㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 19 de março de 2017

“O Confeiteiro”


O ®DOUG BLOG apresenta, esta singela narrativa de um confeiteiro, que é mais que um conto... É o encontro entre o real e o lúdico... Da fome com a vontade de comer... Da cultura com a vontade de aprender. É a doce história do homem, que conversava com os pães e doces e cremes, que fazia com maestria.

Era uma vez... Um confeiteiro que conversava com suas guloseimas, e “elas” respondiam ao confeiteiro com seus olores e sabores irresistíveis.
Eles se habituaram ao diálogo, passavam dias, semanas, meses confabulando. Os “Brioches” eram mais escorregadios nas conversas (talvez, pelo excesso de manteiga na massa?) - já os “Croissants”, tinham uma conversa “refinada”, como o confeiteiro gostava de dizer:
💬 Coisa de “pãozinho culto!”
Os mais distraídos da turma, eram os “Sonhos”, sempre bem recheados com o saboroso creme “Patissière”, seu fiel companheiro. 
O confeiteiro passava seus dias, “escutando o que o seu forno lhe respondia”, pois a ele, confiava todos os seus sabores... Seus doces segredos.
Os “Mille-feuilles”, com suas finas folhas, da mais pura e tradicional pastelaria francesa, ficavam muitas vezes enciumados dos “Croissants” e, não era incomum, o confeiteiro ver esta receita desandar. Porém, orgulhoso, o confeiteiro sempre dizia: 
💬 Os “Cupcakes” é que são bonzinhos, com eles não existe erro, a massa nunca “solam”.
O confeiteiro era um homem gentil, sovava suas massas com carinho e leveza... Sabia bater... Mas, bater claras em neve, para fazer “ovos nevados”, dignos de tirar “Suspiros” até dos “Pastéis de Santa Clara”, que os clientes da confeitaria (sendo portugueses ou não), comiam rezando.
Todos os dias na Confeitaria (de tardinha), eram servidos aos fregueses, os famosos e saborosos “Crêpes Suzette”, estas maravilhas francesas, amanteigadas, perfumadas com sumo e raspa de tangerina, dobrados em quatro partes iguais, sendo regados com caldas licorosas.
Um dia, a “massa podre” (das empadas), sentiu-se triste, queria ser firme, ter “Mil-folhas”, mas, o confeiteiro lhe explicou, que a massa folheada também era melindrosa, chegando muitas vezes, a voltar-se contra o confeiteiro, ali mesmo na “mesa enfarinhada”. Além do mais, os fregueses da confeitaria adoram sentir a “massa podre” derreter em suas bocas.
A “Baunilha” (“mãe de todos os cremes”), era emponderada e sabia que podia se sentir assim, pois, é raro um doce de confeitaria, que ela não esteja presente. Além do mais, ela é filha das “Orquídeas”, flor de rara beleza. As outras essências aplaudiam de pé a “mãe Baunilha”, quando ela “pingava em uma receita”, aromatizando todo o ambiente, como se fosse um dos perfumes de “Chanel”¹.
Os pãezinhos de doce e de sal, eram o carro-chefe das manhãs da confeitaria... Mas, o confeiteiro sempre corrigia algum cliente descuidado, que chamava seu estabelecimento de Padaria, pois, não eram só os pães que crepitavam de tão crocantes e “assustados” em seu forno, os demais, doces e pães se ruborizavam, quando o confeiteiro corrigia algum freguês, que segundo diz o ditado: “O freguês sempre tem razão, mesmo quando não tem!” - Mas, não para o confeiteiro, que quando era chamado de padeiro, se aborrecia...
💬 Padeiro é o raio que o parta... Que parta bem no meio e sem recheio!
O dono da confeitaria um dia se apaixonou por uma “freguesinha linda, de nome Brevidade”... Foi amor à primeira vista, no dia que a mocinha lhe pediu um brigadeiro. Mas, na confeitaria, não eram feitos brigadeiros, no quê o confeiteiro disse: 
💬 Brigadeiros não tenho, mas, eu posso lhe dar vários “beijinhos!”
°°°
¹ “Gabrielle Bonheur Chanel - Coco Chanel” (19 de agosto de 1883 - 10 de janeiro de 1971), foi uma estilista francesa, fundadora da marca de roupas femininas, cosméticos e perfumes: “Chanel S.A.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).