㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 5 de agosto de 2017

“Coulrofobia — Medo de Palhaço”

Mesmo que a essência do palhaço seja fazer graça e, que o palhaço inexista sem uma relação com o riso do público... Mesmo assim, o palhaço não é uma unanimidade, tendo sua imagem subvertida do humor ao terror, em frações de segundos.

Acreditem, nesta vida existe gente com medo de tudo... Baratas, dentistas; aviões; bandidos; elevadores e até de palhaços. Cada uma dessas fobias, possui nomes específicos: “Coulrofobia”, é um desses nomes, termo dado ao pavor de palhaços.

Desde os primórdios, a figura do palhaço aparece, com a principal motivação de fazer a plateia sorrir. Os palhaços, sempre com suas caras pintadas, cabelos e roupas coloridas, com uma bola vermelha no nariz, fazem piadas de tudo, caminhando de modo desengonçado, com sapatos enormes. Falam de modo estridente, mesmo assim, com tudo isso, não é todo mundo que acha esse personagem divertido. Como eu disse, muita gente sente medo... Muito medo.

Quem tem “Coulrofobia”, pode sentir um grande desconforto com a imagem do palhaço em cena. Inclusive, existem pessoas que chegam a sentir ansiedade, a transpirar excessivamente e até a sentir o coração palpitando aceleradamente, estando na presença de um palhaço.

Esta fobia, pode vir a se apresentar na infância, na adolescência, ou até mesmo na vida adulta. Contudo, a psicologia explica, que para se ter “Coulrofobia”, a pessoa precisa ter passado por alguma experiência traumática, ou ter sido exposto a situações desagradáveis que envolvam a figura do palhaço... Ninguém sente medo dos palhaços, de maneira gratuita.

Mesmo que o objetivo desse personagem seja divertir a plateia, existe para algumas pessoas, uma memória inconsciente, de que os palhaços são seres malignos. Na história da humanidade, existem vários relatos de palhaços macabros e, se você disser que não conhece pelo menos uma história nesse sentido (com relação aos palhaços maus), você precisa ir mais ao cinema.

Culturalmente, existem registros dessa figura tragicômica em civilizações muito antigas, como: “Egito antigo e Europa Medieval”. A princípio, os palhaços serviam apenas para entreter, eram os “bobos da corte” nos reinos, sendo personagens até das obras de “William Shakespeare” (26 de abril de 1564 - 23 de abril de 1616), quando o autor aplicou a comicidade dos palhaços, para escrever: “Macbeth” (1606); “Antônio & Cleópatra” (1607) e “Hamlet” (1609).

Mas, foi o britânico “Joseph Grimaldi” (18 de dezembro de 1778 - 31 de maio de 1837), a ser o primeiro palhaço a representar nos palcos circenses, seu estilo macabro, no ano de (1820). “Grimaldi”, usava maquiagens, perucas e roupas de cores muito fortes, fazendo as pessoas que assistiam aos seus espetáculos, sentirem sensação de ansiedade e até de fuga do local. Até quem convivia com “Joseph Grimaldi” no dia a dia, relatava sentir muitas vezes um grande desconforto, com a indumentaria de palhaço (mesmo estando no cabideiro), pois, a fantasia, possuía adereços que lembravam machucados e lágrimas.

“Grimaldi” também recebia má fama, por ser depressivo e autoritário em casa (com a esposa e os filhos). Ou seja, nem as crianças de casa, gostavam desse palhaço (e nem sempre o palhaço sabe se fazer sorrir). Assim sendo, surge a ideia, de que toda a maquiagem de alegria do personagem (palhaço), esconde uma figura assustadora. Com “Joseph Grimaldi”, as pessoas começaram a ligar a figura do palhaço, ao sentimento de desconfiança e medo.

Outras histórias aconteceram (ou foram criadas), envolvendo a figura do palhaço. A própria história de “Grimaldi” inspirou “Charles Dickens” (7 de fevereiro de 1812 - 9 de junho de 1870), a escrever “The Posthumous Papers of the Pickwick Club” (1836), onde o protagonista é cômico e horripilante ao mesmo tempo.

Mais um exemplo de palhaço macabro, é o maior inimigo do “Batman”, “Joker - Coringa” (1940), com suas roupas coloridas, seu fabuloso sarcasmo e sua risada insana. Temos ainda, o personagem clássico do livro “It - A coisa” (1986), de: “Stephen King” (21 de setembro de 1947), com o assustador palhaço: “Pennywise”. Este personagem de “King”, foi inspirado no “serial killer”, “John Wayne Gacy”, que viveu nos “Estados Unidos” e usava uma fantasia de palhaço, sequestrando e matando meninas e meninos. Ao total, ele assassinou 33 crianças.

Esta popularização repulsa da imagem dos palhaços, se deve ao fato, de que muita gente passou a crer, que os palhaços nunca são o que aparentam ser. Criando dessa maneira, uma imagem negativa no inconsciente coletivo.

Contudo, existe tratamento para quem enfrenta essa e outras fobias. Algumas técnicas ajudam a dissociar a imagem dos palhaços dos sentimentos ruins. Quem sofre de “Coulrofobia”, pode vir a sentir bem-estar e voltar a conviver com a figura desse personagem, que a princípio, deva ser alegre e festiva. Quem sente “Coulrofobia”, se fizer uma terapia adequada (após um período de tratamento), é possível que o “coulrofóbico”, consiga dissipar a imagem ruim do palhaços de sua mente. No entanto, é importante respeitar o seu tempo e as suas limitações, até porque, ninguém precisa mesmo gostar de palhaços, tendo medo deles ou não?




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).