Pergunte a uma pessoa nascida “nas Minas Gerais” sobre o “copo americano” e, tal pessoa irá ignorar ironicamente, dizendo que só conhece o “copo Lagoinha”, este “ícone de vidro de Belo Horizonte”, ou “Belzonte”, que é como a “mineirada” denomina a capital da sua terra.
O “copo Lagoinha” está completando 70 anos (outubro/2017). O modelo foi criado em (1947), pelo empresário “Nadir Dias de Figueiredo” (16 de setembro 1891 - 10 de abril de 1983).
O “copo Lagoinha” é um verdadeiro sucesso nas mesas dos bares, tendo sido eleito pelos “belo-horizontinos” (e por tantos outros mineiros), sendo o copo perfeito para se tomar cerveja, pois, como só comporta 190 ml. (quando cheio até a sua borda), não dá tempo da cerveja esquentar.
Mas, porque o nome “copo Lagoinha?” - este nome é devido à região da “Lagoinha”, local tradicional do samba e da boêmia da capital mineira, que além do consumo de cerveja, o bairro possui um movimento denominado: “Viva Lagoinha”, justamente com a intenção de registrar e mudar o nome deste famoso copo, que também é utilizado em bares e padarias para servir o “cafezinho nosso de todos os dias”, outra tradição mineira, sempre acompanhado de pães de queijo quentinhos e outras “quitandas”¹.
Não existe diferença entre “copo americano e copo Lagoinha”, tendo em vista que só o nome varia, o copo é o mesmo. Mas, existem muitas variações e imitações, inspiradas no modelo original deste copo, geralmente com mais capacidade líquida. O nome “americano” faz alusão ao maquinário importado dos “Estados Unidos”, que era usado na década de (1940), para produzir as primeiras unidades do copo (multiuso), da marca “Nadir Figueiredo”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Quitanda” em “Minas Gerais”, é tudo aquilo que acompanha o café, exceto o pão. Trata-se de um termo genérico para definir os bolos, as roscas, os biscoitos, as broas, etc...
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).