre bem coloridos), que interagiam com o “Batman”.
Nas narrativas, existe uma teoria implícita, de que “Robin é Damian Wayne”, filho do milionário “Bruce Wayne”, com “Talia Al Ghul”, uma descendente Árabe de casta muito nobre.
Com o passar dos anos, o “Batman” migrou dos quadrinhos para os desenhos animados da TV, para o cinema, “DVDs”, livros e como não poderia deixar de ser, também se faz presente nos videogames, onde o nosso herói aparece dando socos e pontapés em todos os malfeitores e inimigos de “Gotham City”.
A figura do “Batman” também é reconhecido em “souvenirs”, esculturas, bonecos e pôsteres, tudo para a alegria de seus fãs e colecionadores, que estão sempre atentos aos chamados do “Bat-Sinal”.
Ou seja, o “Batman” não é um super-herói qualquer, pois, ele venceu o “homem de aço”, no filme: “Batman Vs. Superman: Dawn of Justice - Batman Vs. Super-Homem: A Origem da Justiça” - (2016).
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).