㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 23 de julho de 2017

“O Acordo Ortográfico Lusófono e a Revolta das Loiras”


Existem muitos mitos que resistem ao tempo, mesmo após o “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” (que sempre foi o desejo da padronização das regras ortográficas, dos países de língua lusófonas, desde (1990), sendo ratificado pelo “Brasil” em (2008) e implementado  em (2009).

O português é falado no “Brasil, além-mar” e em alguns países africanos. Diante destes mitos, o atual é argumentar se este “Acordo Ortográfico”, foi bom ou ruim? - pois, ele se baseia em mudanças necessárias, quais ajudam principalmente o ato de escrever em português. Agora, se tudo isso foi inútil e assim, continuaremos praticando a grafia anterior ao “acordo?” - são meras conjecturas.

Dizem que nos estados do “Sul”, temos o português mais correto do “Brasil”. Mas, este fato é uma verdade, ou mais uma destas balelas aceitas como verdade, por terem sido estes estados (em sua maioria), colonizados por europeus? De contrapartida, os maranhenses alegam ser eles, que falam o português mais correto, porém, os índices educacionais maranhenses, revelam o contrário, deste suposto domínio linguístico, exibido de maneira medíocre há décadas, pela turam do “ex-presidente do Brasil, José Sarney” (24 de abril de 1930).

Segundo o “IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, a taxa de analfabetismo da população brasileira, com 15 anos ou mais, caiu de 7,2% em (2016), para 7,0% em (2017), mas, não alcançou o índice de 6,5% de (2015) e nada indica, que um índice nestes moldes aconteçam nos próximos anos, a tendência é o analfabetismo expandir.

Outra bobagem de grande prestígio, é esta que sustenta ser o português “a língua mais difícil do Mundo”. Fácil o português não é, assim, como não é fácil falar mandariam, alemão, polonês, russo, ou qualquer outro idioma. No entanto, todos temos inteligência suficiente, para o aprendizado de novas línguas, mas, nos baseamos sempre nos estrangeirismos, que colocam a errônea noção, de ser o inglês a língua fundamental a ser falada e copiada por todos no Mundo. 

O certo, é que os americanos falam de modo “parco” o seu idioma, pois, acham desnecessário aprender qualquer outra língua, pois, os norte-americanos, são um povo ufanista, orgulhosos de seu hino, de sua bandeira e por serem monoglotas¹, é raro ver um cidadão americano legítimo, sabendo falar outro idioma. Os latinos e demais migrantes, que residem nos “EUA”, aprendem mais que os americanos natos, pois, são obrigados a falar o inglês (se tornando bilíngues), para assim, tentar “o sonho americano”, que muitas vezes, se transforma em pesadelo.

Nós brasileiros (por uma questão cultural), fazemos piadas de quase tudo e as loiras, acabaram sendo “crucificadas”, sendo o símbolo do nível de cultura precário do nosso País. Mas, o modelo de “loira burra”, nasceu baseado na estrela de cinema hollywoodiana, “Marilyn Monroe” (1° de junho de 1926 - 5 de agosto de 1962), mais um estrangeirismo do nosso povo, que adora falar: “Short, shopping, hot dog, diet” e pasmem, até a companhia de luz do “Rio de Janeiro” (que é 100% brasileira), se chama “Light”.

Cultura faz parte do todo, mas, as pessoas não percebem (ou fazem de conta que não percebem). Somos confrontados diariamente com a arquitetura barroca das nossas cidades históricas, com o linguajar rebuscado, dos nossos melhores escritores do passado, mesmo assim, as afirmações são categóricas o bastante, para dispensar a necessidade de provas inquisitórias, onde, quando o sujeito erra, ou desconhece o gênero de uma palavra, pronto, tudo está perdido... E lá vem a desculpa universal: “Ah, também, como é difícil a língua portuguesa. Se tivéssemos sido colonizados pelos holandeses... Tudo teria sido bem melhor!” Mas, será que o queixoso em questão, se falasse holandês como língua-pátria, seria realmente mais culto? Ou seja, no “Brasil”, temos a crença que se tivéssemos sido colonizados de outra maneira, hoje seríamos mais sábios. Porém, a dificuldade da língua portuguesa não encontra solo fértil de outra nação, nem mesmo em “Portugal” (nação situada na “Europa”), mostrando-nos, que o problema não é da geografia de onde a língua se encontra.

Muitos dos nossos antepassados falavam o latim e o francês, apostando na boa cultura. O latim se tornou uma língua morta e o francês, nem de longe é um dos idiomas mais praticados no Mundo. Espanhol, italiano e até o japonês, são mais falados. Ninguém precisa ter encarado um idioma (em que se use declinação gramatical), para entender que o português seja tão complexo, ao ponto de necessitar de um acordo ortográfico (que ainda hoje), não funciona muito bem, pois, não é cortando acentos e o hífen, por exemplo, que construiremos um idioma mais cerrado entre nações irmãs.

Outro mito, diz respeito das agruras superlativas da língua portuguesa, que se tornaram um verdadeiro “bicho-papão”, amedrontando crianças, jovens e até adultos, que procurem um bom projeto de desenvolvimento educacional e social, que vá além da promoção de um maior acesso da população em cotas, nas Universidades (hoje, tudo via “ENEM”²). Temo até, que o “ENEM” vá acabar em breve, pois, ano após ano, este modelo de aplicação de provas, coleciona fraudes, fracassos e abstenções de alunos em sua realização.

As raízes da educação, consistem bem mais que avaliar alunos em provas, sendo com certeza também, mais profundas que conseguir escrever uma boa redação. Percebe-se aí, uma mistura tóxica de autocomplacência, autodepreciação, fuga da realidade e um monte de outras “desculpas esfarrapadas”, que podem ser ainda mais difíceis de derrotar, que nosso vicejante semianalfabetismo, que para a classe política, sempre será algo valioso, pois, enquanto existir uma cultura parva, existirão massas de manobra em direção das urnas eletrônicas, levando votos para essa gente sem decoro moral e sapiência intelectual.
°°°
* Arte inicial ®DOUG BLOG: “Chico Bento” (1961), personagem do cartunista: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), inspirado em seu tio-avô, morador da cidade Santa Branca” (interior paulista), no “Vale do Paraíba”.
°°°
¹ “Monoglota” é alguém (monolíngue), capaz de usar fluentemente apenas uma língua. 
°°°
² “ENEM, é o Exame Nacional do Ensino Médio”, constituído por provas e redação, realizada pelo “MEC - Ministério da Educação”, uma vez por ano no Brasil.


“Calvin” (1985), personagem do cartunista: Bill Watterson” (5 de julho de 1958).


OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).