Se eu perguntar de bate-pronto que dia é hoje, até o “Scooby-Doo”¹, o cão mais famoso dos desenhos animados exclamaria feliz: “Scooby-doo-by-doo... Hoje é feriado na sexta-feira!” - então é isso, vivemos em um país onde a História é quase toda contada fantasiosamente. Assim sendo, porque, nós brasileiros haveríamos de nos lembrar que o dia (7 de Setembro), é uma data importante para nossa nação? - principalmente diante do atual momento político que o País está passando, afundado neste verdadeiro mar de lama, lá na “República das Bananas” que se tornou nossa “Brasília amarela”.
A narrativa histórica brasileira, se não é totalmente mentirosa, é cheia de fatos fantasiosos com relação a tudo e a todos, desde o dia do descobrimento, até o momento da proclamação da república.
Eu não sei, mas, com a fama de mulherengo de “D. Pedro I” (12 de outubro de 1798 - 24 de setembro de 1834), carregava, acho que ele tinha outra intenção quando proferiu a celebre frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto... Diga ao povo que fico!”
“Ficar” na forma coloquial, é estar se relacionando com alguém sem maiores responsabilidades, sem haver compromisso. Então, tenho a leve impressão, que esta frase foi dita da seguinte maneira: “Se é para o bem de todas e felicidade geral da nação, estou pronto... Diga ao povo que ‘estou ficando com uma novinha!’”
Também tenho certeza que o “Príncipe Regente”, nunca esteve com a sua espada embainhada, nas margens do “rio Ipiranga”, cercado pelos “Dragões da Independência”, para assim, proclamando a “Independência do Brasil de Portugal”, aos brados de: “Independência ou Morte!” - pois, como isso seria possível? Como poderiam existir os “Dragões da Independência”, se “D. Pedro I” estaria acabando de proclamar a mesma, naquele exato momento? Acho mais fácil crer, que “D. Pedro I” agitava a bandeira do “Botafogo”, cantando alegremente:
♫E ninguém cala ♪ Esse nosso amor ♪ E é por isso ♪
Que eu canto assim ♪ Por ti Fogo...♫
Brincadeiras à parte, como eu já disse anteriormente, o dia (7 de Setembro), não passa de mais um feriado no “Brasil” (e como existem feriados e impostos no nosso País, meu Deus!) - aliás, acho que o povo brasileiro nem liga, se foi “D. Pedro I” ou Se foi “Pedro Álvares Cabral” (1467 ou 1468 - 1520), que fez isso ou aquilo, em “mil novecentos e guaraná de rolha”, até porque, para nós, “D. João VI” (13 de maio de 1767 - 10 de março de 1826), não foi o “Rei do Brasil” e nunca será... Já temos os nossos reis proclamados pelo povo: “Rei Pelé - Edson Arantes do Nascimento” (23 de outubro de 1940)² e “Rei Roberto Carlos - Roberto Carlos Braga” (19 de abril de 1941).
Ainda sobre esta frase: “Independência ou Morte!”... A pergunta é: quando ela irá acontecer aqui no “Brasil?” - pois, pelo visto, só o óbito é certo. Dizem que vivemos hoje em um regime democrático... Será? Eu não consigo enxergar democracia, em um País onde o voto e o alistamento militar ainda são obrigatórios.
E quanto ao levante da “Inconfidência Mineira” (também referida como “Conjuração Mineira”), ocorrida na antiga cidade de “Vila Rica” (atual “Ouro Preto”), o quê estaria fazendo o “alferes - Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes” (12 de novembro de 1746 - 21 de abril de 1792), no “Rio de janeiro?” - estaria ele fugindo da batalha? Bem, este é um assunto para outra postagem, senão, perderíamos até o “Réveillon”, se entrasse neste mérito agora. A única coisa que posso afirmar, é que (21 de abril), dia de “Tiradentes”, é mais um feriado nacional.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Scooby-Doo” (1969), produção dos americanos: “Joe Ruby” (30 de março de 1933 - 26 de agosto de 2020) e “Ken Spears” (12 de março de 1938 - 6 de novembro de 2020) e criação do nipo-americano: “Iwao Takamoto” (24 de Abril de 1925 - 8 de Janeiro de 2007).
² “Pelé” faleceu em: (29 de dezembro de 2022), no “Hospital Albert Einstein, em São Paulo - SP”.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).